Quiet Zone


Paulo Lisboa

Recommended Posts

Concordo em absoluto!

Sabes que estava aqui a olhar para o aqua e a pensar que uma planta de folha larga poderia ser uma boa solução para a parte central do aqua, escondendo assim a esponja do filtro.

O grande senão é que deixava cair a ideia de fazer dois arbustos a convergir no centro e a tentar dar ideia de profundidade...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tb não me parece mal... mas tenho receio que plantas de folha tão grande não resultem bem num layout pequeno como este.

Já para meter a HZ tive de pensar várias vezes se o fazia ou não...

Mas vou ponderar a hipótese. Até porque vou ter a calha (PLL 36W) mais deslocada para a parte de trás do aqua, tentando levar a que os animais prefiram a frente, onde os podemos observar melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto muito da sugestão!

Acho que ele já havia manifestado interesse nas rotalas que tenho no 180L.

Em vez de oferta faz mais sentido se for, no mínimo, troca. Conversando a gente entende-se.

 

Acho que vou mesmo apostar nessa planta, seja da forma como sugeres ou comprando a outro colega do fórum.

Vamos é ver como se adapta às condições que tenho. Quando a arranjar, vou tentar planta-la bem dentro do areão (para ficar perto do substrato fértil) e em zona de boa iluminação.

 

Obrigado pela tua ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje deu-me para fazer testes entre o aqua que vai receber os CRS (onde estão varios caridinas japónicas e Greens porque vou meter Flourish Excel no 180L por causa das BBAs) e o pequenino que neste momento tem os CRS e os Blue Pearl.

 

Ambos têm os mesmos parâmetros, o que me deixa confiante para a mudança.

Que não irá acontecer no imediato pois vou aguardar que a CRS ovada dê à luz.

 

ph: 6,5 (ambos com turfa nos filtros)

kH: 2

gH: 5

NH3/NH4: 0 a 0,6

 

Medi a amónia primeiro no maior (que tem plantas e o tronco) e pensei: humm isto deve ser do melting de algumas plantas que não resistiram à mudança...

mas no pequenino onde estão os camarões também obtive o mesmo resultado, o que me deixou intrigado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Enquanto a fêmea ovada CRS não entende que é hora de deitar cá para fora os pequenotes, aproveito este aquário para colocar as caridinas japónicas e os Greens do 180L.

 

Aqui fica um pequeno clip delas que mais não pretende que mostrar o tamanho delas. (note-se que o espada que aparece é adulto, o que dá um termo de comparação).

A minha mulher diz que parecem aranhas ehehehhe

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Caros amigos,

 

é com enorme alegria que partilho convosco a notícia de que nasceram os primeiros CRS!

Na verdade julgo que ainda estão a nascer, pois a primeira contagem resumia-se a uns escassos 4 indivíduos e agora estamos nos sete ou oito.

São mesmo minúsculos! :)

 

Agora é esperar que a mãe termine de dar à luz sem problema pois não me apetecia nada perder mais uma fêmea quando dava à luz.

 

Em suma, está tudo contente cá em casa! :D

 

Deixo um obrigado a todos os que têm tido paciência para me irem ensinando aquilo que sabem.

Este pequeno sucesso (parcial, pois ainda vamos ver quantos resistem, né?) deve-se, em boa parte, a vocês!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estejam à vontade! Vocês os dois dão VIDA ao forúm!!! LOL

 

Boas Paulo,

 

Bem, já não vinha aqui comentar à algum tempo :S

 

Obrigado pelo elogio, sabes tão bem como eu que este mundo é viciante. E tu já me estás a ganhar, com 4 aquários e eu só com 1... Mas chega de off topic ;)

 

O video ficou muito fixe mesmo, esses bichinhos são bem grandes.

 

Boa sorte com os pequenos CRS :D :D :D Tens de juntar uma boa colónia para que um dia alguns venham morar para Portalegre ;)

 

E evoluções? os pequenos estão a safar-se?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje talvez te consiga dar uma resposta a essa pergunta.

Ontem ainda andei a acabar a separação dos Blue Pearl dos CRS e só consegui contar quatro.

Não espero que todos os oito contados inicialmente se safem mas de oito para quatro em 24H é um cenário que me custa a acreditar.

 

O que me parece é que, por estar a mexer lá dentro, alguns se esconderam.

 

A ver se hoje consigo ter tempo para os ficar um bocadinho a observar. Quem tem jeito para isso é a minha filha, que os descobre bem e está toda motivada com a novidade :-D

 

AB!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente,

 

O mini cubo continua a revelar-se uma boa aposta.

Depois de ter sido a solução para um problema, tornou-se numa maternidade de sucesso pois a contagem de hoje deu cinco pequenos CRSs.

De tal forma que não sei se, agora que tenho o aqua definitivo literalmente pronto (com direito a algas e tudo!!!), será boa ideia mudar os adultos havendo estes recem-nascidos.

Isto porque presumo que os adultos, ao comerem, soltem pequenas partículas de alimento que sejam usadas pelos bebés...

 

Aqui ficam algumas imgs dos dois cubos onde estão os CRS (à esq) e os Blue Pearl (à dir)

img002.jpg

img006.jpg

img005.jpg

Nesta última img, apesar de tirada com tlm, dá para ver uma cria no canto inferior direito da imagem :)

 

Alguém sabe se os CRS comem algas filamentosas???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui fica uma foto melhor do estado actual deste aquário que irá, brevemente, receber os meus CRS:

 

P1010240.jpg

 

Entretanto, aproveitando ter a máquina na mão, eis algumas imgs do pequeno cubo onde eles estão actualmente, bem como de algumas crias nascidas há dias.

Segundo a contagem de hoje (by Mariana, pois claro!) são oito!

 

P1010247.jpg

P1010242.jpg

P1010246_1.jpg

 

Entretanto, se alguém me puder responder às questões do post anterior, agradecia mesmo.

É que queria passa-los para o aqua que está pronto mas tenho receio por causa das crias...

 

Ob!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo,tens aí uns lindos CRS,ja pensaste em meter umas cabombas carolinianas lá atras para as crias se esconderem?

Uma pergunta:tens alguma dieta especial para os CRS?Já agora,mais algum cuidado especial que possas partilhar?É que ja tentei ter esses bichinhos mas não se deram lá muito bem e...foram-se...

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jorge!!!

Este pequeno aquário não me permite ter plantas de caule pois tem somente 20cm de altura.

Para além disso, tem somente uma fina camada de areão, de forma a poder ter a maior quantidade possível de água.

 

Quanto a dieta, comem essencialmente MOSURA Specialty CRS Food e, às vezes, Sera Shrimps Natural.

Tenho feito muitas pequenas TPAs e tenho turfa no mini-filtro de mochila.

As TPAs são mais por causa da película 'gordurosa' que teima em não desaparecer...

 

Se voltares a tentar estes animais, sugiro - mera sugestão pois não sou grande entendido nisto - que faças uma climatização tão demorada, progressiva e rigorosa quanto possível!

Da pouca experiência que tenho, e do que vou lendo (colegas de fórum a terem-os em pH 7,5!) começo a achar que eles têm alguma capacidade de se adaptarem às condições. Não pode é ser de um momento para o outro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jorge!!!

Este pequeno aquário não me permite ter plantas de caule pois tem somente 20cm de altura.

Para além disso, tem somente uma fina camada de areão, de forma a poder ter a maior quantidade possível de água.

 

Quanto a dieta, comem essencialmente MOSURA Specialty CRS Food e, às vezes, Sera Shrimps Natural.

Tenho feito muitas pequenas TPAs e tenho turfa no mini-filtro de mochila.

As TPAs são mais por causa da película 'gordurosa' que teima em não desaparecer...

 

Se voltares a tentar estes animais, sugiro - mera sugestão pois não sou grande entendido nisto - que faças uma climatização tão demorada, progressiva e rigorosa quanto possível!

Da pouca experiência que tenho, e do que vou lendo (colegas de fórum a terem-os em pH 7,5!) começo a achar que eles têm alguma capacidade de se adaptarem às condições. Não pode é ser de um momento para o outro...

 

 

Vou tentar mais uma vez,mas se não conseguir vou desistir,pois estamos a falar se seres vivos que morrem por alguma razão que desconheço...

Obrigado pelo esclarecimento e boa sorte com essas crias !

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa sorte para ti também!!!

Btw... sugestão de leitura a esse respeito: http://www.blue-tiger-shrimp.com/blog/quarantining-shrimp/

 

Um abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Quase um mês depois, os pequenos CRSs estão bem e as contagens andam sempre pela dezena :)

 

Já cresceram muito e apresentam cores (leia-se, brancos) bem mais consistentes e delineados que os adultos. Note-se que não estou a colocar aditivos nenhuns na água para não correr riscos pois a litragem é muito reduzida.

 

Mas o que me trás aqui é a seguinte questão que neste momento é muito importante para mim:

 

Tenho o aquário definitivo deles prontíssimo!

Nele está somente um alevin que tirei do 180L (julgo ser de Pseudomugil Furcatta banana rock ).

Contudo, porque se trata de um espaço muito maior do que aquele onde estão, tenho receio que isso possa ser um problema para os pequenos CRSs, nomeadamente em termos de alimentação.

Em suma, posso avançar com a mudança, fazendo uma correcta climatização? Não corro o risco de, sendo um espaço muito maior, eles não conseguirem encontrar comida?

O aquario tem um tronco com feto, HM, pedras com musgo, cryptocorines e blixa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo,

 

Apenas quero felicitar-te pelos pequenos CRS :D Ainda bem que estão a crescer bem.

Quanto á mudança, deixo para os entendidos ;)

Ficarei à espera das fotos dos pequenos...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado.

Na verdade não está fácil perceber que caminho seguir. Já postei esta dúvida em finais de Fevereiro mas ainda não consegui receber opiniões.

É aguardar mas confesso que estou a chegar a um ponto em que começo a ter dificuldade em resistir à tentação de o fazer :)

 

AB!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado.

Na verdade não está fácil perceber que caminho seguir. Já postei esta dúvida em finais de Fevereiro mas ainda não consegui receber opiniões.

É aguardar mas confesso que estou a chegar a um ponto em que começo a ter dificuldade em resistir à tentação de o fazer :)

 

AB!

 

Olá Paulo,

 

Desculpa mas só hoje é que reparei na tua dúvida.

 

Primeiro, o alevino Pseudomugil Furcatta seria melhor tirar porque vai crescer e deliciar-se com o pequenos camarões.

 

Hoje, no Big Dream (120x40x50) reparei numa criaturinha - um pequeno CRS e, se nasceu um deverão ser mais (o aqua é que é grande e tem muitos esconderijos e plantas).

 

É a primeira vez que tenho um aquário para camarões com esta litragem, portanto, não te sei dizer com certeza. (Num de 80 cm não tenho tido nenhum problema)

 

Aquilo que te aconselhava é deixá-lo(s)crescerem uns 2/3 meses e depois introduzi-los no maior. Até porque, no maior vais ter mais dificuldade em vê-los e acompanhares o seu crescimento.

 

Para os pequenos(e não só)tenho dado Mosura Bioplus e SiraKura Ebi Chi para CRS bebés (e não só...). Para além de constituirem uma fontebactérias, de alimentos em micro-organismos e não só... melhoram a qualidade da água (por)- Passo a publicidade....

 

Não sei se conheces:

 

 

http://translate.google.pt/translate?hl=pt-PT&sl=en&u=http://www.shirakura-shop.de/en/&ei=VdyDTZrWA8yxhAeC3vnFBA&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=1&ved=0CB0Q7gEwAA&prev=/search%3Fq%3Dsirakura%26hl%3Dpt-PT%26biw%3D1024%26bih%3D576%26prmd%3Divns

 

http://translate.google.pt/translate?hl=pt-PT&sl=en&u=http://www.assaaqua.com/mosura-shrimps-products/crystal-red-shrimp-bacteria-additives/mosura-bioplus&ei=R92DTbfiJ8LKhAfc4py1BA&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=1&ved=0CB4Q7gEwAA&prev=/search%3Fq%3Dmosura%2Bbio%2Bplus%26hl%3Dpt-PT%26biw%3D1024%26bih%3D576%26prmd%3Divnshttp://translate.google.pt/translate?hl=pt-PT&sl=en&u=http://www.assaaqua.com/mosura-shrimps-products/crystal-red-shrimp-bacteria-additives/mosura-bioplus&ei=R92DTbfiJ8LKhAfc4py1BA&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=1&ved=0CB4Q7gEwAA&prev=/search%3Fq%3Dmosura%2Bbio%2Bplus%26hl%3Dpt-PT%26biw%3D1024%26bih%3D576%26prmd%3Divns

 

 

 

Abraço,

 

Arlindo

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Arlindo!!!

Obrigado pela tua opinião.

 

Nesta altura eles já têm um mês de vida (nasceram por volta de dia 20Fev) e estão com um crescimento muito notável e apresentam cores fortíssimas.

Será que devo deixar os adultos com eles? Ou passo-os já para o definitivo? É que a fêmea já está ovada novamente.

Deixo aqui um pequeno vídeo feito há minutos.

th_P1010353.jpg

Clicar na img para ver o vídeo pf

 

Quanto ao pequeno alevino, por agora não representa perigo para eles. É demasiado pequeno.

De qualquer forma, é algo que tem de ser olhado como uma inevitabilidade. Por agora é minúsculo mas tem crescido bem, mesmo comendo somente flocos esmigalhados :)

th_P1010355.jpg

Clicar na img para ver o vídeo pf

 

Tentei trinta por uma linha para meter os vídeos a correr aqui na página mas não consegui... não sei porquê...

 

A terminar, deixo algumas fotos.

A primeira é do estado actual do aquário que vai receber os CRSs. Estive a fazer uma TPA de 40% pois media a amónia e estava com 0,6. Não percebo como acontece pois o único habitante é o alevino e já tem alguma quantidade de plantas. E algas tb... julgo que por falta de nutrientes pois não fertilizo.

O que tenho notado neste aqua é que é mais complicado de fazer TPAs. Mais trabalhoso. Não posso usar o método da mangueira como faço no 180L que está ao lado e não tenho onde apoiar um recipiente para fazer a TPA usando a gravidade. Tenho de estar a meter a nova água à mão :(

As outras duas são do novo candeeiro. É de LEDs e consome somente 2W.

P1010354.jpg

P1010357.jpg

P1010359.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Arlindo!!!

Obrigado pela tua opinião.

 

Nesta altura eles já têm um mês de vida (nasceram por volta de dia 20Fev) e estão com um crescimento muito notável e apresentam cores fortíssimas.

Será que devo deixar os adultos com eles? Ou passo-os já para o definitivo? É que a fêmea já está ovada novamente.

 

Eles têm espaço no actual. Contudo, poderás colocar 2=3 no aquário maior e ver como eles se dão. Anconselho é retirares o peixe, não vá ele dar umas beliscadelas. Além de que se eles tiverem medo dele vão se esconder e tu não vais saber se eles foram comidos ou se morreram.

 

 

A primeira é do estado actual do aquário que vai receber os CRSs. Estive a fazer uma TPA de 40% pois media a amónia e estava com 0,6. Não percebo como acontece pois o único habitante é o alevino e já tem alguma quantidade de plantas. E algas tb... julgo que por falta de nutrientes pois não fertilizo.

 

As comidas que te referi ajudam a qualidade da àgua, sobretudo a mosura bioplus (comvém é ter a água oxigenada mas, pelo que vi não é problema.) Também podes usar o Nitrivec...

 

Os valores que apontas não são preocupantes. Poderias ter mais massa vegetal (musgo, plantas flutuantes)de modo a minorares isso.

 

A tua àgua de rede vem com nitratos?

 

As algas, se forem aquelas que ficam nas pedras ou vidros poderão constituir uma fonte de alimento, sobretudo para os pequenotes. Para além do trabalho que dá, eu nos meus aquários é raro limpar o vidro traseiro. Nem sempre o aparecimento das algas (depende do tipo de algas) é sinal de incorrecta fertilização, poderão aparecer com a incidência conttínua/ regular da luz.

 

 

O que tenho notado neste aqua é que é mais complicado de fazer TPAs. Mais trabalhoso. Não posso usar o método da mangueira como faço no 180L que está ao lado e não tenho onde apoiar um recipiente para fazer a TPA usando a gravidade. Tenho de estar a meter a nova água à mão :(

 

Tenho um problema parecido com um aquário de 60 cm. O móvel é bastante alto; se por um lado permite que tire àgua sem problema. por outro lado para colocar tenho de colocar à mão, com el garrafone...

 

As outras duas são do novo candeeiro. É de LEDs e consome somente 2W.

 

Gostaria de saber a equivalência de luz desse candieiro?

 

Cpts.

 

Arlindo

 

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não consegui que o botão de citar funcionasse por isso respondo assim...

 

Anconselho é retirares o peixe, não vá ele dar umas beliscadelas. Além de que se eles tiverem medo dele vão se esconder e tu não vais saber se eles foram comidos ou se morreram.

Vou fazer isso. Faz sentido que haja esse comportamento da parte dos pequenos...

 

As comidas que te referi ajudam a qualidade da àgua, sobretudo a mosura bioplus (comvém é ter a água oxigenada mas, pelo que vi não é problema.) Também podes usar o Nitrivec...

Os valores que apontas não são preocupantes. Poderias ter mais massa vegetal (musgo, plantas flutuantes)de modo a minorares isso.

A tua àgua de rede vem com nitratos?

As algas, se forem aquelas que ficam nas pedras ou vidros poderão constituir uma fonte de alimento, sobretudo para os pequenotes. Para além do trabalho que dá, eu nos meus aquários é raro limpar o vidro traseiro. Nem sempre o aparecimento das algas (depende do tipo de algas) é sinal de incorrecta fertilização, poderão aparecer com a incidência conttínua/ regular da luz.

Plantas flutuantes vou ter, já as tenho no pequeno. Mas essas não consomem nitratos? A minha preocupação era com o valor de amónia.

Quanto à água de rede, acabo de testar com água que está em repouso há cerca de 12 horas, e não tem nitratos.

Também não costumo limpar o vidro de trás e, neste aquário, não estou a pensar em fazer fertilização pois tenho receio que isso cause problemas aos CRSs. Tu fazes???

 

Tenho um problema parecido com um aquário de 60 cm. O móvel é bastante alto; se por um lado permite que tire àgua sem problema. por outro lado para colocar tenho de colocar à mão, com el garrafone...

Exacto, logo não consigo usar o tubo de ar para fazer a introdução da água nova de forma mais gradual.

 

Gostaria de saber a equivalência de luz desse candieiro?

Estive a pesquisar mas não te sei responder. Para o que pretendo, serve bem e vou mandar vir outro no prox mês.

Podes ver a página de produto aqui

Tem bom aspecto estético e um dim que permite escolher a quantidade de luz emitida. Vem com transformador incluído, se bem que tem uma ficha que não pode ser usada nas nossas tomadas mas no stress. Um adaptador resolve bem a coisa.

Agora, se vai durar muito ou pouco tempo, se vai começar a perder intensidade de luz com o uso ou não, isso já são coisas que eu vou esperar para ver pois estes produtos raramente são de grande qualidade. Julgo que vai dar para manter musgos e fetos de java, ou seja, o tipo de flora que irei colocar ali.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ver se não me esqueço de nada...

A amónia pode resultar de'chici e cócós dos bichinhos, da sua morte, da decomposição de folhas, dos restos de comida em decomposição...'. Inevitavelmente, está sempre presente e faz parte do ciclo do azoto, dando origem a nitritos através de bactérias, e por sua vez a nitratos. Se tiveres bactérias suficientes o ciclo dá-se com valores minímos que não são prejudiciais para a fauna, transformando-se em azoto que é absorvido por esta e pela flora.

Se tiveres amónia ela vai dando lugar a outros elementos a não ser que não tenhas bactérias sudicientes, que pode ser o teup caso. Filtro pequeno, pouca capacidade de fixação de bactérias.

Existem produros com bactérias para ajudar neste assunto, quer se proceda à limpeza do filtro, quer aquando da troca de água. Não estou agora em casa, depois envio o nome dos produtos que uso.

Uma aspiração também ajuda a minimizar.

 

Em relação à fertilização com crs...to be or not be?

As vezes que eu to be deram mau resultado, talvez seja melhor not to be fertilizado. No entanto, as vezes que o fiz as quanridades foram a balde e dá logo para ver sinais de envenenamento...

Não tenho grande para estar a colocar pequenas doses quase diariamente. Na obstante, no de 120 cm estou a proceder a ela mas, sem método, i.e., uma pitadinha de tempos a tempos, quando calha...

Cpts.

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com o filtro julgo que não terei problemas.

Tem mais de 10x os litros/hora que a capacidade do aquário. É um Eheim 2041 que faz 570 l/h. Tem turfa de um lado e cerâmicas do outro. Na ponta esponja. Espaço para bactérias não falta e está a funcionar há uns bons três meses, ou mais! AB!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... não interessa apenas os litros por hora que um filtro é capaz de efectuar mas também a sua capacidade de levar materiais filtrantes... Ah, Paulo, esqueci-me que tu és hang up forever, filtros de mochila/ cascata ;) Já agora esclarece-me uma dúvida que me remói: se desligares este tipo de filtro ou, se faltar a luz, eles desferram?

 

Em relação aos produtos que te falei, uso para os devidos efeitos: Bio nitrivec - Sera - e o Cycle - Nutrafin.

 

Respectivamente, para decomposição de amónia e nitritos através de bactérias e, outro é similar. Poderão ser usados em aquários novos, para acelerar o ciclo do azoto, porque ambos contêm bactérias ou como suplemento biológico (aquando de limpeza de filtro e trocas de água). Uf...

Um abraço.

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais