Qual fertelização liquida usar?


diogoreis

Recommended Posts

Plantas: Hygrophila difformis, Heteranthera zosterifolia, Egeria densa e Sagittaria subulata.

iluminação: 14w

Uso co2 diy

 

amigos, tenho um plantado que o montei ha 2 semanas e daqui a 2 semanas vou ter que começar na fertelização liquida de micros macros, atendendo a exigencias das minhas plantas, que é pouca, que fertelizantes recomendam? um baratinho...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Plantas: Hygrophila difformis, Heteranthera zosterifolia, Egeria densa e Sagittaria subulata.

iluminação: 14w

Uso co2 diy

 

amigos, tenho um plantado que o montei ha 2 semanas e daqui a 2 semanas vou ter que começar na fertelização liquida de micros macros, atendendo a exigencias das minhas plantas, que é pouca, que fertelizantes recomendam? um baratinho...

 

Errado.... As tuas plantas não são plantas de pouca exigencia... A Heteranthera Zosterifolia vai chupar-te os nutrientes todos da água enquanto o diabo esfrega um olho...Hygrophila Difformis idem... Egeria densa...Igualmente... Sagitaria Subulata, é a unica que listaste assim mais em conta... Mesmo assim nem sei como é que não apareceu por aqui um iluminado como de costume que fala como se muito soubesse, nada sabendo, a dizer que só se devem usar fertilizantes de micros, pois os peixes dão os macros...

 

14W para quantos litros? Ou tu tens um tanque pequeno, ou isso é muito pouca luz para a 90% das plantas que aí tens...

 

Para essa flora, e com luz a condizer (que não sei se tens ou não), precisas de um fertilizante com Macros separados de Micros, pois a Heteranthera tem um consumo muito grande de Macros, especialmente de Potássio e Nitratos.

Se te atirares a um fertilizante completo, em breve terás ou carencia de macros, e excesso de micros.... Daí que devas atirar-te a um fertilizante dirigido para uma população um pouco mais conhecedora com os macros separados dos micros.

Pessoalmente para iniciar eu começaria por usar o Elos Planta 1 e o Elos Planta2 de acordo com o indicado pelo fabricante. Isso ou então, os fertilizantes da Seachem, os Flourish que tem os nutrientes separados, o fertilizante da Tropica também é nice... Aconselho-te no entanto a não desperdiçares dinheiro nos fertilizantes liquidos da SERA, é água praticamente, não tem nada de jeito, e é muito diluido.

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Gervas está certo... são de facto plantas simples de manter, mas que exigem muitos nutrientes disponíveis.

Só acrescentar que se tiveres menos de 0,5W/L de iluminação fluorescente t5 a HZ vai definhar gradualmente e a Hygrofila também vai andar muito fraca. E referir ainda que se efectivamente tiveres pouca iluminação, as plantas vão continuar a precisar de muitos nutrientes, mas vão consumi-los mais devagar, podendo mesmo chegar a ser suficiente a alimentação dos peixes (especialmente se forem peixes de grande porte) para dar os macro nutrientes as plantas.

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já agora Gervas, como ele referiu um baratinho os da Nutrafin não prestam?

 

O NPK é de macros, e o Plant Gro é de Micros. Ambos são de nutrientes separados, embora como a maior parte dos fertilizantes de micros têm pouco ferro.

 

É que recomendei a um familiar meu estes da Nutrafin (Hagen). Se não forem bons ou se houver melhor praticamente ao mesmo preço, também passarei a recomendar outros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para um iniciante nestas andanças e NABO no que respeita a iluminação vou colocar uma questão que acho pertinente.

Comprei no chinês duas gambiarras de 42Leds 3W cada uma, dá 6W. Para uma aquário (c50xa30xl25) com 15 reds + 4 guppies + 4 anúbias nanas.

Dá uma luz espectacular.

A questão que eu ponho é a seguinte:

Intensidade e Potência luminosa das lampadas são a mesma coisa? 6 Watts de potência seja ela em lampadas t5 t8 ou leds dá a mesma luz?!!!!.

Optei por anúbias porque são pouco exigentes e não coloquei substrato(só pedrinhas)é necessário dar alimento liquido às plantas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigos, desculpem nao ter respondido mais cedo.

O meu aquario tem 33L

 

22032011498.jpg

 

 

eu queria passar de 14w para 22w mas disseram-me isso no forum de aquariofilia dos açores:

 

''Estas são as plantas que fui buscar ao teu tópico:

Cryptocoryne wendtii ''green'' - como todas as Crytocoryne não precisa de muita luz

Egeria densa - fácil e não precisa de muita luz

Hygrophila difformis - fácil e não precisa de muita luz embora com luz alta fique com tons avermelhados.

Heteranthera zosterifolia - Esta é talvez a mais exigente mas ainda assim acho que não precisa assim de tanta luz.

 

Se tiveres pouca luz, o que vai acontecer é que as plantas vão crescer mais devagar mas também fica mais fácil de controlares as coisas e evitares algas. Vais precisar de menos CO2 e menos nutrientes e não vais ter que andar a podar todas as semanas.

 

Eu se fosse a ti, e para aprenderes a dinâmica da coisa, começava com o que tens de luz.

Optimiza o CO2 e os nutrientes (tens que lhes dar em excesso e de maneira constante). Depois, mais tarde, podes aumentar a luz para pores plantas mais exigentes, mas nessa altura já tens alguma experiência com o CO2 e nutrientes.

Ou seja, começa com um carocha em vez de comprares logo um ferrari 8)

 

Espero ter ajudado,

 

GM''

 

 

Foi por isso que não pus mais luz. Para fazer tudo de uma forma mais controlada. Posso fazer assim? ou tenho que por mais luz?

Quanto aos fertelizantes liquidos, elos é muito caro =\, até tinha pensado em fazer DIY, recomendam-me?

Seachem Flourish pronto, ja tem um preço mais razuavel

Editado por diogoreis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não raccar não era a ti que me referia, mas sim a uma personalidade que até tem um blog e que arrota cada posta de pescada que até doi...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Se tiveres pouca luz, o que vai acontecer é que as plantas vão crescer mais devagar mas também fica mais fácil de controlares as coisas e evitares algas. Vais precisar de menos CO2 e menos nutrientes e não vais ter que andar a podar todas as semanas.

 

 

 

Epah sou forçado a discordar fundamentalmente do que te disseram, está bem que menos luz significa menos probabilidade de algas, no entanto, também aprendi por experiencia que o controlo das mesmas se torna bastante mais facil e rápido em situações de maior luminosidade. Da mesma forma que uma luz mais fraca irá propiciar uma menor metabolismo vegetal, isso não irá afectar grandemente a maioria das algas, que ao invés de intensidade luminosa, devido aos seus pigmentos fotosintéticos (poucas micro algas usam a clorofila-a e a clorofila-b) prevalecem bem em sistemas de pouca luz, mas com uma duração mais longa de fotoperiodo. A meu ver e as plantas deixando (há plantas que não gostam de demasiada luz, especificamente algumas crypts entre outras), deves sempre tentar aproximar-te o mais possivel do máximo de luz que possas, sendo o 1W/litro um bom começo, mas não a regra rigida, e a panaceia para todos os males.

 

O problema do teu tanque não é tanto a luz, que me parece que estás perto dos 0,5W por litro, o que é perfeito para para a maioria das tuas plantas, até a Heteranthera com essa luz vai proliferar, mas o tamanho do tanque... Tanques pequenos, como o teu, são mais atreitos a blooms de algas, pois, caso não andes sempre em cima deles, os nutrientes vão-se acumular, vais ter picos de amónia mais facilmente, desequilibrios hidroelectroliticos. Não digo que será impossivel, mas irás provavelmente ter que andar em cima dele, com frequencia a vigiar a coisa por surgimento de algas.

O meu conselho para prevenir o surgimento de algas, e ao mesmo tempo suplementar as concentrações de carbono bio utilizável para as plantas, o uso de Flourish Excel, que para além de matar o alguedo, ajuda as plantas.

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epah sou forçado a discordar fundamentalmente do que te disseram, está bem que menos luz significa menos probabilidade de algas, no entanto, também aprendi por experiencia que o controlo das mesmas se torna bastante mais facil e rápido em situações de maior luminosidade. Da mesma forma que uma luz mais fraca irá propiciar uma menor metabolismo vegetal, isso não irá afectar grandemente a maioria das algas, que ao invés de intensidade luminosa, devido aos seus pigmentos fotosintéticos (poucas micro algas usam a clorofila-a e a clorofila-b) prevalecem bem em sistemas de pouca luz, mas com uma duração mais longa de fotoperiodo. A meu ver e as plantas deixando (há plantas que não gostam de demasiada luz, especificamente algumas crypts entre outras), deves sempre tentar aproximar-te o mais possivel do máximo de luz que possas, sendo o 1W/litro um bom começo, mas não a regra rigida, e a panaceia para todos os males.

 

O problema do teu tanque não é tanto a luz, que me parece que estás perto dos 0,5W por litro, o que é perfeito para para a maioria das tuas plantas, até a Heteranthera com essa luz vai proliferar, mas o tamanho do tanque... Tanques pequenos, como o teu, são mais atreitos a blooms de algas, pois, caso não andes sempre em cima deles, os nutrientes vão-se acumular, vais ter picos de amónia mais facilmente, desequilibrios hidroelectroliticos. Não digo que será impossivel, mas irás provavelmente ter que andar em cima dele, com frequencia a vigiar a coisa por surgimento de algas.

O meu conselho para prevenir o surgimento de algas, e ao mesmo tempo suplementar as concentrações de carbono bio utilizável para as plantas, o uso de Flourish Excel, que para além de matar o alguedo, ajuda as plantas.

 

gervas,

Obrigado pela ajuda. Eu nao consegui perceber bem se achas que devo por mais luz ou deixar como está.

quanto aos fertelizantes liquidos que achas que devo utilizar?

um DIY achas que compensa? nao queria gastar muito dinheiro nisso...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gervas, eu fiz mesmo uma pergunta não estava a questionar o que dizes-te eheheheheh

 

Diogo eu quando tive um semi plantado utilizava, Macros Diy, Micros da nutrafin e ferro da Ocean Nutricion.

 

Foi o mais barato que conseguia arranjar na altura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gervas, eu fiz mesmo uma pergunta não estava a questionar o que dizes-te eheheheheh

 

Diogo eu quando tive um semi plantado utilizava, Macros Diy, Micros da nutrafin e ferro da Ocean Nutricion.

 

Foi o mais barato que conseguia arranjar na altura.

 

Os produtos para fazer o fertelizante liquido de macros são muito caros?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu aquario tem 33L

 

Os produtos para fazer o fertelizante liquido de macros são muito caros?

 

Olá.

Para um aquário de 33 L e com 14w de Luz, o consumo de fertilizantes vai ser sempre baixo.

 

Pessoalmente, acho que a melhor solução para o teu aquário, passa pela compra de um fertilizante "completo".

Alem do NPK da nutrifin, tens Tropica Plant Nutrition. Existe em 2 versões... fertilizante "completo com fosfatos e nitratos ou ainda a versão à base de micros(sem os fosfatos ou nitratos).Um é mais recomendável para aquarios com poucas plantas e alguns peixes... o outro(a versão com nitratos e fosfatos) é mais usado em aquário com muitas plantas e poucos peixes.

Estes 2 fertilizantes, trabalham muito bem em aquários de baixa manutenção e com poucos requisitos em termos de fertilização.

No teu caso, aquário de 33 litros e 14 w de luz... é de longe a melhor opção.

 

Os fertilizantes DIY... ou de dissolução(macros)... são uma excelente aposta para aquário com maiores exigencias em termos de fertilização. Quer porque tenham muita luz, quer porque tenham plantas de elevado consumo ou grandes doses diárias de fornecimento de co2.

 

Depois... temos ainda a questão da litragem do aquário. Aquário maiores... gastam mais fertilizante... não há volta a dar.

Por isso... são muitos os que optam pela fertilização diy(dissolução), optando por comprar os produtos em pó... e fazendo assim os seus próprios fertilizantes.

 

Concluindo, no teu caso, a melhor solução, passa pela compra de um fertilizante o mais completo possivel, quer seja o npk da Nutrafin, quer seja o Tropica Plant Nutrition. Uma simples embalagem de 250ml... dura vários meses.

 

Não te esqueças tambem (conforme já te alertaram por aqui) que terás de escolher a flora de acordo com a quantidade de luz e co2 que tens no aquário. Não existem fertilizantes milagrosos.

Editado por canito
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Para um aquário de 33 L e com 14w de Luz, o consumo de fertilizantes vai ser sempre baixo.

 

Pessoalmente, acho que a melhor solução para o teu aquário, passa pela compra de um fertilizante "completo".

Alem do NPK da nutrifin, tens Tropica Plant Nutrition. Existe em 2 versões... fertilizante "completo com fosfatos e nitratos ou ainda a versão à base de micros(sem os fosfatos ou nitratos).Um é mais recomendável para aquarios com poucas plantas e alguns peixes... o outro(a versão com nitratos e fosfatos) é mais usado em aquário com muitas plantas e poucos peixes.

Estes 2 fertilizantes, trabalham muito bem em aquários de baixa manutenção e com poucos requisitos em termos de fertilização.

No teu caso, aquário de 33 litros e 14 w de luz... é de longe a melhor opção.

 

Os fertilizantes DIY... ou de dissolução(macros)... são uma excelente aposta para aquário com maiores exigencias em termos de fertilização. Quer porque tenham muita luz, quer porque tenham plantas de elevado consumo ou grandes doses diárias de fornecimento de co2.

 

Depois... temos ainda a questão da litragem do aquário. Aquário maiores... gastam mais fertilizante... não há volta a dar.

Por isso... são muitos os que optam pela fertilização diy(dissolução), optando por comprar os produtos em pó... e fazendo assim os seus próprios fertilizantes.

 

Concluindo, no teu caso, a melhor solução, passa pela compra de um fertilizante o mais completo possivel, quer seja o npk da Nutrafin, quer seja o Tropica Plant Nutrition. Uma simples embalagem de 250ml... dura vários meses.

 

Não te esqueças tambem (conforme já te alertaram por aqui) que terás de escolher a flora de acordo com a quantidade de luz e co2 que tens no aquário. Não existem fertilizantes milagrosos.

 

mas os diy tambem posso comprar todos os produtos para fazer o fertilizante e ir metendo pouca quantidade em vez de muita, ora isso assim dura-me para anos! O pior dos diy é que dá mais trabalho não é? tenho que por quaise todos os dias enquanto que os comprados é 2 dias por semana penso eu..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

onde arranjaste as Egeria densa? ando à procura em todo o lado e nao encontro

 

respondido por pm diogo607

Editado por diogoreis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Para um aquário de 33 L e com 14w de Luz, o consumo de fertilizantes vai ser sempre baixo.

 

Pessoalmente, acho que a melhor solução para o teu aquário, passa pela compra de um fertilizante "completo".

Alem do NPK da nutrifin, tens Tropica Plant Nutrition. Existe em 2 versões... fertilizante "completo com fosfatos e nitratos ou ainda a versão à base de micros(sem os fosfatos ou nitratos).Um é mais recomendável para aquarios com poucas plantas e alguns peixes... o outro(a versão com nitratos e fosfatos) é mais usado em aquário com muitas plantas e poucos peixes.

Estes 2 fertilizantes, trabalham muito bem em aquários de baixa manutenção e com poucos requisitos em termos de fertilização.

No teu caso, aquário de 33 litros e 14 w de luz... é de longe a melhor opção.

 

Os fertilizantes DIY... ou de dissolução(macros)... são uma excelente aposta para aquário com maiores exigencias em termos de fertilização. Quer porque tenham muita luz, quer porque tenham plantas de elevado consumo ou grandes doses diárias de fornecimento de co2.

 

Depois... temos ainda a questão da litragem do aquário. Aquário maiores... gastam mais fertilizante... não há volta a dar.

Por isso... são muitos os que optam pela fertilização diy(dissolução), optando por comprar os produtos em pó... e fazendo assim os seus próprios fertilizantes.

 

Concluindo, no teu caso, a melhor solução, passa pela compra de um fertilizante o mais completo possivel, quer seja o npk da Nutrafin, quer seja o Tropica Plant Nutrition. Uma simples embalagem de 250ml... dura vários meses.

 

Não te esqueças tambem (conforme já te alertaram por aqui) que terás de escolher a flora de acordo com a quantidade de luz e co2 que tens no aquário. Não existem fertilizantes milagrosos.

 

 

mas os diy tambem posso comprar todos os produtos para fazer o fertilizante e ir metendo pouca quantidade em vez de muita, ora isso assim dura-me para anos! O pior dos diy é que dá mais trabalho não é? tenho que por quaise todos os dias enquanto que os comprados é 2 dias por semana penso eu..

 

 

Pronto. Deste modo vou proceder a fertelização liquida DIY...

Tem ai na net muitos procedimentos para a sua preparação. Existe algum produto que eu nao tenha que usar?

Por exemplo:

 

''Eu macros só fertilizei com potássio.

 

Compro na farmácia Cloreto de Potássio (KCL) um frasco de 500 gramas, e aquilo dava-me para 5 meses fertilizando 20 ppm num aquário de 200 litros.

 

500 gramas de KCL custava-me 7 euros

Os nitratos não fertilizava porque como tinha escalares e outros peixes eles produziam carga orgânica que juntamente com as bactérias nitrificantes do filtro me forneciam os Nitratos suficientes para as plantas. ''

 

Aqui ele diz que não utilizou nitratos e so fertelizava com potássio. Eu utilizo tal como está no procedimento de um liquido de fertilização de nitrito e nitrato?

 

http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic.php?t=36321

Link to comment
Partilhar nas redes sociais