nano 20L com tanichthys albonubes


MafaldaPereira

Recommended Posts

O aqua para o tamanho esta muito bem. Mas acho que deveria ter no maximo 7 peixes, 5 ou 6 ideal.

 

Ja tive anos Tanichtis em agua fria e ate desovaram, mas nunca fiz criacao.

 

O areao e muito grosso para plantas. Um tufo de musgo de Java dar-se-ia bem.

 

QQ lampada que caiba no topo transparente serve: mas cuidado com as algas.

 

Eu estou a desfazer-me de uma calha Sun-sun PL 18W, usada, mas nao sei se da para ai.

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 62
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

E o musgo de java dá-se bem em água fria? Eu gostava de ter mas em todo o lado que li detalhes, dizia sempre águas temperadas no mínimo, então fiquei na dúvida. Além disso não sei bem onde arranjar o musgo aqui na minha zona. Só se for por encomenda :s

 

Epah essa calha se calhar é muita luz. Precisamente por causa das algas :s

 

Achas que são muitos? Eu analisei o comportamento deles e eles não chocam com as paredes do aqua e dispersam-se bem. Pareceu-me que 6 seriam poucos (era o que eu inicialmente tinha pensado, mas depois pareceram-me ser poucos e tive medo que o cardume não funcionasse bem e fosse fator de stresse)...

 

Se eu vir que está muito povoado talvez passe metade para o outro aqua (os maiores, para o kinguio não os comer :s)

 

Já agora como é que eles desovam e como se procriam? Eu li que é fácil mas não entendi muito bem o processo nem as condições que têm que ter. Se calhar mais anubias e o musgo ajude...

Editado por MafaldaPereira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O musgo de Java da-se bem em aquas interiores sem aquecimento.

 

Eu tive um tufo num pote numa janela 1 ano e nao morreu: tem de ser o musgo basico, nao as variantes sofisticadas.

Ainda tenho esse tufo num aqua de 30cm a janela, sem mais nada, sem TPA, sem filtro, zero manutencao.

 

Fazer desovar peixes e facil, fazer eclodi-los e mais dificil, criar os pequenotes e ainda mais dificil. Nao e para principiantes!

 

Um conselho, como o areao e grosso podes sifonar o fundo ao fazer TPA para remover os detritos. Os peixes agradecem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então eu vou investigar a ver se arranjo musgo de java do básico. é que acho que iria ficar bem engraçado :)

 

Pois eu calculei que fosse complicado. Não me vou meter nisso. Sou muito principiante!

 

Pois eu já faço isso da sifonagem. Eu remexo até ligeiramente para soltar a lixeira maior e aspiro isso tudo. As TPAs que faço são com um tubo junto ao fundo.

 

Então e quanto à lâmpada, 9W? 11W? e se for em fita de leds?

Editado por MafaldaPereira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então e quanto à lâmpada, 9W? 11W? e se for em fita de leds?

 

Depende dos led's.

A maior parte deles não são indicados apesar de servirem para iluminar o aquário, mas o espectro de luz não serve para as plantas.

 

 

Cumps,

Jorge Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende dos led's.

A maior parte deles não são indicados apesar de servirem para iluminar o aquário, mas o espectro de luz não serve para as plantas.

 

Pois... é só porque eu conseguia arranjar uma calha e os leds gastam menos que as lâmpadas normalmente usadas... mas de facto eu já li que para escolher leds é complicado. Tendo em conta que eu pretendo ter apenas anubias, é preciso ser muito exigente no tipo de luz? o equivalente a 11W por exemplo não é suficiente?

 

Eu já fui a outra secção do fórum tentar ler sobre isso mas é tudo demasiado confuso para mim :( não consigo entender nem metade do que dizem...

Editado por MafaldaPereira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... vou então investigar o preço de um sistema que dê para aplicar nesta tampa...

 

vi algo deste tipo...

 

http://www.aquael.pl/index.php?option=com_content&view=article&id=362%3Adecolight-&catid=51%3Aowietlenie&Itemid=409&lang=en

 

mas não faço a mínima ideia do preço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para instalar um lampada dessas e necessario modificar a tampa.

E o problema das lampadas que assentam num clipe lateral, que tem de ser encaixado no vidro vertical.

 

Para esse aqua e melhor armaduras convencionais. Para 9W ha por ex. estas da Boyu:

 

http://www.boyuaquar...p?ArticleID=402

 

Mas nao sei onde encontrar.

Numa boa loja devem ter algo do genero, as marcas china sao mais baratas.

 

Para Leds tens BeamsWork 33

 

http://www.fish-street.com/aquarium_beamswork_nano_led_lighting

 

Tenho uma com bons resultados, mas custa 50 euros.

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aaaaaaah... pois :s eu pensei que o encaixe daria... mas de facto vendo bem o esquema não dá. obrigada pela chamada de atenção.

 

Eu vou à loja onde comprei o meu aqua, que é assim uma loja local e não franchising, e perguntar se têm a lâmpada e calha que é suposto encaixar ali, e logo vejo o preço. Se não me agradar procuro então alternativas tipo essa.

 

Muito obrigada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fazer desovar peixes e facil, fazer eclodi-los e mais dificil, criar os pequenotes e ainda mais dificil. Nao e para principiantes!

 

Epah, eu estive a observar e acho que uma das fêmeas está mais cheia que o normal... às tantas também vai desovar. Ela há dias não estava assim mas de facto está muito maior...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os tanitchys criam e reporduzem-se facilmente.

a única coisa que aconselho é colocar água nova e os peixes lá dentro durante dois dias, com berlindes ou pedras no fundo.

retiram-se ao fim de dois dias e depois aparecem os alevins que terão de ser alimentdos com comida micro.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim colocas noutro aquário e aparecem os alevins no aquário onde isolaste o casal.

eu comprei comida micro da jana, mas existe de outras marcas, penso que artemia dê, mas nunca usei para alevins-.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim colocas noutro aquário e aparecem os alevins no aquário onde isolaste o casal.

 

Uma coisa, esse aqua precisa de ter filtro? é que eu não tenho mais. Aqua ainda tenho um outro de 15L praí mas não tenho filtro pra lhe pôr... Só posso meter a água e as gotas de tratamento...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O musgo de Java da-se bem em aquas interiores sem aquecimento.

 

Eu tive um tufo num pote numa janela 1 ano e nao morreu: tem de ser o musgo basico, nao as variantes sofisticadas.

Ainda tenho esse tufo num aqua de 30cm a janela, sem mais nada, sem TPA, sem filtro, zero manutencao.

 

hoje fui comprar mais 2 anubias e aproveitei para encomendar musgo :) amanhã em princípio já cá está. Só me custa é o preço das anubias :s eu escolho bem grandes e com muitas folhas já, porque são todas ao mesmo preço, independentemente do tamanho. Mas 5€50 o vaso é muito dinheiro :s

O senhor da loja disse-me que o musgo é entre 2 e 3€... Vou estudar como se instala.

 

Ah e lá na loja têm lâmpadas para este aqua entre 27 e 32 euros. Próximo investimento está-se mesmo a ver onde vai ser... aaaaai aquariofilia, porque és tão cara! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epa qualquer membro daqui que more perto podia dar-te um tufo de musgo!

 

E so colocar no fundo com uma pedra por cima para fixar, ou entalar entre um tronco e o vidro.

 

O musgo nao tem nada que saber.

 

O investimento em bom material compensa porque dura muitos anos.

Ha outras formas de poupar dinheiro na manutencao a longo prazo, como quimicos e reagentes so teoricamente uteis. Se nao se fizer esses gastos o custo de manutencao de um aqua e mto baixo.

 

Claro que se fores para a criacao necessitas de mais um aqua, etc...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ooooh nem me lembrei de perguntar aqui no site... agora já encomendei, não vou fazer a desfeita ao senhor. Mas lembraste bem e da próxima procuro por aqui se precisar de mais flora. já agora sabes dizer-me se o preço das anubias anda dentro dos preços praticados? ou está puxadote?

 

é assim tão fácil pôr o musgo? pensei que fosse mais difícil prender... presumo que se espalhe por si próprio... é que eu vi pessoal a prendê-lo a umas malhas e aquilo pareceu-me mais elaborado que só entalar ou por pedra por cima. Mas se dizes que é assim, assim vou fazer!

 

Para já só a anubias já está a fazer alto sucesso!

 

Opah é caro mas acho que neste caso vale a pena. é um hobby fascinante. Agora durante uns dias não vou ter oportunidade, mas quando estiver mais liberta vou montar um 3º aqua para tentar a criação. A ver se tenho sorte :)

 

(btw, o meu kinguio está a adorar a nova anubias. ela é muito grande e está cheia de folhas e ele vai roçar-se todo nela)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O musgo tem que ganhar "raizes" para se prender a um tronco, pedra, fundo, etc.

Por isso tem que estar fixo de forma a agarrar-se.

Plantas não sei se servem para o teu aquário, mas tenho cabombas a mais LOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epah as cabombas são super interessantes e bonitas e eu vi-as lá na loja ainda hoje quando fui buscar anubias, mas no aqua do kinguio não posso pôr senão ele come e no aqua dos tanichthys também não posso porque não tem iluminação ainda e elas precisam de luz :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Hoje finalmente meti musgo de java neste aqua. até ver, não podia ter sido melhor! os tanichthys estão a adorar!

 

http://i485.photobucket.com/albums/rr218/wabiwabi_2008/fish/SDC10607.jpg

http://i485.photobucket.com/albums/rr218/wabiwabi_2008/fish/SDC10619.jpg

http://i485.photobucket.com/albums/rr218/wabiwabi_2008/fish/SDC10620.jpg

 

Confesso que ainda não está bem bem ao meu gosto mas para já vou deixar assim... esperar que o musgo cresça e tape a ponte de cerâmica por completo.

 

Iluminação ainda não tenho. A que tem foi só para a foto. Estou à espera que chegue uma lâmpada pelo correio.

 

opiniões? :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.