Quiet Zone


Paulo Lisboa

Recommended Posts

Olá e obrigado :)

 

Tens a certeza que elas comem planárias?

Estava a evitar a todo o custo meter quimicos na água...

 

Bom dia já li em foruns brasileiros que sim, elas são carnívoras e excelentes predadoras, também irão comer camarões muito novos é o único problema que elas vão trazer. Mas vou acabar com as planárias a nascença, as grandes vais ter de retirar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste cubo de reprodução dos CRS e CBS nunca apanhei nenhuma grande. É no da esquerda:

DSC_0346-2.jpg

 

Naquele a que eu chamo de Quiet Zone é que tirei duas mesmo grandes! Diria que tinham aprox 1cm...

DSC_0409.jpg

 

Como em ambos tenho crias recem nascidas (CRS e CBS no pequeno e Blue Bee no Quiet Zone), fiquei receoso com o que acabaste de explicar.

Vou aguardar mais um pouco e continuar diariamente à caça.

Até agora ainda não tive vítimas mas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que não deve ser um risco muito grande, dado que as helenas são muito lentas para os camarões, por norma os camarões seguram os ovos, logo penso que poucas perca poderás ter.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novo update para registar que no fim-de-semana passado estive a peneirar o Elos Terra Medium do Small.

A coisa correu bem e devo avançar asap para a substituição do areao preto no Quiet Zone e no cubo dos CRS e CBS.

Se no Quiet Zone vou só tirar o areão preto, não vou limpar as laterais pois têm bastantes alguedo, no cubo vou tirar tudo e lavar muito bem!

 

O meu receio na escolha do timming disto tudo é que tenho várias crias tanto num como no outro.

 

Irei usar só Medium no cubo e uma mistura de ambos no Quiet Zone.

Falta-me ainda decidir se no Quiet Zone meto primeiro o Medium e depois o Small ou se misturo tudo e meto lá dentro...

Também devo optar por reduzir o nº de plantas neste aqua.

 

Vamos ver como corre.

 

 

AHHHHHH, já quase me esquecia.

Hoje trouxe os três sakuras que ainda tinha neste aqua para o mini-aqua daqui do trabalho.

Vou retirar daqui muitos dos Reds que por aqui andam, especialmente os mais novinhos, e tirar a prova dos nove quanto a estes que teimam em não ovar!

Vai ser um valente passo atrás mas ou vai ou racha! :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo para as planarias o melhor é o no-planaria.Não causa baixas em camarões ou mesmo caracois.

 

 

Eu colocava o substrato medium e depois o small por cima.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fábio, muito obrigado por ambas as dicas.

Irei seguir o conselho no que toca ao substrato. É a opção que me parece lógica.

 

Quanto às planárias, chego à conclusão de que elas só estão no Quiet Zone. Nesse tirei umas quantas que não tenho qaulquer dúvida em identificar!

A cabeça triangular não engana e eram mesmo enorme, o que permitia ver bem a sua forma.

No cubo dos CRS e CBS o que tenho é diferente. Trata-se de um organimo também ele de formato sob o comprido mas sem diferença entra a cabeça e a cauda. Para além disso, as planárias são de tom branco-sujo, ou mesmo beje, a atirar para o castanho claro.

Estes organismos do cubo são bem brancos.

 

Como vou desmontar ambos, vou tentar ver-me livre destes 'convidados' ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem... temos novidades... e grandes.

 

Tirei tudo lá de dentro! :)

Comecie o dia a lavar o Elos Terra (sem grande sucesso LOL) e depois tirei toda a água (mas não a deitei fora), as plantas e o areão preto.

O filtro esteve sempre a funcionar com agua do aquário e com os troncos e plantas num balde.

 

Tirei os blue bee que ainda lá estavam (tirei uns 5 ou 6 bebés!) e meti o Elos.

 

Agora estou a repor água, usando 50% da que lá estava. O resto da água será nova, dos garrafões do Pingo Doce.

 

Mais tarde volto a dar notícias :)

... se as minhas costas ainda o pemitirem! LOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo isso fica bem mais dificil, qd não fazes fertilizações.

Fazer "plantados" e não fertilizar.... vai ser dificil que chegue às condições que idealizas, independentemente das remontagens que faças. As algas vão sempre acabar por aparecer...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo, caro Amigo!

Por isso vou deixar uma quantidade mínima de flora. Ficam anubias, fissidens, christmas e fetos.

A ver se os nutrientes que meto a cada TPA são suficientes para esta carga de plantas :)

 

Por agora está a re-ciclar... ;)

 

Tenho de ver se tiro uma foto para mostrar como está. Nada de especial mas é para registar neste 'diário'...

Vou também ver se registo ph. A ver se desce!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A cada tpa, se fazes com água engarrafada não "metes" nada de relevancia. É água mineral (geralmente de muito baixa mineralização). Onde vais inserir alguma é na alimentação, que é feita por excesso (para os bichos andarem gordos :) )

E coloca umas fotos que é isso que se gosta!

 

Força nisso!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Bem, esperei três semanas para re-ciclar bem e assim, no passado fim-de-semana, avancei com a introdução e ambientação dos animais.

 

Correu tudo bem, sem baixas, e todos apresentam boas cores!

 

Vamos ver se agora entra nos eixos.

 

Deixei ficar os mais pequeninos no pequeno cubo onde já estavam para não os sujeitar já a uma mudança de aquário.

 

Ao todo, foram 11 CRS e 5 CBS.

Ainda hei-de mover os Blue Bee para este aqua também. Quando me der na gana eheheh

 

Por agora a única coisa que me preocupa é que não os vejo a pegar na comida como acontecia no cubo peqenino.

Aqui, têm MUITO mais espaço e até se afastam da frente do aquario...

espero sinceramente que estejam a encontrar comida suficiente no tronco e nas plantas, senão estamos mal.

 

Eis algumas fotos:

DSC_0456.jpg

DSC_0447-1.jpg

DSC_0444.jpg

DSC_0437.jpg

DSC_0435.jpg

DSC_0433-1.jpg

DSC_0432.jpg

DSC_0431.jpg

DSC_0429-2.jpg

DSC_0419.jpg

DSC_0418-1.jpg

DSC_0417.jpg

DSC_0412.jpg

DSC_0411-1.jpg

DSC_0408-2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ta com bom aspecto ;). Os parametros ja estão melhores? Sempre te livraste das planarias?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No fim-de-semana passado os parametros estavam todos ok.

pH nos 6,8.

Anotei tudo (ph, gH, kH, NO2, NO3, PO4, Amónia e até Fe, por causa das filamentosas que tenho) mas ontem à tarde mandei o papel fora... :s

Sei que os valores de NO2, NO3, PO4, Fe e Amónia eram zero (ou muito perto disso).

 

Quanto às planárias, não há sinal delas!

 

Nesta altura estou moderadamente confiante.

Só me preocupa um pouco o desinteresse demonstrado pela comida...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto se esta tudo ok, agora é deixar andar e fazer uma manutenção cuidada.

 

Não te preocupes com a comida, isso é normal nas primeiras semanas de habituação, como passaram de um substrato de basalto para um substrato à base de argila eles tendem a ficar com menos apetite pois estão sempre a debicar no substrato ;).

 

Força com isso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo

Bom dia,

 

Está com optimo aspecto mesmo.

O verde quando crescer vai fazer uma ligação a esse substrato mto boa.

Gosto mais do layout assim.

Ao nivel da bicharada tens uns meninos com umas cores fenomenais.

Acho que devias agora com o tempo ir fazendo uma selecção dos melhores, não tendo receio de diminuir a colónia.

A seu tempo os frutos viram ;)

As 2 crias golden?

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, João!

 

As fotos não lhes fazem justiça. As cores estão realmente muito bonitas.

Por agora não tenho quaisquer preocupações estéticas. O meu objectivo é somente ter sucesso na reprodução, aumentar a colónia de forma não ficar tão à mercê de um qualquer azar que possa ter e me leve a parca dezena de indivíduos que tenho.

 

Olhando para trás vejo que pouco ou nenhum sucesso consegui ter.

Os factos são incontestáveis. Comprei sete animais (CRSs), hoje tenho 12 (CRS's adultos mais umas crias). Um crescimento que quase que dá para rir... ou então não... :(

 

O único mérito que me reconheço é ter conseguido manter a colónia num cubo tão pequeno, sendo estes amigos tão sensíveis a variações...

 

Quanto à selecção, a seu tempo virá.

Depois de os pequenitos que tenho no cubo pequeno estarem mais crescidos, serão passados para o pé dos adultos.

Nessa altura, desmonto o cubo pequeno e volto a montá-lo com o resto do Elos, como está no Quiet Zone. Nessa altura logo pensarei em apurar alguma coisa. Por agora não.

 

A terminar, as crias golden não chegaram a juvenis. Era difícil...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

ando literalmente a redescobrir o encanto destes pequenos amigos.

Nunca os tinha visto com as cores tão fortes, de tal forma que posso mesmo dizer que tenho alguns com brancos invejáveis!

Para além disso, com excepção de hoje, tenho tido mudanças de exoesqueleto diárias. Bom sinal, não é?

 

No polo oposto, as algas filamentosas continuam em grande!

Se nos troncos e plantas já me habituei a conviver com elas neste aquário, no substrato já me incomóda mais... e já se começa a notar aí também...

 

Já pensei em tirar as caridinas japónicas do 180 Litros mas tenho receio que depois se tornem numa concorrência muito forte pela comida não deixando nada para os CRS e CBS...

Também já pensei em colocar lá um ou dois dos SAE que tenho.

Outra opção passaria por começar a introduzir alguns nutrientes nas TPAs juntando água da torneira à do Pingo Doce que habitualmente uso.

Só que isso levaria a uma subida do pH...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Fábio: parece que adivinhas... antes de jantar apanhei uma plánária enorme!

 

No lado positivo registo mais duas cascas. É mesmo um ritmo muito maior, comparativamente com a realidade anterior.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros,

 

gostaria IMENSO de receber as vossas opiniões acerca deste tema:

 

"No polo oposto, as algas filamentosas continuam em grande!

Se nos troncos e plantas já me habituei a conviver com elas neste aquário, no substrato já me incomóda mais... e já se começa a notar aí também...

 

Já pensei em tirar as caridinas japónicas do 180 Litros mas tenho receio que depois se tornem numa concorrência muito forte pela comida não deixando nada para os CRS e CBS...

Também já pensei em colocar lá um ou dois dos SAE que tenho.

Outra opção passaria por começar a introduzir alguns nutrientes nas TPAs juntando água da torneira à do Pingo Doce que habitualmente uso.

Só que isso levaria a uma subida do pH..."

 

Aquilo que me apetece fazer é começar a adicionar umas singelas gotas de NO3, K e PO4. Nada de Micros nem de Fe.

Sempre muito abaixo das doses recomendadas.

 

Poderia isto vir a resolver (ou atenuar) o problema das filamentosas?

 

Se, por um lado, não quero arriscar, por outro, em uma semana, já noto filamentosas no substrato! :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo

 

Tenho pouca experiência ... pelo que tenho lido há mtas maneiras de combater desde o velhinho "apaga a luz" por uns dias ao meter peixes de combate a algas.

 

Eu optava por uns caracois em vez dos peixes. Umas ampulárias por exemplo, neritinas não sei se ajudam a resolver. Mas ampularias sim.

Dp tens plantas como as cabombas e os fox tail que são mto boas para isso, alem das flutuantes.

Mas antes tens que perder um bom tempo a retirar as algas ... ou à mão ou com o cifão.

 

Não compreendi a parte de adicionares nutrientes com as tpas.

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez tente ampularias... apagar a luz seria a ultima opção...

A parte de adicionar nutrientes com as TPAs é pelo seguinte.

É obvio que a água do Pingo Doce é muito pobre em termos de nutrientes. Daí este aparecimento das algas. Medi os valores há dias e tenho tudo a rondar os zero!

Daí ocorreu-me juntar agua da torneira à do Pingo Doce quando faço as TPAs. Desta forma fornecia alguns nutrientes para as plantas.

 

Vou ver se arranjo um par de ampulárias :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo é dificil mesmo...é uma faca de dois gumes. Eu pouco entendo (e é só teoria) das necessidades dos invertebrados mais sensiveis, mas sei por experiencia que os Red Cherry e as Japonicas vivem e prosperam em ambientes com elevada introdução de fertilizantes. No meu comecei com uma pequena colónia e agora tlv tenha uns 400 Reds, mas estes são os fáceis

 

Agora com essas espécies podes vir a ter dissabores.... mas também senão fertilizares não vais csg ter plantas decentes e algas q.b..

Aquilo que eu tlv te propunha era por agora deixarers a coisa sem plantas, só tlv com um pouco de musgo e reduzires a iluminação, tanto em Ws como em duração diária.

Sim terias algo tlv mais sombrio e menos bonito, mas se a coisa for bem pensada consegues ambientes bem bonitos apenas com pedras e troncos...e como a iluminação é apenas "decorativa" as algas também praticamente não existem.

 

Força nisso

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela sugestão, Ptuga!

Sabes o que me chateia? Ver malta que usa a mesma água que eu, que tb tem plantas e camarões e consegue ter aquários muito bonitos...

Para mim, a resposta reside no volume de fauna. Mesmo sendo pequenos, geram muitos detritos via fezes. Talvez daí resultem os nutriente nescessários para o equilíbrio do sistema.

 

Entretanto, fazendo um ponto de situação, começo a duvidar se este não será mais um projecto a não resultar.

Na sexta cheguei a casa e dei com um CRS adulto morto.

Fui logo fazer os testes e tudo certinho:

pH - 6,5

NO3 - 0,5 a 1

PO4 - menos de 0,02

gH - 2

kH - 4 (ou 5)

Amónia - zero

 

Hoje não há novidades... aparentam estar todos bem pois estão com belas cores.

 

Nos próximos dias vou passar para aqui os pequenotes que ainda tenho no cubo pequeno pois vou precisar dele para fazer um pequeno Sulawesi com os cardinais que me restam... :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Paulo, se isso não é azar não sei o que lhe chame, é num aquário uma chatice no outro, outra, andas cá com uma camada, deves ser um dos que mais cuidados tem com os aqua( sem querer ofender outros) e é só chatices atrás de chatices, mas isso vai passar, pensamento positívo e há-des singrar, água mole em pedra dura.............

Nunca desistas, foste um dos que me inspirou, e me levou a gostar tanto destes bichinhos.

Força aí camarada

Abraço

Paulo Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais