operaçao a oscar


five pra one

Recommended Posts

boas

 

comprei um oscar que estava a ser atacado por uma piranha,ele tem algumas barbatanas comidas e reparei que a barbatana do lado esquerdo e a dorsal aparentam estar com os filamentos partidopois ja que estao tortas,suponho que foi de algumas dentadas.

 

a minha duvia e a seguinte, sera que akilo se cura e fica direito pois estao mm mt tortas ou devo anestesiar o peixe e cortarlhe a parte lesada permitindo assim que a barbatana se regenere saudavel e direita ?

 

abraços

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se anestesiares e cortares o peixe provavelmente acabaras com um oscar morto ou pela imorragia ou por acção bacteriana, ele acabara por se auto regenerar se as condições do aquario estiverem impecaveis mas em casos de danos mais graves acabam por ser para toda a vida (é uma questão de tentares dar lhe todas as hipoteses de se auto curar e esperar para ver).

A cavalo da do não se olha o dente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a ponta da barbatana n e nem de perto altamente vascularizada, por isso se morre-se certamente n seria por hemorragia.

 

é assim tao dificil efectuar uma operaçao deste genero, caso o peixe n se regenere?

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acontece nestes casos é a ponta da barbatana (até á zona que está desaparecida) "cair" e voltar a crescer.

 

é assim tao dificil efectuar uma operaçao deste genero, caso o peixe n se regenere?

Quem garante que depois de ser cortada vai voltar a crescer?

Ainda pode é ficar pior.

 

Um conselho: deixa ficar como está. :wink:

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pq as barbatanas se regeneram.

ainda n tive peixe nenhum com barbatana rasgada ou arrancada que n voltasse a crescer.

 

mas neste caso o peixe tem as espinhas das barbatanas partidas.

 

mas pronto, tv seja melhor n mexer

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

ainda n tive peixe nenhum com barbatana rasgada ou arrancada que n voltasse a crescer.

Eu também não...

 

mas neste caso o peixe tem as espinhas das barbatanas partidas

Eu não vi nenhuma foto mas sei como está.

 

Sei isto porque já tive escalares e discus que, devido a brigas, partiram as barbatanas de lado (as tais espinhas a que te referes).

Acredita quando digo que, normalmente, a barbatana "cai/desfaz" e volta a crescer. Aconteceu nos 3 casos que tive em casa. :wink:

 

Espera mais uns dias...

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

por acaso n tenho nenhuma foto para por aqui, de qq das formas isto ja se arrasta a umas 2 semanas ou 3 e a barbatana n apresenta melhoras

mas pronto tb e uma coisa que deve demorar o seu tempo.

 

acho que n vou fazer nada durante os proximos tempos.

 

se ao fim desse tempo n e tiver alterado nada, vou ver se consigo arranjar o procedimento para essa operaçao, que n deve mm ser nada de especial. se calhar nem têm terminaçoes nervosas na barbatana e n seja necessario o uso de anestesia.

vamos la a ver, pode ser que regenere.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Olá, também acho que devias aguardar um pouco e deixar que se regenere por ele mesmo. Já foi dito e concordo....tenta manter a água o mais limpo possível.Existe no mercado um condicionador de água que ajuda a curar a feridas e elimina certas substâncias prejudiciais( cloro,cloramina, metais pesados). Boa sorte

DEDÉ»»»18«««

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi.

entretanto ja n tenho o oscar :D

de qq das formas acabamos por nunca o operar, e as barbatanas nunca se curaram, e sinceramente ja estou arrependido de n lhe ter cortado a barbatana.

 

aqui a umas semanas cortei as duas barbatanas peitorais a um cory de um amigo meu que ja tinha 2 tumores bem grandes.eram mm duas bolas de carne com um diametro de 0,5/1 cm

 

ao cortar o peixe n se mostrou incomodado, n reagiu sequer, e qd o pusemos dentro do aquario a respiraçao apesar de um pouco mais rapida que o normal, tb n estava assim tanto. so um pouco mais acelerada, e continuava a nadar bem.

 

depois de cortar e com a ajuda de um contonete desinfectei com betadine as barbatanas do bicho. foi um procedimento bastante rapido se bem que a espinha mais grossa seja um pouco dura.

uma delas depois de cortar n sangrou nada. a que tinha o tumor maior sangrou um pouco. antes de cortar via-se mm um vasinho que seguia pela barbatana que ia irrigar o tumor.

 

ate agora o tumor ainda n voltou a reaparecer e as barbatanas ja cresceram um pouco e estao a crescer certinhas.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais