sandrap.13

Membro
  • #Conteúdo

    16
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Sobre sandrap.13

  • Aniversário 11/13/1988

Formas de Contacto

  • MSN
    pinkona_sandra13@hotmail.com

Informação de Perfil

  • Sexo
    Feminino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Loures (Lisboa)
  • Localização
    Santa Iria Azóia

sandrap.13's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. Sim os últimos eram mesmo de Cory, só tinha dúvidas em relação à espécie, mas penso que fossem das bronze. Quando houver mais posturas meto a maternidade com alguns ovitos lá dentro. Acho que o que vou fazer até é, se eles fizerem a postura na planta, corto a folha e meto directamente na maternidade. O problema é que, como o aquário é pequeno, a maternidade ocupa mesmo muito espaço, mas também se só duram 3-4 dias é temporário e funciona perfeitamente. Mal posso esperar para experimentar novamente!
  2. Pois as minhas fizeram uma postura há umas semanas, e chamou-me a atenção porque os ovos eram semelhantes mas não eram iguais aos das pimenta. Eram ligeiramente mais pequenos e estavam mais aglomerados, quase que com uma substância gelatinosa a envolvê-los. Calculei que fossem de bronze porque eram muito parecidos com os da pimenta. Como conseguiu retirar os ovos? Deixa-los no aquário numa maternidade ou a encubar num local específico?
  3. Bem com tanta coisa para fazer acabei por me esquecer disto.. Os ovos não deram em nada infelizmente.. Mas desde que postei isto muita coisa neste mini aquário aconteceu: - a fêmea pimenta que punha os ovos morreu, infelizmente.. Nunca mais tive ovos de pimenta pelo que me parece que estes 2 que sobram são machos.. - tenho mais 2 Corydora, mas desta vez Bronze, que ao que parece são macho e fêmea, porque já tive posturas desta espécie também! - Facto engraçado: a fêmea pimenta punha os ovos apenas no vidro do aquário, numa superfície lisa. Esta fêmea pôs por todo o aquário, inclusive pelas plantas. - JÁ TENHO UM TERMÓSTATO! - a água está sempre acima dos 26ºC agora, e os SAE estão mais bonitos que nunca, grandes e gordinhos - e há mais 3 residentes para dar cor ao aquário - 3 Barbos Cereja que também estão muito laranjinhas e gordinhos e felizes Eu não tenho grande tempo para dedicar ao aquário de momento, e quando agora há posturas, o que faço é simplesmente deixar os ovos por lá.. O que acontece é que todos os habitantes adoram este snack, por isso logo no dia seguinte o mais certo é já nem haverem ovos.. Agora acho que é uma questão de sorte mas penso que desta maneira não vão mesmo haver pequenitos. Quando tiver de férias, se tiver a sorte de haver posturas perco um pouco mais de tempo para tentar que sobrevivam. Até lá, ficam umas fotos do aquário tiradas mesmo agora. Vista geral do aquário - as plantas deram-se muito bem, fiz umas podas e colonizaram o aquário. Deixo uma zona com menos vegetação por causa dos SAE e agora dos Barbos. As Corydoras, especialmente as bronze, preferem as zonas mais densas durante o dia, à sombrinha. As bronze são muito difíceis de ver às vezes. Uma bronze e uma pimenta Os 3 barbos na zona mais ampla Um pouco desfocado, mas aqui estão os 3 SAE, gordinhos:
  4. Vou por no calendário, se der em alguma coisa faço as minhas próprias estimativas. Foram postos as 16horas +/-, estes vi eu ela a por :D
  5. Eu sei eu acredito que sim. E eu não levo a mal não se preocupem. Quero é saber agora quanto tempo terei que esperar mais ou menos... Até dizer "pronto estes não vão dar em nada"..
  6. Mas também gostava de manter algumas, mas não vamos deitar foguetes antes da festa..
  7. Eu também me fico por aqui. Esta "discussão" não tem sequer fundamento porque eu já cedi ao que me recomendaram e vou comprar um termóstato, mas há que tentar ver os dois lados da questão, algo que te recusas decididamente a fazer e que tenho pena, porque se não quisesse aprender nem tinha vindo para aqui...
  8. Entendam que eu compreendo tudo o que vocês me estão a dizer, e aceito obviamente as vossas ideias. E já repeti mais que uma vez o que aconteceu, e o porquê de nunca ter tido necessidade de comprar um termóstato. Alguns peixes serão mais sensíveis às mudanças de temperatura, etc, os meus (as Cory neste caso, o Otto, e o SAE juvenil) nunca se revelaram sensíveis à baixa de temperatura, nem diminuem a sua actividade, ou deixam de comer, etc. O que me alarmou, e me fez ponderar num termóstato, foram precisamente os SAE adultos terem sentido, ao ponto de um não ter aguentado. E a primeira coisa que fiz foi realmente tentar procurar uma solução, porque o que menos quero é que os animais morram, ou não estejam nas melhores condições. E já referi também anteriormente, eu vou comprar um termóstato. Agora dizer que não merecemos ter animais sem conhecer todos os fundamentos também não é uma boa maneira de ajudar...
  9. Nunca fiz testes de pH à água.. E o filtro tem apenas mecânico e biológico (cerâmica), químico não, nem nunca teve. E claro, se estas nascerem até tenho que começar a ponderar numa casa maior para a família lol
  10. Sim, mas ela também já desovou no Verão. E ela agora está a desovar com uma temperatura de 17ºC. Eu percebo a vossa parte, mas percebam também que só tive a temperatura a 12ºC uma vez apenas, nunca antes tinha baixado dos 15 como já referi. E como a 15ºC todas as espécies parecem dar-se bem, nunca me "preocupou" muito. Mas volto a repetir - VOU COMPRAR UM TERMÓSTATO! Por outro lado, consegui por alguns ovos na maternidade. Usei um pincel, que infelizmente rebentou alguns, mas consegui por alguns na maternidade e agora vou esperar... Mais ou menos quanto tempo alguém sabe? Deixei alguns no vidro, incluindo os que tinham rebentado.. A maternidade ocupou logo quase metade do aquário... Raspei-os com o pincel e fui pondo na divisória, à qual se agarraram relativamente bem. E havia um "polícia" sempre a fiscalizar o meu trabalho, e que até andou a penicar nas minhas mãos enquanto tentava concluir esta manobra tão delicada, e que no final foi ver se o trabalho estava bem feito. Usei um pincel de aguarelas normalíssimo, o mesmo que uso para limpar os filtros quando é preciso. E pronto.. Resta agora saber, quanto tempo terei de esperar??
  11. Sim peço desculpa aquilo foi um erro da minha parte. Era 2011. Na loja onde as comprei também não me recomendaram nenhum termóstato ou aquecimento para a água, e comprei algumas em sítios diferentes e ninguém me recomendou nada, apenas que eram bichinhos fáceis de manter e que não requeriam grandes cuidados. No caso do Otto e do SAE tentei informar-me melhor, e a grande diferença é que os animais vieram para cá todos em alturas mais quentes. O caso dos 12ºC foi há uns 3 dias atrás, e foi o mais baixo a que vi a água. Mesmo no Inverno nunca baixou dos 15ºC. E para verem que até me preocupo com eles, liguei o aquecedor mesmo junto ao aquário para a água subir (o que não se revelou uma solução das mais económicas mas para aquela noite serviu). Eu não sou grande conhecedora de peixes, reconheço-o, e quero aprender, mas também quero dizer que ao longo dos meses que os tenho dispendi muito tempo a observar os animais do meu aquário, e já os conheço a todos, e sei os seus comportamentos normais, ou até mesmo quando se preparam para uma desova por exemplo. Desde que criei este tópico, independentemente do que tenha acontecido (subida da temperatura talvez), a Cory já desovou por 3 vezes (que eu saiba só tenho uma fêmea, pelo menos é a única que eu vejo a por ovos). Portanto, eu acredito que seja chocante para vocês, e é um erro terrível de principiante, mas a grande questão por que criei este tópico foi para saber a melhor maneira de conseguir que algum ovo ecluda. A questão da temperatura da água não me parece um factor de stress tão grande para a espécie em análise já que, penso eu, desovas regulares não são um sinal de stress...
  12. Obrigada pelas vossas respostas. Vou ter que tentar esse método de os raspar e colocar na maternidade. Em relação à temperatura VS bem-estar - NESTE caso. De facto são mudanças abruptas, mas no que toca às pimenta, nunca mostraram sinais de se importar, até porque fizeram uma postura quando a água estava a 12ºC, e mantém-se bastante activas seja a que temperatura for. A média de temperatura do aquário costuma ser por volta dos 18ºC, e nessas condições todos os peixes parecem não mostrar sinais de stress. Com estas temperaturas mais baixas os únicos realmente a mostrar sinais de stress foram os SAE, em que vieram para o fundo, quase que "tremiam", e neste caso os indivíduos mais velhos foram os que mais acusaram a diferença, o juvenil também não mostrou sinais muito alarmantes. Até tive medo que o Oto fosse o mais sensível, mas manteve-se com o seu comportamento normal. E sim, eu sei realmente que tenho que comprar um termóstato, no entanto o aquário é pequeno, e os que já andei a ver são todos muito grandes, o que neste caso ia roubar muito espaço ao aquário.. Espero que tentem perceber que não mantenho os peixes sem termóstato para os prejudicar, simplesmente ainda não tive oportunidade de comprar um, e desde que a temperatura baixou para os 12ºC que sim, já decidi que vou mesmo ter que arranjar um..
  13. Olá, Pois eu andei a ver uns ainda ontem, mas até tenho medo por ser um aquário tão pequeno que não os "prejudique" de alguma maneira.. E como disse, a variação ocorre consoante a temperatura ambiente e não é abrupta.. Mas sim reconheço que são valores muito diferentes ao longo dos meses.. E sim, metem-nos sempre nos vidros, e logo após a postura, vejo-as a querer arrancá-los com a boca, até que acabam por conseguir desprendê-los e comê-los..
  14. Boa tarde a todos, Estou a colocar este tópico para ver se consigo ter uma ideia de como fazer as coisas da melhor maneira e ver se consigo uns filhotes de Corydora palleatus. Eu tenho um pequeno aquário, de não mais de 18 L, onde tenho 3 Corydora palleatus, 1 Corydora aeneus, 2 SAE, 1 Oto, 1 Physia e dezenas de Planorbis corneus.. Tenho também plantas naturais, incluindo uma Anubia, Musgo de Java e o que começou como uma pequena Sagittaria que está a dominar completamente o aquário. A temperatura do aquário é regulada pela temperatura ambiente, o que quer dizer que o intervalo é normalmente de 24-28 ºC no Verão, até uns míseros 12ºC nestes últimos dias (um SAE morreu, as Cory e até o Oto ficaram inafectados pela temperatura tão baixa). A dureza da água nunca medi, mas faço TPA's a cada 2 semanas geralmente, com água da torneira. Acontece que as minhas Pimenta se deram mesmo muito bem nestas condições de aquário, e desde que as tenho (Agosto-Setembro de 2001), que têm posto ovos regularmente, atrevo-me a dizer pelo menos uma vez por mês. No entanto, comem-nos sempre, e se os vejo num dia, no outro já desapareceram.. A grande questão é: como é que faço os ovos eclodir? Tenho medo de lhes pegar para os por numa maternidade porque não queria esmagá-los, e não sei sequer se iriam aguentar a mudança.. Alguma ajuda sobre como os fazer eclodir era mesmo preciosa. Algumas imagens do aquário tiradas hoje, após outra postura: Agradecia algumas ideias se possível.. Obrigada, Sandra Pereira