Preparação de layout para aqua de 84 litros


casilhas

Recommended Posts

Olá. Tenho um aquário de 84 litros, no qual gostaria de fazer um plantado. Este aquário vinha já com iluminação de 2x15W. Aqui vão as fotos da primeira tentativa de layout (Isto foi feito num recipiente com areia da praia):

 

Geral frente:

 

dsc00236me.jpg

 

Rochas:

 

dsc00237hp.jpg

 

Estou aberto a todas as sugestões. O substrato estive a ver e li bem sobre estes dois (Para utilizar os dois) : Elos Terra Zero e Elos Bottom Mineral. Quanto a areão, estou aberto a sugestões. Penso que é tudo. Se faltar alguma coisa avisem.

Obrigado.

Editado por casilhas

Antes de iniciar... O QUE É O CICLO DO AZOTO Antes de perguntar... ISTO AJUDA O meu blog (Muito verde ainda...): Peixes Fishes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Tenta utilizar sempre pedras com cor e textura igual, fica bem melhor.

 

É isso mesmo, pedras muito diferentes vão te dar um aspecto pouco natural ao aquário.

Arranja mais pedras, montes delas para teres por onde escolher de forma a que no fim conseguas reunir um conjunto de pedras que te fique bem no aquário, se vais colocar 4 pedras no aquário arranja umas 10 (ou mais) parecidas em termos de aspecto e textura mas com tamanhos diferentes.

 

Hugo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas. Há um rio perto de minha casa que como está seco no verão dá para apanhar uns seixos. O rio é muito poluído, mas se os ferver bem posso utilizá-los? Já agora, quanto aos substratos e ao areão, quais acham melhores?

Obrigado.

Antes de iniciar... O QUE É O CICLO DO AZOTO Antes de perguntar... ISTO AJUDA O meu blog (Muito verde ainda...): Peixes Fishes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tiveres capital compra Elos, não te vais arrepender.

 

Uso e estou bastante satisfeito.

 

Os da ADA também são uma excelente opção e se calhar não são tão caros.

 

 

Cumps

Hugo Bernardo

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas. Há um rio perto de minha casa que como está seco no verão dá para apanhar uns seixos. O rio é muito poluído, mas se os ferver bem posso utilizá-los? Já agora, quanto aos substratos e ao areão, quais acham melhores?

Obrigado.

 

Sim, podes usar. Eu quando apanho da rua passo por agua para tirar bocados de terra ou lama que possa ter, fervo e depois passo por agua mais uma vez.

Mas quando dizes "muito poluído" está a falar em lixo ou químicos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ambos. Obrigado a todos pelas respostas. Apanhei hoje umas pedras na praia. À problema com o sal, é que algumas apanhei dentro de água.

Obrigado.

Antes de iniciar... O QUE É O CICLO DO AZOTO Antes de perguntar... ISTO AJUDA O meu blog (Muito verde ainda...): Peixes Fishes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, quanto aos substratos e ao areão, quais acham melhores?

Obrigado.

Ola casilhas...

 

Esta é a minha opinião.

 

Sempre podes optar por arranjares argila vermelha e terra vegetal... O areão, pode ser de rio,lavado e fervido, ou não.

Areia de origem granítica tem um PH =7...

Eu opto sempre pelo mais fácil "lavado com agua corrente"....

3/4cm de argila e 1/2cm de terra vegetal, uma boa camada de areão/areia 2/3/4mm de gram e de camada 4/5cm, ficas com

um plantio que "pelo menos ou quase um ano" tens tudo para ter um bonito plantado!

 

OK, mas essa iluminaçao (2*11w) acho que nem dá para plantas de baixa manutenção (anubias;fetos,etc).

Tenta comprar nos "chinos" uma ou duas(ou mais) calhas de lâmpadas t5 com uma temperatura de cor entre os 6400 Kelvins

"ao teu critério"... Entre a relação de potencia para (84L) arranja a conjugar entre 40w por litro, etc, 80w etc e tal....

 

Se procurares dar um ar natural ao aquário, tens que t inspirar no que vez pelas margens de rios, riachos, lagoas,

net, tv, livros, revistas, algo em particular que te faça acalmar dentro de tudo o que envolve o mundo subaquático...

 

Espero ter ajudado em alguma coisa colega.

Dispõe...

 

Cpts

Pjsm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta. A terra vegetal de que falas é turfa, certo? Hoje vou tentar um novo layout com as pedras que apanhei. Quanto à luz é possível adaptá-las à minha tampa?

Obrigado.

Antes de iniciar... O QUE É O CICLO DO AZOTO Antes de perguntar... ISTO AJUDA O meu blog (Muito verde ainda...): Peixes Fishes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de quereres fazer um layout, pensa qual o tipo de layout que queres. Depois usa outros layouts do género para te inspirares.

 

tenho uma dica para te dar, usa pedras de várias dimensões , para dar profundidade e relevo ao layout, e como já disseram usa pedras do mesmo tipo.

 

a terra vegetal que te disseram, é terra de vaso, e não turfa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho outra grande dica...Sê original e não copies olhos-em-bico-isses, nem os estilismos ritualisticos que grassam entre a comunidade que se diz "aquascaper" (direi mais que serão mais desinspirados copiadores do que aquascapers)...Faz algo novo, diferente, e não copies formulas dadas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas. Com as pedras que recolhi já montei outro layout. Já vou tirar as fotos, para que digam o que acham.

Obrigado.

Antes de iniciar... O QUE É O CICLO DO AZOTO Antes de perguntar... ISTO AJUDA O meu blog (Muito verde ainda...): Peixes Fishes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fui a uma loja de aquariofilia, e lá disseram-me que o Sera Flora qualquer coisa era bom e tinham inclusive um plantado com muito bom aspecto com o mesmo substrato. Outra coisa, estou a pensar adicionar uma lampada de 60W à iluminação. Que acham?

Obrigado.

Antes de iniciar... O QUE É O CICLO DO AZOTO Antes de perguntar... ISTO AJUDA O meu blog (Muito verde ainda...): Peixes Fishes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, a sera floradepot de acordo com o folheto dele só dura 6 meses, pelo mesmo preço também arranjas o tetra complet substrat ou o jbl aquabasis plus, tudo substratos ferteis acessiveis à bolsa e com qualidade suficiente para iniciares um aquario com plantas bonitas.

Quanto à iluminação para te podermos ajudar no upgrade da tampa precisamos de saber medidas internas dela e se possivel mete ai foto. Quanto a colocares uma lâmpada de 60W estás a falar daquelas normais de candeeiro certo? Essas não servem para o pretendido(plantas). Já agora coloca também as medidas do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente se era o floradepot, na loja podem ter dito que era bom mas tenho quase a certeza que aqui ninguém to vai aconselhar devido ao facto de teres, pelo mesmo preço, o da JBL por exemplo que tem melhor fama entre a população aqui do fórum...

Não te posso dizer muito sobre nenhum deles, comecei ontem a usar o da JBL pelos motivos que referi.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A terra vegetal de que falas é turfa, certo?

Quanto à luz é possível adaptá-las à minha tampa?

 

Obrigado.

Ola casilhas..

 

Em resposta às tuas perguntas...

 

1: Não é turfa, a terra vegetal de que falo é terra colhida em "nini" "depressões geográficas " (pântanos)

onde a agua fica depositada e se infiltra, arrastando com sigo muitos nutrientes essenciais para as plantas...

Se a cor da terra for para a cor preta ou escura é melhor, para alem de ter um ph acido...

 

2: Isso agora depende do tipo de tampa que tenhas, mas em principio sim, podes... Coloca a foto da tampa ou cria um

tópico novo na categoria DIY, que o pessoal por cá vai opinando...

 

Qualquer coisa, diz...

 

 

 

a terra vegetal que te disseram, é terra de vaso, e não turfa.

Ola Tugz

 

Se estas a falar em terra COMPRADA para vazo enganas t...lol

Essa terra normalmente perde facilmente os nutrientes...

 

Cpts

Pjsm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá. Já arranjei uma solução para a iluminação. Comprei uma lâmpada económica que consome 15W (descobri que a minha iluminação era 2x15W não 2x11W) mas produz 75W. Por isso fiquei com 90W de iluminação. Que acham? Quanto ao segundo layout, que acham? Outra coisa, a lâmpada que comprei tem uma tonalidade lilás, mas é própria para aquários. Agora em princípio vou avançar para a escolha dos substratos, estava a pensar em JBL, o que acham (A terra vegetal não sei onde encontrar)?

Obrigado.

Antes de iniciar... O QUE É O CICLO DO AZOTO Antes de perguntar... ISTO AJUDA O meu blog (Muito verde ainda...): Peixes Fishes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.