nano 20L com tanichthys albonubes


MafaldaPereira

Recommended Posts

Boas!

 

Neste momento tenho um aqua de capacidade bruta 20L (o aqua tem mais ou menos 30x20x42 que dá perto de 25L) vazio. Já teve 2 peixinhos dourados (não me lembro do nome científico) mas morreram os 2 (era a minha irmã que tratava do aqua e não deve ter feito bom trabalho ou quê. eles tiveram hemorragias internas e morreram).

 

Para o aqua tenho um filtro interno, areão claro de pedrinhas médias e algumas plantas artificiais e daquelas "grutas" decorativas.

 

(para aqui não interessa mas tenho um outro aqua de 54L com um peixinho dourado que fez agora 8 anos. vive sozinho porque tenho medo de introduzir novos inquilinos... aliás, o peixe é o que está no fundo da minha foto do perfil. o aqua não é esse.).

 

Bom. O que eu queria era mudar de perspetiva e apostar num aqua mais... natural. Andei a investigar mas continuo com muitas dúvidas sobre o que posso ou não meter num nano.

 

O nano vai ser de água fria (água da torneira).

 

Eu gostava de ter tanichthys albonubes. Sei que eles gostam de viver em cardume e reproduzem-se com alguma facilidade. Pensei em colocar talvez 5 ou 6. Pode ser?

 

Também gostava de colocar plantas verdadeiras, mas como nunca tive não sei como cuidar delas. Isto porque eu já vi vídeos e fotos de aquas com tanichthys albonubes e todos eles têm plantado... muito!

 

Que tipo de plantas é que estes peixes gostam? É possível ter estes peixes mais plantas num aqua pequeno?

Também li que para estes peixes o fundo deve ser fino (tipo areia?) mas já vi aquas com fundos escuros e de areão médio. o meu areão dará? é compatível com plantas verdadeiras?

 

E que condições deve ter a água para suportar plantas e os peixes? tenho que prestar atenção a coisas como ph? é que eu tenho o meu goldfish há muitos anos e nunca liguei a isso e ele vive bem...

 

basicamente o que eu queria era que alguém me aconselhasse sobre como e o que preciso para montar um nano para tanichthys albonubes com plantado (de preferência que não ficasse muito caro).

 

já agora, eles vivem com plantas artificiais? como ainda não vi, fiquei com a dúvida.

 

Agradeço desde já as opiniões! tudo é bem-vindo!

Editado por MafaldaPereira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 62
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Bem, tens um aqua mais ou menos do tamanho do que estou a cuidar agora.

Embora há quem diga que os Tanichthys (falso neon) se dê com água fria, pelo que me consta eles vivem muito menos e são muito menos activos. Logo, investe no termostato (25w deve ser mais que suficiente) e põe isso a funcionar a água quente!

 

Quanto a plantas, uma vez que estás a começar começa com algo low tech.

Tens por exemplo:

Anubias

Fetos de Java

Musgo de java

Rabo de Raposa (cuidado que isto cresce que nem mato)

 

Aconselho-te ainda a investires numa equipa de limpeza, mas devido ao tamanho do aquario, talvez uns 6 ou 7 camarões.

 

Cumps, João Martins.

<a href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=190957&hl=&fromsearch=1' class='bbc_url' title=''>Nano Plantado (20L)</a> - <a href=' http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=191750&hl=&fromsearch=1' class='bbc_url' title=''>Hidden Valley (NOVO PROJECTO)</a>

 

Cumprimentos, João Martins.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mafalda, estou exactamente na tua situação: Os tanichtys são os peixes que vou também introduzir no meu aquário de 20L e antes disso tive 2 peixes dourados, porque erradamente me tinham recomendado como os melhores peixes para um iniciado.

 

Já fiz muita pesquisa sobre os Tanichtys e nunca vi nenhuma informação que falasse em que eles se dão melhor com água quente. São peixes que existem nas zonas altas da China, onde a temperatura é baixa no inverno e chegam a suportar temperaturas da água ao nível dos 5ºC, mas o ideal é que estejam a temperaturas à volta dos 18ºC (a água da torneira serve perfeitamente, porque normalmente se mantém no aquário a essas temperaturas). Também aguentam até aos 28ºC, mas isso não são condições naturais do seu habitat. Vou comprar uns 5 ou 6 porque adoram andar em cardume e para respeitar a regra do 1cm/1 litro de água, já que estes peixes podem atingir os 4cm.

 

Portanto, se não queres gastar dinheiro num termostato (como eu) acho que podes avançar assim mesmo.

 

Já quanto ás plantas, confesso que não te posso ajudar muito, porque não percebo nada de plantas. Já falei com algus especialistas que me disseram que esses peixes preferem plantas naturais apenas para se reproduzirem e que podes perfeitamente não as ter se o objectivo não for a reprodução. Eu também vou começar sem as plantas... para não encarecer as coisas, já que para manter as plantas tens que gastar também dinheiro com a manutenção das plantas e não só com os peixes, para além de as plantas também afectarem as condições da água o que pode complicar ainda mais a manutenção, nomeadamente no que diz respeito ao pH. Eles dão-se bem com pH entre 6.8 e 7.2, portanto convém ter alguma atenção a isso, mas não é muito diferente do que suportam os peixes dourados... eu vou comprar um teste de ph apenas para me precaver.

 

Esta é apenas a minha opinião de novato, não quer dizer que esteja correcto, mas é o resultado da investigação que ando a fazer sobre esses peixes nos últimos 30 dias.

 

Espero que tenha ajudado alguma coisa, ou pelo menos aberto um pouco mais a discussão deste tópico.

 

Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois realmente eu li que eles se dão em águas mais frias, e como não tenho termostato e queria gastar pouco, pensei que seriam ideais. Além disso o sítio onde eles vão ficar não é muito frio, e tendo em conta que o filtro é interno, sempre aquece um pouco a água... ou pelo menos ajuda a que não fique tão fria.

 

Em relação às plantas, fiz pesquisa no google para saber qual o aspeto delas. As rabo de raposa parecem-me muito giras. As outras eu conheço mas realmente não conhecia o nome. Só que lá está, como queria água fria, essas se calhar não dão. Tenho que investigar melhor...

 

Eu queria um aqua que tivesse um aspeto mais natural, daí ter pensado nas plantas. Mas de facto elas alteram os parâmetros da água e eu não tenho disponibilidade para comprar os testes e de andar sempre em cima disso :s o aqua não vai estar em minha casa. Se calhar vou optar por plantas artificiais suaves, já que os tanichthys me parecem muito frágeis.

 

Em relação ao fundo, que tipo de areão sugerem? o meu é tipo este http://www.mundodosa...10/03/bet01.jpg

Ficará mais agradável visualmente e para os peixinhos, ou outro tipo?

 

Mas vou dar mais uma olhadela nessas plantas e investigar.

 

Obrigada pelas opiniões!

 

Talvez um dia decida por águas quentes :) isto é um vício que vai crescendo!

Editado por MafaldaPereira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse areão que tens é o aconselhado para a reprodução, para que os ovos fiquem protegidos dos progenitores. Portanto, mesmo que não queiras reproduzi-los esse servirá perfeitamente.

 

Quanto à questão de esse areão suportar plantas naturais, que eu saiba não tem problema nenhum, mas pode ser que alguém tenha opinião melhor.

 

Sou da mesma opinião que tu em relação aos aquários de água quente. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fixe! Assim poupo no areão! :)

 

olha, e que plantas artificiais vais introduzir, ou já introduziste? Algum tipo específico?

São peixes que gostam de se esconder não é? eu tenho daquelas imitações de tronco/gruta, com entradas e saídas e plantas coladas... será que eles gostam desse tipo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... isso já não sei... de facto não há local nenhum onde se fale de plantas artificias. As que tenho são muito simples e leves. Eles gostam de nadar no meio do aquário e gostam de espaço para fazer os "sprints". Pelo que li, não se deve encher muito o aquário, porque eles são muito activos e não gostam de muitos obstáculos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exato. Eu vou tentar arranjar as mais leves possível. As que atualmente tenho são daquelas plásticas duras. Acho que para estes peixes não são as ideais. Mas realmente não encontro nada sobre estes peixes em aquas com plantas artificiais! pensei em arranjar mais "rasteirinhas" que altas, de modo a eles terem mais espaço para os sprints.

 

Só acho estranho haver tão pouca informação e tão dispersa sobre o habitat destes peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Reparei que as informações que há sobre o habitat destes peixes são muitas vezes cópias de outros sites e de revistas da especialidade, o que limita um bocado a percepção geral das suas necessidades, porque as opiniões etão algo viciadas.

 

Realmente é pena que não haja muito mais informações e mesmo nas lojas da especialidade os vendedores não lhes dão muita importância, porque infelizmente parece que os peixes de água fria são o parente pobre da aquariofilia. O que me deixa algo decepcionado quando tanta gente me tenta convencer a montar um aquário de água quente.

 

É verdade que há muito mais variedade e beleza nos peixes de água quente, mas cada um deve escolher a opção com que se sente mais confortável e que pode suportar. Quando vi os Tanichtys e soube que eram de água fria... nem pensei duas vezes! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exatamente... é evidente que os aquários de água quente são bonitinhos e parece haver mais variedade... mas de facto ainda não tenho perfil (pelo menos para já) para montar um aqua de água quente.

Só que infelizmente parece não haver incentivo nenhum para o desenvolvimento de ambientes de água fria... por incrível que pareça na internet não se encontra muita informação sobre o tema. Eu também pouco sabia de peixes de água fria, pensei que eram só os tradicionais goldfishes. Evidentemente que quando soube destes fiquei logo entusiasmada.

Mas mesmo nas lojas parece que são vendidos "para morrer". assim é difícil. pouco incentivo e pouca informação. não é fácil. vou tentar fazer o melhor que posso. não há-de ser nada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É sem dúvida um dos melhores links que já vi sobre os Tanichtys.

 

Quanto aos próximos passos, vamo-nos mantendo em contacto para partilhar alguma experiência... podem ir surgindo boas dicas para partilhar.

 

Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

nesse link tens um vídeo de um aqua dedicado aos Tanichtys feito pelo George Farmer (aquariofilista conceituado). Basicamente, os Tanichtys são peixes muito resistentes e ideais (mas não só) para "novatos". No seu ambiente natural, vivem em zonas rochosas sem muitas plantas (como podes ver no vídeo) Podes tentar fazer uma coisa parecida. Claro que alguma vegetação não faz mal. Elodeas, ou anúbias ou musgo de java servem perfeitamente e não requerem nem água quente nem grandes cuidados. Eu não usaria plantas artificiais mas é uma questão de gosto.

 

Quanto à temperatura: como o aqua é para manter dentro de casa não te tens que te preocupar. É mais que ideal para estes pequenos peixes. Já agora, têm um comportamento muito giro com demonstrações de barbatanas espetaculares - são sem dúvida uma espécies menosprezada. Arranja pelos menos uns 5 ou 6. São muito fáceis de reproduzir, mas senão estiveres com atenção é provável que nem sequer vejas as crias (são minúsculas e o filtro provavelmente mata-as).

 

abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu realmente andei a investigar plantas (para pôr no meu outro aqua) mas lembrei-me de um pormenor que acho fundamental. Além deste meu aqua pequeno não ter fonte de luz, a minha irmã desliga o filtro à noite. provavelmente foi isso que matou os primeiros inquilinos. O filtro é desligado das 11 da noite até aí às 7 da manhã mais ou menos... logo penso que será impossível ter plantas naturais. eu já a tentei fazer ver que os bichinhos precisam do filtro mas ela diz que não aguenta o barulho a dormir :s não há volta a dar.

 

Desde que amanhece até que o sol se põe o compartimento onde está o aqua tem muita luz natural. O sítio é bastante iluminado (sem luz direta do sol). Será que isso ajuda?

 

entretanto vou postar noutro local do fórum umas questões sobre as plantas para o meu outro aquário.

 

Só tenho pena de o meu aqua de 54L só ter um kinguio e eu não poder meter lá mais bichinhos. Adoro os tanichthys!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

ola boas

eu mantenho tanicthys a ja algum tempo inclusive ja se reproduziram ca em casa, de tal maneira que os excedentes estao num tanque no exterior e eles vivem la bem de maneira que se voces gostam destes pequenos adquiram nos pois vale a pena mesmo que seja em agua fria, em relação as plantas todas as que se falaram aqui nao requerem muita manutenção mas eu tambem nunca dispenso o musgo de java

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Instalei hoje 11 tanicthys. Finalmente consegui encontrar um sítio que os tivesse. Estavam misturados com outras espécies semelhantes e tive que ser eu a escolhê-los e infelizmente só consegui 2 fêmeas. Nunca tive tanta dificuldade em lidar com seres vivos, foi terrível para os pescar. Ao fim de 7 já tremia por todo o lado. São tão pequenos e delicados.

Bem, como era tudo misturado não consegui escolher bem e só vieram 2 fêmeas, o que acho ser pouco para 9 machos. Vamos lá ver.

Não instalei plantas nenhumas, apenas pedras de rio com sítios suficientes para se abrigarem caso queiram.

Estavam em água a 20ºC por isso deixei-os aclimatarem-se e parecem-me estar bem. A água está ligeiramente acima da temperatura ambiente porque o filtro interno ajuda a aquecer um pouco a água. Estão é num aqua de 25L, ligeiramente maior ao que inicialmente tinha em mente. Estão bastante ativos, a nadar em cardume, apesar de haver um que se isola um pouco mais.

E pronto!

Estou super contente com eles e espero que durem tanto como o meu outro peixinho está a durar. São super engraçados, ativos e bonitos.

Quando tiver fotos decentes partilho. O meu telemóvel tira fotos terríveis!

 

Obrigada a todos pelas vossas opiniões!

Editado por MafaldaPereira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Mafalda,

 

Se calhar 11 são demais para o teu aquário. Eu acabei por comprar 6 (4 há 3 semanas e +2 ontem) e penso que já está no limite para o meu aquário de 20L.

 

Tive mais sorte com a distribuição dos sexos... na primeira série vieram 3 fêmeas e 1 macho. Já os que comprei ontem são um pouco mais pequenos portanto ainda não percebi bem, mas parece ser 1 fêmea e 1 macho.

 

Também tenho uma que se isola um pouco mais e anda mais escondida, para além disso tem horários do dia em que parece perder a coloração.

 

De resto também estou contente com a escolha, são muito activos e divertidos até porque aproveitam todos os espaços do aquário e não sujam muito (nem se compara aos goldfish).

 

Esperemos que sejam tão resistentes como dizem ser. :)

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como prometido, aqui vai uma foto da minha equipa de futebol.

 

http://i485.photobuc...abi_2008/13.jpg

 

Eu comprei 11 (leve 11 pague 10) porque quando os comecei a apanhar pareceu-me que 6 era muito pouco. Eles são minúsculos. De qualquer maneira, se eu começar a achar que são muitos e estão apertados, levo alguns para minha casa para o outro aqua que tenho.

 

Se calhar vou instalar uma anubias. Eu li que eles gostam de vegetação... tens alguma no teu aqua Pedro?

 

Realmente tiveste mais sorte com as tuas proporções. Parece-me que no meu caso vão ser 7 cães a 1 osso.

Eu hoje comecei a reparar que há 1 que tem cores mais vivas, abre muito as barbatanas e de vez em quando passa-se e começa a enxotar os outros. Eu li que são peixes pacíficos por isso achei estranho o comportamento. Não sei. Se calhar quer as fêmeas só para ele.

 

Já agora uma pergunta, como os alimentas? nº de vezes, quantidades, tipo de comida...

Editado por MafaldaPereira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Mafalda,

 

De facto, não tenho plantas no meu aquário... apenas uma artificial. Não me sinto preparado para ter que gerir outros seres vivos para além dos peixes. :)

 

O macho que tenho do primeiro grupo está sempre a "bicar" as fêmeas, isto é, parece que anda sempre a esbarrar contra elas e a provocá-las, tanto que elas estão sempre a fugir dele. Por isso, imagino que no teu caso seja o macho dominante a tentar mostrar força aos outros machos. E de facto, as cores do macho são bem mais vivas que as das fêmeas.

 

Não sei se é da foto ou a decoração, mas o teu aquário parece ter mais que 25 litros... tendo em conta que não vais colocar outras espécies até poderá não haver problema nenhum em manteres os 11 aí, até porque eles não crescem muito mais.

 

Quanto a comida... estou um bocado por minha conta, mas dou-lhes 2 vezes por dia. Tenho dado flocos de 2 tipos diferentes, mas tenho que esmagar (partir em vários bocadinhos minusculos) porque senão não conseguem meter naquelas bocas minúsculas. É complicado dizer-te quanto dou, mas como antes tinha 2 peixes dourados... posso dizer que dou metade da comida para o dobro dos peixes. Em 30 segundos comem tudo.

 

Infelizmente, um dos novos peixes está uito tempo parado quase á tona da água e não se está a interessar muito pela comida, mas não vejo outro sinal de doença, nem sequer perda de cor... pode ser que esteja só com dificuldades de adaptação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha eu meti uma anubias nana no meu outro aqua e para já está a dar-se bem... também só passou uma semana. Para já não deu trabalho nenhum. Amarrei-a a uma pedra com sediela, meti a quantidade necessária de líquido próprio para plantas e está na zona com menos luz do aqua. Elas não precisam de substrato nem de muita luz nem nada trabalhoso. O meu douradinho adora roçar-se nela. Se calhar podias experimentar uma dessas. É só uma sugestão :)

 

estou à espera que ela se desenvolva mais para a dividir e depois instalar neste aqua mais pequeno, a ver se eles gostam.

 

Pois eu dou-lhes floquinhos iguais aos que dou ao douradinho mas muito esmigalhados. Eles comem num instante! É incrível!

 

Ontem 1 dos meus estava também mais à superfície e mais isolado. É o mais pequeno de todos e se calhar cansa-se mais a nadar contra a corrente ou quê. Hoje já estava integrado. Pode ter sido também da diferença térmica da água.

 

Mas realmente aquele macho anda a chatear um bocado o resto do cardume. É incrível como eles não são nada independentes. É raro vê-los isolados. Uma pessoa habitua-se aos douradinhos que andam por todo o lado a debicar nas pedrinhas do fundo e a cuscar tudo, e depois estranha estes :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já tive uma baixa num dos peixes que comprei a samana passada, tenhó um tópico aberto para esse tema.

 

Quanto ás anúbias é uma boa hipótese a considerar, mas atendendo aos problemas que estou a ter com os peixes acho que prefiro estabilizar o aquário e mais tarde pensarei nisso.

 

É engraçado que ao principio os meus peixes não andavam muito em cardume, até porque um deles andava sempre muito escondido, mas agora que fiquei com 5 já andam todos juntos.

 

Penso que será normal que ao principio alguns tenham comportamentos tipicos do stress de mudarem de aquários e de condições. Espero que ao fim de umas semanas estabilize.

 

Agora tenho um que ficou com a mandíbula presa... uff :thumbdown2:

dsc07683k.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ooooh coitadinho :s

 

Será que engoliu alguma pedrita?

 

Os meus estão em casa da minha irmã, só os vejo ao fim de semana. Espero não ter nenhum desgosto quando lá chegar na 6a! Ela diz que para já estão bem...

 

Provavelmente o que morreu já vinha doente... era o que andava mais à superfície?

 

Pois estabiliza o aqua primeiro e depois pensa então na hipótese da anubias. Dá outra vida e ajuda também à qualidade da água.

 

Boa sorte! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho pedras pequenas no aquário... a única explicação que encontro é que eles atacam logo a comida que está a superficie e naquela ânsia de comer poderá ter deslocado a mandíbula. Não sei...

 

Já lhe dei comer outra vez e a verdade é que é das que come mais, mas tem que usar uma técnica especial que a faz largar uma bolha sempre que engole um bocadinho de comida. É também a maior do aquário.

 

Sim... o que morreu ela aquele que estava mais parado e que não tinha vontade de comer. Foi tudo muito rápido.

 

Quanto às plantas, vou fazer isso... estabilizar e quando me sentir confiante vou experimentar essa solução.

 

Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epah os animais adaptam-se! :) se para já está bem, então ótimo!

 

Ontem dividi a minha anubias em 2. A ver se a parte mais pequena cresce e ajuda a dar corpo ao aquário.

 

Segundo a minha irmã os tanichthys são autênticos tubarões na hora da refeição! E para já estão bem instalados. Ela diz que agora já não os vê tão em grupo, que já se espalham mais pelo aquário.

 

:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ora hoje decidi trazer o meu aqua com os tanichthys para minha casa, dado que a minha irmã era uma desleixada a tratar deles.

Após uma viagem atribulada de carro os pobrezinhos cá estão bem instalados, a viver em frente ao meu kinguio.

Rearranjei o layout e meti um filhote da minha aunubias nana e daqui a uns dias vou comprar outra assim grandinha para encher mais. Pelo que sei eles gostam de se esconder e dá outro ar, além de ajudar à qualidade da água.

 

Bom, depois disto tudo a minha questão é: que lâmpada aconselham? Plantas é a anubias que não necessita de muita luz, o aqua tem 20 e qualquer coisa L brutos. Eu não quero muita luz mas algo que seja suficiente (os peixes e a planta na loja estavam praticamente constantemente às escuras).

 

Eu queria conselho quanto a marca, tipo de lâmpada, baixo consumo... eu tinha pensado em leds, mas não entendo nada disso.

 

No meu outro aqua tenho uma aquael de 11w que vinha com o aqua. A diferença é que nesse já havia calha para encaixar a lâmpada e neste não tenho. Logo não sei como hei-de fazer.

http://i485.photobucket.com/albums/rr218/wabiwabi_2008/fish/SDC10555.jpg

A tampa é assim.

 

Aceito sugestões!!! :)

 

Já agora uma foto do conjunto... falta 1 que estava escondido :)

 

http://i485.photobucket.com/albums/rr218/wabiwabi_2008/fish/SDC10559.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.