Fertelização - Opinião


nuno407

Recommended Posts

Viva,

 

nunca vais ter crescimentos rápidos pois não tens CO2 e tens pouca luz. Isto não quer dizer que não possas ter um plantado bonito e saudável. Apenas demora mais tempo.

 

Quanto à cor amarelada. Provavelmente terás falta de nutrientes e os poucos que tenhas são rápidamente absorvidos pela Salvinia que tem acesso a CO2 atmosférico. Não conheço os que usas mas provavelmente estar-te-á a faltar macros (NPK).

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 90
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Pois mas saudavel nao está :S

a zona do pé da foxtail esta descolorada como se nao tivesse cloroplastos la :S

Será melhor o produto da tropica?

Nao será por ter poucos peixes e o ciclo ser feito em pequenas quantidades?

e que como disse a uns tempos quando tinha este aquario(antes de ser desmontado) a foxtail crescia crescia crescia e com a mesma fertilização que faço agora.....a natureza tem desta coisas...é imprevisível xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ninguém?

 

Bem amigo não sou pro nem la perto mas primeiro de tudo acho que sempre que compramos os produtos temos que saber para que servem pelo menos eu não compro nada que não sabia para que serve, basicamente deitas isso tudo nem sabes para que certo?

Eu uso o da tropical (TNP+) sei que tem macros e micros, é um fertilizante completo mas há outros...

 

O Como tu disseste o teu fertilizante não nem N nem P logo não tem Macro-nutrientes Como o GM te disse e ele é Pro na matéria pode estar a faltar o NPK (Macro-Nutrientes) ..

 

Junto com os produtos não vem um papel a dizer o que contem?

 

Quanto a luz acho que devias pensar aumentar nem que fosse mais uma, quanto ao co2 já sabemos que é caro mas temos o caseiro não é tão eficiente mas e sempre melhor que nada e fácil de fazer...

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu estou nesta ignorância pois nem o site da aquatic nature tem um email para questionar a constituição dos seus produtos, algo que acho inaceitável. Na loja onde comprei também não me sabem dizer a constituição :s Sei que esta ignorância é má e deve causar alguma irritação aos prós e aos noobs xD mas por mais que queira saber não sei a constituição o que me limita um pouco :s

Acerca do co2, aqui onde vivo(faro), o mercado de aquariofilia é feito unicamente por uma loja...a aquapicanço.....e os preços por vezes não parecem os mais competitivos.....visto que um difusor de co2 (penso que se chama de cerâmica pois as bolhas passam através de cerâmica) custa a volta de 20 euros(e segundo ele funciona com mistura caseira)....Onde vi mais barato foi na ornimundo por 5 euros um que tem uma espiral de marca boyu(mas este em Portimão)...Quando falei deste ao senhor da loja do aquapicanço começou instantaneamente a falar mal e que o dele era o melhor e bla bla bla (vender produto acho)

edit: esprimetei agarrar num tubo de aquario e por numa nas pontas um pauzinho chines e cortar o exceso e as bolhas ate nao estavam mas :)

Editado por nuno407
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu estou nesta ignorância pois nem o site da aquatic nature tem um email para questionar a constituição dos seus produtos, algo que acho inaceitável. Na loja onde comprei também não me sabem dizer a constituição :s Sei que esta ignorância é má e deve causar alguma irritação aos prós e aos noobs xD mas por mais que queira saber não sei a constituição o que me limita um pouco :s

Acerca do co2, aqui onde vivo(faro), o mercado de aquariofilia é feito unicamente por uma loja...a aquapicanço.....e os preços por vezes não parecem os mais competitivos.....visto que um difusor de co2 (penso que se chama de cerâmica pois as bolhas passam através de cerâmica) custa a volta de 20 euros(e segundo ele funciona com mistura caseira)....Onde vi mais barato foi na ornimundo por 5 euros um que tem uma espiral de marca boyu(mas este em Portimão)...Quando falei deste ao senhor da loja do aquapicanço começou instantaneamente a falar mal e que o dele era o melhor e bla bla bla (vender produto acho)

edit: esprimetei agarrar num tubo de aquario e por numa nas pontas um pauzinho chines e cortar o exceso e as bolhas ate nao estavam mas :)

 

a pouco comprei um na ornimundo e funciona bem só que na loja se disseres que vais meter isso no caseiro e lógico que eles vão falar mal..:)

 

podes também fazer um diy com uma garrafa um bocado de cabo de vassoura ou rolha de cortiça!

 

Mas acho que nada melhor que esses de vidro com cerâmica..

 

cump!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim mas disse que o de vidro dele era melhor que o da ornimundo (disse que as bolhas ficavam muito grandes e não fazia aquela nuvem xD).

Pois penso que o cabo de vassoura tem o mesmo efeito que o do pauzinho chinês...só em área exposta e que e diferente ;)

No meu aquario de 60l se pusser co2 terei de me preocupar com o valor de ph? quantas bolhas por segundo?

obrigado

Editado por nuno407
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim mas disse que o de vidro dele era melhor que o da ornimundo (disse que as bolhas ficavam muito grandes e não fazia aquela nuvem xD).

Pois penso que o cabo de vassoura tem o mesmo efeito que o do pauzinho chinês...só em área exposta e que e diferente ;)

No meu aquario de 60l se pusser co2 terei de me preocupar com o valor de ph? quantas bolhas por segundo?

obrigado

 

não tinha entendido amigo mas tas a falar que colocas-te aqueles paus de comer dos chineses directo no tudo de ar é isso?

 

bem pensado ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

não tinha entendido amigo mas tas a falar que colocas-te aqueles paus de comer dos chineses directo no tudo de ar é isso?

 

bem pensado ;)

Ora nem mais ;)

acho que está bom.....mas tb nao tenho comparação xD

No meu aquario de 60l se pusser co2 terei de me preocupar com o valor de ph? quantas bolhas por segundo?

agua da torneira de faro.....em que podemos ver a sua analise aqui...dados da aguas do algarve...será que me preocupo com o ph? necesito de por bomba de ar de noite?

obrigado

Editado por nuno407
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

Hoje fiz a minha primeira tpa de cerca de 5 litros para um aquario de 60(vou começar a fazer de 10 l será suficiente?). Quanto retirei a agua reparei que estava um pouco amarelada...é normal?

outra questão prende-se com a agua utilizar....posso utilizar agua da torneira deixada dentro de um garrafão com a tampa aberta durante uma semana? será que o cloro se dissipa?

obrigado

Editado por nuno407
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

Hoje fiz a minha primeira tpa de cerca de 5 litros para um aquario de 60(vou começar a fazer de 10 l será suficiente?). Quanto retirei a agua reparei que estava um pouco amarelada...é normal?

outra questão prende-se com a agua utilizar....posso utilizar agua da torneira deixada dentro de um garrafão com a tampa aberta durante uma semana? será que o cloro se dissipa?

obrigado

Ora nem mais ;)

acho que está bom.....mas tb nao tenho comparação xD

No meu aquario de 60l se pusser co2 terei de me preocupar com o valor de ph? quantas bolhas por segundo?

agua da torneira de faro.....em que podemos ver a sua analise aqui...dados da aguas do algarve...será que me preocupo com o ph? necesito de por bomba de ar de noite?

obrigado

ninguém? xD

Editado por nuno407
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Relativamente á agua, penso que estas a fazer correctamente. Eu também deixo a agua em repouso em garrafoes destapados. Um ph de 7.5 parece-me porreiro para kribensis.

 

Se colocares CO2, na minha opiniao não tens de te preocupar com o valor de PH. As variações de PH, causadas pelo CO2, não são muito relevantes. Tens de te preocupar é que não matas os peixes por excesso de CO2.

 

Relativamente aos fertilizantes, acho que estas a ir por um caminho arriscado.

Estas a fertilizar na coluna de agua, num aquario sem CO2, e com pouca luz. Ou seja, estás a criar um sistema muito coxo, o que invariavelmente descamba na proliferação de algas. Vai com cuidado.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo o nosso amigo tat já disse tudo em relação ao co2 eu deixo o meu a bombar sempre uso 2 garrafas num aquario de 50lt mas para não me preocupar com os peixes a noite liga a bomba de ar com um fluxo baixo esta tudo automático com aqueles programadores de corrente, basicamente desliga a luz liga a bomba de ar , não sei se precisava da bomba de ar mas como tinha cá em casa (mais vale prevenir do que remediar) :)

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois.

Já tenho planos para o futuro!

Como faço anos no próximo domingo vou pedir como "presente" um difusor de co2 da aquatic nature (+- 20€)

Em relação as bolhas...tb tenho aqui uma bomba portanto é isso que vou fazer....ligando a entrada de ar do filtro(filtro da tetra) penso que seja.....ver esta imagem para percebe...será para fazer isso ? ;)

em relação a luz já andei a pensar...tenho um aquario de kit(da aquapor) que e uma bela duma treta...o que vou fazer é substituir a tampa e por um vidro do mesmo tamanho...assim (e como tenho aqui uma calha aqui encalhada xD) meto as duas calhas uma com 10000k a frente e uma que não sei ainda a lâmpada mas que terei de vos pedir ajuda pois tenho aqui duas e preciso de saber qual a melhor, atrás xD

Penso que será a maneira mais barata....e vou tentar que o vidro seja "picotado" nas laterais para não haver muita conservação de calor e assim humidade....

Boa ideia? ou estou a ir por um mau caminho?

EDIT: O difusor de co2 é para ficar a mais ou menos 5 cm do substrato e no lado contrário do filtro?

Editado por nuno407
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas em relação a calha o que importa é luz desde que as lâmpadas não fiquem dentro de agua :)

 

se quiseres também podes ver aqui este post meu, comprei essa calha no aki cerca de 15€ ficou muito bem esteticamente se quiseres umas fotos de eles a iluminar o aquário também se arranja..

 

Em relação ao teu filtro acho que nem precisas de bomba de ar, esse filtro tem uma busca de ar a superfície certo?

 

se tiver penso que não é necessário de bomba de ar!

 

cumps!

Editado por LuisBarroso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa iluminação não a terei de adquirir pois como disse já tenho a calha....logo penso não ser necesário...e o vidro é mandatório pois a minha casa é território de 2 predadores hehehehe(2 gatos xD).

o captador de ar...posso ligar lá a bomba? e que assim controlava quando o captador estava aberto ou fechado ;)

Editado por nuno407
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo não tinha visto que já tinhas calha, sendo assim tudo certo e sim podes ligar ai filtro a bomba de ar, não ponhas e muito ar se não vais ter muita corrente...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como disse...já tenho aqui as lampadas para dizerem qual a melhor ;)

A sera ou a svlvania?

20111018211712.jpg

a sera é maior uns 5 cm e tem mais um watt que a outra...mas qualquer uma cabe na calha...e um watt nao deve fazer diferença xD

Editado por nuno407
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Normalmente uso as de 5000k para cima por uma questão de serem mais brancas e dar uma cor mais natural, mas tu é que tens que ver o que gostas mais ;)

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou por uma delas na parte de trás do aqua(onde estão a maior parte das plantas) assim é que deve ser certo? Maior intensidade(kelvins) para a frente?

mas a svlvania tem os mesmos kelvins que a a da sera?....eu ainda também se calhar vou adicionar duas lâmpadas económicas da lexman de 11wat cada com 6500k(na calha de tras)...mas só mais tarde quando o aqua se habituar ás novas condições ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho de ir recordar a matéria de 10 ano xD

Sim isso tem haver com os corpos negros...quanto mais "branco" é a luz mais temp/kelvins tem o objecto

 

Vou por uma delas na parte de trás do aqua(onde estão a maior parte das plantas) assim é que deve ser certo? Maior intensidade(kelvins) para a frente?

mas a svlvania tem os mesmos kelvins que a a da sera?....eu ainda também se calhar vou adicionar duas lâmpadas económicas da lexman de 11wat cada com 6500k(na calha de tras)...mas só mais tarde quando o aqua se habituar ás novas condições ;)

anyone?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo vai pelo GM ele é pro na matéria qualquer uma serve ele tem vários pots a falar disso, simplesmente é o que achar que fica melhor a olhos vistos as plantas pouco se importam...

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais