DIY-Esquema de movel de madeira...AJUDA


Recommended Posts

Só uma observação: o móvel do ZANITO é feito de aglomerado e não de faia. Ele não teve grandes questões com a resistência porque o móvel não era para um aquário.

 

A maior parte dos móveis que se compram aí são deste material. Se a estrutura estiver bem feita, aguenta perfeitamente. O maior senão que vejo no aglomerado é que absorve água como uma esponja, incha e fica logo arruinado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

eu acho que arranjar a madeira não tenho problemas, porque um amigo do meu pai pode-me arranjar...se não me arranjar tem que ser de ferro... :)

Mas gostei do último esquema do rui... ;)

pessoal, digam la o que me aconselham? :D

...tEaM vOnVaTiNg!... a bombar!! LOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é madeira prensada, o agloemrado, igual ao que se vende na slojas. Unica diferença é que os das lojas são revestidos com aquela capa preta, o meu foi em Faia. Outra coisa, os móveis madeira têm sempr eo senão de com os anos a madeira ceder, com pesos muito grandes, devido a mudas água que pingam sempre, humidades etc. Queria fazer um para um aqua de 150*60*60 e desisti, 1º porque numa estância de madeiras me xamaram maluco por querer fazer com essse tipo estruturas que ai se vêm, 2º porque a alternativa inox ou ferro bem tratado nunca estraga, dura para sempre.

 

;)

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, ja fiz varios moveis e ainda nenhum caiu,e concordo com o Zanito pk sai mt mais barato e fazemos como queremos. Uma coisa t digo nao faças em madeira maciça pois essa sim pode partir e rachar com o tempo, o ideal sera contraplacado marítimo mas é um pouco caro entao utiliza-se o aglomerado nunca menos de 18 milimetros com cor ou sem cor etc. O meu movel e praticamente parecido com o do Ruialexpedro mas tem 1,50mts. com gavetas e prateleiras etc e ainda nao caiu,o importante e dar-lhe travamento,cola cavilhas e parafusos....agora madeira com 20 e tal milimetros???? Acho ou quase tenho a certeza que os moveis que vendem com os aquas e tudo aglomerado.Se for simples vai ao esquema do zanito que tenho um igual.Espero ter-te ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

]

Deves ter toda a razão do mundo! :cry: não precebo grande coisa de madeiras... tá visto... :shock: é para isso que aqui estamos!

Eu também não percebo nada de madeiras :lol:

O que disse aqui foi aquilo que me informaram num vendedor de madeiras.

 

Quando lhe disse que pretendia um móvel que deveria suportar um peso global de acima de 300KG a resposta quase imediata do vendedor foi :

"Faça uma estrutura em ferro e forre a madeira... é mais seguro"

 

Os moveis que se vendem para aquário são de aglomerado, certo... mas a sua garantia é de 2 anos. Depois disso podem cair que já não são pedidas responsabilidades.

E podem sempre argumentar que foi erro de montagem.

 

Resumindo... por 100 euros (até bem menos se houver um soldador amigo) faz-se uma estrutura em tubo de ferro galvanizado, fica-se com uma estrutura de guerra e pode-se forrar depois a madeira.

Ferro galvanizado tem a vantagem que não enferruja e não é particularmente pesado.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mete as barras laterais ao nivel dos tampos, vir até a ponta para ser mais seguro, e não faças o móvel so com parafusos, usa palitos madeira com cola neles, para ficar mais seguro. Boa sorte, qualquer duvida apita

 

:oops:

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.