Nova Montagem


Julius

Recommended Posts

Areia de filtro de piscina sobe o pH.

 

Julius, é idêntico a tua areia, comprei numa loja de animais com esta designação. Tenho os 2 aquários com areão totalmente diferente, e o ph dos 2 é o mesmo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 330
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Julius, é idêntico a tua areia, comprei numa loja de animais com esta designação. Tenho os 2 aquários com areão totalmente diferente, e o ph dos 2 é o mesmo.

Areia de filtro de piscina sobe o pH.

 

Depende Julius!

 

A areia que é vendida para filtro de piscina não é toda igual!

 

Alguma sobe, de facto, o Ph.

 

Mas também é vendida areia de sílica para filtro de piscina e essa, como sabemos, não interfere no Ph.

 

Abraço!

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora vamos lá ver uma coisa.

 

Areia de silica que é o que eu tenho e que inclusive tenho fornecido a alguns membros deste fórum é uma coisa. Areia de filtro de piscina é outra coisa.

A areia de filtro de piscina faz subir o pH, se não fizer é porque é silica.

 

Se compraste numa loja de aquariofilia, provavelmente é silica:)

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora vamos lá ver uma coisa.

 

Areia de silica que é o que eu tenho e que inclusive tenho fornecido a alguns membros deste fórum é uma coisa. Areia de filtro de piscina é outra coisa.

A areia de filtro de piscina faz subir o pH, se não fizer é porque é silica.

 

Se compraste numa loja de aquariofilia, provavelmente é silica:)

 

Erro meu, pensava que toda a areia de filtro de piscina é de silica

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora vamos lá ver uma coisa.

 

Areia de silica que é o que eu tenho e que inclusive tenho fornecido a alguns membros deste fórum é uma coisa. Areia de filtro de piscina é outra coisa.

A areia de filtro de piscina faz subir o pH, se não fizer é porque é silica.

 

Se compraste numa loja de aquariofilia, provavelmente é silica:)

 

Juluis explica-me este POST sff (em que se diz que a areia de sílica sobe o pH, pq trás resíduos de pedras calcárias e que a areia de piscina é que é boa), sempre tive a ideia que sílica é bom, areia de piscina corremos o risco de não ser

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Juluis explica-me este POST sff (em que se diz que a areia de sílica sobe o pH, pq trás resíduos de pedras calcárias e que a areia de piscina é que é boa), sempre tive a ideia que sílica é bom, areia de piscina corremos o risco de não ser

 

Vai ler outra vez...

 

"

Sendo assim que areia é que posso colocar e onde me aconselham a comprar? a de filtro de piscina contem vestígios de calcário, o que me sobe o ph, a de silica asfixia-me as raízes das plantas. lol

"

 

Estavas a pensar no Ph em vez do pH... :P

 

Abraço!

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

POST

 

Acho que é bastante visível a evolução das plantas, especialmente no musgo, mas esta evolução tem o tempo contado porque o substrato que escolhi, a areia de sílica não é tão inerte como eu pensava ser... Estabilizando me o pH em 7, o que pode ser bom para certos aquário, mas não para este.

 

POST

 

Boas Simoes!

 

Como te disse, essas plantas vao preferir o substrato fertil. Se o usares, depois tens de ter cuidado ao juntares a areia, se nao mistura se tudo.. Eu usaria akadama, talvez tentar reduzir a granulometria um pouco e usar o menos possivel para nao se ver de frente!

Depois usaria areia filtro de piscina, atenção que esta não é a de silica! E é tentar arranjar esta numa casa que venda produtos de piscinas.

 

 

Areia de silica nao!! É muito fina, compacta, demasiado branca e não é inerte, a que eu tinha nao me deixava diminuir o pH, era como um tampão de pH.

 

Tens mesmo de arranjar areia de filtro de piscina. Ou entao podes sempre perguntar a marcas que hipóteses têm, ADAs, ELOS, etc.

 

 

Areia de SIlica não é inerte?

 

Bah essa para mim é nova!

 

Naop! A mim, estabilizava me o pH a 7 e era impossivel mexer nele! Faz efeito tampão...

 

Tens aqui a minha experiencia

 

A areia de silica tem calcário, o que vai subir o pH. A areia de filtro de piscina normal, não. E digo normal porque, e isto é uma coisa que eu tenho vindo a reparar em bastantes casos ultimamente, a areia da Leroy Merlin não é areia de filtro de piscina normal. O topico que indicaste, diz exactamente isso:

 

Ja tinha lido casos neste forum, e eu costumo receber bastantes MPs a perguntar onde arranjei a minha areia de filtro e ainda há menos de uma semana me disseram o mesmo, repara neste quote de MP:

 

 

e podes ver no topico dela.

 

E eu fiz varias experiencias para tentar baixar o pH com essa areia e nada, como te disse é um tampão de pH.

 

 

 

Fiquei na dúvida...

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jorginho...meu amor...gostei muito teu link e do teu sentido de humor deveras singular...vê lá não te cai um dentinho...LOL, estás mesmo engraçado!

 

A questão prende-se que eu sempre defendi que areia de sílica seria inerte enquanto um membro aqui do forum já testou in loco que areia de sílica nem sempre o é e que areia de filtro de piscina é que funciona, ao contrário do que nós defendemos

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A questão prende-se que eu sempre defendi que areia de sílica seria inerte enquanto um membro aqui do forum já testou in loco que areia de sílica nem sempre o é e que areia de filtro de piscina é que funciona, ao contrário do que nós defendemos

 

E defendeste muito bem, mas podes treinar a leitura na mesma, simplesmente preocupei-me como teu bem estar. Eu consultei o link e só me fez bem :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E defendeste muito bem, mas podes treinar a leitura na mesma, simplesmente preocupei-me como teu bem estar. Eu consultei o link e só me fez bem :)

 

Já que preocupas tanto cmg então sugiro-te a consulta deste link love you

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu nao me queria meter, porque ja falei sobre isto noutro tópico (já indicado) com o João Pedro (jpospr), mas efectivamente, o que a experiencia que tive com este 2 tipos de substrato foi a que já disse.

 

Neste aquário em 2008, usei areia de silica (muito branca, compacta muito, sem duvida areia de silica) e como já disse, nunca consegui baixar o o pH mais do que 7, o que nao fazia sentido porque eu tentei vários métodos para acidificar a água. A areia nao me fazia o pH subir, nem me fazia o pH descer, nao me lembro do valor mas tinha um KH elevado! Daí fazer o efeito tampão. Devido ao substracto, o objectivo desse aquário, foi fracassado.

 

Neste outro aquário e mais recente, também já mais pensado e discutido, usei areia de filtro de piscina (mais amarela e menos fina) e embora o pH esteja também nos 7 (depois de TPA, a minha agua da torneira é ligeiramente alcalina), não é um pH inalterável ou tamponado. Este varia, consoante as minhas TPAs e matérias organica no aquário, desd´os troncos às folhas secas.

 

"Ah mas isso não prova que a areia de filtro de piscina nao aumenta o pH! Até porque do teu aquário também esta a 7!" (Dizem voces) Mas se a areia de filtro de piscina realmente aumentasse o pH, eu teria um pH de 8s --» pH da minha torneira (7,6/7,8 )+ Aumento do pH da areia. O que nao acontece.

 

Quando eu decidi montar o aquário biótopo encontrei algumas (poucas) hipóteses para utilizar como substrato de areia para o aquário. Havias algumas marcas mas o mais rentável e o que me era aconselhado por reprodutores de ciclideos anões (as condições destes aquários eram identicas às que eu procurava), eram exactamente a areia de filtro de piscina, por ser a areia mais próxima a do habitat natural destes peixes, por nao mexer com os parâmetros (inerte) e por ser a hipótese mais barata!

 

O que eu acho que acontecesse é que algumas lojas que vendem areia de filtro de piscina, ou estão a vender areia de silica ou estão a vender uma areia para filtros piscina com propriedades calcárias, que é o casa da Leroy Merlin, que já 2 ou 3 pessoas me disseram que essa sobre o pH. Havendo diferentes tipos de areia de filtro de piscina no mercado.

 

Isto é uma opinião que passa pela experiência que tive em apenas 2 aquários, experiências fui que recolhendo especialmente a membros deste fórum e algumas coisa que li na net na altura.

 

A unica maneira de termos a certeza disto, seria arranjarmos amostras das diferentes areias, colocar em agua com parametros iguais e conhecidos, e no dia seguinte medir o pH da água.

 

Abraço,

jp

Editado por João Pedro Palma
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, estou a gostar de ler o debate.

 

Só um pequeno aparte, dispenso totalmente certas demonstrações de carinho ou de afectividade menos másculas, no meu tópico.

Cada um é livre de fazer o que quiser e de ter as suas proprias orientações sexuais por isso deixo também eu aqui um link para os dois pombinhos: http://www.ibishotel.com/pt/home/index.shtml

 

Divirtam-se :character0050:

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora vamos lá ver uma coisa.

 

Areia de silica que é o que eu tenho e que inclusive tenho fornecido a alguns membros deste fórum é uma coisa. Areia de filtro de piscina é outra coisa.

A areia de filtro de piscina faz subir o pH, se não fizer é porque é silica.

 

Se compraste numa loja de aquariofilia, provavelmente é silica:)

 

Confirmo, estou a usar a mesma areia que o Julius usou e não tive variações nenhumas no pH! ;)

<a href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=190957&hl=&fromsearch=1' class='bbc_url' title=''>Nano Plantado (20L)</a> - <a href=' http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=191750&hl=&fromsearch=1' class='bbc_url' title=''>Hidden Valley (NOVO PROJECTO)</a>

 

Cumprimentos, João Martins.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ciumento do caraças!!!!

 

 

:tapfoot: No Thanks

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou postar hoje novas fotos, depois de fazer o TPA. Tenho andado sem tempo nenhum.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou postar hoje novas fotos, depois de fazer o TPA. Tenho andado sem tempo nenhum.

 

Que maquina usas para tirar fotos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não faço a minima ideia, é uma semi profissional que ofereci a minha mulher.Pq?

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

porque não consigo focar nada de jeito com a minha para dentro dos vidros, desfoca tudo. Tenho de ver uma máquina.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

porque não consigo focar nada de jeito com a minha para dentro dos vidros, desfoca tudo. Tenho de ver uma máquina.

 

Ou então tira os vidros LOLOL

 

Não dá focagem manual?

 

se não deer, tenta focar o vidro e depois sem "retirar o dedo" afasta-te ou aproxima-te ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia, após alguns dias a andar aqui só de passagem, volto em força e com novas fotos.

 

Sete Semanas de montagem - Vão notar que as plantas ainda estão pouco desenvolvidas, mas isso deve-se a falta de NO3 nos primeiros tempos o que me fez com que o boom das mesmas fosse ficando atrasado.

De momento estou a fertilizar com pós que comprei com o incognitus e que nos parece que vai dar bastante resultado:)

 

 

Parâmetros da água:

 

Amónia - 0

NO2 - 0

No3 - 10

kH - 3

pH - 6.4

 

 

Fauna:

 

11 Tetra neons Cardinais

30 Red cherrys (já deve haver bem mais)

Bastantes Planorbis

3 Corydoras

 

Fauna a inserir na próxima semana:

 

2 corydoras

6 ottos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

dscf0255l.jpg

 

Reds no tronco

 

 

 

dscf0256aj.jpg

 

 

Reds a limparem os musgo de java

 

 

dscf0259p.jpg

 

 

Meti as anubias no tronco, amarradas em cima, o que acham?

 

 

dscf0261s.jpg

 

 

Um perspectiva do tronco

 

dscf0262s.jpg

 

 

 

dscf0264u.jpg

 

O cardume no centro

 

dscf0266g.jpg

 

 

 

dscf0268ps.jpg

 

A Fox Tail já começa a ser podada e a crescer melhor;)

 

 

dscf0269i.jpg

 

 

As elodeas apesar de lindas, continuam estagnadas, penso que mais uma semana e vou notar alterações positivas.

 

 

dscf0270a.jpg

 

 

 

dscf0271g.jpg

 

 

 

dscf0274b.jpg

 

Um panorama geral.

 

dscf0277v.jpg

 

 

 

dscf0278x.jpg

 

Estas duas foram me oferecidas:) Obrigado Incognitus e obrigado Nuno, sei que este lado está muito vazio ainda, mas tendo em conta o tipo de flora, assim que começarem a crescer, vai ficar completamente preenchido por elas:)

O que acham da ideia?

 

 

dscf0279ma.jpg

 

 

As pedras apesar de estarem na mesma posição, fui partindo e tirando alguns bocaados, de forma a ficarem mais pequenas e assim consegui meter mais 8 litros de água.

 

 

dscf0280y.jpg

 

 

 

dscf0280y.jpg

 

 

 

dscf0283a.jpg

 

 

 

 

dscf0284r.jpg

 

 

 

E então, o que acham?

Editado por Julius

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.