Fungos no tronco


BMike

Recommended Posts

Boa tarde pessoal ,tenho um aqua de 60l e apareceu-me um problema no tronco... começou-me a aparecer bolas brancas que parece nhanha , pelo que já pesquisei e li devem ser fungos, tenho 2 comedores de algas siameses ,2 comedores de algas chinês e uns 10 camarões, mas nenhum deles come/limpa a tal nhanha! O que eu gostava de saber, se me pudessem ajudar era se sabem de algum produto a venda que faça isso desaparecer, se me poderem indicar o nome ou loja que o venda...

Desde já obrigado, cumps.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não limpes isso... Isso é um petisco para os caracois, camarões, e limpa vidros...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

parece k os teus camaroes nao gostam de petiscos.

lol

mas se quiseres uns caracois,eu tenho uma pequena praga deles a desenvolver-se no meu aqua.

dou-te uns quantos:)

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, apareceu do nada ou o tronco é novo no aquario, isso provavelmente é algum tipo de fungo que já vinha agarrado ao tronco e ao ficar dentro de agua desenvolveu, em principio é só uma questão de estetica pq não faz mal nenhum, se o tronco é novo e tens isso é porque não foi bem "tratado" antes de ir para o aquario, nada que umas fervidelas, e uns dias de molho em sal não resolva, é melhor que usar quimicos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu quando comprei o tronco inicialmente era para por no meu aqua maior, mas sendo o tronco um bocado "pequeno" para o aqua guardei-o durante uns tempos e acabei por pó-lo num aqua mais pequeno que recentemente adquiri. Comprei o tronco numa loja de aquariofilia , a partida deve vir tratado! O facto é que quando me apareceu isto fui pesquisar e fiz o que indicaram em outros casos parecidos ao meu, esperei mas não resultou , foi aparecendo mais até que resolvi tira-lo do aqua a retirar a nhanha branca toda, mas pelos vistos não resultou, agora não sei o que fazer, espero mais tempo... etc, não sei mesmo ! Obrigado , Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o vir da loja tratado é subjectivo, basta estar ao ar que pode apanhar alguma coisa, é como tudo.

 

se queres ser radical e fazer a coisa o mais rapido possivel, existem umas pastilhas de cloro para piscinas, metes o tronco em agua, num balde ou em algo onde caiba submerso, metes la 1 ou 2 pastilhas para teres uma concentração de cloro grande e de 1 ou 2 em 2 dias tiras lavas bem com agua quente ou se possivel ferver o tronco, podes ter a certesa que matas tudo( ou como dizem os anuncios 99,9%), não te esqueces é de lavar sempre bem para limpar o cloro do tronco antes de o colocares no aquario outra vez.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 10 meses depois...

Desculpem o desenterranço deste tópico, mas pareceu-me melhor continuar este que me surgiu durante a minha pesquisa do que abrir outro novo.

 

Estou exactamente com o mesmo problema mas já vai para 15 dias tenho removido manualmente mas não está a ser fácil porque voltam a crescer sempre, estava a pensar em colocar em sal ou em lexivia mas tenho 3 anubias "coladas" ao tronco

 

Alguém me dá umas luzes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem o desenterranço deste tópico, mas pareceu-me melhor continuar este que me surgiu durante a minha pesquisa do que abrir outro novo.

 

Estou exactamente com o mesmo problema mas já vai para 15 dias tenho removido manualmente mas não está a ser fácil porque voltam a crescer sempre, estava a pensar em colocar em sal ou em lexivia mas tenho 3 anubias "coladas" ao tronco

 

Alguém me dá umas luzes?

 

 

Deixa o tempo correr...isso desaparece.

Não é nada de grave.

 

Cumps.

Hugo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Após ter montado vários aquas, verifiquei que esse tipo de nhanha só apareceu nos troncos das últimas duas montagens.

 

Fiquei um pouco desconfiado, pois alguns dos troncos já tinham vindo de aquas anteriores.

 

Pensei um pouco e associei a algo q nunca tinha usado antes, e q usei nas últimas 2 montagens... cultura bacteriana inicial para aquários.

 

Se por acaso tiverem usado disso, podem crer que está aí a resposta.

 

Se n tiverem usado nada disso, também n se preocupem mto, basta aguardarem, a nhanha acaba sempre por ser comida, seja por xupistas (aka limpa-vidros), por caracóis ou por outro habitante curioso.

Ricardo Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O oto morreu não sei porque... e não lhe tocou no fungo. Mas pareceu-me que ele já não vinha puro da loja... no entanto a nhanha continua e aumenta todos os dias vai para 1 mes

 

Próximo passo: novos ottos e então se assim não der recorro a métodos mais "extremistas"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

Tambem me apareceu essa nhanha no tronco no aqua acabado de montar e eu usei a cultura de bacterias da Sera =( maldita a hora em que comprei aquilo... Agora e so esperar? Os vossos ja melhoraram? Abraco

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Um aquário é um biótopo, é um local cheio de vida. Não são só os peixes e as plantas que dão vida ao aquário. São tambem as bactérias, os fungos e os outros organismos aquáticos, que fazem parte deste ecossistema. Lembram-se como começou a vida Terra?, não terá sido primeiro na água, com as bactérias e fungos?

É natural que ao início, quando aparecem fungos nos troncos recém introduzidos, ou as primeiras posturas de caracóis, que possam vir com as plantas, nos causem algum tipo de alarme. Mas quando o aquário maturar, e tiver já uns anos de vida, não vamos estranhar o aparecimento de pequenas larvas brancas, junto do areão. Nessa altura, vamos até gostar de conseguir ter alimento vivo, para os alevins.

 

António

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Um aquário é um biótopo, é um local cheio de vida. Não são só os peixes e as plantas que dão vida ao aquário. São tambem as bactérias, os fungos e os outros organismos aquáticos, que fazem parte deste ecossistema. Lembram-se como começou a vida Terra?, não terá sido primeiro na água, com as bactérias e fungos?

É natural que ao início, quando aparecem fungos nos troncos recém introduzidos, ou as primeiras posturas de caracóis, que possam vir com as plantas, nos causem algum tipo de alarme. Mas quando o aquário maturar, e tiver já uns anos de vida, não vamos estranhar o aparecimento de pequenas larvas brancas, junto do areão. Nessa altura, vamos até gostar de conseguir ter alimento vivo, para os alevins.

 

António

5* o teu texto ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

A minha também já foi. 4 ancistrus e 1 farlowella trataram do assunto ::D:

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais