Aqua 540L


jpospr

Recommended Posts

Obrigado Manik

 

Hoje cheguei a casa fiz uma TPA e depois fiquei a deliciar-me com o pearling de todas as plantas. Uma coisa estranha notei, as anubias têm sido as que fazem mais pearling, estava à espera que fossem as outras por terem um crescimento mais rápido. Contudo as anubias tb estão a crescer a olhos vistos

 

Em breve terei de fazer nova poda...

Editado por jpospr

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns, está óptimo esse pequeno GRANDE mundo :)

respondendo à tua interrogação a anúbia completa o ciclo de fotossíntese mais rápido que a maioria das plantas aquáticas (é mais rápida que o resto da tua flora sim :) ) e portanto inicia o pearling mais cedo e fá-lo em maiores quantidades :)

Atenção em algumas pontas dos troncos por causa dos discus. Melhor que cobrir com musgo é cobrir com cladophora (aí fica mesmo almofadinha para os meninos :P)

 

Podas? alguém falou em podas? :P quero!!!!!! (sou tão pedinchona)

Editado por SusanaPaço
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquário espectacular!!! ::D: Esse aquário pode ser uma grande referência para os principiantes (eu incluído). Levaste tudo ao pormenor, e isso dá para ver na iluminação por exemplo.

 

Só uma coisa é que me preocupa, e não tem a ver com aquariofilia, mas sim com a minha área (ainda estudante). Tens um aqua de 540 L que deve pesar à volta de 560 Kg (água, equipamentos, substrato, etc), tudo em menos de 1 m2 :shock:. Se vives nas Olaias presumo que seja num apartamento, e 560 Kg está muito além da sobrecarga de serviço, isto é, a sobrecarga que se usa para dimensionar as habitações (entre 200 e 250 Kg/m2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tiago, deve ter cerca de 650kg (ou mais) ;)

Não te esqueças que quase 100 kg deve pesar o aquário vazio :)

Editado por Jorge N. Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tiago, deve ter cerca de 650kg (ou mais) ;)

Não te esqueças que quase 100 kg deve pesar o aquário vazio :)

Esquece tens razão, deve estar mais perto disso (só contei mesmo com o aqua e não com o móvel, mas mesmo o aqua 560 Kg era pouco se calhar). Ai o tecto do vizinho lol Editado por Tiago Sabino
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não se preocupem rapaziada, o aquário é tão bonito que se o vizinho de baixo receber um bocado dele (sob a forma de água, fauna ou flora) até vai ficar contente ::D: hehehe

 

Ps: hoje comprei uma echinodorus rubra e os 3 primeiros habitantes do meu ::D: hehehe, andam todos contentes já =P

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelas minhas contas que fiz no inicio, pq agora já não me recordo da quantidade de substrato e pedras, o valor anda pelos 800kg.

 

O móvel é extremamente pesado, o aqua com vidro de 15mm ficou um monstro, transportá-lo foram precisas 6 pessoas.

 

A casa é nova, e o móvel está exatamente encostado à parede mestra do edifício, não me tem preocupado o peso, pelo menos por enquanto.

 

Mais uma vez obrigado pelos elogios, apesar de ter sido obra minha é um gosto ficar a olhar para esta beleza horas a fio.

 

Susana, não sabia disso, que as anubias eram as que fazem pearling mais rápido, pensaria que pelo crescimento delas, deveriam ser as últimas, de facto não é isso que acontece!! E têm dado folhas novas muito rapidamente

 

Obrigado a todos

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

800 Kg??? Fogo muito mais do que as contas que aqui estávamos a fazer lol. Parede mestra? Como assim parede mestra? Se dizes que o edifício é novo já não têm paredes mestras (isto é as paredes não fazem parte da estrutura). Mesmo sendo novo, 800 Kg é muito mais do que a sobrecarga que se usa nos projectos. O problema não é o peso mas sim a pouca área porque está distribuído. Esperemos que dê tudo bem já que pelos vistos colocaste perto duma viga (penso que seja isso que queiras dizer com parede mestra).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

800 Kg??? Fogo muito mais do que as contas que aqui estávamos a fazer lol. Parede mestra? Como assim parede mestra? Se dizes que o edifício é novo já não têm paredes mestras (isto é as paredes não fazem parte da estrutura). Mesmo sendo novo, 800 Kg é muito mais do que a sobrecarga que se usa nos projectos. O problema não é o peso mas sim a pouca área porque está distribuído. Esperemos que dê tudo bem já que pelos vistos colocaste perto duma viga (penso que seja isso que queiras dizer com parede mestra).

 

Tiago

 

Não sou perito em engenheiro mas o problema do peso dos aquas já foi amplamente aqui discutido aqui no forum (se pesquisares vais encontrar) e apesar de as placas estarem preparadas para um "peso de serviço" como tu indicaste, o peso é distribuído por toda a placa em sim, pormenores não te posso adiantar, mas já participei em discussões sobre o assunto bem interessantes e foi comprovado que um aquário não tem qualquer efeito sobre uma placa, desde que seja de um prédio recente e não num chão em madeira.

 

Preocupou-me muito mais o aqua em cima do móvel e a forma como eu iria distribuir esse peso no chão (é chão flutuante) do que propriamente a placa do prédio

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já li vários posts sobre esse problema. Mas posso-te dizer, com o que já aprendi e estudei (tive um teste de betão 2 à pouco tempo de lajes) com essa carga numa área tão pequena (menos de 1 m2), e sabendo que as habitações não são calculadas para essas sobrecargas, as deformações vão ser maiores ao longo do tempo do que o normal.

 

Não estou a dizer, e nem pensem alguma vez nisso, que o edifício vai ter problemas estruturais por causa do aquário, são usados muitos coeficientes de segurança durante os cálculos que aumentam em muito as cargas e diminuem as resistências dos materiais, mesmo a pensar nestes imprevistos (não é comum haver um aquário de 800 kg num apartamento).

 

Apenas estou a dizer que a carga deve ser bem distribuída, além da base do móvel, ainda para mais se for chão flutuante :)

 

Quanto à laje, não estou a dizer nem nunca disse que há problemas. Apenas que as deformações no teu pavimento e talvez fissuras no tecto do vizinho podem ter mais probabilidade de aparecer. Quem me dera a mim que os prédios caíssem todos com cargas dessas, era sinal que eu ia ter muito trabalho quando acabasse de estudar :naughty: lol

Editado por Tiago Sabino
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Parabéns pelo áqua, está excelente e recomenda-se biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Não percebi bem aquela cena da furação para os filtros, mas resulta muito bem e isso é que interessa. Nota-se que fizeste o "trabalho de casa" e bem!

 

Uma sugestão, não acho bem este tópico estar aqui nos "OS PRIMEIROS PASSOS NA AQUARIOFILIA DE ÁGUA DOCE", dado o volume de tráfego por aqui, desaparece com facilidade, e de certeza que não estás a dar "OS PRIMEIROS PASSOS"..., devias pedir a um moderador para mudar isto para: AGUA DOCE -> FOTOS E VÍDEOS -> COMUNITARIO, fica a sugestão :naughty:

 

Mais uma vez os meus parabéns!

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percebi bem aquela cena da furação para os filtros

 

Qual foi a parte que não entendeste?

 

Obrigado pelas sugestões, vou pedir a um admin para fazer isso

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual foi a parte que não entendeste?...

Vivas,

 

A parte que não percebi foi o 5.º furo, mas julgo que seja a saída do CO2, depois de passar pelo reactor de CO2, certo?

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem, o caudal de entrada de água tem que ser igual ao caudal de saída.

Não pode estar a entrar, por exemplo, 1000 l/h no filtro e a sair 500 l/h. E vice-versa. Correcto?

 

As bocas de entrada vão para as mesmas massas filtrantes, não são separadas. Se colocares um "T" ou um "Y" e utilizares uma entrada e tamponares a outra o que acontece?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já fiz esse teste, e o caudal de saída não altera muito, mas a sucção na zona de entrada de água para o filtro, aumenta, podendo "agarrar" qualquer peixe que passe ali na zona com relativa facilidade.

 

Prefiro não arriscar e ter um filtro canibal de peixes

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Copy that! Mas pronto... não precisavas desse furo. Para todos os efeitos, o caudal de saída tem obrigatóriamente que ser igual à soma dos dois canais de entrada.

É como as mulheres se formos somar os canais de entrada e de saída. Mas elas têm 3 de entrada e dois e meio de saída :naughty:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5 furos pq

 

O Eheim 2180 tem 2 entradas e 1 saída e o Eheim 2078 tem 1 entrada e 1 saída

 

Faz sentido ?

Vivas,

 

Faz todo o sentido!

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então e mais fotos? Fui comprar pipocas de propósito para quando estiver a ver as actualizações ::D:

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para já já, ainda não tenho muitas novidades, para além de que as plantas do fundo, que me tapam a pelicula preta, já chegam ao vidro da frente, por isso devem estar com pelo menos com 1m20cm de comprimento...tenho de as podar

 

Ahh e acrescentei....5 corys e 10 neons...isto é peixes às carradas, mas se forem poucos nem os vejo ehehe!!

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

jpospr :pompomgirl: 540l !!!!!!

 

adotas-me????? (só para ter a minha sala dentro do teu aqua). :drool3: :drool3: :drool3:

 

hoje mais que nunca sinto-me piquenamente principiante com o meu "copo" comparado com esse teu "oceano"

que diga-se de bom grado= está F-A-B-U-L-O-S-O-

 

parabens :roflroll2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adotar adotar não sei, se vestires um fatinho de sereia, cantares uma musiquinha e tocares arpa ainda penso no assunto e vais para dentro do aqua com os pexinhos, assim como assim a água está quentinha

 

Hehehe

 

Ainda bem que gostaste, e não te sintas pequenina pq tenho mais 2 aquas bem mais pequenos que este

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.