Recommended Posts

Publicado:

Boas!

Ontem, acabei por ir com uns amigos meus tratar da situação da bomba do escumador á Bubble-Shop.

Aproveitamos e fomos conhecer a loja!

A loja é muito porreira e virada apenas para a aquariofilia marinha!

Belos aquários de exposição, com peixes lindos e uma área de loja generosa e com bastantes produtos, foi algo que pessoalmente gostei.

Tem uma segunda área onde se encontram os vivos e os corais e que estava bem guarnecida e com bastante variedade.

Finalmente falei e conheci o Sr. Paulo, que é uma pessoa 5 estrelas! Muito simpático e interessado, esteve a analisar ambas as bombas que eu levei, e efectivamente confirmou-se o problema na bomba.

Foi pedida uma nova bomba Atman 3000 para substituir a avariada.

Fica bastante perto da minha zona de residência, pelo que á partida acabei de escolher uma das minhas lojas de eleição.

Agora irei aguardar que o Sr. Paulo me contacte para ir buscar a bomba.

Cumprimentos,

Paulo Eduardo

assinatura.png
  • Replies 409
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:

Viva Paulo,

Gostei bastante do projecto, o que me desiludiu um pouco foi a largura do aquário... Realmente foi pena só puderes mesmo teres 45 cm, eu esta semana vou começar igualmente de raiz o meu projecto :D ele terá 100*55*55 (também não podia ter mais de 55 de largura. Estava pensar em adquirir um bubble magus nac 9... Espero não me arrepender

Boa sorte com o teu projecto!

Um abraço Luís Côrte-Real

Publicado:

Boas Luís!

Obrigado pelo teu comentário.

Efectivamente este foi um dos erros que cometi, por na altura ter planeado colocar o aquário numa determinada parede, e depois acabado por ter colocado noutra já a meio do projecto.

Actualmente já teria espaço para meter o aquário com mais profundidade (60cm), no entanto agora também já não á nada a fazer...

Por muito planeamento que ás vezes façamos á sempre alguma coisa que falha. Pelo que recomendo que vejas MUITO BEM, o local onde vais meter o Aquário e se não tens outras alternativas que gostes!

Em relação ao NAC9, não o conheço ao vivo, mas pelas specs. parece-me ser um muito bom escumador!

Depois vai dando notícias do teu projecto!

Cumprimentos,

Paulo Eduardo

assinatura.png
Publicado:

Viva,

60 agora já ficava excelente! Mas paciência não podemos ter tudo, lol. O meu já ´está em andamento tou a espera que terminem a estrutura. Depois é so furar e fazer tudo com calma. EM principio irei optar pelo NAC9. Depois farei o meu feeback. Esse aquário irá ser mais para que? FOWLR,SPS, LPS, ou moles?

Um abraço

Publicado:

Boas!

Será á partida para tudo! Se bem com uma grande predominância de moles (gosto mais até).

Mas á partida deverá tb levar os LPS (que pessoalmente tb gosto) e por fim talvez alguns SPS...

Obrigado e cumprimentos,

Paulo Eduardo

assinatura.png
Publicado:

Ola,

Eu quando me iniciei na água salgada, no iníco nao gostava de duros, agora sou fanático, vais ver que vais pelo mesmo caminho :rainbowafro:

Abraço

Publicado:

Boas!

É capaz... E até já comprei a calha de iluminação para poder meter tudo e mais alguma coisa lá dentro...

Mas quero ir com calma para não haver problemas ou asneiras! :)

Obrigado e um abraço,

Paulo Eduardo

assinatura.png
Publicado:

Ola,

SPS é mesmo para ter calma, no meu novo sistema só prai daqui a meio ano é que começo a introduzir SPS, mas como vou fazer zeovit talvez 2 mesitos já poderei introduzir uns mais fáceis... Mas prontos se tens a calha que dá para tudo depois no futuro não terás de te preocupar com iluminação!

Um abraço

Publicado: (editado)

Boas Noites a todos!

Tenho andado um pouco ausente aqui do fórum, devido a ter andado cheio de trabalho e também a ter dado apoio a um grande amigo meu que lhe faleceu um familiar muito próximo... :puppydogeyes: :puppydogeyes:

Aproveito então para deixar um ponto da situação do projecto.

Ainda aguardo a chegada da bomba nova para o escumador BM NAC66c, que ficou para ser trocada na Bubbles-Shop.

Segundo o Paulo, deverá chegar até ao final da semana.

Entretanto também tive aqui numa luta para clarear a água do aquário devido ao tipo de areia que lá coloquei (Areia fina, do tipo: banco de areia).

Foram feitas diversas TPA´s de 2 em 2 dias, com limpeza da SUMP, bombas, vidros e sei lá mais o quê...

Foram 2 semanas a lutar contra isto! :) Mas finalmente consegui controlar a "poeira" e está agora finalmente transparente!

Foi-me entretanto oferecido (como prenda de anos) 2 pedaços de coral morto para o aquário (que já está colocado), para não ser apenas areia para olhar! :)

Amanha vai-me chegar perto de 20kg (por acaso é um pouco mais) de rocha ex-viva do amigo Cristóvão Veríssimo, que lhe comprei do projecto dele!

Vou compor um pouco mais o aquário... Depois é colocar mais uns 5 a 10 kg de rocha viva e esperar que o ciclo se proceda (incluindo a colonização).

Tenho andado a salinar a agua para ficar então nos 1020, mas com um densímetro não me safo... vou ter que comprar um refractometro para poder ter a precisão necessária.

E para os aficionados do multimédia, tirei hoje algumas fotos do meu aquário com as luzes do moonlight da calha ligadas.

A calha foi montada ontem e apesar de alguns problemas (que vão ser em breve vistos na aquaeden), esta calha é simplesmente overkill!

A luz é tão potente que é realmente a luz do sol das 12H sempre a bombar no aquário (vou até colocar cartolinas Pretas á frente e dos lados para não me cegar a vista!).

Em conjunto com as fotos deixo-vos um pequeno filme em Full-HD do efeito do moonlight da calha SOLSTAR na agua, areia e rochas...

Espero que gostem!

Video: Aquario Infinity - Moonlight Test

FOTOS: Aquário Infinity - 11-08-2011

dsc00200n.jpg

dsc00201nk.jpg

dsc00204xn.jpg

Como sempre, comentários e opiniões são sempre bem vindos!

Com os meus melhores cumprimentos,

Paulo Eduardo

Editado por Lord Paulus Cobris
assinatura.png
Publicado:

Isot esta a compor se :thumbup3: :thumbup3: Agora é ires fazendo aos poucos todos os acertos necessários!

Ah e um off topic: já não vou para um bubble magggus o meu pai ofereceu me u deltec apf 800 :music_singguitar:

Um abraço e continua a fazer um bom trabalho

Publicado:

Boas!

Resolvi dar um update ao projecto.

Neste fim de semana tive que voltar a ir buscar as bombas do escumador á bubble-shop, devido ao facto de já ter colocado rocha no aquário.

Apesar de ainda estar a operar com a bomba avariada, a nova chega nesta semana que entra e será-me enviada uma nova directamente pelo correio.

Como já tinha dito, comprei na semana passada perto de 25kg de rocha morta (foi viva) do colega Veríssimo.

Depois de uma grande limpeza e lavagem nas rochas, foi composto á alguns dias o layout temporário do projecto.

A maioria é rocha reaproveitada lá do projecto do Veríssimo, sendo que tenho lá 2 "branches" que me foram oferecidos como prenda de anos.

Á pouco meti um pequeno pedaço de rocha viva com 2 pés pequenos de "xénias" para ver se elas se aguentam (e se a ciclagem já está terminada).

Vamos a ver... Foi dado pelo meu amigo Ricardo... a quem lhe agradeço.

Aqui ficam então as últimas fotos do projecto:

dsc00207xn.jpg

dsc00208is.jpg

dsc00209v.jpg

dsc00210o.jpg

dsc00211f.jpg

dsc00212lt.jpg

dsc00214to.jpg

dsc00213j.jpg

Como sempre comentários e opiniões são bem vindas!

Com os meus melhores cumprimentos,

Paulo Eduardo

assinatura.png
Publicado:

Viva!

Isso está a compor se :D No layout retirava para outro sitio a pedra que une os dois montes de pedra... mas é só a minha opinião.

Um abraço

Publicado:

Boas Noites!

Obrigado a ambos pelos comentários.

Efectivamente o layout vai ser ligeiramente modificado.

Só ainda não o fiz, porque ainda não comprei rocha viva para misturar... No entanto assim que a tiver vou dar uma "remexida" aqui no layout...

Cumprimentos,

Paulo Eduardo

assinatura.png
Publicado:

Boas!

É decente, no entanto é muito pequena para um aquário desta dimensão, pelo que vai ser devolvida á loja.

Criei uma solução caseira...

Colei 2 ventoinhas de computador de 120mm lado a lado.

Liguei os fios delas a um transformador regulável até 12v dos chineses, e meti-lhes uns pés de borracha.

Não é tão bonito, mas é muito eficiente... faz-me uma coluna de ar, bastante boa (com menos barulho), e remove-me o calor das lâmpadas de bater em cima da água.

Penso que se meter 2 dymax W8 lado a lado, talvez consiga fazer a barreira, mas só com uma nada feito...

Em relação ao jebo vs dymax, a dymax é mais silenciosa, mas o jebo de 6 fans é força bruta, logo faz mais circulação de ar...

Cumprimentos,

Paulo Eduardo

assinatura.png
Publicado:

Boas Noites a Todos...

Passaram-se alguns dias desde que coloquei um pedaço de rocha viva de um reef de um colega meu...

Como esperava os 2 pequenos pés de xénias não sobreviveram ao ambiente ainda com nitritos que o aquário ainda tem.

Mas o que venho hoje colocar e perguntar é o seguinte...

De á 2 dias para cá tenho estado a observar que na areia e nas rochas estão a aparecer umas manchas castanhas tipo ferrugem...

Hoje então reparei que são bastantes já as manchas que falo.

A minha pergunta é se isto é normal e o que devo fazer perante isto?

Abaixo seguem as fotos.

dsc00215iw.jpg

dsc00216cx.jpg

dsc00217vw.jpg

dsc00218jn.jpg

Pelo aspecto, parece que tem bolhas a saírem dessas manchas...

Será que devo já ir pensando na equipe de limpeza? Ou devo aguardar?

Obrigado desde já pela ajuda.

Cumprimentos,

Paulo Eduardo

assinatura.png
Publicado:

Isso é o teu ciclo a arrancar. So um detalhe. Nesta fase nao convem nem precisas ter as luzes ligadas por muito tempo, senao so te vai aumentar as algas, que é o que tu tens ai. Parecem ser cyanos. Mas nao te preocupes que depois desaparecem.

Cumpts

<a href=2997_2996.png' alt='2997_2996.png'>[url="http:// 2997_2996.png"]My link[/url]

Publicado:

Isso é o teu ciclo a arrancar. So um detalhe. Nesta fase nao convem nem precisas ter as luzes ligadas por muito tempo, senao so te vai aumentar as algas, que é o que tu tens ai. Parecem ser cyanos. Mas nao te preocupes que depois desaparecem.

Cumpts

Boas!

Já estive a ler um pouco sobre isto que me apareceu no aquário, e parece-me ser Diatomáceas e não Cyanos. Mas os mais entendidos que deixem a sua opinião.

Em relação á questão da luz, a calha já está a fazer um fotociclo completo.

Achas que deva reduzir a iluminação? Tipo manter apenas 2 lâmpadas (das 6 disponíveis) ligadas?

Já tive a ler da melhor forma de fazer o ciclo, mas todos dizem uma coisa diferente... desde os que dizem para não usar iluminação, aos que dizem para usar o iluminação normal.

De notar que uso á noite o UV para ir controlando as algas.

tenho também colocado bactérias para o aquário para o arranque do ciclo (Seachem Stabilty).

Obrigado desde já e cumprimentos,

Paulo Eduardo

assinatura.png
Publicado:

Sim realmente em relaçao as algas sao diatomáceas e nao cyanos. Cyanos tem uma cor mais para cor de vinho/ roxo.

Qto a iluminaçao é diminuir o fotoperiodo. Pq senao estaras a alimentar ainda mais as algas. É como o sol. Depois disso iras ter qse de certeza as algas verdes , mas como disse acabarao por desaparecer e dar lugar a coralina.

O filtro UV nao estou a ver o contributo em controlar as algas, mas posso estar errado.

Força

<a href=2997_2996.png' alt='2997_2996.png'>[url="http:// 2997_2996.png"]My link[/url]

Publicado:

Boas mete as luzes todas acessas nas so uma hora, depois vai aumentando uma hora por semana até chegar as 10horas.

Faz tpa semanal de 10%.

De resto nao mexas em mais nada, deixa o aqua ir por si.

Cumps.

Publicado: (editado)

Ah e ja podes por hermitas e strombus.

Editado por Vodka7

Publicado:

Boas

A maior virtude da aquariofilia e a paciência. Eu sei que estás a fazer tudo com calma, mas tens de esperar para que a natureza tome o seu rumo.

Eu no meu ciclo, só liguei as luzes a partir da 2ª semana, e com um foto período de 2h, gradualmente até ao final do mês, fui aumentando. Por mim, como os colegas disseram, baixava o foto período, não tem mal nenhum. Também desligava o UV.

Abraço,

Duarte

Imagem colocada
Publicado:

Boas Rapaziada!

Obrigado desde já pelos vossos comentários!

Durante esta semana que passou houve aqui algumas alterações no projecto.

A calha que estava com um problema (estrutura meio torcida em comprimento num dos lados), teve que ir para a AquaEden para ser rectificada.

Aproveitei para falar com o Rui, para o serralheiro fazer umas palas do material e cor da estrutura para me cortar um pouco da iluminação (dispersão) e também para não me cegar a vista quando me sento na sala.

Infelizmente ainda não tenho a bomba nova para o meu escumador da Bubbles-Shop, visto que agora estão de férias e com a loja a meio gás...

Felizmente que fui á 2 semanas lá buscar a bomba com problemas para manter o escumador a trabalhar, senão estava bem tramado...

Tal como apareceram, as Diatomácias desapareceram... As poucas que ainda ficaram foram "comidas" pela equipa de limpeza que comprei na Sexta-Feira...

Nesta sexta-feira passei na AquaHobby, onde comprei alguns Quilos de rocha viva (6kg) e também uma pequena equipa de limpeza para começar a limpar o aquário...

A equipa de limpeza é constituída por:

2x Strombus (muito engraçados)

2x Hermitas (1 patas vermelhas, outro patas castanhas)

2x Turbos

Além disso e sabendo que o meu aquário ainda está ciclar (em final de ciclo), o João foi impecável e facultou-me um pouco de coral para testar a água!

Esses corais e mais uns poucos que me foram dados por um colega amigo meu, já se encontram desde sexta-feira no aquário e a reagir muito bem! :)

Aproveitei a rocha viva e os corais para refazer o layout do aquário... Agora está mais "limpo" e natural.

Vou optar por um layout baixo e mais minimalista com bastante espaço entre as rochas para os peixes poderem nadar.

Estou também com uma calha de 2 lâmpadas T8 (uma branca e outra azul) temporária até ter a minha calha de volta...

Mas sem demoras e bla bla bla, aqui ficam as fotos do meu aquário...

Lamento alguma falta de qualidade, mas já é tarde e não me apeteceu colocar o tripé...

dsc00231hhf.jpg

dsc00230je.jpg

Gostei muito desta rocha viva, com estas aberturas e grutas internas... Já estou a imaginar aqui um camarão ou peixe a passar pelos buracos...

dsc00227cd.jpg

Este foi o pedaço que me foi oferecido... alguém me consegue dizer qual é este coral?

dsc00228by.jpg

Outro coral que me foi dado... Também não sei qual é o coral... Este está numa rocha que está cheia de vida! :)

dsc00226p.jpg

Consegui uma macro deste engraçado ser vivo! O Strombus além de me estar sempre a limpar a areia, tem um aspecto bem interessante!

dsc00233b.jpg

Espero que tenham gostado!

Estou a ciclar á quase 1 mês, pelo que devo aguardar mais 1 ou 2 semanas até "testar" a agua com uma "Chromi".

Ficarei a aguardar pelos vossos comentários.

Cumprimentos,

Paulo Eduardo

assinatura.png
Publicado:

Boas, Paulo!

Está a ficar porreiro...

Quanto aos corais, na 1.ª foto são palythoas... como costumo dizer esses corais até em água doce se dão bem... elejo-os como o coral mais resistente.

Na 2ª. foto, parece-me um rhodactis indosinensis ou então uma ricordea verde...

Continua o bom trabalho!!!

Posted Image