Fertelização - Opinião


nuno407

Recommended Posts

As diferentes lâmpadas até podem ter efeitos diferentes nas plantas mas é impossível estabelecer uma relação entre os kelvin e as taxas de crescimento das plantas. A única fora de avaliar o desempenho de uma lâmpada de uma forma coerente e biologicamente com significado é medir os PAR.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 90
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Muito obrigado por essa partilha de conhecimento. Pensava que a temperatura da cor estava directamente relacionada com o crescimento das plantas.

Pode definir PAR sff? já tive a googlar e não encontrei informações....isso mede-se como?(não e que queira medir ;))...o conhecimento não mata nem engorda...por isso é que gosto dele xD

Editado por nuno407
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado por essa partilha de conhecimento. Pensava que a temperatura da cor estava directamente relacionada com o crescimento das plantas.

Pode definir PAR sff? já tive a googlar e não encontrei informações....isso mede-se como?(não e que queira medir ;))...o conhecimento não mata nem engorda...por isso é que gosto dele xD

 

tens AQUI varia informação sobre luz ;)

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Relativamente á agua, penso que estas a fazer correctamente. Eu também deixo a agua em repouso em garrafoes destapados. Um ph de 7.5 parece-me porreiro para kribensis.

 

Se colocares CO2, na minha opiniao não tens de te preocupar com o valor de PH. As variações de PH, causadas pelo CO2, não são muito relevantes. Tens de te preocupar é que não matas os peixes por excesso de CO2.

 

Relativamente aos fertilizantes, acho que estas a ir por um caminho arriscado.

Estas a fertilizar na coluna de agua, num aquario sem CO2, e com pouca luz. Ou seja, estás a criar um sistema muito coxo, o que invariavelmente descamba na proliferação de algas. Vai com cuidado.....

Penso que o sistema coxo esta a dar resultados -.-' ou seja está numa das plantas filamentosas(penso eu) coisa que esta colada as folhas e que tem pra e 2 mm e tem cor transparente. Tambem estão a surgir no substrato algumas predinhas com verde....

Necessito de concelhos antes que os danos se notem.... Poderei proceguir para a colocaçao de mais 1 lampada de 18w? poderei continuar com a ideia do co2 caseiro? poderei continuar a por o carbogreen com co2 caseiro? poderei continuar com a fertelização a mesma? será por o aqua ter 2 a 3 meses e ainda seja um ecosistema "novo"? que peixes ou mesmo caracois poderei colocar para controlar uma eventual praga? estas são algumas das questoes que gostaria de ver esclarecidas ;) obrigado

não escrevo em tom de desespero..mas com alguma preocupação...e é verdade que já me tinham avisado...mas assim é que se aprende..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo...

 

pelos conselhos que tenho tido não metas mais luz ..

 

ainda não tens co2? se não deverias utilizar para começar a combater as algas..

 

algas não é significado de nutrientes a mais mas sim falta deles, por isso não deves parar a fertilizante mas sim aumentar se for preciso para encontrar os eco tens que ter co2,luz e nutrientes...

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

algas não é significado de nutrientes a mais mas sim falta deles, por isso não deves parar a fertilizante mas sim aumentar se for preciso para encontrar os eco tens que ter co2,luz e nutrientes...

 

Luis, essa afirmação poderá ser verdadeira, num sistema em que as duas componentes CO2 e Luz estão correctamente dimensionadas.

Neste caso em particular, não creio que seja assim, aumentando a fertilização, mantendo pouca luz e baixos niveis de CO2, é capaz de aumentar a proliferação de algas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Luis, essa afirmação poderá ser verdadeira, num sistema em que as duas componentes CO2 e Luz estão correctamente dimensionadas.

Neste caso em particular, não creio que seja assim, aumentando a fertilização, mantendo pouca luz e baixos niveis de CO2, é capaz de aumentar a proliferação de algas.

 

Boas sim amigo mas no caso ele queria saber se continuava com o projecto co2 a ideia seria ela colocar o co2 a bombar e fertilizar não mexendo na luz... ;)

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então poderei ligar as 2 lampadas assim aumentado o metabolismo das plantas, sem correr o risco de proliferarem as algas??...co2 so para a proxima semana....

Editado por nuno407
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não amigo acho que isso não é possivel pois se aumentar a luz não vais aumentar o metabolismos (fotossíntese) das plantas mas sim o das algas.

 

para aumentares a fotossíntese terias de injectar CO2 e fertilizares, o que vai acontecer se aumentares a luz e que as plantas vais necessitar mais co2 e nutrientes não tendo vai dar algas...

 

Não sou pro na matéria mas estou com algas e foi aconselhado dessa maneira e estou a ter resultados...

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez digo que não são os nutrientes que causam algas.

 

E sim, como te disseram, não deves aumentar a luz antes de ter o CO2 como te disse o luis. Mesmo depois deste espera 3 semanas antes de aumentares a luz. Vais ver se ainda precisas de crescimentos mais rápidos. É que o CO2 mesmo com pouca luz, vai-te disparar o crescimento das plantas.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez digo que não são os nutrientes que causam algas.

 

E sim, como te disseram, não deves aumentar a luz antes de ter o CO2 como te disse o luis. Mesmo depois deste espera 3 semanas antes de aumentares a luz. Vais ver se ainda precisas de crescimentos mais rápidos. É que o CO2 mesmo com pouca luz, vai-te disparar o crescimento das plantas.

 

GM

 

e o meu é prova disso, aconselha-do pelo GM a diminuir a luz e aumentar o CO2 ao primeiro pensei será? pois lemos muito 1w litro e foi a regra que segui,mas depois segui o conselho do GM e digo-te em dias da para ver o resultado a olhos vistos como ele diz as plantas começaram a falar para mim :) as algas castanhas já começam a desaparecer as novas folhas das plantas mais verdes e essa também não apresentam algas não quero deitar foguetes antes da festa mas acho que esta a ir bem :) fica aqui o meu feedback ;)

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo testemunho Luis. Com menos luz fica tudo muito mais fácil. Os crescimentos não são tão rápidos mas ainda assim, com co2, são suficientemente rápidos. eu no meu tenho que podar a cada duas semanas senão fica uma selva.

 

E todas as plantas (mesmo as mais exigentes) conseguem crescer e ser saudáveis com menos luz do que se pensa desde que se tenha co2. As plantas para fixar o carbono a partir do co2 têm de produzir uma enzima chamada rubisco. Esta é muito dispendiosa em termos energéticos. Mas quando injectamos muito co2, ela não tem que dispender tanta energia para captar o co2 e logo pode orientar a sua energia para a captação de luz. Fica portanto mais eficiente. É por isto que não temos que ter tanta luz quando injectamos co2.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meu meu sincero obrigado por esta partilha deste conhecimento. Assim já tracei um plano para o aquario ;) Muito obrigado ao senhor Martins (um pro mesmo) e ao senhor Luis. Vou adicionar então o mais rápido possível o co2 e continuar com a fertilização ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez digo que não são os nutrientes que causam algas.

 

E sim, como te disseram, não deves aumentar a luz antes de ter o CO2 como te disse o luis. Mesmo depois deste espera 3 semanas antes de aumentares a luz. Vais ver se ainda precisas de crescimentos mais rápidos. É que o CO2 mesmo com pouca luz, vai-te disparar o crescimento das plantas.

 

GM

 

Martins, se fertilizares um aquario, até atingires 4 ou 5 ppm de PO4, é altamente provavel que venhas a ter algas.

Excesso de ferro, também te leva a algas

 

Não estás aqui de acordo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Martins, se fertilizares um aquario, até atingires 4 ou 5 ppm de PO4, é altamente provavel que venhas a ter algas.

Excesso de ferro, também te leva a algas

 

Não estás aqui de acordo?

Pois existe alguma controvérsia nesse ponto...pelo que tive a estudar nos foruns é verdade que nem tudo o que se diz é totalmente verdade, mas depois não sei qual a informação que está correcta. O meu fertilizante semanal diz que é rico em ferro...mas pelo que tive a ler da origem a algas castanhas(se não estou em erro e por favor corrijam-me se estiver a cometer uma enorme gafe! mas as minhas sao transparente e verdes;))

acerca dos nitratos e fosfatos não sei se será por ai pk o meu fertelizante diz que não tem isso na sua composição..parte do problema? não sei, testes não há o orçamento e pouco :s

no domingo devo começar com o co2 com um difusor de co2 improvisado (um pauzinho do chines espetado, e depois cortado, no tubo parece a meu ver ter bons resultados..acho eu...alguem que se poder experimentar para ver se é bom faça e de feedback xD )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigos esta provado e há ai um documento num post do GM que excesso de nutriente não cria algas, o que cria é o desequilíbrio deles.

Por ex se tiveres PO4 alto mas Não tiveres os NO3 suficiente vai dar algas, basta faltar um deles a fotossíntese não acorre da melhor maneira, se fores pesquisar no Google vais achar contraditórios pois a tempos pensavam isso, o mesma coisa se falarmos em PH se fores pesquisar as variações de ph faz mal a fauna mas na verdade é mito e também provado com um doc. do GM , para já não falar da luz se fores pesquisar a regra é um 1w/l que para mim também neste momento não o podemos usar devido a variada de lâmpadas...

 

Um conselho amigo e é o que faço sempre que pesquisares tenta pesquisar por doc. ou post recentes ;)

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora amigo deixo aqui a minha lógica que tirei depois das dicas e das opiniões do GM.

 

isto é um ex. os valor podem não corresponder a verdade.

 

Nos sabemos que as algas fazem o processo de fotossíntese como as plantas (CO2,LUZ,NUTRIENTES)

 

No meu ver tudo começa na luz temos a certeza que temos todos os nutrientes mesmo que seja em excesso, garantimos que temos CO2 mas na luz temos 1w/l, mas na verdade as nossas plantas só consomem 0,5w/l quer dizer que as algas vão usar o que sobra 0,5 para fazer a sua fotossíntese, vai dar em algas...

 

Agora imaginamos que temos a luz certa para a nossas plantas que será 0,5w/l e co2 pode ser em excesso mas falta um nutriente o que vai acontecer por falta desse nutriente as plantas não vão fazer a fotossíntese toda a luz nutrientes e CO2 vão para as algas...

 

o mesmo vai acontecer com o CO2 se não tivermos...

 

no que resumo disto é tentar descobrir qual a luz que nos faz falta se por um pouco menos melhor pois se as nossas plantas precisarem de 0,5 mas tivermos 0,3 e compensarmos com mais CO2 e nutrientes isto quer dizer que as plantas vão acelerar o processo de fotossíntese e vão captar toda a luz disponível assim sendo não há luz disponível para as algas!

 

Foi a conclusão que cheguei :)

 

se tiver errado alguém que corrija ;)

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Martins, se fertilizares um aquario, até atingires 4 ou 5 ppm de PO4, é altamente provavel que venhas a ter algas.

Excesso de ferro, também te leva a algas

 

Não estás aqui de acordo?

 

Não estou de acordo não. Eu fertilizo 2 ppm de PO4 no meu aqua de 2 em 2 dias sem qualquer problema.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, isto em aquariofilia existem sempre diversas opiniões, e várias maneiras de conduzir o hobby.

 

Eu estou convencido (e mais uns poucos..) que niveis altos de PO4 e de Fe, por exemplo, dão origem a algas. Da mesma forma, níveis demasiado baixo de PO4 também podem levar a algas.

 

Agora, se acham que 5 ou 10 ppms de PO4, é saudavel para o vosso aquario, não vou contrariar ninguem, quero é essa agua, longe do meu aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está tudo certo. Agora é preciso é que o demonstres e que o expliques.

 

Se com o Estimative index todos os nutrientes são doseados por excesso, isto quer dizer isso mesmo - que tudo está em excesso. Qual é a diferença de ter 1 ou 5 ppm de excesso?

 

Se falares de níveis tóxicos é uma coisa, agora de algas... não faz sentido. As algas não precisam de 5 ppm de fosfato, precisam de muito menos como se prova pela falta de alguns nutrientes. Eles estão sempre lá, apenas não em quantidades suficientes para as plantas. As algas estão sempre na maior com 0.1 ou 5 ppm.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa noite.

Pouco tempo se passou...mas já tenho o co2 caseiro a bombar...com 1 bolha a cada 2.5 segundos (se for preciso como posso aumentar a cadencia mais bactérias ou mais bicarbonato?). Mas as algas andam a ganhar terreno....não muito rápido mas já mostram um pouco "o ar da sua graça". Estou a pensar comprar o tropica plant nutrion +......visto que os fertilizantes da aquatic nature devem ter alguma deficiência na sua constituição. O da tropica pareceu o mais aconselhado pois tem macro nutrientes..e se estiver em excesso por 4 ou 5 pontos penso que não faça mal (aquario com 2 kribs mais alevins, 2 guppy's e 6 danio zebra) e penso que deve haver alguma deficiência devido ao aparecimento algas.

Outra questão prende-se com a temperatura da cor (kelvins). Temperaturas mais altas (10000k) tem mais probabilidade de dar origem a algas?

outra questão é se é melhor o da tropica ou o excel da seachen?

Desde ja obrigado pelas respostas ;)

Cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tropica plant nutrion + e composto já em macros e micros para mim um bom fertilizante e bastante falado não sei o que tens neste momento mas se tens luz e co2 tens que ter todos os nutrientes se não vais ter algas...

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tropica plant nutrion + e composto já em macros e micros para mim um bom fertilizante e bastante falado não sei o que tens neste momento mas se tens luz e co2 tens que ter todos os nutrientes se não vais ter algas...

 

cumps!

Pode encontrar as respostas em topicos meus anteriores.

Boa noite.

Pouco tempo se passou...mas já tenho o co2 caseiro a bombar...com 1 bolha a cada 2.5 segundos (se for preciso como posso aumentar a cadencia mais bactérias ou mais bicarbonato?). Mas as algas andam a ganhar terreno....não muito rápido mas já mostram um pouco "o ar da sua graça". Estou a pensar comprar o tropica plant nutrion +......visto que os fertilizantes da aquatic nature devem ter alguma deficiência na sua constituição. O da tropica pareceu o mais aconselhado pois tem macro nutrientes..e se estiver em excesso por 4 ou 5 pontos penso que não faça mal (aquario com 2 kribs mais alevins, 2 guppy's e 6 danio zebra) e penso que deve haver alguma deficiência devido ao aparecimento algas.

Outra questão prende-se com a temperatura da cor (kelvins). Temperaturas mais altas (10000k) tem mais probabilidade de dar origem a algas?

outra questão é se é melhor o da tropica ou o excel da seachen?

Desde ja obrigado pelas respostas ;)

Cumps!

 

Mais ninguém? xD

Vou hoje se calhar fazer a encomenda do tropica + atreves da aqueden...a loja que me pareceu ser melhor..certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo não sou eu que tenho que andar atraz dos teus tópicos :)

 

O que tentei dizer é que não conheço os fertilizantes que usas(aquatic nature)

 

Dei-te o meu ex que estou satisfeito com o TPN + como muita gente fala bem dele...

 

"mas já tenho o co2 caseiro a bombar...com 1 bolha a cada 2.5 segundos"

 

respondendo a isto disse-te que se tens CO2 e Luz tens que ter todos os nutrientes se não vais ter algas( visto de já é o que esta acontecer)

 

disse também que o tropica plant nutrion + já é composto (não sei se os que tens já são) se não for é uma boa compra

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais