O meu cardume de Cacatuoides


Nautilex

Recommended Posts

Boas, antes de mais parabéns à administração e a todos que contribuem para o forum pelo nova versão/lauyout, está muito agradável.

Mas abri este tópico para vos mostrar a evolução dos meus alevins cacatuoides, fica aqui uma foto e um pequeno video. Dá para ver parte do cardume de cacatuoides que povoa o meu aqua, os que se vêem são os que se concentram no lado esquerdo do aquário numa zona de vallisnerias que eles apreciam muito, mas também há a ala direita. Observando-os diáriamente dá para ver que estes jovens indivíduos habitam quase sempre as mesmas zonas no aquário raramente abandonam a sua zona, por vezes existem despiques em indivíduos com portes semelhantes. Outra coisa que noto é a diferença de tamanhos entre estes irmãos, e é muito evidente que nesta espécie o tamanho importa, quanto maior mais alto é o posto hierárquico, os maiores habitam as zonas supostamente melhores e tem prioridade na hora da alimentação. Bom mas passemos à foto e vid. Comentem!

 

1000947x.jpg

 

<object width="480" height="385"><param name="movie" value="

name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="
type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fabulástico,em breve também posto por aí o meu cardume de Agassizii.

Cumptrs

José.Dias

 

Boas Spaar, fico à espera.

O pessoal dos Ciclídeos Anões anda muito parado, ninguém abre topicos novos, anda tudo muito parado.

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito Bonitos

Por acaso não estas a pensar em vender nenhum desses :P

 

 

Boas D. André, vender ou dar vai acontecer de certeza até porque este casal faz posturas de 3 em 3 semanas non stop, não mando é vivos por correio.

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com que idade é que és obrigado a separa-los, antes que os machos comecem á porrada?

 

 

boas tat, se queres que te diga não sei, as duas primeiras posturas separei-os dos pais às 3 semanas porque coincidia com nova postura do casal, esta resolvi não interferir já estão com dois meses e tal entretanto já aconteceram mais duas posturas(mal sucedidas) a única animosidade que presenciei foi por parte da fêmea, o macho por seu lado até ver é muito tolerante com a canalha e está sempre perto deles.

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas pessoal.

Parabéns Nautilex, tens a praça cheia de peixe :D

Que tipo de cacatuoides são? Além de ser uma especie comum, eu pessoalmente aprecio bastante.

Olha em relação ao comportamento do macho estás com mais sorte que eu. Os meus assim que falta 1 ou 2 dias para a natação livre dos pequenos vão logo para a "solitária" :busted_red: para não haver petiscada ehehe

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal.

Parabéns Nautilex, tens a praça cheia de peixe :D

Que tipo de cacatuoides são? Além de ser uma especie comum, eu pessoalmente aprecio bastante.

Olha em relação ao comportamento do macho estás com mais sorte que eu. Os meus assim que falta 1 ou 2 dias para a natação livre dos pequenos vão logo para a "solitária" :busted_red: para não haver petiscada ehehe

 

Abraço.

 

 

Boas fabiosilva, os cacatuoides são triple red, realmente o macho tem um comportamento muito paternal, durante as primeiras 3 semanas é a fêmea que trata da prol, mas passado esse tempo a fêmea fica agressiva para com os pequenos, já o macho mantém-se junto a eles sem nunca lhes fazer mal.

Tenho aqui um pequeno macho que saiu espectacular, a terceira espinha da barbatana dorsal é enorme não é nada parecido com o pai, se der ainda hoje postarei aqui uma foto dele.

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Gosto muito dos triple red e é uma espécie que tenciono ter brevemente.

Em que condições de água é que os mantens? A nível de PH e dureza..

Se puderes postar umas fotos do pai agradecia-te, olha que sou um potencial comprador :D (caso os vendas claro)...

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Gosto muito dos triple red e é uma espécie que tenciono ter brevemente.

Em que condições de água é que os mantens? A nível de PH e dureza..

Se puderes postar umas fotos do pai agradecia-te, olha que sou um potencial comprador :D (caso os vendas claro)...

 

Abraço.

 

 

Boas fabiosilva, ao contrário de outras espécies os meus cacatuoides não são muito exigentes em termos de água, os parâmetros com que se reproduziram foram PH- 6,8/7, KH-1, GH-4, TEMP.-26/27, noto abrandamento na actividade reprodutiva quando não faço TPA com a frequência desejada, gostam de água fresca.

Vamos às fotos.

 

Aqui o pai mostrando o seu esplendor.

1000935w.jpg

 

A mãe com o seu amarelo vivo e barbatanas peitorais deficientes.

1000704yf.jpg

 

E por fim um dos jovens machos mais bonitos tem a terceira espinha da dorsal enorme como podem constatar não é igual ao pai por isso calculo que o casal seja de estipes diferentes.

1000962f.jpg

1000964x.jpg

 

comentem.

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O pai é espetacular. Belo exemplar.

 

Que queres dizer com: "A mãe com o seu amarelo vivo e barbatanas peitorais deficientes." ? Qual o problema das barbatanas peitorais?

 

Já agora, não tens a ficha do aquario? Que outros peixes tens no aquario?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá tat

 

 

 

O pai é espetacular. Belo exemplar.

 

Que queres dizer com: "A mãe com o seu amarelo vivo e barbatanas peitorais deficientes." ? Qual o problema das barbatanas peitorais?

 

as barbatanas peitorais deviam ser maiores ao invés tem dois cotos mal desenvolvidos ou atrofiados, não sei o que se terá passado quando comprei não reparei mas gosto muito dela assim mesmo aliás apesar dessa pequena deficiência tem muita vitalidade e é uma excelente progenitora

 

 

Já agora, não tens a ficha do aquario? Que outros peixes tens no aquario?

O set up anda algures no tópico fotos e vídeos, mas posso-te dizer que para além do casal e crias de Cacatuoides tenho um cardume de 10 neons chineses, 2 otos e 6 caridinas japonicas, o aqua tem 127 litros brutos.

 

 

 

 

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devo confessar que os cacatuoides não são os meus apistogrammas de eleição, mas esse teu macho da ninhada é muito bonito! tem umas barbatanas muito bonitas e bem definidas, aquela mais alta é muito bonita, faz lembrar os baenschi! O macho, pai, tem umas barbatanas dorsais estranhas, grossas, não acho feio, é bastante bonito mas nunca tinha visto! Não atrapalha quando ele fecha a barbatana dorsal? E quanto à fêmea, notaste a tranferência dos genes das barbatanas peitorais para algum apistogramma da ninhada, ou ainda é cedo? É interessante como todos convivem bem juntos, até os machos!

Os meus parabéns ;D

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devo confessar que os cacatuoides não são os meus apistogrammas de eleição, mas esse teu macho da ninhada é muito bonito! tem umas barbatanas muito bonitas e bem definidas, aquela mais alta é muito bonita, faz lembrar os baenschi! O macho, pai, tem umas barbatanas dorsais estranhas, grossas, não acho feio, é bastante bonito mas nunca tinha visto! Não atrapalha quando ele fecha a barbatana dorsal? E quanto à fêmea, notaste a tranferência dos genes das barbatanas peitorais para algum apistogramma da ninhada, ou ainda é cedo? É interessante como todos convivem bem juntos, até os machos!

Os meus parabéns ;D

 

 

Boas Daniel, a barbatana não atrapalha nada, geralmente só quando está em exibição para a femea ou exitado com alguma coisa é que se apresenta como está na foto. Em relação à questão da fêmea, não saiu nenhum alevim com a mesma deficiencia por isso deduzo que possa ter sido algo no meio em que passou os primeiros tempos de vida.

cumps

Editado por Nautilex
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal.

 

Parabéns Nautilex, tens aí uns belos exemplares. E esse pequeno é bastante promissor :D

Quanto ao defeito da fêmea deve ter haver com algum fungo que afectou os ovos antes ou depois da eclosão, visto que os ovos são o saco vitelino dos pequenos quando nascem e a sua barriga à posteriori. Tive meia duzia de pequenos assim, aos quais lhes chamo de charrocos... Têm mesmo dificuldade em levantar do chão e ficam com o corpo encurvado. São uns limpa-fundos diferentes do que estamos habituados :D

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Quanto ao defeito da fêmea deve ter haver com algum fungo que afectou os ovos antes ou depois da eclosão, visto que os ovos são o saco vitelino dos pequenos quando nascem e a sua barriga à posteriori. Tive meia duzia de pequenos assim, aos quais lhes chamo de charrocos... Têm mesmo dificuldade em levantar do chão e ficam com o corpo encurvado. São uns limpa-fundos diferentes do que estamos habituados :D

 

Abraço.

 

 

Boas fabiosilva, por acaso também tenho cá um desses a que chamas charroco, eu chamo-lhe Cacatrydora, porque apesar de ser um Cacatuoides comporta-se como uma corydora. Têm-se safo sem atenção especial mas é muito mais pequeno que os irmãos.

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Têm-se safo sem atenção especial mas é muito mais pequeno que os irmãos.

 

 

Boas Nautilex.

Sim é verdade que têm um crescimento muito mais débil que os irmãos mas lá andam na vidinha deles. São uns autênticos limpa-fundos, foi rara a vez que vi algum a nadar acima de 5cm :D

Acho que lhes vou apelidar de Gollum´s pelo formato marreco que têm :D

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Então nos Apistograma cacatuoides a fêmea quando pronta para a reprodução apresenta uma coloração amarelada?

 

Boa sorte com isso

 

 

Boas Pedro_, nao te sei responder,a femêa que tenho apresenta sempre a cor amarela, mas também as posturas são sucessivas.

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nautilex.

Sim é verdade que têm um crescimento muito mais débil que os irmãos mas lá andam na vidinha deles. São uns autênticos limpa-fundos, foi rara a vez que vi algum a nadar acima de 5cm :D

Acho que lhes vou apelidar de Gollum´s pelo formato marreco que têm :D

 

Abraço.

 

Tal e qual, é isso mesmo que parecem.

Quando apanhar o meu a jeito tiro-lhe uma foto.

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns quando crescer vai-se tornar num belo exemplar

 

 

Boas D. André, o puto é bonito mas já se meteu em aventuras e na luta pelo poder com os irmãos perdeu parte da espinha mais longa da barbatana dorsal. Vamos ver se volta a crescer.

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais