Como realizar poda das plantas corretamente?


eduamsouza

Recommended Posts

Boa Tarde à todos!

 

Gostaria de saber como realizar poda nas plantas de maneira correta, uma vez que podando pela parte superior das plantas acaba que compromete o formato, beleza e talvez a saúde da mesma, sem falar que estéticamente fica muito feio....

 

Pois bem, tenho no meu aquário Cabombas marrons, verdes e Elódeas, como as cabombas são bastante delicadas preciso arrancá-las pela raíz, fazer a poda e replantar? E as elódeas? Dêvo realizar o mesmo procedimento?

 

 

Aproveitando a mensagem... Meu filtro está com bastante alga escura, dêvo limpá-lo completamente ou não?

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

-as minhas cabombas nao ganham raizes as tuas ganham?

 

-eu tiro a planta do substrato(cabombas,elodea ou muitas outras)meço o que quero a partir da ponta e corto,a parte que ficou com a ponta vai de novo para o aquario e a outra parte ou vai para o lixo ou ponho no aquario ate se ramificar

Editado por pumba
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu, por acaso, faço a poda com elas enterradas!

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não pumba... Deves podar as plantas no aquário. Já viste a seca que era podar um maciço de cabombas? lol

 

Quanto á pergunta inicial é simples.

 

Podas as plantas para lhes dar a forma que desejas para o maciço em questão.

Por exemplo, plantas de caule, de boa saude, devem ser cortadas á descrição, normalmente conforme o tamanho que desejas para os caules, e de preferencia perto do nó, o no entre-nó.

As plantas de roseta devem ser podadas, cortando as folhas indesejadas na zona do peciolo o mais perto do solo possivel, para reduzir matéria organica em decomposição, e infecções bacterianas e fungicas dos tecidos da planta...

 

Dá uma espreitadela neste video para ver como se faz na prática...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lol pumba, não podes ir por ai... A poda está inerente a qualquer planta aquática, e o periodo em que a planta fica feia, também está inerente á coisa dos plantados lol=P

Cortas a cabomba para que ela cresça e ganhe vitalidade! Ao cortar a ponta de onde ela cresce estás a fazer com que o caule velho que fique, deite mais rebentos, e assim consegues mais cabombas. Sim fica feia, mas em breve e com os novos rebentos nem se nota que cortaste=P

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que belo vídeo, Gervas!!! :thumbup3:

Ando eu a cortar a HZ à unha para não danificar as folhas dos caules que não quero cortar e este amigo faz aquele magnifico trabalho com aquela facilidade! eheheh

 

Tem ali um misto de lenhador e de cabeleireiro! LOL

 

Tenho de ver se arranjo uma tesoura de pontas curvas.

A que uso serve bem para cortes de precisão mas para cortar grandes quantidades não dá...

Tem uma mola na base, o que a torna muito prática pois está sempre aberta, pronta a cortar.

DSC03439.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

que pena o meu polaco estar um pouco enferrujado :busted_red:

que impressão me fez o tipo a cortar as sebes e os peixes sempre por perto, comigo a tentar uma coisa assim haveria amputações de barbatanas pelo meio :sick003:

que inveja me fez a banheira que o tipo têm, assim por baixo diria que mede ai uns 70 cms de altura

aproveitando a boleia deste tópico queria esclarecer uma dúvida: como podar anubias, sobretudo as folhas velhas, pode-se cortar ou não se deve mexer de maneira nenhuma?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso que o gervas falou bem.

 

manter a parte de baixo da planta plantada no mesmo sitio, e a parte de cima, retiras as ultimas folhas, e enterrar. A planta vai ganhar raiz na zona dessas folhas retiradas.

 

e ja ta.

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais