Botija CO2 vazia


Recommended Posts

Boas,

 

Hoje passado 15 dias de CO2 a bombar deparei-me com a botija de CO2 Vazia, quando a comprei tinha no manometro da pressão dentro da mesma 50 bars pelo que pensei que estivesse mais ou menos cheia.

 

Tenho de confesar que como não era uma coisa que me preocupasse não tenho vindo a monitorizar isso, hoje cheguei a casa e zero :) nepia...

 

Duas questões, para encher se calhar só na 6ª feira o que implica ficar sem CO2 durante 4 dias, será que vai haver problemas para as plantas ?

 

Se calhar tenho uma fuga não é? não é normal ficar vazia em 15 dias? ou os 50 marcados no manometro não indicam nada disso e podia até a botija estar vazia?

 

Obrigado pelo apoio e sugestões,

 

Já agora onde encher? e que me possam verificar se a botija não tem fugas...

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Se tem capacidade de 2Kg, e descarregou em tão pouco tempo, tens várias hipóteses:

  • Tens uma fuga no sistema.
  • Estás a injectar CO2 a mais, mas aí já tinhas os peixes à tona de água.
  • A botija não estava cheia.

 

O facto do manómetro indicar 50bars não quer dizer que ela tivesse os 2kg de carga! Uma botija de 2Kg, com apenas 300gr de CO2 continua com os mesmos 50bars de pressão.

 

O único modo de verificar se a botija está realmente cheia ou não é pesá-la! Na própria botija está inscrita a tara. Ao peso total obtido terás de subtrair esse valor, dando assim a carga efectiva da botija.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Ainda bem que falas nisso david, eu tenho uma de 500 gr da TMC, e ela quando começa a ficar "vazia" vai diminuindo a pressão, sei que quando sai dos 50bar sei que dura mais ou menos 15 dias até ficar completamente vazia... quer dizer que só mm a chegar ao fim é que a pressão sai dos 50 bar não é?

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Registei-me hoje e vim ver o que se passa!

 

Já pensaram em arranjar um sistema gratuíto de CO2.

 

Já há muito tempo que uso e ... nada mau!

 

Bilfro

 

Como é que isso?

 

Sistema gratuito interessa ao pessoal todo :)

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tat, quanto tempo te dura a de 300g? eu tenho a de 500 gr e dá-me para perca de 6 meses a 2/3 bolhas por segundo...

 

Se houver sistema gratuito quem não quererá?

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

tudo depende de sistema para sistema. De qualquer das maneiras, 2kg em 15 dias parece-me excessivamente pouco pelo que sou da opinião dos outros em que deves ter uma fuga ou qualquer coisa do género.

 

Usa teflon nas ligações.

 

abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tat, quanto tempo te dura a de 300g? eu tenho a de 500 gr e dá-me para perca de 6 meses a 2/3 bolhas por segundo...

 

Se houver sistema gratuito quem não quererá?

 

abraço

 

Uns 4 meses a 1.5/2 bolhas por segundo. A magana já não leva bem os 300gr, da ultima vez foi 250gr.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos,

 

Eu estou esperançado que tenha sido a compra de uma botija vazia, o dono anterior não sabia se ela estava ou não carregada.

 

Precisosa dica essa do peso :) pensava que a pressão da botija ia diminuindo a medida que tinha menos gas :) quem não sabe é como quem não vê :):oops: :oops: bang

 

Quando montei um bocado a medo fiz os testes de agua com sabão e nada fazia bolhas mas sei la, se calhar passou-me alguma coisa... Uma pequena dúvida as fugas para perder CO2 só antes da valvula agula certo, depois também pode perder mas é menos significativo, estou certo?

 

Bem neste momento só tenho um peixe, e ele não está ainda a flutuar mas também só cá veio para no Domingo :) se calhor foi o magano que mamou o CO2 :character0050::naughty:

 

Amanhã já vou dar um pulinho para carregar a botija e ele diz que tem lá uma tina com agua para verificar fugas, o estranho é as peças não enferrugarem, a ver vamos...

 

Já agora mais uma pergunta, alguma maneira, sem ter de estar a pesar a botija de x em x meses de verificar se vamos ficar sem CO2?

 

MUITO Obrigado a todos...

Pedro Gil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

pensava que a pressão da botija ia diminuindo a medida que tinha menos gas

E é verdade... só que as nossas garrafas de CO2 não têm só gás... também têm CO2 líquido. Mas como os manómetros só te medem a pressão do gás, enquanto houver CO2 no estado líquido, mesmo que seja apenas uma gota, a pressão da fase gasosa é sempre a mesma (à volta de 60 bar para 25º C). Só quando todo o CO2 na fase líquida tiver evaporado e só restar gás, é que a pressão lida nos manómetros começa a descer.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Já agora, injectar CO2 no aquario, quando a botija já so tem gaz, é exactamente igual a injectar o CO2, quando a botija está cheia?

Sim... porque a pressão de saturação do CO2 a cerca de 25º C é à volta dos 60 bar. Mas a gente não injecta CO2 a essa pressão. Essa é apenas a pressão do gás que temos na fase gasosa dentro da garrafa. O pressão do gás é primeiro reduzida pelo redutor para cerca de 1~1.5 bar, que é ainda depois reduzida pela válvula de agulha. Só quando a garrafa está praticamente vazia (pressão do gás à volta de 1 bar) é que podemos notar diferenças na injecção.

 

Portanto se formos verificando quando já só existe CO2 no estado gasoso conseguimos ver o manometro a diminuir.

Exacto...

 

Decidi fazer uns "bonecos" no paint para que o fenómeno seja melhor compreendido:

 

CO2_01.jpg

Aqui a garrafa ainda tem bastante CO2 no estado líquido, mas tal como já foi explicado em cima, o manómetro só mede a pressão da fase gasosa.

 

CO2_02.jpg

Há menos CO2 na fase líquida, mas a pressão de saturação (para uma dada temperatura) é sempre a mesma.

 

CO2_03.jpg

Mesmo quando já só há um pouco de CO2 na fase líquida, a pressão de saturação continua a ser a mesma. E como é essa pressão que é medida pelo manómetro, podemos pensar que a garrafa ainda está praticamente cheia.

 

CO2_04.jpg

Mal acabe o CO2 na fase líquida ficamos apenas com CO2 na fase gasosa. Só a partir deste momento é que a pressão do manómetro começa a descer, à medida que vamos gastando CO2.

 

CO2_05.jpg

Como já temos uma pressão de CO2 gasoso menor, o manómetro indicará uma pressão menor. Podem entender a pressão como a concentração de moléculas de um determinado gás num dado volume.

 

Espero que dê para perceber melhor...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: Como podemos admitir que o peso do CO2 na fase gasosa é desprezável face ao CO2 líquido, fica claro que a única maneira fidedigna para sabermos a quantidade de CO2 que realmente ainda temos na nossa garrafa seja através de uma pesagem, como disse, e muito bem, o David Cabete.

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Melhor explicação era impossível Luís! :)

 

Por experiência própria posso dizer que quando noto que a pressão está a baixar isto quer dizer que normalmente fico sem co2 dentro de 2-3 dias (garrafa de 500g a 1.5bps). Por isso convém ir olhando.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Auauuauaua :) Luís isso é que é uma explicação já vi palestras menos elucidativas bowdown bowdown :dance:

 

Já ca tenho a botija cheia, não tem fugas, depois de mergulhada numa tina de agua. Agora é só esperar que não seja nas tubagens que se está a perder...

 

Já agora "M Vieira Unipessoal Lda" 5**** recomendo demais, deslocou-se de proposito à hora que eu precisava de ir e encheu-me a botija na hora, como vós digo 5****.

 

Muito obrigado a todos pela ajuda, fiquei a perceber um bocado melhor o sistema, agora é ir controlando o aqua, está com um bocado de algas mas tem sido limpo todos os dias e TPA's o mais frequentes possiveis.

 

Pedro Gil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.