Ovos de Corydora palleatus


sandrap.13

Recommended Posts

Boa tarde a todos,

 

Estou a colocar este tópico para ver se consigo ter uma ideia de como fazer as coisas da melhor maneira e ver se consigo uns filhotes de Corydora palleatus. Eu tenho um pequeno aquário, de não mais de 18 L, onde tenho 3 Corydora palleatus, 1 Corydora aeneus, 2 SAE, 1 Oto, 1 Physia e dezenas de Planorbis corneus.. Tenho também plantas naturais, incluindo uma Anubia, Musgo de Java e o que começou como uma pequena Sagittaria que está a dominar completamente o aquário. A temperatura do aquário é regulada pela temperatura ambiente, o que quer dizer que o intervalo é normalmente de 24-28 ºC no Verão, até uns míseros 12ºC nestes últimos dias (um SAE morreu, as Cory e até o Oto ficaram inafectados pela temperatura tão baixa). A dureza da água nunca medi, mas faço TPA's a cada 2 semanas geralmente, com água da torneira.

Acontece que as minhas Pimenta se deram mesmo muito bem nestas condições de aquário, e desde que as tenho (Agosto-Setembro de 2001), que têm posto ovos regularmente, atrevo-me a dizer pelo menos uma vez por mês. No entanto, comem-nos sempre, e se os vejo num dia, no outro já desapareceram.. A grande questão é: como é que faço os ovos eclodir? Tenho medo de lhes pegar para os por numa maternidade porque não queria esmagá-los, e não sei sequer se iriam aguentar a mudança.. Alguma ajuda sobre como os fazer eclodir era mesmo preciosa.

 

Algumas imagens do aquário tiradas hoje, após outra postura:

 

DSCF1370.jpg

DSCF1368.jpg

DSCF1369.jpg

DSCF1222.jpg

 

Agradecia algumas ideias se possível..

Obrigada,

Sandra Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Sandra

 

Antes de mais uma pergunta: não tens um termostato nesse aquário???

Variações de temperatura assim não podem acontecer.

 

Quanto aos ovos, onde é que elas costumam pô-los? No vidro?

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Pois eu andei a ver uns ainda ontem, mas até tenho medo por ser um aquário tão pequeno que não os "prejudique" de alguma maneira.. E como disse, a variação ocorre consoante a temperatura ambiente e não é abrupta.. Mas sim reconheço que são valores muito diferentes ao longo dos meses..

 

E sim, metem-nos sempre nos vidros, e logo após a postura, vejo-as a querer arrancá-los com a boca, até que acabam por conseguir desprendê-los e comê-los..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aconselho-te a comprares uma resistência o mais rapidamente possível (são baratas, bastam 25 watt). Faz muito pior aos peixes esse tipo de variações térmicas tão grandes, mesmo que não sejam abruptas e não há mal algum em teres um aquecedor aí, tem é que ser adequado à tua litragem.

 

Já experimentaste com uma folha fininha de plástico (preferencialmente para o dura) "raspá-los" de lá e colocá-los noutro aqua ou numa maternidade (envolvida por uma meia dessas de senhora porque os buracos devem ser muito grandes para os ovos) dentro desse?

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas andei á procura do tópico que li aqui no fórum de um membro que faz da seguinte maneira:

 

Ele apanha os ovos com um plástico rijo, ele encosta o plástico ao vidro e depois com jeito, raspa o ovo. Um bocado de garrafa de plástico serve.

 

Depois ele colocou os ovos dentro de uma caixa de gelado vazia com agua do aquário, termostato e filtro e conseguiu fazer criação, desta maneira.

 

Coloca um termostato no aquário urgente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sandra,

 

 

Pois eu andei a ver uns ainda ontem, mas até tenho medo por ser um aquário tão pequeno que não os "prejudique" de alguma maneira.. E como disse, a variação ocorre consoante a temperatura ambiente e não é abrupta.. Mas sim reconheço que são valores muito diferentes ao longo dos meses..

 

O que os prejudica de facto são essas temperaturas demasiado baixas,. No verão podes desligar o aquecedor mas no inverno é complicado.

A variação acontece mesmo durante o inverno, repara que de dia para a noite as temperaturas oscilam bastante, o teu aquário pode sofrer uma variação de 3 graus diários o que já é bastante.

Mete um termostato nesse aquário de forma a estabilizares a temperatura.

Essas condições não são as correctas para o bem estar dos animais.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com um termostato quase que podes obrigar as coridoras a colocar ovos, basta para isso fazer uma TPA maior e acrescentar agua fria. Isto porque por norma as coridoras no estado selvagem fazem a desova com a chegada das aguas frias, nós ao fazermos uma TPA maior e ao colocarmos agua fria na reposição fazemos essa simulação. Acrescentado no fim da TPA uma dose um pouco maior de alimento fazendo também uma simulação de abundância de comida, como no habitat natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cuidado com a "água fria" que deitas ::D: Não congeles as bichas

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com um termostato quase que podes obrigar as coridoras a colocar ovos, basta para isso fazer uma TPA maior e acrescentar agua fria. Isto porque por norma as coridoras no estado selvagem fazem a desova com a chegada das aguas frias, nós ao fazermos uma TPA maior e ao colocarmos agua fria na reposição fazemos essa simulação. Acrescentado no fim da TPA uma dose um pouco maior de alimento fazendo também uma simulação de abundância de comida, como no habitat natural

 

 

 

 

 

 

Muito me ensinas tu, não sabia dessa técnica. E como se evita que elas comam as posturas?

Um abraço

Editado por Julius

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pelas vossas respostas. Vou ter que tentar esse método de os raspar e colocar na maternidade.

Em relação à temperatura VS bem-estar - NESTE caso. De facto são mudanças abruptas, mas no que toca às pimenta, nunca mostraram sinais de se importar, até porque fizeram uma postura quando a água estava a 12ºC, e mantém-se bastante activas seja a que temperatura for. A média de temperatura do aquário costuma ser por volta dos 18ºC, e nessas condições todos os peixes parecem não mostrar sinais de stress. Com estas temperaturas mais baixas os únicos realmente a mostrar sinais de stress foram os SAE, em que vieram para o fundo, quase que "tremiam", e neste caso os indivíduos mais velhos foram os que mais acusaram a diferença, o juvenil também não mostrou sinais muito alarmantes. Até tive medo que o Oto fosse o mais sensível, mas manteve-se com o seu comportamento normal.

E sim, eu sei realmente que tenho que comprar um termóstato, no entanto o aquário é pequeno, e os que já andei a ver são todos muito grandes, o que neste caso ia roubar muito espaço ao aquário..

 

Espero que tentem perceber que não mantenho os peixes sem termóstato para os prejudicar, simplesmente ainda não tive oportunidade de comprar um, e desde que a temperatura baixou para os 12ºC que sim, já decidi que vou mesmo ter que arranjar um..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito me ensinas tu, não sabia dessa técnica. E como se evita que elas comam as posturas?

Um abraço

 

Segundo o que li e esqueci-me de mencionar em cima os ovos têm que ser recolhidos sensivelmente 1 hora após a colocação, para ser fácil de os "raspar" e colocar no recipiente. Se for antes estão demasiado moles e depois demasiado rijos.Vou procurar melhor o tópico que tem fotos e é melhor perceberem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

 

 

 

 

 

Muito me ensinas tu, não sabia dessa técnica. E como se evita que elas comam as posturas?

Um abraço

 

 

As corys gostam da baixa de temperatura que é indutora do acasalamento, 4 a 5 graus de diferença da temperatura da agua do Aqua.

 

Comida em abundância evita o canibalismo na grande maioria das espécies. O senão é obviamente a maior quantidade de limpezas de areão a fazer

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espero que tentem perceber que não mantenho os peixes sem termóstato para os prejudicar, simplesmente ainda não tive oportunidade de comprar um, e desde que a temperatura baixou para os 12ºC que sim, já decidi que vou mesmo ter que arranjar um..

 

 

Sandra eu entendo o que queres dizer mas, não me leves a mal, ou se tem condições para os animais ou então não se tem animais.

Esta é a minha forma de pensar, a minha e a de muitos membros neste forum, e o que acabaste de dizer, para quem já anda nisto a algum tempo acaba por ser um bocado chocante entendes?

Antes de comprarmos animais, devemos informar nos sobre eles, tu adquiriste peixes que são tropicais e que sabes perfeitamente que são de agua quente pelo que dizes, mas no entanto deixas que os mesmos estejam a temperaturas que chegam aos 12 graus...

Falas no primeiro post de te terem dado alguns em 2001, fico a pensar se tens os animais assim desde 2001, não será 2011?

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui está

 

 

Muito obrigado Raccar, vou dar uma olhada amigo;)

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim peço desculpa aquilo foi um erro da minha parte. Era 2011.

Na loja onde as comprei também não me recomendaram nenhum termóstato ou aquecimento para a água, e comprei algumas em sítios diferentes e ninguém me recomendou nada, apenas que eram bichinhos fáceis de manter e que não requeriam grandes cuidados. No caso do Otto e do SAE tentei informar-me melhor, e a grande diferença é que os animais vieram para cá todos em alturas mais quentes. O caso dos 12ºC foi há uns 3 dias atrás, e foi o mais baixo a que vi a água. Mesmo no Inverno nunca baixou dos 15ºC. E para verem que até me preocupo com eles, liguei o aquecedor mesmo junto ao aquário para a água subir (o que não se revelou uma solução das mais económicas mas para aquela noite serviu).

Eu não sou grande conhecedora de peixes, reconheço-o, e quero aprender, mas também quero dizer que ao longo dos meses que os tenho dispendi muito tempo a observar os animais do meu aquário, e já os conheço a todos, e sei os seus comportamentos normais, ou até mesmo quando se preparam para uma desova por exemplo. Desde que criei este tópico, independentemente do que tenha acontecido (subida da temperatura talvez), a Cory já desovou por 3 vezes (que eu saiba só tenho uma fêmea, pelo menos é a única que eu vejo a por ovos).

Portanto, eu acredito que seja chocante para vocês, e é um erro terrível de principiante, mas a grande questão por que criei este tópico foi para saber a melhor maneira de conseguir que algum ovo ecluda. A questão da temperatura da água não me parece um factor de stress tão grande para a espécie em análise já que, penso eu, desovas regulares não são um sinal de stress...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O grande problema aí é que não tens só essa espécie aí... O segundo grande problema é que, como a Susana explicou, ela está a desovar porque há alterações consideráveis na temperatura da água... uma coisa é isso acontecer de vez em quando, outra é ela achas que está no ártico ::D: lol

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sandrap,

 

Muito bem vinda.

Gostava de poder dizer algo mas já cá estão os "prós" e tudo o que foi dito está mais que correcto.

Qual as caracteríticas da tua água e do filtro?

 

Já agora, tenho aqui duas corys platteus sózinhas. Se essas nascerem, lembra-te de mim :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, mas ela também já desovou no Verão. E ela agora está a desovar com uma temperatura de 17ºC.

Eu percebo a vossa parte, mas percebam também que só tive a temperatura a 12ºC uma vez apenas, nunca antes tinha baixado dos 15 como já referi. E como a 15ºC todas as espécies parecem dar-se bem, nunca me "preocupou" muito.

Mas volto a repetir - VOU COMPRAR UM TERMÓSTATO!

 

Por outro lado, consegui por alguns ovos na maternidade. Usei um pincel, que infelizmente rebentou alguns, mas consegui por alguns na maternidade e agora vou esperar... Mais ou menos quanto tempo alguém sabe?

 

Deixei alguns no vidro, incluindo os que tinham rebentado..

DSCF1377.jpg

 

A maternidade ocupou logo quase metade do aquário...

DSCF1378.jpg

 

Raspei-os com o pincel e fui pondo na divisória, à qual se agarraram relativamente bem.

DSCF1379.jpg

 

E havia um "polícia" sempre a fiscalizar o meu trabalho, e que até andou a penicar nas minhas mãos enquanto tentava concluir esta manobra tão delicada, e que no final foi ver se o trabalho estava bem feito.

DSCF1381.jpg

 

Usei um pincel de aguarelas normalíssimo, o mesmo que uso para limpar os filtros quando é preciso.

DSCF1382.jpg

 

 

E pronto.. Resta agora saber, quanto tempo terei de esperar??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O grande problema aí é que não tens só essa espécie aí... uma coisa é isso acontecer de vez em quando, outra é ela achas que está no ártico ::D: lol

 

 

Pronto, está respondido.

Tenho todo o gosto em te ajudar se quiseres ler e seguir o que te poderei (poderão) dizer, mas para isso tens que querer acompanhar as nossas ideias.

Se achas que a temperatura não é importante torna-se complicado tentar te expicar seja o que for, principalmente quando estamos a falar de animais que são de climas tropicais.

 

Neste caso parece me bem fácil de resolver a qustão, tens peixes de água quente certo? Pronto, os mesmos devem estar em agua quente, como tal é só comprar um termoestato que te mantenha a temperatura em 24 graus e o problema está resolvido.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sandrap,

 

Muito bem vinda.

Gostava de poder dizer algo mas já cá estão os "prós" e tudo o que foi dito está mais que correcto.

Qual as caracteríticas da tua água e do filtro?

 

Já agora, tenho aqui duas corys platteus sózinhas. Se essas nascerem, lembra-te de mim :)

 

 

Nunca fiz testes de pH à água.. E o filtro tem apenas mecânico e biológico (cerâmica), químico não, nem nunca teve.

E claro, se estas nascerem até tenho que começar a ponderar numa casa maior para a família lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E claro, se estas nascerem até tenho que começar a ponderar numa casa maior para a família lol

 

Não precisas de uma casa maior. Cabem nas minhas e ainda sobra espaço :naughty:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não precisas de uma casa maior. Cabem nas minhas e ainda sobra espaço :naughty:

 

::D: tu sabes muito xD fotos da moonlight a funcionar é que piu... xD lol

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, mas ela também já desovou no Verão. E ela agora está a desovar com uma temperatura de 17ºC.

Eu percebo a vossa parte, mas percebam também que só tive a temperatura a 12ºC uma vez apenas, nunca antes tinha baixado dos 15 como já referi. E como a 15ºC todas as espécies parecem dar-se bem, nunca me "preocupou" muito.

 

Pah não vale a pena, por mim fico me por aqui.

Prefiro perder o meu tempo com pessoa que queiram valorizar o mesmo e queiram aprender em vez de estarem a bater na mesma tecla.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais