Pedido de identificação de planta flutuante


A. Ferreira

Recommended Posts

Pois...,

 

Estou farto de procurar e não encontro o nome desta linda plantinha.

 

Apelava à V. ajuda.

 

img3245m.jpg

 

Obrigado antecipadamente pela V. ajuda.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens a riccia que penso que sabes bem qual é.

e a outra é a (P i s t i a) Espécie inserida no DL 565/99. Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal stratiotes, mas não está completamente desenvolvida

e ainda a lemna minor, que tens umas poucas ainda.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

Não me parece que seja essa que referes, pelo menos pelas imagens que vi na net. Ela não cresce mais do que aquilo, depois larga uma folha que vai originar nova planta, diâmetro máximo de uns 2 cm.

 

Flutuantes, tenho essa que desconheço o nome, riccia, lemna minor e Limnobium laevigatum.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

também acho e tenho quase a certeza que é a (P i s t i a) Espécie inserida no DL 565/99. Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal. De todas as plantas flutuantes comuns é a única que tem esse tipo de "pelagem".

A salvinia também tem mas doutro tipo

Editado por Joaoavo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas A.Ferreira,

 

Essas plantas são (P i s t i a) Espécie inserida no DL 565/99. Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal stratiotes na sua forma pequena (em que não têm muita luz nem nutrientes na água) ficam muito grandes e vulgarmente são chamadas alfaces aquáticas.

 

São uma espécie invasora e de proíbida comercialização em Portugal.

 

Cumps

 

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

De facto vendo a foto do site da Tropica parecem-me ser as pequeninas que se vêem ao lado da outra grande :shock:

 

128.jpg

 

Já as tenho desde o inicio do passado Verão, porque é que a gigante ainda não me apareceu? :sorry:

 

O áqua é fertilizado diariamente, é destapado e as plantas estão a cerca de 20/25 cm de 3 T5 HO 24W (embora só ligue 2 habitualmente), logo devem ter bastante luz e fertilização QB, os testes que faço à água assim o indicam...

 

De qualquer forma vou mantê-las pois são lindíssimas, julgo que apenas a venda é que seja proibida, certo? O link que remete para o DL não funciona...

 

Obrigado a todos pela ajuda.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as minhas só cresceram mais quando mudei a fertilização, poderá ser algum desajuste na fertilização.

eu uso T8 no meu aquário onde as tenho.

nos outros sitios onde as tive e até na rua tiveram sempre o aspecto das tuas, por isso digo que poderá ser das fertilizações.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Já escrevi isso no Fórum há uns tempos, mas posso voltar a escrever... também não custa nada:

 

P.istia stratiotes com luz média ou baixa origina muitas plantas com folhas e raízes pequenas. Com luz muito forte, origina poucas plantas mas com folhas e raízes enormes.

 

São excelentes para remover espécies azotadas da água como amónia e nitratos. Óptimas para usar em sumps de água doce com períodos de 12 horas ou mais de luz.

 

Num aquário de camarões chegava a ter os fosfatos altíssimos (mais de 10 ppm) e nada de produtos azotados. E só repunha água... nem TPA's fazia.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: antes que alguém pergunte; para mim, luz muito forte é uma lâmpada PLL de 36W a 3 cm da superfície da água. Tipo isto:

 

Calha_20.jpg

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Só agora vi este tópico mas queria na mesma deixar a minha opinião.

 

@A.Ferreira confirmo que são p.istia o que tens, nos meus também as tenho e tem esse aspecto, embora ultimamente tenha uns pés que as folhas estão a levantar igual às grandes da foto que postaste.

 

Sendo elas tão úteis na remoção de amónias e nitratos mão percebo a perseguição a que são votadas pelas autoridades deste pais, compreendo o perigo em aparecerem na natureza pela sua proliferação mas em ambientes controlados (aquários e pequenos lagos artificiais p. ex) são bastante úteis. Acho que o perigo está não nas plantas mas sim o que se fazem com elas.

 

Já agora também servem propósitos medicinais:

Propriedades medicinais: anti-sifilítica, antiasmática, antidisentérica, antiartrítica, anti-herpética, anti-hemorroidária, antidiabética, desinflamatória de erisipela, diurético, emoliente, espectorante, maturativa.

 

Indicações: asma, diabete insípida, disenteria, enfermidades da bexiga e rins, estrangúria, hematúria, hemorróida, hidropisias, hemoptises, hérnias infantis, inflamação, oftalmias, tumores causados por erisipela, urinas sangüineas.

retirado daqui http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/alface-da-agua.html

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

post duplo, podem apagar sff

Editado por brancaman
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que o perigo está não nas plantas mas sim o que se fazem com elas.

 

 

Pois é, mas é sempre assim. Não há curso de água em Portugal que não tenha uma espécie introduzida. É triste mas é verdade. E muitas são aquelas que têm origem no nosso hobby. Por isso mais vale cortar o mal pela raíz com espécies que podem originar graves problemas ecológicos.

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais