identificação de planta terreste


corsamegane

Recommended Posts

Boas!

 

Gostava de estudar um pouco esta planta trepadeira mas infelismente não consigo identificar a sua especie e assim não a posso estudar...

Eu queria ter alguma informação para depois fazer as minhas expriencias e com muita sorte pode ser que se adapte em aquarios.

 

As folhas devem ter entre 3mm a 5mm de diametro.

 

gallery_15836_290_1695997.jpg

 

Cumprimentos

Editado por corsamegane
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Soleirolia soleirolii

 

É possivel de manter em estado submerso, mas é extremamente dificil de aclimatizar, e de manter dado que precisa de água praticamente saturada de CO2....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Problema resolvido!

 

Vou plantar alguns pés pois tenho disto aos montes aqui em casa, não vai é levar com agua saturada de co2 senão lá vão os peixes á vida... eu vou plantar Hemianthus callitrichoides cuba brevemente e quero fazer uns comparativos!

 

Muito obrigado pela ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Eu até posso fazer isso mas não estou á espera de grandes resultados mas como tenho uma luz super potente (2xT8 36w + 4x lampadas de 95w cada) quero ver o que vai acontecer com a planta com tanta luz!

Assim que plantar eu coloco aqui umas fotos e depois vou actualizando.

 

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu entendo o raciocínio mas a única coisa que eu posso fazer é reduzir o numero de horas em que as 4 lâmpadas de 95w estão ligadas. Outra coisa é que o objectivo principal não é fazer crescer a Soleirolia soleirolii, isto é apenas um teste para ver se dá para se adapatar como a cuba ou glosso e se não funcionar paciencia.

 

Eu se conseguir vingar a cuba já me dou por feliz :rolleyes:

Em relação as fertilizações vou tentar seguir o método estimativo de fertilização do Tom Barr, uma das coisas que me falta é o teste de co2 e o teste do ferro, para poder confirmar que não estou a fazer nenhuma asneira.

Ao utilizar este método de fertilização sei que evita que se façam tantos testes mas caso tenha algum surto de algas quero ser capaz de determinar quais foram as carências ou excessos por isso é que digo que me faltam os teste de co2 e de ferro.

 

A coisa que me faz mais confusão é iniciar a fertilização, sei que devido á falta de massa vegetal e período de adaptação das plantas, o consumo de nutrientes na fase inicial é muito baixo e isso dificulta-me a tarefa para determinar consumo médio diário de nutrientes.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A coisa que me faz mais confusão é iniciar a fertilização, sei que devido á falta de massa vegetal e período de adaptação das plantas, o consumo de nutrientes na fase inicial é muito baixo e isso dificulta-me a tarefa para determinar consumo médio diário de nutrientes.

 

Tens algum tópico sobre o aquário em questão? É que sem saber o setup do mesmo, assim como a massa vegetal que tens, é difícil dar opiniões concretas ;)

 

Se o substrato fértil for bom/muito bom, durante o primeiro mês da montagem até poderá nem ser necessário fertilizar com liquidos.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens algum tópico sobre o aquário em questão? É que sem saber o setup do mesmo, assim como a massa vegetal que tens, é difícil dar opiniões concretas ;)

 

Se o substrato fértil for bom/muito bom, durante o primeiro mês da montagem até poderá nem ser necessário fertilizar com liquidos.

 

Abraço

 

Ainda não tenho um tópico sobre o aquário mas assim que colocar as ultimas plantas vou criar um para que me possam tirar algumas duvidas.

o substrato é apenas akadama normal portanto terei de começar a fertilizar a coluna de agua.

o resto do setup ainda tenho de averiguar tudo para não me esquecer de nada, assim por alto tenho co2 pressurizado com reactor externo, akadama, filtro externo e sump, o aquario tem 120cm por 50cm de largura e 45cm de altura.Quero tentar o estilo iwagumi e manter uns 50 neons cardinais e uma equipa de camarões e ottos para ajudar na limpezas!

 

Todas as dicas são bem vindas!

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas

 

Plantei alguns pés de Soleirolia soleirolii e parece-me que tem grande potencial mas ainda é cedo para afirmar alguma coisa, reparei que os pés crescem em altura o que para tapete não serve mas julgo que os novos pés já vão dar o efeito de tapete.

Vou tentar tirar uma foto ainda hoje!

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 meses depois...
  • 2 meses depois...