pedro.m.p.silva

Membro
  • #Conteúdo

    49
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Oeiras (Lisboa)
  • Localização
    Carnaxide

pedro.m.p.silva's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. Ok. Vou então tentar não me preocupar muito. Se fosse um lago sempre caíam lá uns mosquitos ou outros microorganismos, mas dentro de casa não lhes calha nada. Obrigado pelas respostas.
  2. A sério? Custa-me um bocado a fazer isso... no outro dia fiz um teste quando estive 2 dias fora e os artistas ficaram chateados comigo... estavam todos muito pálidos, sendo que dois deles até se recusaram a comer durante mais 1 dia. A questão é que nos primeiros dias até poderá cair muita comida (possivelmente até demais), porque está toda esmigalhada, mas depois... com a humidade e condensação da água a comida vai ficar agarrada às paredes do alimentador.
  3. Boas, Tive peixes dourados durante dois anos e sempre que ia de fim de semana para fora, tinha um alimentador automático que se activava de 12 em 12h e usava granulado já que era mais facil de controlar as quantidades. Quando estava fora mais que uma semana... levava-os comigo (se tivesse condições para o fazer). Agora tenho Tanictis albonubes (há quem também lhes chame white clouds ou falsos neon) e só comem coisas mais pequenas (tenho que esmagar os flocos e outras comidas em pedaços minúsculos). Pela minha experiência com o meu alimentador automático, os bocados pequenos agarram-se às paredes do alimentador e é impossível controlar a quantidade que sai (muitas vezes não sai mesmo nada). Não tendo hipótese de deixar os peixes com alguém ou de ter alguém que vá a minha casa para os alimentar, como é que o pessoal aqui do fórum faz quando vai uns dias para fora? Obrigado.
  4. Eles até nem são caros (entre 1,45€ e 1,60€), mas a loja fica longe demais para um desempregado (isto é... gasto mais em gasolina que no peixe), por isso tenho que esperar até haver mais tarefas para fazer perto da loja... possivelmente para a próxima semana.
  5. A ideia era essa, mas como um deles morreu... ainda só ficaram 5.
  6. É de cardume sim. Eu coloquei os dois que comprei em quarentena... quando um deles morreu não deixei o outro sozinho, foi logo para o aquário principal. Mas essa também parece ser uma explicação para aumento de stress que faz com que tenha aprendido a lição em relação a colocar peixes de quarentena.
  7. Ok. O peixito entretanto já conseguiu levar ao maxilar ao sitio, já voltou ao normal uns 4 ou 5 dias depois. O novo peixe foi introduzido no aquário principal e adaptou-se muito bem, não se esconde nem é atacado pelos maiores... andam sempre juntos e embora haja alguma variação de cores ao longo do dia, parecem todos saudáveis.
  8. Sem fotos e tamanho do aquário vai ser dificil alguém ter alguma coisa para dizer. Tipo de filtro? Capacidade do filtro? Temperatura da água? PH da água? Etc...
  9. Não tenho pedras pequenas no aquário... a única explicação que encontro é que eles atacam logo a comida que está a superficie e naquela ânsia de comer poderá ter deslocado a mandíbula. Não sei... Já lhe dei comer outra vez e a verdade é que é das que come mais, mas tem que usar uma técnica especial que a faz largar uma bolha sempre que engole um bocadinho de comida. É também a maior do aquário. Sim... o que morreu ela aquele que estava mais parado e que não tinha vontade de comer. Foi tudo muito rápido. Quanto às plantas, vou fazer isso... estabilizar e quando me sentir confiante vou experimentar essa solução. Boa sorte!
  10. Eu já tive uma baixa num dos peixes que comprei a samana passada, tenhó um tópico aberto para esse tema. Quanto ás anúbias é uma boa hipótese a considerar, mas atendendo aos problemas que estou a ter com os peixes acho que prefiro estabilizar o aquário e mais tarde pensarei nisso. É engraçado que ao principio os meus peixes não andavam muito em cardume, até porque um deles andava sempre muito escondido, mas agora que fiquei com 5 já andam todos juntos. Penso que será normal que ao principio alguns tenham comportamentos tipicos do stress de mudarem de aquários e de condições. Espero que ao fim de umas semanas estabilize. Agora tenho um que ficou com a mandíbula presa... uff
  11. Até mete medo! Quando lhes dei comida esta manhã ainda não estava assim, mas quando voltei por volta da hora do almoço estava com este aspecto. Parece que deslocou a mandíbula... não parece ter nada na boca, só espero que não prejudique a sua capacidade de se alimentar. Já procurei por doenças que provoquem deformação da mandíbula, mas o que encontrei foi uma doença em que a deformação da mandíbula é o culminar de outros sintomas bem mais visiveis e que ela não tem nem nunca teve.
  12. Entretanto... como um mal nunca vem só... um dos peixes do aquário principal de repente ficou com este aspecto "agressivo", ou seja parece que ficou com a boca presa e não a consegue fechar. Alguém sabe o que possa ser?
  13. Pois... acho que tens toda a razão. Já tinha pensado nisso... sempre que se muda de aquário, por muitos cuidados que se tenham, temos sempre o risco de os estar a stressar. Já que aparentemente parece estar tudo bem com este, mais vale estar stressado e bem acompanhado do que stressado e sózinho. Vou mudá-lo hoje!
  14. Bem... o aquário que tenho extra também não serve para quarentena, porque é muito pequeno. A minha ideia era ter lá os peixinhos 2 ou 3 dias para perceber se lhe aparece ictio ou algum comportamento estranho antes de os passar para o aquário principal. A verdade é que um deles acabou por morrer 24h depois de o comprar. Os sintomas que lhe detectei são compatíveis com sinais de stress, ou seja, falta de apetite, timidez e muito parado ao contrário do seu companheiro. Agora estou num dilema, mudei 50% da água do aquário de quarentena e não sei se deva manter lá o outro peixe ou mudá-lo já para o aquário principal já que continua a comportar-se normalmente. Às vezes queremos tanto seguir as regras que acabamos por fazer pior...
  15. Boas! Comecei por comprar 4 tanictis para saber se se ambientavam. Esperei 3 semanas e agora comprei mais 2, porque o aquário principal não pode levar mais que 6. No entanto, optei por colocar estes novos num pequeno aquário de quarentena com 8L retirados do outro aquário para não introduzir eventuais doenças no aquário principal. Estão lá há 2 dias. Claro que este aquário não tem as mesmas condições do principal: é mais pequeno e não tem filtro nem esconderijos. As minhas perguntas são as seguintes: 1) Quando introduzem peixes novos também os colocam em quarentena ou introduzem logo no aquário principal? 2) Se os colocam em quarentena, quantos dias os deixam lá até os mudarem para o aquário principal? Obrigado pela vossa ajuda.