PH não desce!


tiaguezas

Recommended Posts

Assim é menos preocupante mas continua a ser, nunca se deve meter tanta bicharada ao mesmo tempo, as bactérias existentes podem ser insuficientes para tanta carga orgânica adicionada ao mesmo tempo. Fica alerta para essa situação.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 118
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Assim é menos preocupante mas continua a ser, nunca se deve meter tanta bicharada ao mesmo tempo, as bactérias existentes podem ser insuficientes para tanta carga orgânica adicionada ao mesmo tempo. Fica alerta para essa situação.

 

Ok vitor, obrigado pelas dicas e tudo o resto! a quantidade de bactérias q adicionei, foi a aconselhada no frasco e quanto á quantidade de peixes comprados na ruimar, comprei a quantidade que o Sr. Rui me aconselhou... de qq das formas, vou estar em cima do aquário e comprar um teste de amónia para controlar essa situação e fazer uma TPA assim q chegar a casa!

 

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto á quantidade de peixes comprados na ruimar, comprei a quantidade que o Sr. Rui me aconselhou...

 

Isto é lamentável, conheci essa loja à cerca de 7 ou 8 anos e sempre a levei como boa referencia, inclusive os conselhos que davam. Enfim, a crise que atravessamos dá nestas coisas.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

epah pois... no final das contas, só espero q os peixes se aguentem e q seja td um mal menor... =/

 

Só uma questão...uma vez que o aquario é parcialmente destapado e há imensa água que evapora, é ainda assim necessário fazer TPA's, ou simples adições de água com regularidade são suficientes?

 

Abraços

Editado por tiaguezas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo junto não fica nada agradável mas custa-me verificar que colocaste peixes (são animais não esquecer) num aquário instável, ainda andas à procura do (teu) melhor pH, ainda não deves ter o aquário ciclado e muito menos maturado.

 

Não adianta colocar bactérias e depois estar duas semanas sem as alimentar.... cuidado com isso, é o mesmo que não ter colocado nada....

 

Vai vendo os nitritos/amónia e TPAS pequenas e frequentes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo junto não fica nada agradável mas custa-me verificar que colocaste peixes (são animais não esquecer) num aquário instável, ainda andas à procura do (teu) melhor pH, ainda não deves ter o aquário ciclado e muito menos maturado.

 

Não adianta colocar bactérias e depois estar duas semanas sem as alimentar.... cuidado com isso, é o mesmo que não ter colocado nada....

 

Vai vendo os nitritos/amónia e TPAS pequenas e frequentes.

 

Boas Hugo,

 

Pois se a ti te custa, imagina a mim! :/ Fi-lo simplesmente porque foi o próprio velhote da ruimar a dizer que não adiantava nada eu andar a tentar estabilizar o pH enquanto n metesse peixes lá dentro, pois os proprios excrementos e afins é que se irião encarregar de o fazer! Após ter ouvido aquilo, resolvi seguir o conselho! :(

tendo em conta que estamos a falar de um aquário de 60 lt, aconselhas-me TPA's de quanto % ?

 

Obrigado e 1 abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Simples uns 5 litros.

 

Não sei qual o contexto da conversa para te aconselharem isso e quem sou eu para desdizer o quer que seja, existem diversas formas de iniciar e manter um aquário, temos que escolher uma e fazer o possível para tudo correr bem.

 

Aceito plenamente que um aquário maturado será obtido com facilidade através da fauna, desde que não seja à custa desta. Penso que foram muitos peixes para um aquário mal ciclado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Simples uns 5 litros.

 

Não sei qual o contexto da conversa para te aconselharem isso e quem sou eu para desdizer o quer que seja, existem diversas formas de iniciar e manter um aquário, temos que escolher uma e fazer o possível para tudo correr bem.

 

Aceito plenamente que um aquário maturado será obtido com facilidade através da fauna, desde que não seja à custa desta. Penso que foram muitos peixes para um aquário mal ciclado.

 

POis, sinto-me bue frustrado c toda esta situação e sinceramente... um bocado desiludido c o Sr. Rui... mas pronto, tal cm disse o vitor, o erro está feito... resta-me agora tentar colmatar o problema de acordo com os conselhos que voces me deram...! e já agora, água da torneira, ou mineral? (tava inclinado para esta segunda hipotese)

 

Abraço

Editado por tiaguezas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Utiliza agua da torneira, enche um garrafão e deixas em repouso de um dia para o outro com a tampa aberta para que o cloro evapore.

Ok vitor, Obrigado pelo conselho mas (e não pondo de qq forma em causa a tua dica!!!) uma vez que a ideia será baixar o pH gradualmente, a água mineral n seria 1 boa aposta? tendo em conta o baixo grau de pH comparado com o da torneira?

 

O teu conselho vou segui-lo à risca, sou estou ainda a tentar perceber uns quantos pormenores no meio de tanta complexidade...

 

thanks!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não apostava na situação da agua mineral por uma simples razão. Não resolve o problema a longo prazo, que é o que se pretende.

Aguarda mais uns 15 dias e vez se o ph desceu para o desejado, caso contrario terás que avançar para outras opções, tais como, tratar da agua antes de colocar dentro do aquário ou inserir mais elementos dentro do aquário para baixar o ph.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não apostava na situação da agua mineral por uma simples razão. Não resolve o problema a longo prazo, que é o que se pretende.

Aguarda mais uns 15 dias e vez se o ph desceu para o desejado, caso contrario terás que avançar para outras opções, tais como, tratar da agua antes de colocar dentro do aquário ou inserir mais elementos dentro do aquário para baixar o ph.

 

Ok vitor, obrigado pela dica (mais 1 vez) e vou seguir o conselho! Vou dando novidades!

 

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok vitor, obrigado pela dica (mais 1 vez) e vou seguir o conselho! Vou dando novidades!

 

Abraço!

 

Porra! quanto mais leio mais baralhado fico! :( Na loja onde costumo ir, foi-me dito que um teste de nitritos era suficiente, o que faz algum sentido porque se passadas as 2 semanas os valores apresentados forem baixos (o q foi o caso... 0,5 + ou -), significa que as bactérias estão a transformar a amónia em nitritos, e os nitritos em nitratos correcto? Contudo, quando leio foruns e afins, várias são as opiniões que aconselham ambos os testes (amónia e nitritos) ou até mesmo os 3 (nitratos). Ajuda neste campo por favor!!! :(

 

(devo ser o user mais chato do forum!!!)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porra! quanto mais leio mais baralhado fico! :( Na loja onde costumo ir, foi-me dito que um teste de nitritos era suficiente, o que faz algum sentido porque se passadas as 2 semanas os valores apresentados forem baixos (o q foi o caso... 0,5 + ou -), significa que as bactérias estão a transformar a amónia em nitritos, e os nitritos em nitratos correcto? Contudo, quando leio foruns e afins, várias são as opiniões que aconselham ambos os testes (amónia e nitritos) ou até mesmo os 3 (nitratos). Ajuda neste campo por favor!!! :(

 

(devo ser o user mais chato do forum!!!)

 

 

Eu no inicio comprei, umas tiras que permitem ler: GH,KH,PH, NO3 e NO2. Não são a coisa mais precisa do mundo, mas para começar acho mais que suficiente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu no inicio comprei, umas tiras que permitem ler: GH,KH,PH, NO3 e NO2. Não são a coisa mais precisa do mundo, mas para começar acho mais que suficiente.

 

mas faz-te sentido o q acabei de dizer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha lá uma coisa, tens razão que as bactérias transformam a amónia em nitritos e estes em nitratos, mas se só tiveres o testo do meio do processo como sabes se ele começou e/ou se terminou?

 

Vais testar nitritos mas se não tiveres tido amónia que nitritos vais ter?.....

 

Vais testar nitritos obténs zero mas se não tens resultados do teste de nitratos como sabes que eles passaram para nitratos?

 

Pela lógica chegaria mas sem haver registo de picos de nada fica difícil saber sequer se o ciclo começou..... (com peixes já começou de certeza).

 

(devo ser o user mais chato do forum!!!)

 

Não, não és :D Porque não há user's chatos mas sim user's com dúvidas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Companheiro, por ora esquece estas cenas todas, não vás comprar mais testes, começa a fazer as TPA's diarias conforme te indiquei que a coisa vai ao lugar.

 

Com o tempo e alguma pesquisa irás entender como funciona toda a organica de como ciclar bem um aquario e chegarás a conclusão que tendo paciencia não é necessario qualquer teste.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol...Ok meus amigos, vou seguir os vossos conselhos e manter-me pelas TPA's... acabei agr msm de fazer teste aos nitritos, que desceram de 0,5 para 0,0. o pH mantém-se na casa dos 7,5. As más notícias, é q tenho a fêmea de colisa com um comportamento estranhíssimo: está bue pelo fundo do aquário sem grande actividade e quando nada, fá-lo "meio" de lado, nao na diagonal mas o corpo apresenta sim uma ligeira curvatura para a direita...tipo banana! :( O resto dos peixes, parece q despejei uma lata de redbull para dentro do aquário: estão bué eléctricos! As rásboras inclusive parece q têm alguam dificuldade em se manterem em cardume! Se tiverem más noticias para me dar, façam-no gentilmente please! o.O

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vais testar nitritos mas se não tiveres tido amónia que nitritos vais ter?.....

 

Vais testar nitritos obténs zero mas se não tens resultados do teste de nitratos como sabes que eles passaram para nitratos?

 

 

Hugo a minha lógica foi a seguinte:

 

Se obtive resultados de 0.5 no teste de nitritos,ou seja, se eles estão lá embora que poucos, significa que outrora "ja foram" amónia. E se estão a um nível tão baixo, é pq estão a ser convertidos em nitratos, caso contrário estariam com níveis mais elevados!

 

Posso tar a dizer uma enorme barbaridade, lol... mas foi esta a lógica que segui!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal, ajuda por favor!

 

Que opções me restam tendo em conta q n tenho nenhum aquário de quarentena!? Já li sobre a condição da colisa e os motivos que se prendem com aqueles sintomas podem ser vários, sendo que a quarentena parece-me ser solução comum a todos! :(

 

Ontem depois do ultimo post, fui ver de novo o aquário e ela parece q tinah espevitado, mas hoje de manhã encontrei-a novamente bue ofegante e meia de lado no fundo do aquário! O resto dos peixes, estão com um ar super saudável e apresentam agora um comportamento normalíssimo!

Editado por tiaguezas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percebo nada de colisas, mas se dizes que a quarentena parece-me ser solução comum a todos, qual é o teu problema? Considera que neste momento esse aquário está de quarentena e fazes um tratamento geral.

 

Será falta de oxigénio na agua?

Que tal meteres ai umas fotos para a malta ver isso?

Editado por vitorfranco

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percebo nada de colisas, mas se dizes que a quarentena parece-me ser solução comum a todos, qual é o teu problema? Considera que neste momento esse aquário está de quarentena e fazes um tratamento geral.

 

Será falta de oxigénio na agua?

 

n me parece que falta de oxigénio seja o problema, uma vez que o aquário está relativamente bem plantado e o filtro é de cascata, a água é bastante bem movimentada! O meu problema é o receio de matar as bactérias "boas" com qualquer tipo de tratamento que possa fazer...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais