Fertelização - Opinião


nuno407

Recommended Posts

Boa noite.

Tenho um aquario de 60 l (brutos) no qual ando a tentar manter plantas.

Tenho plantas de facil manutenção como a foxtail entre outras.

A minha duvida era

Actualmente uso fertelização liquida da aquatic nature (aqua-plant plus) 1 vez por semana tal como diz na embalagem. Gostaria de saber se este produto da aquatic nature é bom visto que aqui no forum nao é muito referenciado. Na loja tambem aconcelharam utilizar o aqua-plant 24 +activator mas não o adquiri. O que acham destes produtos?

Será melhor o famoso Tropica Plant Nutrition + ou o Tropica Plant Nutrition ? (a apicação destes produtos e quantas vezes por semana?)

 

Desculpem se as perguntas estão de alguma forma "desarrumadas"

 

Obrigado desde já a que partecipar no esclarecimento das duvidas ;)

 

Edit: Os produtos estão referenciados aqui

Editado por nuno407
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 90
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boa noite.

Tenho um aquario de 60 l (brutos) no qual ando a tentar manter plantas.

Tenho plantas de facil manutenção como a foxtail entre outras.

A minha duvida era

Actualmente uso fertelização liquida da aquatic nature (aqua-plant plus) 1 vez por semana tal como diz na embalagem. Gostaria de saber se este produto da aquatic nature é bom visto que aqui no forum nao é muito referenciado. Na loja tambem aconcelharam utilizar o aqua-plant 24 +activator mas não o adquiri. O que acham destes produtos?

Será melhor o famoso Tropica Plant Nutrition + ou o Tropica Plant Nutrition ? (a apicação destes produtos e quantas vezes por semana?)

 

Desculpem se as perguntas estão de alguma forma "desarrumadas"

 

Obrigado desde já a que partecipar no esclarecimento das duvidas ;)

 

Edit: Os produtos estão referenciados aqui

 

um e outro são iguais só que o + tem NPK

 

basicamente:

 

Tropica Plant Nutrition + (contem Macro-nutrientes: Nitratos, Fosfátos e Potassio e Micros-nutrientes: Boro, Ferro,Cobre,Cobalto, Manganês, Zinco...) tudo em 1

 

Tropica Plant Nutrition (contem só Micros-nutrientes: Boro, Ferro,Cobre,Cobalto, Manganês, Zinco...)

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então será melhor o Tropica Plant Nutrition +? (no meu aquario tenho 6 danio zebra rosa e um casal de kribensis e tenho +- 10 pés de plantas)

Este que eu uso da aquatic nature diz que não tem nem nitratos nem fosfatos.

 

Outra duvida: No meu aquario tenho um calha em que cabe apenas uma lampada. Esta lampada actualmente tem 15 w (10000k) mas pelo que andei a ler a potencia é insuficiente.... :s Será que poderei utilizar o mesmo condensador (aquela peça branca que parece um bateria) para ligar duas lampadas de 15 w de 4900kk? Será benefico?

Editado por nuno407
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então será melhor o Tropica Plant Nutrition +? (no meu aquario tenho 6 danio zebra rosa e um casal de kribensis e tenho +- 10 pés de plantas)

Este que eu uso da aquatic nature diz que não tem nem nitratos nem fosfatos.

 

Outra duvida: No meu aquario tenho um calha em que cabe apenas uma lampada. Esta lampada actualmente tem 15 w (10000k) mas pelo que andei a ler a potencia é insuficiente.... :s Será que poderei utilizar o mesmo condensador (aquela peça branca que parece um bateria) para ligar duas lampadas de 15 w de 4900kk? Será benefico?

 

boas.

sim eles são iguais sai é mais em conta o Tropica Plant Nutrition +

 

qual as plantas que tens?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

- Myriophylum Mezianum

- Ceratophyllum Demersum 'Foxtail'

- Myriophylum Matogrossensis

- Micranthemum Micranthemoides

- Musgo flame

- Salvinia Natans (flutuante)

- Riccia Fluitans

- Ludwigia Repens "rubin"

São estas as plantas ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

- Myriophylum Mezianum

- Ceratophyllum Demersum 'Foxtail'

- Myriophylum Matogrossensis

- Micranthemum Micranthemoides

- Musgo flame

- Salvinia Natans (flutuante)

- Riccia Fluitans

- Ludwigia Repens "rubin"

São estas as plantas ;)

 

bem amigo eu não conheço nenhuma dessas plantas :) pois também ando nisto a pouco tempo mas os pro dizem-te já qual a luz que necessitas e que se for plantas de baixa manutenção pode não ser necessário alterar a iluminação...

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ficarei então a espera ;)

Alguem conhece este produto? o carbon green da aquatic nature..

Hoje fui la a loja e disseram-me que este carbo green "substitui" o sistema de co2....e eu fiquei tipo..what the hell! como?!?!?

Alguem confirma? alguma explicação?

obrigado ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A explicação para esse facto é o facto desse produto ser uma fonte de carbono.

O sistema de Co2 faz a mesma coisa, injecta Co2 na água para as plantas aproveitarem o carbono na água.

Se com esse produto conseguires ter uma concentração de carbono equivalente à que os sistemas de co2 fornecem, então podemos dizer que pode sim substituir um sistema de co2.

Nunca exprimentei fazer isto mas pela teoria, parece resultar.

No entanto, deve ser dispendioso...

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

até não é.

10 euros por uma embalagem de 500ml que trata 50000 litros no meu caso aquario de 50l da supostamente para 1000 dias xD

Até não é xD

Mas para a fotossíntese precisa-se de co2 e nao de c......por isso e que não percebo...o objectivo do sistema de co2 e aumentar o metabolismo da planta devido ao aumento da pressão osmotica na membrana dos cloroplastos provocado pela diferença de concentrações.....por isso e que não percebo xD

explicação?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes sim usar esse metodo para adicionar Co2 ao teu aquario. Mas nao e tao eficiente quanto um sistema de co2 proprio para o efeito. Mas num aquario LOW-TECH isso serve bem,com plantas pouco exigentes e se o aquario nao for muito grande.

 

No meu HIGH-TECH uso co2 de botija.

Mas no LOW-TECH da minha mulher uso easycarbo. e basicamente o mesmo que esse produto que fizeste. E ate agora tem resultado mas no meu sistema as plantas cresceram num dia,o que ainda nao cresceram no dela em 2 semanas.

Tens que perceber que co2 por si so nao faz nada. Ao adicionares co2 precisas ter tambem luz e nutrientes suficientes para aproveitar esse boost que o co2 da.

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende. Se tiveres poucas plantas, esse sistema ate e capaz de ser melhor.

Mas eu pessoalmente ja usei a formula caseira e posso garantir que os resultados eram muito bons e o gasto era quase nenhum,se comparar os resultados do easycarbo neste aquario da minha mulher,com os do meu plantado que usava caseiro,entao acho que o caseiro da uma verdadeira sova no easycarbo.

Mas como disse cada aqua e um aqua. Este aqua leva apenas fertilizacao liquida semanal,pouca luz.

O meu tanque que usava caseiro,tinha 1 watt por litro e usava substrato fertil.

Nao podes pensar so no CO2. Como disse se nao houver equilibrio entre luz,co2 e nutrientes nao te serve de muito.

Se nao tens muita luz,nao usas substrato fertil esse sistema que falas e capaz de dar muitos bons resultados.

Mas nao podes comparar com um HIGH TECH cheio de luz,co2 e fertilizacao.

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois....vou então obtar pela fertilização liquida e depois o carbo.....parece a opção mais low tech xD

se depois quiser evoluir....lâmpadas novas e depois sim co2 caseiro e depois pressurizado!

tenho uma lâmpada de 15 w e o mal tb esta ai...para um aquario de 50/60 litros é muito pouca luz......tenho de modificar a calha para por duas lâmpadas.....O condensador de uma pode servir para 2 lâmpadas? a lampadas com 30w e 44 cm?

Obrigado pela ajuda ;)

Editado por nuno407
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois....vou então obtar pela fertilização liquida e depois o carbo.....parece a opção mais low tech xD

se depois quiser evoluir....lâmpadas novas e depois sim co2 caseiro e depois pressurizado!

tenho uma lâmpada de 15 w e o mal tb esta ai...para um aquario de 50/60 litros é muito pouca luz......tenho de modificar a calha para por duas lâmpadas.....O condensador de uma pode servir para 2 lâmpadas?

Obrigado pela ajuda ;)

 

De facto tens pouca luz. Mas aqui para os meus lados,vivo em inglaterra. A nova moda e mesmo o LOW-TECH, e tenho visto aquarios muito impressionantes, com pouca luz. Desde que tenhas plantas faceis,boa fertilizacao,boa circulacao de agua e algum co2,tenho visto aqui por este lado LOW-TECHS nao deixam nada a desejar a muitos HIGH-TECHS.

Densamente plantados,a diferenca e que o crescimento e mais lento. Aqui HIGH-TECH ja nao se usa tanto.

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Desde que tenhas plantas faceis,boa fertilizacao,boa circulacao de agua e algum co2,tenho visto aqui por este lado LOW-TECHS nao deixam nada a desejar a muitos HIGH-TECHS.

 

Se tens CO2, por definição, já não são low-tech.

 

Mesmo com pouca luz, a injecção de CO2 melhora muito a eficiência das plantas na captação de luz. Vê este estudo realizado pela TROPICA

 

http://www.tropica.com/advising/technical-articles/biology-of-aquatic-plants/co2-and-light.aspx

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Se tens CO2, por definição, já não são low-tech.

 

Mesmo com pouca luz, a injecção de CO2 melhora muito a eficiência das plantas na captação de luz. Vê este estudo realizado pela TROPICA

 

http://www.tropica.c...-and-light.aspx

 

Abraço,

 

GM

Aqui por estes lados eles eles dizem que com uma fertilizacao eficiente e bem controlada,e uma boa circulacao de agua conseguem compensar uma luz mais fraca.

Eu no inicio achei que estavam todos malucos.

Mas a verdade e que vejo por aqui aquarios plantados muito bons e poucos sao os que seguem o caminho do HIGH TECH.

Em relacao ao co2 tal como disseste a idea por aqui e que deve-se sempre adicionar algum porque e sempre melhor.

A diferenca para eles entre LOW e HIGH no co2 tem a ver como induzes co2.

Sendo o co2 de botija aqui ja considerado HIGH-tech e os outros Low.

De qualquer maneira em portugal ou inglaterra eu aconselho sempre o pessoal a verem o que podem fazer com o que tem antes de lhes dizer que a unica maneira e gastarem dinheiro nisto ou naquilo para o aquario.

Os tempos andam dificeis em todo o lado e para toda a gente.

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A diferenca para eles entre LOW e HIGH no co2 tem a ver como induzes co2.

Sendo o co2 de botija aqui ja considerado HIGH-tech e os outros Low.

 

Não sei que sites frequentas mas no fórum da UKAPS (onde sou participante) high-tech é todo o aquário onde é introduzido carbono quer seja via CO2 (pressurizado ou caseiro) quer seja via excel ou easycarbo. O mesmo se passa nos EUA (Tom Barr etc.).

 

Mas sim, tens razão, a ideia é reduzir a luz de modo a ser mais fácil manter um aquário estável e saudável. Menos luz resulta num maior espaço para erros em relação à necessidade de CO2 e nutrientes. Até porque a noção de que algumas plantas precisam de muita luz é mito. O que elas precisam é de muito CO2. Dá uma vista de olhos nos nanos e vê o meu tapete de cuba com apenas 11W.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Não sei que sites frequentas mas no fórum da UKAPS (onde sou participante) high-tech é todo o aquário onde é introduzido carbono quer seja via CO2 (pressurizado ou caseiro) quer seja via excel ou easycarbo. O mesmo se passa nos EUA (Tom Barr etc.).

 

Mas sim, tens razão, a ideia é reduzir a luz de modo a ser mais fácil manter um aquário estável e saudável. Menos luz resulta num maior espaço para erros em relação à necessidade de CO2 e nutrientes. Até porque a noção de que algumas plantas precisam de muita luz é mito. O que elas precisam é de muito CO2. Dá uma vista de olhos nos nanos e vê o meu tapete de cuba com apenas 11W.

 

Abraço,

 

GM

 

Só uma perguntas GM muito co2 também não prejudica o peixes? já li que varias pessoas a falar que o co2 interfere no ph etc, mas também li um estudo agora não sei onde que os peixes não sentem a oscilação do ph devido ao Co2..

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o CO2 mexe com o pH mas não é aqui que reside o problema. o pH não afecta em quase nada os peixes ao contrário do que a esmagadora maioria pensa (infelizmente). o problema são mudanças na quantidade de sais (TDS) que pode causar choques osmóticos. Mas isto nada tem a ver com CO2.

 

O problema do excesso de CO2 é que a hemoglobina tem maior afinidade para se ligar ao CO2 do que O2. Assim, quando a concentração de CO2 é muito alta, os peixes vão sufocar pois não vão ter O2 suficiente. Daí que os sintomas incluam peixes ofegantes à superfície.

 

Como é que controlas? Bem com caseiro é difícil excederes. Com pressurizado é relativamente fácil. Para isso existem os drop-checkers (quando bem calibrados). Além disso, é recomendado um bom fluxo de água que permita a oxigenação da água. Claro que se perde mais CO2 mas c'est la vie. Antes isso que matar os peixes todos.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o CO2 mexe com o pH mas não é aqui que reside o problema. o pH não afecta em quase nada os peixes ao contrário do que a esmagadora maioria pensa (infelizmente). o problema são mudanças na quantidade de sais (TDS) que pode causar choques osmóticos. Mas isto nada tem a ver com CO2.

 

O problema do excesso de CO2 é que a hemoglobina tem maior afinidade para se ligar ao CO2 do que O2. Assim, quando a concentração de CO2 é muito alta, os peixes vão sufocar pois não vão ter O2 suficiente. Daí que os sintomas incluam peixes ofegantes à superfície.

 

Como é que controlas? Bem com caseiro é difícil excederes. Com pressurizado é relativamente fácil. Para isso existem os drop-checkers (quando bem calibrados). Além disso, é recomendado um bom fluxo de água que permita a oxigenação da água. Claro que se perde mais CO2 mas c'est la vie. Antes isso que matar os peixes todos.

 

GM

 

pois o meu é caseiro por isso a pergunta que é impossível controlar o meu medo é de noite co2 caseiro mais plantas a libertar co2 deve dar muito co2, vou ter que me por atento a ver se vejo esses sintomas de noite,...

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tiveres uma bomba de ar podes programar para se ligar à noite. Assim aumentas as trocas gasosas e deixas de teres problemas. Não sei que tipo de filtro tens, mas também podes (mais chato) levar a saída do filtro em relação ao nível de água do aqua para que a água caia neste e assim promova também as trocas gasosas.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa tarde

Em tempos tive outro aquario em que tinha a planta "foxtail" e lembro-me que na altura ao juntar.lhe o fertilizante que actualmente uso ela crescia desalmadamente!

Mas neste novo aqua não o faz....está amarelada..e sem crescimento visível.....Qual será a razão?

tenho uma lâmpada da aquastar 10000k com 15 wats....será dos kelvins da lâmpada?

será melhor por uma com 4900?

desde já obrigado pela ajuda ;)

edit: os peixes que tenho sao um kasal de kribs e 6 danios zebra rosa....a questão também era se estes peixes "fazem" pouca "porcaria" para fazer nitratos e fosfatos visto que pelos visto são elementos necessários para as plantas.

Editado por nuno407
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok.

55 litros aproximadamente.

15w a 10000k de iluminação com foto período de 10/11h h + 3 h de moonlight.

Sem co2 (pelo menos por enquanto :P )

plantas como já dito a cima:

- Myriophylum Mezianum crescer mais ou menos

- Ceratophyllum Demersum 'Foxtail' mesma coisa que musgo flame

- Myriophylum Matogrossensis mais ou menos

- Micranthemum Micranthemoides mais ou menos

- Musgo flame no inicio quando o pus cresceu muito...mas depois derepente estagnou

- Salvinia Natans (flutuante) a propagar-se lindamente

- Riccia Fluitans em teste com rede de mosquito e agarrado a uma pedra

- Ludwigia Repens "rubin" - a crescer bem

agua nos 27 graus (algarve é assim xD)

testes: nenhuns devido a falta de money para eles

peixes um casal de kribs e 6 danios zebra como ja disse

utilizo fertelizante da aquatic nature semanalmente aqua-plant plus (com ferro e sem nitratos e fosfatos....se alguém me souber dizer a composição diga;) utilizo diariamente o carbo green tb da aquatic nature e outro produto da aquatic nature de nome aqua-plant +activator 24( usado diariamente e não sei o que contem....quem souber que diga por favor)

Desculpem a organização.

Obrigado pela ajuda ;)

edit: não existe muita informação dos produtos da aquatic nature, mesmo no site deles nao existe qualquer email a fim de questionar que componentes tem os seus produtos...se souberem quais são agradeço...o quem ja tenha lidado com eles e saiba que são maus ou podem ser substituídos por outros com preço equivalente e mais rendimento diga ;)

Editado por nuno407
Link to comment
Partilhar nas redes sociais