Pequeno Upgrade a tampa da Aquapor


FuraTD

Recommended Posts

Boa tarde pessoal, o meu aqua (100x30x30) tem uma florescente T5 penso eu de 20 e poucos Watts, cria fazer um upgrade a mesma para ter a iluminação necessária par um futuro plantado.

Abaixo umas Fotos da tampa...

 

img20120302143230.jpg

 

 

img20120302143250.jpg

 

 

img20120302143426.jpg

 

Electronic Ballast Aquapor

Model:AEB!"!-T5

Lamp:T5 21W

Un(V):220-240

fn(Hz):50/60

ln(A): 0.17

Ta(ºC)0...50

 

A minha ideia era tirar esses casquilhos e por 2 para lampadas daquelas compactas(penso que seja também mudar o balastro) e se possível algo a fazer de mon light.

 

Mas a minha grande duvida em em relação ao material, não faço a minima ideia de qual usar para este projeto(desde as lampadas ate aos casquilhos balastro etc).

 

Antes de mais agradeço desde a ajuda.

 

Ps: desculpem a qualidade das fotos

Cumprimentos

 

logo2gdw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 105
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Só te posso ajudar na moonlight, de resto os meus conhecimentos baseiam-se à electricidade em si. :)

Quer na moonlight quer na electricidade a tua ajuda e muito bem aceite, visto que não percebo grandes coisas :naughty:

Cumprimentos

 

logo2gdw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As lampadas estava a pensar em duas desse tipo(estas tem de ter mais de 6500k certo? e os lumens?), quanto aos casquilhos estes, quanto ao balastro tenho uma duvida, a potencia ou watts dele e importante para a escolha certo?

 

Achas que vai ser necessário algumas ventoinhas para arrefecer?

 

E a moonlight das umas dicas como a fazer?

Cumprimentos

 

logo2gdw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas FuraTD...

Antes de mais tens de arranjar 1 balastro electrónico para as lâmpadas, logo ai diz-te o tipo de lâmpadas que dão e a potência das mesmas...

Como vais manter a tampa (penso eu), é melhor usares lâmpadas T5 com casquilhos estanques por causa da humidade ou arranjas maneira de tornar as PLL estanques...

Ventoinhas, consoante os Watts de luz que vais pôr pode ser ou não necessárias...

Moonlight, existem inúmeras maneiras de as fazer, mas lá está se mantiveres a tampa lembra-te que os componentes electrónicos é melhor ficarem afastados da condençação do aquário...

Procura no site da Aqua-Eden que tens lá tudo desde casquilhos a reflectores.

 

Cmpts,

Snake-Bite

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 T5 ou mais...

Nesse aquário não sei que espaço tens disponível na tampa para colocares mais 1 lâmpada pelo menos!!!

Mede a tampa pelo interior primeiro e vê o que podes alterar. Consoante a potência da lâmpada tens vários comprimentos, atenção a isso!!!

Já agora, o balastro nessas tampas fica onde??? No interior ao pé da lâmpada ou acedes a ele pelo exterior???

 

 

CMpts

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 T5 ou mais...

Nesse aquário não sei que espaço tens disponível na tampa para colocares mais 1 lâmpada pelo menos!!!

Mede a tampa pelo interior primeiro e vê o que podes alterar. Consoante a potência da lâmpada tens vários comprimentos, atenção a isso!!!

Já agora, o balastro nessas tampas fica onde??? No interior ao pé da lâmpada ou acedes a ele pelo exterior???

 

 

CMpts

 

A lampada e da Aquapor, F21T5 Sun-Lux 10000K

 

Para aceder ao balastro e pelo exterior, esse retângulo e onde fica o balastro.

Os casquilhos das lampadas esta na horizontal como mostra na imagem. Se usar um destes mas envés de estar na horizontal como o que tem agora meter na vertical?

Ou seja faço um furo na tampa em cima, para prender os casquilhos e os fios das mesmas vão por cima direto para o compartimento do balastro.

 

modelotampa.gif

 

PS desculpem a qualidade do desenho e se fui confuso a explicar a minha ideia.

 

FuraTd, se pagares a viagem aos Açores, alojamento e paparoca... eu vou aí fazer-te isso :)

O alojamento e a paparoca era o menos o que não falta cá em casa são quartos e comida também ha com fartura ::D:

A viagem ui ui ::D:

Editado por FuraTD

Cumprimentos

 

logo2gdw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que há casquilhos duplos estanques.

Compras um balastro para as duas lâmpadas e metes casquilhos duplos. Nas ligações colocas dois interruptores independentes para ligares as duas ou uma 8ou até desligar as duas sem mexer no temporizador.

Colocas pequenos como os que coloquei na tampa do Skinny (ou parecidos) ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que há casquilhos duplos estanques.

Compras um balastro para as duas lâmpadas e metes casquilhos duplos. Nas ligações colocas dois interruptores independentes para ligares as duas ou uma 8ou até desligar as duas sem mexer no temporizador.

Colocas pequenos como os que coloquei na tampa do Skinny (ou parecidos) ;)

E mesmo uma grande ideia e só por acaso tenho uns quantos desses aqui por casa :naughty:

E a moonlight? :D

Editado por FuraTD

Cumprimentos

 

logo2gdw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E mesmo uma grande ideia e só por acaso tenho uns quantos desses aqui por casa :naughty:

E a moonlight? :D

 

A moonlight ainda não encontrei quem fizesse uma de forma tão simples e barata como eu fiz a minha :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

FuraTD a ideia do Jorge é boa, pores 2 lâmpadas com casquilhos estanques e sempre podes usar a moonlight diy dele!!!

Como os casquilhos estanques são +- caros, podias aproveitar os que já tens e compravas só 2 para a nova lâmpada e 1 balastro e usavas esse que tens se aguentar a potência das lâmpadas que queres pôr!!!

Ainda não referiste quantos Watts queres pôr ai e para que vai servir o aquário, se é para 1 plantado ou para plantas com pouca exigência de luz por exemplo.

Que espaço tens livre na "caixa" onde está o balastro???

 

 

Cmpts

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Vou aproveitar o teu tópico para te dar uma ideia / tirar uma dúvida minha....

 

Tenho um aquário igual ao teu e também queria por um pouco mais de luz.... e até já encontrei uma loja que tem uma lampada t5 38w 15000ºc salvo erro...a minha dúvida é se o balastro aguenta ou nao os 38w?!? Alguém me consegue tirar esta dúvida?

 

Não sei se para o teu caso os 38w já serviriam ou se pretendias mesmo mais que isso.

 

De qualquer maneira vou seguir o teu tópico e obrigado qualquer ajuda.

 

Cumprimentos

JDom

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

FuraTD a ideia do Jorge é boa, pores 2 lâmpadas com casquilhos estanques e sempre podes usar a moonlight diy dele!!!

Como os casquilhos estanques são +- caros, podias aproveitar os que já tens e compravas só 2 para a nova lâmpada e 1 balastro e usavas esse que tens se aguentar a potência das lâmpadas que queres pôr!!!

 

A moonlight vai ser mesmo algo parecido a ideia do jorge(gracias jorge :character0050: )

A ideia de aproveitar os casquilhos que tenho e boa visto que temos a troika no pais :tapfoot: , mas isso vai depender do espaço que ocuparem e do que der mais jeito de adaptar a tampa.

 

Penso que esse balastro não serve porque só tem espaço para ligar uma lampada e diz la Lamp:T5 21W, tenho de arranjar outro.

 

Ainda não referiste quantos Watts queres pôr ai e para que vai servir o aquário, se é para 1 plantado ou para plantas com pouca exigência de luz por exemplo.

Que espaço tens livre na "caixa" onde está o balastro???

 

Cmpts

 

A questão dos Watts nem eu próprio sei, cria algo para um futuro plantado, quantos watts necessito? quais a lampadas a comprar?

 

A caixa onde está o balastro e um retângulo de 4x4x39 ~ cm

 

Boas

 

Vou aproveitar o teu tópico para te dar uma ideia / tirar uma dúvida minha....

 

Tenho um aquário igual ao teu e também queria por um pouco mais de luz.... e até já encontrei uma loja que tem uma lampada t5 38w 15000ºc salvo erro...a minha dúvida é se o balastro aguenta ou nao os 38w?!? Alguém me consegue tirar esta dúvida?

 

Não sei se para o teu caso os 38w já serviriam ou se pretendias mesmo mais que isso.

 

De qualquer maneira vou seguir o teu tópico e obrigado qualquer ajuda.

 

Cumprimentos

JDom

 

Como referi acima penso que este balastro não serve para uma lampada mais potente mas isso sou eu a dizer(conhecimentos em electricidade muito poucos ), 38w acho que vai ser pouco para um futuro plantado.

Editado por FuraTD

Cumprimentos

 

logo2gdw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Vou aproveitar o teu tópico para te dar uma ideia / tirar uma dúvida minha....

 

Tenho um aquário igual ao teu e também queria por um pouco mais de luz.... e até já encontrei uma loja que tem uma lampada t5 38w 15000ºc salvo erro...a minha dúvida é se o balastro aguenta ou nao os 38w?!? Alguém me consegue tirar esta dúvida?

 

Não sei se para o teu caso os 38w já serviriam ou se pretendias mesmo mais que isso.

 

De qualquer maneira vou seguir o teu tópico e obrigado qualquer ajuda.

 

Cumprimentos

JDom

 

Os balastros dependendo da marca costumam ter em cima um desenho da potência (se der só para 1) ou das potências que aguenta, é uma questão de veres...

Se não conseguires identificar posta foto dele que o pessoal analisa!!! :)

 

 

Cmpts,

Snake-Bite

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

FuraTD tentando responder a tudo...

Para um plantado é recomendado 1w/l.

Falei em aproveitar esses casquilhos porque isto não está fácil e sempre é menos 1 despesa, e como esses já vêm dentro da tampa devem ser estanques, penso eu!!!

Visto que tens que comprar 1 balastro novo compras um que de para as 2 lâmpadas, normalmente têm 36cm de comprido o que deve ser +- o tamanho do teu, por isso tás safo quanto ao balastro caber.

Questões:

Que tamanho tem a tua lâmpada???

Até que tamanho de lâmpada podes ir se conseguires afastar mais esses casquilhos que já tens???

 

 

Cmpts

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes simplesmente comprar uma lâmpada t5 HO 39W que tem o mesmo tamanho da que tens neste momento e substituir o balastro por um apropriado à nova potência. Aumentas a iluminação para o dobro e não precisas de fazer furações novas ou mudar os casquilhos.

Podes ampliar para o dobro comprando 2 novos caixilhos estanques que terás que colocar mais à frente na tampa o que iluminará a frente do aquário. Aí entra o bricolage mas sendo bem feito ficas com luz suficiente para um plantado. Não esquecendo que tens que ter um balastro de 2x39W.

Custos( aqui segui a tabela da aquaeden):

1ª hipótese- lâmpada + balastro = 22.39€

2ª hipótese - 2 lâmpadas + balastro + 2 casquilhos = 37.26€

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

FuraTD tentando responder a tudo...

Para um plantado é recomendado 1w/l.

Falei em aproveitar esses casquilhos porque isto não está fácil e sempre é menos 1 despesa, e como esses já vêm dentro da tampa devem ser estanques, penso eu!!!

Visto que tens que comprar 1 balastro novo compras um que de para as 2 lâmpadas, normalmente têm 36cm de comprido o que deve ser +- o tamanho do teu, por isso tás safo quanto ao balastro caber.

Questões:

Que tamanho tem a tua lâmpada???

Até que tamanho de lâmpada podes ir se conseguires afastar mais esses casquilhos que já tens???

 

 

Cmpts

 

O aqua tem 90L brutos ou seja uns 80 reais talvez, assim sendo uns 70~80w e o que preciso para um plantado certo?

 

Sim os casquilhos são estanques.

 

A lampada tem 87cm medindo da face de fora e medido só da parte de vidro 83cm, o maximo que posso afastar os casquilhos medindo pela face de fora são 93cm

 

 

 

 

Com essas imagens novas é outra coisa... :)

Balastro e lâmpada guarda os dois juntos porque só estão bem 1 pró outro!!!

E espaço para pores balastros, pelos vistos tens com fartura...

 

Vão ser guardados assim que fizer update :D

Cumprimentos

 

logo2gdw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes simplesmente comprar uma lâmpada t5 HO 39W que tem o mesmo tamanho da que tens neste momento e substituir o balastro por um apropriado à nova potência. Aumentas a iluminação para o dobro e não precisas de fazer furações novas ou mudar os casquilhos.

Podes ampliar para o dobro comprando 2 novos caixilhos estanques que terás que colocar mais à frente na tampa o que iluminará a frente do aquário. Aí entra o bricolage mas sendo bem feito ficas com luz suficiente para um plantado. Não esquecendo que tens que ter um balastro de 2x39W.

Custos( aqui segui a tabela da aquaeden):

1ª hipótese- lâmpada + balastro = 22.39€

2ª hipótese - 2 lâmpadas + balastro + 2 casquilhos = 37.26€

 

Quer a primeira hipótese quer a segunda acho barato, visto que as lojas de especialidade aqui vendem as lampadas a 40/50 cada

Cumprimentos

 

logo2gdw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais