Vey Very Very Iniciado


jakson

Recommended Posts

Cá por as minhas zonas encontrei uma loja de aquariofilia em liquidação total, logo decidi lançar-me na compra de um aqua de 80 cm, de alguns peixes ( 2 limpa fundos, 2 limpa vidros e 6 neons) e de 4 plantas (n sei nomes ;) ).....

 

apos montado o aqua, fkei com um problema: as plantas vinham tipo num vazinho de rede com uma especie de algodao que eu retirei e as fixei directamente no areão.....

 

há problema nisto??? ;):roll::?

 

outra coisa é ke o meu filtro faz movimentar a agua logo vê-se as plantas a "abanar" mas sem serem arrancadas do solo....

 

tb existe algum tipo de problema nisto??

 

 

agradecia uma resposta e peço desculpa pela minha ignorancia pois sou mesmo um iniciado em aquas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá jakson...

 

Eu não te quero assustar, mas se compraste o aqua e os peixes no mesmo dia, esse lojista devia ser parvo :roll:

 

Como vais ter oportunidade de constatar, um aqua precisa de ser ciclado (funcionar durante algum tempo, só com areão água e plantas - com filtro e termosestato a funcionar) antes da introdução dos peixes. Eu acho que no mínimo esse periodo deverá ser de 1 semana.

 

Se os puseste no próprio dia em que o encheste... ;)

 

No que diz respeito às plantas, eu tb não as tinha posto no 1º dia, mas já que as puseste, ficas a saber que:

 

Deves sempre tirar o vaso

Podes ou não deixar um bocadinho do algodão preso às raízes (eu deixo sempre um bocadinho pois costuma vir embebido em nutrientes)

O areão deve ter no mínimo 5 cm de altura - senão ficas com plantas a boiar.

 

O filtro abanar ligeiramente as plantas até é bom. Não o ponhas é a "abanar" muito a superfície da àgua senão dispersas todo o CO2 que nela possa estar presente e as plantas terão um final antecipado.

 

Bem vindo!

 

Miguel

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Senão dispersas todo o CO2 que nela possa existir"....isto está errado...a gitação superficial promove uma concentração de O2 e de CO2 e de outros gases dissolvidos na agua....igual á concentração de equilibrio...o que está muito longe de ser 0... é bastante inferior á concentração atmosféria e como a maior parte das plantas de aquario são anfibias...apreciam niveis de CO2 maiores , de preferencia iguais aos da atmosfera.

 

 

Voltando ao tópico...um lojista que te venda o aquario e os peixes no mesmo dia....percebe-se porque é que esta em liquidação total....o pessoal aprendeu e não volta lá...os clientes vão-se, acaba o negócio. Enfim...tambem estou a especular aqui um bocadinho.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois quando cheguei a casa, fervi e lavei muito bem o areao como o lojista me disse, coloquei as plantas, e adicionei a agua com um produto que é o AQUASAFE, que segundo o homem podiamos por a agua logo, mas tb como tava em liquidação imagino ke o que lhe interessava era vender......

 

depois deixei a aqua chegar entre os 26ºC e 28ºC, verifiquei o PH e logo que os valores estavam +/- 7 comecei a introduzir os peixes....

 

pelo que ja vi isto n funciona nada assim..... :roll:;)

 

existe alguma coisa que possa fazer para n perder o que tenho dentro do aqua.???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

jakson atenção a uma coisa, convêm teres o aqua a ciclar mas com pelo menos 1 peixe lá dentro senão não vais formar bacterias nenhumas uma vez que não tens desperdicios dentro do aqua.

 

No teu caso para tentar remediar ao máximo comprava bacterias em liquido para não partires do zero.

 

Boa sorte e vai dando noticias aqui.

 

Bruno

Abraço,

Bruno Barreiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao te ponhas a gastar ainda mais dinheiro nas bactérias....

faz mas é trocas diarias de 20% durante 15 dias...se compraste testes de ph, nitratos , faz o teste aos nitratos...quando começarem a elevar é porque esta a acabar o ciclo. podes comçar a espaçar as trocas. e começar a pensar comprar mais peixes. As plantas deixa-as estar que vao consumindo amonia e nitritos o que é bom.

 

Boa sorte

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Just

 

 

"....isto está errado...a gitação superficial promove uma concentração de O2 e de CO2 e de outros gases dissolvidos na agua....

... ok, está mesmo errado pois nunca não dispersa todo... mas dispersa :roll: ... não brinques ;) !!!!

 

Outra coisa, tal como já disseram, nesta fase as trocas de àgua (com o teu aquasafe) são importantes, mas, se te fosse possível comprares o Cycle (as tais bactérias que ajudam o ciclo) sempre ajudavas o filtro a maturar mais depressa.

 

Abraços,

 

Miguel

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja pareces um jornalista...fazes citações e cortas metade da frase:

 

"a gitação superficial promove uma concentração de O2 e de CO2 e de outros gases dissolvidos na agua....igual á concentração de equilibrio"

 

gitação deve ser substituido por agitação mas como ja fui citado nao vou alterar o post anterior.

 

O que está frase quer dizer é:

 

Se tiveres na agua concentração de CO2 maior que a de equilibrio...vai fazer sair CO2 da agua. Se tiver CO2 a menos, vai fazer entrar CO2 na agua. Ora, como durante o dia as plantas consomem o pouco CO2 que estaria na agua e o que os peixes libertam os valores de CO2 descem abaixo do equilibrio e portanto a agitação superficial repoe o CO2.

 

SE estiveres a fazer injecção de CO2 de alguma maneira....e como tens na agua valores bem acima do equilibro, ai sim, vai mandar CO2 fora.

 

Quem nao tem injecçãode CO2 nem plantas suficientes devia promover agitação superficial, com as saidas dos filtros, pedras difusoras...etc

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom hoje fui comprar uma bomba de ar para entrar ar dentro do aqua... cheers

 

mais uma uma duvida, a minha agua parece que esta baça, nao esta cristalina como vi aqui na maior parte das fotos que vi no forum....

 

isso poderá ser de o ter montado a pco tempo??? ou com a substituição parcial de agua a agua vai acabar por ficar limpa????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá jackson

 

É natural que a água esteja turva. Deixa o aquário continuar a rodar e devagarinho a coisa vai lá.

 

Se perderes algum peixe nesta fase, não desanimes. Cometeste um erro que muita gente comete e tiveste o discernimento de vir pedir ajuda, ainda por cima foi um erro "imposto".

 

Mantém a calma, deixa o aquário rodar... Umas TPAs, bactérias se for caso disso, e boa sorte.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem...,

 

Quem não (palavra corrigida) tem injecçãode CO2 nem plantas suficientes devia promover agitação superficial, com as saidas dos filtros, pedras difusoras...etc

 

Just_me, não quero começar uma guerra sobre isto, mas sabes bem que se ele fizer isso as plantas vão morrer daqui a nada. Por outro lado, os peixes agradecerão pois ficam sempre mais vigorosos com àguas bem oxigenadas.

 

Tal como também já te disseram, será normal que te morram peixes pois o que fizeste é mesmo muito perigoso mas, como também já te disseram, não desanimes! Infelizmente logistas parvos não são pouco comuns...

 

 

Força e vai fazendo as TPA's (mudanças de pequenas porções de àgua - 20%) com regularidade, pelo menos de 3 em 3 dias até estar tudo a salvo.

 

Abraços,

 

Miguel

Abraços,

 

Miguel

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi, ate agora inda nao tive nenhuma morte dentro do aqua...

 

tenho é algumas plantas em que esta a aparecer um pouco de amarelo nas folhas..mas so em algumas folhas de certas plantas, nao sao em todas...

 

tive a fazer o teste de pH e parece que esta estabilizado pois manteve-se constante desde que o meti +/- nos 7..

 

mais logo meto 1 ou 2 fotos pa se poderem darem-me algumas dicas sobre a montagem....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mix :oops: não estou aqui para começar guerras com ninguem!

 

A minha opinioão é que o CO2 deve ser administrado com cuidado e que a sua injecção não é de todo necessária para muitas das plantas. AS concentrações de equilibro de CO2 na agua chegam perfeitamente para a maioria das plantas.

 

Já agora alguma experiencia do meu aquario:

 

AS unicas plantas que se ressentiam sem CO2 era a riccia, a eleocharis e a glosso. O resto das plantas davam-se perfeitamente bem, com crescimentos normais.

Comecei com a injecçao de CO2 devagarinho para nao ter variações demasiado bruscas de pH e foi correndo tudo bem...só que o matagal adensou, a riccia á superficie começou a tirar alguma luz, a hydrocotile começou a ficar tipo mato cerrado e as plantas rápidas como a riccia que estavam submersas diminuiram o ritmo de fotossintese, baixando assim em muito a inecção de O2 pelas plantas na agua.

Resultado, os peixes de manha todos perto da tona a tentar respirar...

 

tive de cortar o matagal para que a acumulação de O2 durante o dia fosse reserva suficiente para os peixes passarem a noite.

 

é que recomendar a paragem da agitação superficial implica que quase todo o oxigenio tenha de ser injectado pelas plantas. Se não se tiver plantas suficientes....durante a noite sofrem os peixes, sofrem as bacterias do filtro e sofrem tambem as plantas!!!

 

Dai que eu digo que sem muitas plantas se deve promover a agitação superficial e deixar o CO2 para quando as plantas tiverem capacidade de oxigenar tudo.

 

É que a agitação superficial mantem os niveis de CO2 a 3ppm...que é menos do que algumas plantas consideram o optimo (15ppm) mas que chega para muitas delas.

Por outro lado mantem os niveis de oxigenio sempre altos o que é importante para peixes, bacterias de ciclo e plantas durante a noite.

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais