Quiet Zone


Paulo Lisboa

Recommended Posts

Nem boas, nem más. O que já não é mau!

O pH estabilizou nos 7 e não houve mais mortes.

Tenho é algumas dúvidas que ainda tenha alguma fêmea CRS :( :( :(

Já as crias dos Blue Pearl vão bem. Têm crescido e julgo que se vão aguentar.

 

Um abraço para ti tb, caro Amigo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os problemas continuam... e desta feita com fortes repercussões.

 

Começou a aparecer água por baixo do aquário e tive de desmonta-lo. Dos lados não era, por isso devia ser uma fuga pelo vidro de fundo, uma vez que a borracha que estava no vidro de fundo tinha água.

Arranjei um aqua bem pequenino para onde passei todos os camarões, o termoestato e coloquei um filtro pequeno. Tirei o máximo de areão preto que consegui para um recipiente e depois tirei o resto do areão com o substrato fertil para outro recipiente (mas ficou com água).

 

Já encomendei um aquário novo na Vitromoldura (50x35x35 em vez dos 52x30x25 anteriores) que deverá estar pronto na 3a feira.

Tiveram ainda a amabilidade de me emprestar um aquário de 40x40x20 para manter a fauna em melhores condições... vamos ver se a coisa corre bem...

 

Parece que está enguiçado! irra!

Editado por plisboa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é relativamente simples. Camaroeiro para os adultos e um copinho (sem tampa) daqueles que são usados para palitos, transparente como este, em plástico

paliteiro-aco-inox-brinoxg.jpg

 

vais trazendo o animal até junto do vidro da frente e depois capturas-o.

Resulta bem. Apanhei perto de uma dezena de bebés blue pearl assim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

tenho finalmente o aquário novo em minha mão.

É um 50x35x35 o que dá um aumento de 37,5L para 61L (brutos).

Hoje à noite vou voltar a meter os substratos (têm estado recipientes diferentes) e a plantar as plantas que nestes dias têm estado num tupperware na varanda, numa caixa onde já estavam umas anubias gigantes a ver se lhes passava o ataque de algas que traziam do meu 180L.

Com o frio que tem estado, tenho algum receio do estado em que as vou encontrar. A parte boa é que não devem trazer caracóis :)

 

Acho ainda que não vou meter logo os camarões no novo aqua.

Dado que eles estão bem no aquário de recurso, devo deixar o aquário a maturar de hoje para amanhã e só coloco os animais no novo aquário na 5a feira à noite.

Ainda mantenho um balde de 15L com água do aquário e com o filtro a funcionar lá e assim dou algum tempo à turfa para 'moldar' o ph da água que vou ter de adicionar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Isso já é um belo upgrade ;)

Bom trabalho e depois queremos fotos e mais fotos.

 

É melhor esperares uns dias antes de meteres os camarões, faz isso mesmo que estás a planear ;)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava a pensar em somente 24 horas porque tenho o substrato fértil completamente submerso em água do aquário anterior e ainda os 15L no balde onde tenho o filtro a funcionar continuamente.

Mas farei testes antes de os voltar a colocar dentro do novo espaço!

 

AB! :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando fiz a remodelação ao meu, deixei tudo a funcionar noutro aqua. Mas meti toda a fauna apenas umas horas depois de terminar a montagem. Sei que arrisquei, mas não tive baixas. Para mim era a única solução, pois não tinha hipótese de ter a malta toda num aquário de 15 litros durante mais tempo.

 

Já sabes, depois disso, venham lá as fotos.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

obrigado pelas simpáticas palavras mas isto tem sido uma cegada pegada...

 

Pergunta: o que é que acontece quando mudas de um aqua para outro maior e queres manter o substrato???

Resposta óbvia: o substrato anterior não chega!!!

 

Acontece que o urso que está deste lado do teclado não se lembrou disso!

Começo a meter o JBL Aquabasis Plus e tudo bem. Não é para ficar grande quantidade à frente, espalha-se e tal, tudo ok.

Quando começo a meter o areão negro, plim! Fez-se o Chocapik!!! Mal chega para cobrir o Aquabasis com dois dedos de altura :(

Como Murphy não dorme (o da Lei :) ), ligo para a loja onde o havia comprado e, pois claro, estava esgotado!

Estive à espera até hoje.

 

Agora que já tenho o reforço de areão, chegou a altura de tomar uma nova decisão. Ou deixo o aqua ficar no local onde estava o anterior, ou compro/faço um móvel para o meter ao lado da TV. 180L de um lado, Quiet Zone do outro. Ficava giro...

Só que eu achei que, se ia fazer um novo aqua, o devia fazer maior, tão maior quanto possível. Vai daí ficou com 35cm de profundidade, que era a medida disponível no local onde o ia colocar.

 

Acontece que o móvel que encontrei (a preço que me agradasse) é um muito simples da Aquatlantis mas que fica curto em 5cm de profundidade. Só tem 30cm...

Para além disso é preto.

 

Este sábado vou avaliar custos de comprar material para montar algo exactamente igual, feito por mim, e com 35cm de profundidade a imitar cerejeira.

Se vir que é inviável, talvez ainda pondere comprar uma tábua com 60x35cm para meter em cima do tampo do móvel que só tem 60x30cm. Julgo que não haverá problema.

 

Quanto ao mais importante no meio disto tudo, os animais estão bem!

Desde que fui buscar o novo aqua que estão novamente num pequenino aqua de 20x25x20 e tudo está bem.

As crias Blue Pearl continuam a crescer e não houve qualquer baixa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Grandes novidades!!!

Resumindo: Móvel montado, aqua montado e a estabilizar parâmetros com turfa no filtro!

 

Em detalhe:

Como já tinha dito, passou a ser 50x35x35.

Tive de comprar mais areão mas já está tudo feito e com alterações ao layout.

Optei por deixar a zona central do vidro de trás sem nada para que lá possa ter o filtro. Do lado esquerdo ficará um arbusto de Hemianthus Micranthemoides e do lado direito fica outro arbusto de HZ.

De resto voltei a usar o tronco (que adoro!) e coloquei uns pés de blixa por detrás dele. Vamos ver se resulta.

Por agora está ainda com a água nublada por causa das bactérias que introduzi, pelo sim, pelo não...

Tem ainda uma pedra e umas tampas de garrafas de cristal a manter o tronco no fundo. Hão-de sair.

 

Algumas fotos:

novo1.jpg

novo2.jpg

 

Com isto tudo, novo móvel, novo aquário, etc, etc, teve de mudar de local e acabou por ficar desta forma a minha vista num dos sofás :)

geral-1.jpg

 

Agora a melhor parte.

Ainda tenho uma fêmea CRS e está ovada! Foi (mais uma vez) a minha filha que me alertou eheheh

Tenho 99% de certeza que tem ovos mas ainda a quero ver numa posição favorável para tirar todas as dúvidas.

Por agora os animais estão num pequeno aqua com 20x25x20 que tem mostrado ser uma mais-valia enorme! Apesar de pequeno, os animais parecem gostar de lá estar. Ou seja, vou continuar com ele montado... e até tenho medo de mover a CRS grávida... não sei ainda o que faça.

Eis uma foto deste pequeno aqua:

nano.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Gostei muito de ver os teus aquários na sala.

Esse teu aqua de 180L é igual ao meu e gostei ainda mais do novo sistema de iluminação.

Se fosse eu não mexia nessa CRS grávida por agora. Quando tiver a "ninhada" ai sim !!!

Espero que tudo corra bem.

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Excelente trabalho, mesmo :) Para além de teres dado mais espeço aos teus meninos, ficaste com uma sala muito mais bonita, eheh. A patroa não disse nada?

Agora é esperar pelo crescimento das moitas. Usaste substrato fértil?

Podias dar um jeitinho na parte frontal com umas cryptocorines, que dizes?

 

Concordo com o Bruno, por agora devias manter essa fêmea sossegada, fazias a mudança depois de ter os pequenos.

 

Abraço e boa sorte ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lool, isto é que foi pontaria hein Hugo?

 

É verdade, esqueci-me de mencionar isso, acho que se vai deixar de ver tanta televisão aí por casa! :medieval_mace:

 

É verdade, uma sincronização fantástica, eheh ;)

 

Hmm, cá para mim, acho que o Paulo até se vai esqueçer que tem televisão, eheh (brincadeira)... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse teu aqua de 180L é igual ao meu e gostei ainda mais do novo sistema de iluminação.

Se fosse eu não mexia nessa CRS grávida por agora. Quando tiver a "ninhada" ai sim !!!

 

É o que vou fazer... para não arriscar. É a quarta que engravida e as três anteriores morreram (2 blue pearl e um CRS).

Quanto à luz, faz mesmo toda a diferença. Para melhor!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@ h_saldanha: a ideia de colocar desta forma foi dela :D

Aliás, era algo assim que íamos fazer se me tivesse metido na água salgada há uns meses atrás. De um lado o água doce, do outro o salgada, com a TV no meio.

Tenho substrato fertil que tinha no anterior, Aquabasis Plus da JBL.

Que ideia tinhas com as cryptos? Aceito sempre de bom grado sugestões! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

só tenho uma sugestão, tenta disfarçar o lado esquerdo do tronco, é que assim acaba muito abruptamente...

 

percebo o que dizes mas só vejo uma forma que seria uma planta que fizesse 'plano médio' entre o tronco e a HM no fundo, 'abraçando' a esq do tronco.

Alguma sugestão?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@ h_saldanha: a ideia de colocar desta forma foi dela :D

Aliás, era algo assim que íamos fazer se me tivesse metido na água salgada há uns meses atrás. De um lado o água doce, do outro o salgada, com a TV no meio.

Tenho substrato fertil que tinha no anterior, Aquabasis Plus da JBL.

Que ideia tinhas com as cryptos? Aceito sempre de bom grado sugestões! ;)

 

Quando a patroa dá uma ajuda é meio caminho para o sucesso, eheh. A minha gosta do aquário e tal, e dos peixinhos e tal... Mas não lhe mexe...lol

 

Já me arrependo de não ter comprado esse da JBL. Comprei o Florapol e acho que é muito fraquinho...

 

Olha para as cryptos, poderias optar por umas cryptocorine parva, tem uma folha pequenina e é uma planta bonita. Com 2/3 vasos fazias umas coisas engraçadas aí na frente. Ou então poderias optar por uma cryptocorine becketii para colocar mais junto ao tronco (mas esta já cresce uma bocadinho mais e poderia tapar o tronco, se vires a minha está mesmo muito grande).

 

percebo o que dizes mas só vejo uma forma que seria uma planta que fizesse 'plano médio' entre o tronco e a HM no fundo, 'abraçando' a esq do tronco.

Alguma sugestão?

 

Sim :D Blyxa Japonica eheh

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... a blixa tem tido muita dificuldade em vingar cá em casa. Tanto no 180L como neste.

De qualquer forma, acho que pode ser uma solução mas vou começar por a tentar usar na parte de trás do tronco, onde está mais perto do centro e tem mais luz. Mas não tenho muita fé.

 

Para a parte da frente continuo a ter muitas dúvidas sobre o que fazer pois não queria condicionar a visualização dos animais.

Continuo também a achar que a pogostemon helferi é que ficava MESMO fixe :)

É uma planta mesmo rasteirinha, não é? Tipo umbigo de jacaré anão LOLOLOLOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas porque será que não vinga (a Blyxa)? Será da luz?

 

Falei-te da crypto parva porque é uma planta rasteirinha e como tem as folhas pequenas e dizem que é de crescimento lento, poderias colocar uns pézinhos. Vê lá se gostas:

http://www.aquaticplantcentral.com/forumapc/plantfinder/images/Araceae/parva.jpg

 

A Helferi também é porreirinha, nunca tive mais ainda ei-de experimentar. Aqui ainda não consegui encontrar, terei de mandar vir. Mas isso ficaria para a próxima montagem, eheh...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A blixa vinga mas DEMORA uma eternidade a começar a crescer. Já me ocorreu que possa ser uma planta cujas raízes demorem a crescer em direcção ao substrato fértil e que só quando isso sucede é que ela começa efectivamente a crescer. Também pode ser dos parâmetros. Tenho de ver...

É que já ví por aqui aqua com blixas enormes e as minhas... nada.

 

Quanto a essa crypto, se não dissesses o seu nome eu diria que era uma cryptocorine 'x' willissi.

É que tenho lá umas igualzinhas a essa. Inclusivamente plantadas neste aqua.

 

O que me cativa na helferi é o contraste que ia conseguir daquelas folhas verdes onduladas com o areão preto e com o castanho do tronco :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto a essa crypto, se não dissesses o seu nome eu diria que era uma cryptocorine 'x' willissi.

É que tenho lá umas igualzinhas a essa. Inclusivamente plantadas neste aqua.

 

 

Eu plantei a semana passada 3 pés de Blyxa. Vamos ver como se porta, também não conheço a planta ;)

 

Agora que falas nisso da crypto, ao pesquisar pelo nome que escreveste, aparece exactamente as mesmas imagens do que quando pesquisei por "Cryptocoryne Parva", se calhar é a "mesma". Mas aqui não faço a minima ideia.

 

É por essa razão que indicas que eu também quero experimentar a Helferi ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Falei na Blyxa por causa do seu crescimento ;) Mas por acaso o que referes tem toda a lógica, nem pensei/vi isso antes.

Se calhar a Helferi é a que resulta melhor. Mas nada como experimentar para ter a certeza...

 

OFF-TOPIC:

Este tópico está a ser "invadido" pelos Saldanhas eheh ;)

Editado por h_saldanha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estejam à vontade! Vocês os dois dão VIDA ao forúm!!! LOL

 

Depois de ter dado a resposta fui ao site da tropica e tive lá a ver umas plantinhas.

 

O que achas destas três?

- Pogostemon stellata

- Hygrophila corymbosa

- Hygrophila corymbosa

A pogostemon stellata tenho no 180L e não estou a gostar muito dela... para além disso cresce muito para este aqua que só tem 35cm de altura (brutos).

A corymbosa tem a folha muito larga para ser colocada ali e também cresce bem em altura.

Como era mesmo o nome da terceira???? ehehhehehe :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem... lá bonita ela é. Gostei mesmo mas... não vai fazer grande contraste com a HM.

Para além disso, pesquisei sobre ela e cresce muito em altura e espalha-se muito rapidamente lateralmente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ADOREI a 1a e a 3a mas acho que te estás a esquecer que este aqua tem de altura útil naquela zona uns singelos 25cm aprox! :-D

 

Mas olha que não foi trabalho em vão pois gostei MESMO das duas que te referi. Ficavam a matar de cada um dos lados da Matogrossense que está ao centro do meu 180L.

Vou ver se descubro onde as arranjar aqui no forum a preço de 'amigo', pois claro ;)

 

Ahhh mas antes ainda vou ver se tenho condições para as manter LOLOLOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais