Quiet Zone


Paulo Lisboa

Recommended Posts

Não desferram se faltar a luz nem se o desligares.

Desferrar só acontece se deixares o nível descer abaixo do ponto em que o tubo do filtro puxa a água. E mesmo nesse caso basta deitar água dentro da caixa do filtro que ele ferra novamente com toda a facilidade.

 

O Nitrivec da Sera já o conhecia desde que comecei a ter aquários. Já o outro, nunca usei.

 

Estive a pensar e acho que vou passar dois adultos para o grande e manter no pequeno dois adultos (sendo um deles uma fêmea ovada) com os bebés.

Desta forma podia continuar a dar boas condições de crescimento ao alevino, pois este tem menos de metade do tamanho de um CRS adulto, logo não representará qualquer ameaça para eles, certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo,

Em primeiro lugar, quero agradecer-te o esclarecimento da dúvida. É que eu cheguei a usar quando tinha um aquário aberto da blau a funcionar e, sem ter a ver com o nível, ele, nas situações que que questionei, desferrava. Ele estava à entrada do meu quarto e quando isso acontecia lá ia eu, fosse a que hora fosse, tipo 'tinóni', buscar um copo com água para colocar na mochila e ferra-lo novamente. Comecei a ouvir da patroa e comecei tb a chatear-me e...canister forever... :)

Acho a tua escolha acertada. No entanto, peixes são sempre peixes e se não os tiveres os camarões andam sem stress, mais desinibidos e nota-se também nas cores.

Um abraço.

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo compreendido, Arlindo. Obrigado pelas dicas.

Só estou a forçar a presença do alevino mais algum tempo naquele aquário pois no comunitário será comido dado que ainda é muito pequeno.

 

Quanto ao teu filtro de mochila, julgo que haveria algo de errado no seu funcionamento.

Algo que se passou comigo com pequeno filtro de mochila que tenho no mini-aqua dos CRS: nos primeiros dias funcionou bem, como tinha vindo a funcionar desde sempre mas, de um momento para o outro, começou a fazer barulho. Rapidamente percebi que se tratava de um problema com a peça que regula o fluxo.

Essa peça tem uma borracha que, se não estiver em boas condições, deixa passar ar.

Isso sim, leva ao desferrar do filtro porque entra ar para o tubo que puxa a água.

Nada que não se resolvesse com um elástico a pressionar a peça para baixo. Funciona bem e caso encerrado :)

 

Cpts!!!

Editado por plisboa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Olá a todos!

 

De volta para um breve update.

 

As coisas parecem estar a correr bem.

No sábado à noite nasceu a segunda geração de CRS 'made in Tercena' e fruto da minha única fêmea! :-D

A anterior geração teve uma enorme taxa de sobrevivência que já me permitiu passar uma dezena de jovens para o Quiet Zone, tendo ainda ficado alguns irmãos (presumo que dois ou três) no pequeno aqua onde nasceram.

 

Assim, neste momento, tenho dois machos adultos e 10 jovens no Quiet Zone, enquanto que a fêmea (que não é nada de especial) e o macho mais bonito permanecem no aqua pequeno onde estão os recém-nascidos, que serão novamente mais de dez, segundo contas da minha filha ehehehe :D

 

Por falar em beleza, estou positivamente impressionado com as cores dos jovens. Apresentam faixas brancas muito consistentes e bem definidas.

Sendo esta a primeira vez que tenho CRSs, confesso que não sei se será um bom indicador ou algo que possa vir a desaparecer com a chegada ao estado de adulto.

 

Referência ainda para abundante presença de algas filamentosas (parecem cabelos...) no Quiet Zone, julgo que seja devido a insuficiência de nutrientes.

 

De entre as coisas que me preocupam destaco algo que está a ser novidade para mim.

Ao passá-los para o Quiet Zone, eles ficaram com muito mais espaço para deambular. Isto resulta que não se encontram com a comida que lhes dou. Ou, quando a encontram, pouco ou nada lhe ligam.

O aquário já tem meses de funcionamento. Será que eles encontram alimentação no areão, tronco, plantas e esponja do filtro???

Confesso que estou um pouco preocupado com este ponto pois não os vejo a pegarem na comida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva vizinho (não fosse Tercena, penso que junto à estação, a terra da minha mulher),

 

Em relação às cores, às vezes quando passam a adultos é que se revelam, ou para pior ou melhor, como as grades (in) afirmam.

 

Em relação à tua preocupação dos pequenos não comerem... Aposta nas comidas que te referi para crias, como são em pó vão espalhar-se pelo aquário/ solo. Em relação a eles não se dirigirem para a comida "maior"... num aquário maior, demora muito mais tempo até eles "cheirarem" a comida.

Se colocares, essencialmente, comida em pó coloca só meia/ uma pastilha para os adultos.

 

No stress :)

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Vizinho! LOL

 

As comidas que me indicaste ainda custam algum dinheiro! :puppydogeyes:

Confesso que, depois do sucesso na 'primeira fornada', estou tentado a manter o mesmo modus operandi.

Vou é passar a dar-lhes comida antes de ir jantar para depois tirar o excesso quando me for deitar. Neste particular já deu para perceber o porquê de as baterias de aquários para camarões serem compostas por aquários relativamente baixos. É que os animais não desfrutam da altura da coluna de água e fica bem mais fácil de fazer as manutenções :)

 

Nestes animais é possível habituá-los a irem sempre comer ao mesmo local? Ou têm um cérebro demasiado pequeno para tal coisa???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Vizinho! LOL

 

As comidas que me indicaste ainda custam algum dinheiro! :puppydogeyes:

- Costumo pensar que, feitas as contas, os camarões é onde se gasta menos dinheiro, e é em tudo o resto que ele se vai... -

Confesso que, depois do sucesso na 'primeira fornada', estou tentado a manter o mesmo modus operandi.

 

- Costuma-se dizer que em equipa vencedora não se mexe...-

 

Vou é passar a dar-lhes comida antes de ir jantar para depois tirar o excesso quando me for deitar.

 

- Que trabalheira... ;) -

 

Neste particular já deu para perceber o porquê de as baterias de aquários para camarões serem compostas por aquários relativamente baixos. É que os animais não desfrutam da altura da coluna de água e fica bem mais fácil de fazer as manutenções :)

 

Nestes animais é possível habituá-los a irem sempre comer ao mesmo local? Ou têm um cérebro demasiado pequeno para tal coisa???

 

- Os meus estão amestrados, até fazem lutas de wrestling na hora da paparoca... Eu costumo alimentá-los junto ao vidro por várias razões, uma delas é pode-los observar melhor e num caso concreto por causa da areia que tenho junto ao vidro e que a introduzir pq tinha anteriormente granulometria maior e a comida afundava-se entre esta. Eles têm olfacto apurado... ;) -

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novo update! :D

 

Aqui fica um pequeno vídeo com direito a outside e inside view! eheheheh

Os CRSs parecem bem e não encontrei restos de nenhuma baixa, pelo que estarão presentes 10 crias e 2 adultos.

Deixei o macho mais bonito e a fêmea no cubo pequeno a ver se continua a haver mais criação.

Neste aquário destaque para as muitas algas filamentosas e para o verdadeiramente lento desenvolvimento das plantas, o que não é de estranhar dada a ausência de fertilização.

Por agora há uma generalizada recusa em aceitar a alimentação. Prefiro ir pensando que encontram algas com fartura em vez de achar que algo se passa com todos os animais...

 

Estão ainda dentro do aquário dois alevinos de popondetta furcatta pela simples razão que não tenho onde os colocar.

Como os CRSs juvenis já têm algum tamanho, nenhum dos dois alevinos representa perigo para eles. Mas estou verdadeiramente de olho na evolução desta situação pois ainda é muito cedo para meter os peixes no comunitário de 180L. Um problema que tenho em mãos em função de, por um lado, não querer perder os peixes e, por outro, não querer stressar as gambas.

 

th_00001-1.jpg

 

Edit: Se alguém tiver alguma dica sobre uma forma de colocar o vídeo a correr na página do forum, diga-me por MP pf. OB!

Editado por plisboa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Acabei de meter mais 4 juvenis no aquário, vindos do cubo de reprodução, por assim dizer. Ao todo estão neste aquário 14 juvenis (fruto da primeira 'ninhada' cá de casa) e um adulto.

No cubo de reprodução continua a única fêmea adulta e o melhor macho.

 

Eis algumas fotos tiradas depois de algumas experiências com os settings da máquina.

 

P1010497.jpg

P1010498.jpg

P1010502.jpg

P1010505.jpg

P1010509.jpg

P1010513.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Paulo,

As fotos estão óptimas; os bichos também.

Em relação à comida, continuas com dificuldades?

Abraço.

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho de ser sincero e dizer que estes bons brancos e vermelhos não são fruto de nada que eu tenha feito ou deixado de fazer. Eles simplesmente sempre os tiveram desde o 1º dia.

 

Quanto à comida, eles parecem preferir andar de volta da madeira neste aqua de 50L. Só têm preferência pela comida se lhes der Mosura Specialty Crystal Red Shrimp Food, a comida que sempre comeram desde que nasceram. Mas está tudo bem, ou assim parece.

 

No cubo de reprodução as coisas tb continuam bem. Os recem-nascidos já mostram crescimento mas a fêmea ainda não ovou novamente.

 

Para a semana deve chegar a calha de leds e vou vender a actual para anular o investimento na de Leds ehehehe

Só depois de ter a de leds montada (e se ficar satisfeito com ela) vou poder decidir como tapar o aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Olá a todos!

 

Aprox 3 semanas depois, os juvenis estão MUITO maiores e as plantas vão bem.

 

Eis uma foto geral para começar:

DSC_0128.jpg

 

e uma do cubo onde o casal continua de vento em popa, com a segunda geração a evoluir a olhos visto e a terceira a caminho na barriguinha da mamã, essa autêntica máquina fotocopiadora de CRSs ehehehe

DSC_0150-1.jpg

 

Ontem tive o prazer de receber o um amigo que atende pelo nome de Miguel Guerreiro e que me trouxe uma prenda: um CRS macho Grade S (V band???)

DSC_0170.jpg

DSC_0203.jpg

DSC_0205.jpg

DSC_0212.jpg

DSC_0226.jpg

DSC_0239.jpg

DSC_0255-1.jpg

DSC_0259.jpg

 

Outras fotos dos habitantes:

DSC_0133.jpg

DSC_0162-1.jpg

DSC_0164.jpg

DSC_0165.jpg

DSC_0181.jpg

DSC_0168.jpg

 

A muito breve prazo vão entrar uns pés de pogostemon helferi e uns 'arranjos florais' com cladophora e xisto.

 

A calha de leds não correspondeu ao que dela esperava. Sabia que não ia ter a mesma luz que tenho mas tinha esperanças que fosse suficiente.

É uma excelente opção para quem tenha somente musgos, anubias e cryptos mas não para mim que queria ter 'o melhor de dois mundos', com plantas de caule e tudo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo, bonitos camarões, não me arranjas umas fotocópias dessas :)

reparei numa pelia muito bonita, onde arranjaste :)

a Marsilea hirsuta está a desenvolver?

Desde o KupraR que não via um caracol camuflado LOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eheheh a pelia está a demorar a adaptar-se mas tem mantido-se saudável. Estou a considerar colocá-la num plano mais alto para ver se apanha mais luz e começa a desenvolver a sério!

A marsilea hirsuta falei nela no update no tópico do 180L. Não se tem adaptado bem... e como arranjei pogostemon helferi, acho que vou desistir dela. Há coisas que simplesmente não percebo...

Os camarões ainda estão a formar colónia, por isso ainda é cedo para 'se emanciparem' LOL

Quanto ao caracol, tem feito um trabalho fenomenal na limpeza de algas filamentosas! Fabuloso!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, aqui fica um pequeno clip desta noite.

Espero que gostem. A luz (em demasia) faz alguns camarões parecerem cor de laranja mas podem julgar pelos que estão mais à sombra onde se nota que os vermelhos estão bem fortes, e os brancos também.

Estou satisfeitíssimo com este aquário até agora. Tenho esperança que continue assim.

Por enquanto não há fêmeas ovadas mas é aguardar.

No cubo de reprodução as coisas vão bem também. Os bebés estão cada vez maiores e não tarda junto-os a este aquário maior.

 

th_P1010650.jpg

 

Se alguém souber como disponibilizar aqui o vídeo, agradeço que me ensine :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, não há comentários mas há novidades! :)

 

Hoje quando fui tratar da TPA identifiquei três fêmeas da primeira geração nascida cá em casa ovadas!!!

Ou seja, para além das gerações F2 e F3 nascidas no cubo de reprodução (aprox 30 julgo eu), parece que vou ter nascimentos em massa no Quiet Zone! banana rock

 

Entretanto, ontem dediquei-me à jardinagem e tenho umas coisitas novas na frente do aqua. Mas só as mostro quando estiverem com melhor aspecto pois ainda estão muito, digamos, 'verdes'... ehehehe

 

Ab para todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito porreiro o aquário parabéns :D

 

Espero daqui a uns tempos depois de ganhar experiência com os Red's vir a ter um assim :D

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado. Foi esse o caminho que segui. Comecei por ter caridinas japónicas em 2006 mas só em 2010 descobri o 'mundo' dos camarões com os reds :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Obrigado. Foi esse o caminho que segui. Comecei por ter caridinas japónicas em 2006 mas só em 2010 descobri o 'mundo' dos camarões com os reds :)

 

Bom dia Paulo,

 

Então, como está este aquário e as gambas?

Ouvi nalgum lado que ía aparecer uma bateria...como vai esse projecto?

 

Abraço.

 

Arlindo

Editado por Arlindo

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ele há coincidências... :)

Ontem estive a tirar umas fotos para actualizar o tópico mas não consegui partilhar porque o photobucket, pela primeira vez desde que me lembro, estava com problemas no site.

 

De qualquer forma, aqui ficam as fotos tiradas ontem à noite, bem como um update do setup:

 

Dimensões: 50x35x35

Capacidade: 61 litros

Filtro: Eheim 2041 com esponja, cerâmicas e turfa;

Iluminação: 37W PLL;

Substrato fértil: JBL Aquabasis Plus;

Substrato inerte: areão negro;

Hardscape: tronco Redmoor;

Flora: Hemianthus micranthemoides, Ludwigia Arcuata, feto Java, Pogostemon helferi, Cladophora, Cryptocorine diversas, Flame moss, Fissidens fontanus e Pelia.

Fauna: CRS's Grade A e um Grade S, Red Cherry (Obrigado, Wesley_boy!)

 

DSC_0311.jpg

DSC_0313.jpg

DSC_0322.jpg

DSC_0323.jpg

DSC_0325.jpg

DSC_0327.jpg

DSC_0332.jpg

DSC_0333-1.jpg

DSC_0336-1.jpg

DSC_0339-1.jpg

DSC_0340-2.jpg

DSC_0343-2.jpg

DSC_0345-2.jpg

DSC_0346-1.jpg

DSC_0355-3.jpg

DSC_0360.jpg

Editado por Paulo Lisboa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ouvi nalgum lado que ía aparecer uma bateria...como vai esse projecto?

 

Esqueci-me de te responder a este respeito...

As coisas ainda não arrancaram efectivamente. Estão quase concluídas as alterações na cozinha, local onde vai 'nascer' o espaço vertical para a bateria mas ainda não dei o kick-off na coisa.

 

Já escolhi o tipo de estrutura que vou comprar (será uma daquelas estantes com perfil metálico e prateleiras de madeira que se vê no AKI e Leroy), decidi que a vou forrar com aglomerado lacado a branco para ficar mais janota e tenho andado a recolher opiniões quanto aos filtros a usar (a relação preço/ruído/eficácia/consumo não é nada fácil) e quanto ao substrato.

 

No que respeita a substrato a coisa é menos problemática. Tenho andado com uma grande pancada pelos sulawesis, nomeadamente pelos cardinais, mas ando a mentalizar-me para desistir da ideia por serem muito voláteis, representando por isso um investimento de enorme risco... o que me deixa mesmo com pena.

 

Para complicar a coisa deram-me um aqua de 80cm de frente com um eheim 2211 e calha. Só lhe falta mesmo o aquecedor.

Ficava um sulawesi mesmo maravilha mas... talvez acabe por ir para uns blue tiger com plantas de baixas exigências para aguentar com a calha que será sempre de pouca potência.

Gostava mesmo era de ir para uns deep blue tiger, como os que vi em casa do Miguel Guerreiro (fiquei apaixonado, pá!) mas é capaz de ser areia demais para a minha camioneta.

 

Vamos ver. Continuo a ter muitas nuvens no horizonte, nomeadamente no que diz respeito a questões profissionais da minha mulher que podem ditar alterações grandes para pior na realidade lá de casa.

Por isso, ainda não avancei. Há-de ir.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo.

O aqua está muito bom, mas esses meninos estão espectaculares, como os ensinas a posar para a foto? :roflroll2: é que vou-me iniciar com camarões(red cherry) e assim ensinava-os logo de principio,lol. Mas esses crystal são espectáculo, mas uma coisa de cada vez 1º os red, continua a nos presentear com fotos, parabéns.

Abraços

Paulo Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eheheh Obrigado mas não há segredo algum para as fotos.

A máquina é uma banalíssima Nikon D40 com a objectiva de origem, uma 18-55, acho eu.

A única coisa que faço é dispara MUITO! Mando muitas para o lixo mas algumas saem mais ou menos.

E olha que as fotos não estão grande coisa. Sem uma lente macro, não há milagres ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

'habemos novitats' :)

 

Nasceram ontem os primeiros CRSs 'feitos' no Quiet Zone!

Não consigo contar quantos são pois o aquário é muito grande e já tem muitos esconderijos para seres tão pequeninos eheheh

 

Para além disso há a registar a entrada de quatro babaulti stripes que vieram adicionar mais alguma diversidade a este aquário.

 

Por agora é tudo.

Estou a hesitar entre fazer ou não fazer uma TPA hoje pois no fim-de-semana não pude.

Hesito pois não sei se poderá complicar as hipóteses de sucesso da crias.

Talvez faça uma pequena...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabens com os nascimentos... :)

 

Acho que um dia destes quem alinha nos Crystal sou eu..:)..Um dia destes ainda tenho que ir ai as compras.. :discuss_gathering:lool..

 

Esses REDS, tem boa pinta.. LOOL..

 

Abraço.

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais