"Lirihaan II"


Vasco Matos

Recommended Posts

size=5]1º Dia [/size]- Olá a todos! Deixo aqui a foto da última montagem que fiz, um melhoramento de uma montagem que fiz em tempos, que espero dar resultado. Aqui colocarei a evolução deste aqua. Espero que gostem! A foto não tem a qualidade que queria, mas pronto...

 

Setup

Nome: Lirihaan

Dimensões (cm): 75 © x 45 (l) x 40 (a) - 135 litros

Fauna: Colónia de Red Cherrys (futuramente terá um cardume de peixes a designar)

Flora: Glossostigma Elatinoides; Eleocharis Vivipara; Ludwigia Repens Rubin; Blixa Japónica (em troca com a Lotus Tiger Zenkeri); Feto Windelov; Micranthemum Umbrosum; Hydrocotyle Verticcilata; Saururus Cernuus

Filtragem: Eheim (500 l/h)

Iluminação: 2 x lâmpadas E-27 (60W/6500K) - 120W total

T.p.a.: 30% 1x semana, tratada com AntiCloro

Substrato: Sera Floredepot; Akadama

Fertilização: CO2 botija; 10ml K (diariamente) + 3ml NO3 (diariamente) + 1ml PO4 (dia sim, dia não) + 1ml Fe (dia sim, dia não) + 2ml Micros (dia sim, dia não) + 5ml Mg (2x semana) + 1/2 colher de chá CaCO3 (ocasionalmente)

Ph: 6.0

Obs: Nos dias que fertilizo com PO4 não fertilizo com Fe e Micros. Ocasionalmente deito algumas gotas de TetraVital

 

Resta esperar que a moite de Umbrosum adense, que a Ludwigia ganhe cor, que o tapete de Glosso feche, que o musgo consiga encorpar e que a Eleocharis Vivipara cresça saudável!

 

HPIM1063-1.jpg

Editado por Vasco Matos
  • Votar + 1

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto! Está aí muito trabalhinho a atar esse musgo todo nos ramos!

Uma pergunta: há quanto tempo montaste o aqua? Com essa fertilização toda não tens problemas de algas?

 

Votos de sucesso!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá PLisboa! As plantas, os camarões e parte da agua deste aqua, passaram de outro que se partiu há duas semanas, o filtro esteve sempre a trabalhar e o ciclo não foi quebrado.

 

Por agora comecei com este sistema de fertilização, mas posso ter de diminuir ou aumentar em certos nutrientes. A tpa semanal também ajuda a fazer reset nos valores. Mas o NO3, ao final da semana, não passa dos 10ppm, e o PO4 de 1ppm.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois... essa é a minha eterna luta utópica... fertilizar tanto quanto necessário sem desperdiçar. Impossível!!! LOL

 

Boa sorte com isso e vai postando fotos :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade, é uma batalha interessante. O que interessa é chegar ao final da semana com os niveis de nutrientes dentro do limite, e por vezes os limites que conhecemos como os correctos, podem subir um pouco, quanto a mim. Os valores: NO3 5ppm, PO4 0.5ppm, Fe 0,75ppm, K 30ppm, podem, se o aqua tiver um bom metabolismo, ser aumentados. NO3 até aos 20ppm, PO4 até aos 1.5ppm, não farão mal ao plantado.

 

Não podemos é esquecer que a absorção dos nutrientes é feita em função uns dos outros.

 

Então e o que mudariam no aqua? Aquele tronco no meio em V faz-me comichão, e o meu amigo Ricardo Monteiro já me alertou para a planta Saururus Cernus, que poderá ser grande demais no local que está neste momento...

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoalmente gosto de ver os vidros de fundo cobertos com plantas altas. Acho que como está fica muito ' despido'...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz o tronco em forma de V descair um pouco, e ficou melhor.

 

Pois, ainda está um pouco despido, mas com a evolução que pretendo e com o crescimento da Fauna, ficará com uma melhor moldura vegetal. Porque o que quero fazer é uma moita com a Micranthemum Umbrosum, que vai desde lá atrás, onde está o tronco em V, até cá à frente.

 

Brevemente postarei fotos com uma máquina melhor, porque com esta não se vê o aqua da melhor forma.

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz algumas alterações, agora ficará assim desta forma para crescer e tomar forma! E dentro em breve vai entrar um cardume de MicroRasbóras !

 

Aqua2-2.jpg

 

Aqua1-3.jpg

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

20º Dia - Boas! Resolvi retirar a Lotus Tiger Zenkeri, e coloquei Blixas na parte de trás. Também coloquei mais pedras de menores dimensões, de modo a dar mais algum realismo. Agora está definitivamente feito! :discuss_gathering:

 

O NO3 está a 15ppm +-, e o PO4 a 1.0, pelo que parei com a fertilização destes nutrientes. O Ferro só entrou no aqua 1x, e os Micros 3x semana. O K diariamente. Ainda não acertei com a fertilização deste aqua, mas com o tempo vai lá.

 

O que interessa é que algas nem vê-las.

 

aquablx1.jpg

 

aquablx2.jpg

 

aquablx3.jpg

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Vasco!

 

fiquei com a clara sensação que tens o aqua inclinado para a esquerda.

A médio prazo isso pode ser um grave problema.

 

De resto, tenho algumas dúvidas que as blixas cresçam o suficiente para ocuparem lugar de relevo como planta de fundo.

As plantas continuam com excelente aspecto!!! :discuss_gathering:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois Plisboa... já tinha reparado nisso... Lá tenho eu de esvaziar 75% e de chamar o Big Joe para agarrar de um lado...

 

Quanto às Blixas, estas crescem, vais ver que se vão ver e bem! E agora já se vêem, porém como a qualidade da foto é nula, não se consegue apreciar...Ao vivo é outra coisa!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo! Pois, geralmente costumo colocar uma placa de esferovite debaixo dos aquas, neste não coloquei... Agora estou num dilema, é que mesmo que esvazie 65% do aquário, o peso é ainda assim brutal para duas pessoas levantarem e colocar a esferovite...é que não estou mesmo naquela de desmontar.

 

Na sexta-feira vou tirar umas fotos com uma máquina a sério!

 

Quanto ao aqua, cresce a bom ritmo, a Glosso cresce a olhos vistos e a Ludwigia Repens está a ganhar um belo tom vermelho.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Gostei bastante desse aqua muito bonito...

 

O que vai ser de fauna?

 

Continua a postar actualizações...

 

Olá Vasco!

 

fiquei com a clara sensação que tens o aqua inclinado para a esquerda.

A médio prazo isso pode ser um grave problema.

 

Só para meter nojo... O aqua não está inclinado para a esquerda mas sim para a direita ;)

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

I stand corrected!

 

Tens toda a razão LOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas PauloAgra! Quanto à Fauna, neste momento só tem Red Cherrys, mas terá um cardume de um peixe a pensar. Talvez Rasboras ou MicroRasboras, também pensei em colocar um peixe que nunca tive, Iriatherina Wernerii.

 

Por acaso alguém sabe alguma loja em Lisboa onde adquirir MicroRasboras ou Iriatherinas?

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, vejo que tiveste mt trabalhinho ai com esse musgo help mas na minha opiniao nao deverias ter tudo assim tao centrado no aqua.

uam vegetaçao mais alta na parte de tras e arrastar o centro mais para o lado direito.

Utiliza a regra dos 4/3 como se faz na fotografia. o principal nunca deve estar no centro. Monta o aqua como se fosse uma paisagem, quando olhas para ele tens de contemplar tudo o que esta a volta.

Nao leves a mal as minhas palavras. Gosto de dar a minha opiniao sincera, assim como gosto de receber opinioes sinceras dos demais.

Um grande abraço.

Ass: Mark

Mark

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Mark! Ora essa, porque haveria de levar a mal? :shocked028: Se vires com atenção, o centro da montagem, está aproximadamente na zona da "regra de ouro". Como vemos na imagem abaixo, o centro está marcado com o circulo vermelho, é dali que partem todos os troncos, todos para a esquerda. Se colocasse o centro mais para a direita, deixaria de estar na zona de ouro, e a Micranthemum Umbrosum já não caberia tão bem, pois ficaria mais encostada ao vidro, sem aquele pedaço de Glossostigma que cerca toda a montagem central.

 

dert.jpg

 

Quanto à vegetação mais alta, ela virá, as Blixas que coloquei são daquelas que ficam gigantes, e a Eleocharia Vivipara também crescerá e invadirá a traseira, para então ser podada e dar mais "movimento" ao aquário.

 

Convido-te desde já a ficares atento ao crescimento deste aqua! help

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A crise anda por ai, e para todos aqueles que apreciam poupar uns trocos deixo aqui algumas dicas que utilizei neste aqua:

 

Aquário: Foi mandado fazer, o que poupei uns trocos valentes, tendo em conta que a maior parte daqueles aquários que vêm com tudo, a maior parte das vezes, não trazem o filtro externo que queremos e a iluminação é claramente insuficiente. Quanto a mim, comprar tudo em separado é a melhor alternativa.

 

Iluminação: Como este aqua veio substituir outro menor (tinha 70 litros), a iluminação do antigo era insuficiente para este, com 135 litros. Então, em vez de comprar uma calha, fiz uma, em que apenas coloquei dois casquilhos E-27 ligados a um pedaço de fio eléctrico. As duas lâmpadas são de 60W cada, e têm 6500 kelvins. Cada lâmpada custou-me €8.

 

HPIM11081.jpg

 

Decoração/Hardscape: Os troncos foram sendo apanhados em matas, e cobertos por musgo de Java e Fissidens. As pedras vieram todas de Monsanto.

 

HPIM1110.jpgHPIM1111.jpg

 

Substrato: O substrato fértil bem poderia ser humus de minhoca tratado, super barato e que funciona, porém optei pelo Sera Floredepot. A akadama foi lavada e aproveitada da montagem antiga, e neste caso não dispenso nem troco por outro tipo de substrato para colocar por cima do fértil.

Porém, existem outras alternativas, e se quisermos fazer um "rio" ou uma parte mais clara, podemos sempre ir a uma estância e comprar uns quilos de areia de rio, que custa uns centimos. Na loja dos animais também existe uma areia, super branca, que serve para ser colocada no fundo da gaiola dos pássaros, que funciona muito bem e é barata.

 

Cerâmica de filtragem: Uma alternativa barata das cerâmicas que alojam as bactérias nitrificantes é o simples tijolo. Fervido e partido em pedaços com +- 1cm, é excelente para alojar esse tipo de organismos.

 

Nutrientes: Um aquário deste género, com boa luz e CO2, necessita de uma boa quantidade de nutrientes. Portanto dos nutrientes que necessitamos: - Potassio (K); Nitrato (NO3); Fosfato (PO4); Ferro (Fe); Cálcio (Ca); Magnésio (Mg); Micronutrientes - podem ser comprados na farmácia o Potássio (cloreto de potássio), o Nitrato (nitrato de potássio), o Fosfato (fosfato monopotássico), o Cálcio (carbonato de cálcio) e o Magnésio (sulfato de magnésio). O Ferro e o fertilizante de Micronutrientes temos mesmo de nos dirigir a uma loja da especialidade.

 

Plantas: Eu à excepção de uma ou outra planta mais dificil de encontrar, compro toda a F...lora(!edit) aqui nos classificados do fórum. As vantagens são o preço, e de que a planta já vem ambientada ao meio aquático (se comprarmos numa loja, a maior parte das plantas são criadas em culturas emersas). As desvantagens são as possiveis algas...

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim , quando a vegetaçao tiver no seu melhor provavelmente o aqua ja fica mais "rico" a primeira vista.

Vou ficar bastante atento ao teu aqua, tem bastante potencial. Ja agora da uma vista de olhos ao meu e diz-me o teu parecer.

Obrigado por tudo.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=166742

 

Ass: Mark

Mark

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A crise anda por ai, e para todos aqueles que apreciam poupar uns trocos deixo aqui algumas dicas que utilizei neste aqua:

 

Aquário: Foi mandado fazer, o que poupei uns trocos valentes, tendo em conta que a maior parte daqueles aquários que vêm com tudo, a maior parte das vezes, não trazem o filtro externo que queremos e a iluminação é claramente insuficiente. Quanto a mim, comprar tudo em separado é a melhor alternativa.

 

Iluminação: Como este aqua veio substituir outro menor (tinha 70 litros), a iluminação do antigo era insuficiente para este, com 135 litros. Então, em vez de comprar uma calha, fiz uma, em que apenas coloquei dois casquilhos E-27 ligados a um pedaço de fio eléctrico. As duas lâmpadas são de 60W cada, e têm 6500 kelvins. Cada lâmpada custou-me €8.

 

HPIM11081.jpg

 

Decoração/Hardscape: Os troncos foram sendo apanhados em matas, e cobertos por musgo de Java e Fissidens. As pedras vieram todas de Monsanto.

 

HPIM1110.jpgHPIM1111.jpg

 

Substrato: O substrato fértil bem poderia ser humus de minhoca tratado, super barato e que funciona, porém optei pelo Sera Floredepot. A akadama foi lavada e aproveitada da montagem antiga, e neste caso não dispenso nem troco por outro tipo de substrato para colocar por cima do fértil.

Porém, existem outras alternativas, e se quisermos fazer um "rio" ou uma parte mais clara, podemos sempre ir a uma estância e comprar uns quilos de areia de rio, que custa uns centimos. Na loja dos animais também existe uma areia, super branca, que serve para ser colocada no fundo da gaiola dos pássaros, que funciona muito bem e é barata.

 

Cerâmica de filtragem: Uma alternativa barata das cerâmicas que alojam as bactérias nitrificantes é o simples tijolo. Fervido e partido em pedaços com +- 1cm, é excelente para alojar esse tipo de organismos.

 

Nutrientes: Um aquário deste género, com boa luz e CO2, necessita de uma boa quantidade de nutrientes. Portanto dos nutrientes que necessitamos: - Potassio (K); Nitrato (NO3); Fosfato (PO4); Ferro (Fe); Cálcio (Ca); Magnésio (Mg); Micronutrientes - podem ser comprados na farmácia o Potássio (cloreto de potássio), o Nitrato (nitrato de potássio), o Fosfato (fosfato monopotássico), o Cálcio (carbonato de cálcio) e o Magnésio (sulfato de magnésio). O Ferro e o fertilizante de Micronutrientes temos mesmo de nos dirigir a uma loja da especialidade.

 

Plantas: Eu à excepção de uma ou outra planta mais dificil de encontrar, compro toda a Fauna aqui nos classificados do fórum. As vantagens são o preço, e de que a planta já vem ambientada ao meio aquático (se comprarmos numa loja, a maior parte das plantas são criadas em culturas emersas). As desvantagens são as possiveis algas...

Penso que aqui deve ser Flora.

 

Agora o que importa o aqua esta muito bom, muito equilibrado só a Saururus Cernus(penso que seja esta, folha larga e pontiaguda) é que náo parece "pertencer" a esse aquario.

Realmente acertar nas fertilizações :thumbup3::);)

 

Cumps

 

José Ferreira

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Taz! Pois, já não és o primeiro que não gosta de ver a Saururus! Eu também estou indeciso...vamos ver.

 

Pois as inúmeras variáveis das fertilizações...o mais interessante é que cada aquário é diferente um do outro, e a massa vegetal vai crescendo, e o aquário com o tempo vai criando o seu próprio NO3 e PO4. Os testes destes dois (e também Ferro) facilitam de modo a percebermos o que o aqua está a consumir.

 

Neste aqua estou a fertilizar da seguinte maneira (diferente da fertilização do setup inicial):

 

K 5ml/dia ; NO3 1ml dia sim/dia não; PO4 0.5ml 2x semana ; Micros 1ml 3x semana ; Ferro 1ml 2x semana

 

Testes - NO3: 15ppm ; PO4: 1ppm

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exctamente o problema é esse conseguir manter o equilibrio entre a fertilização a produção do aquario e o aumento da massa vegetal e consequente aumento do consumo.

Em relação a Saururus pelo porte acho que é grande demais e com o tempo ainda se vai notar mais isso e vai fazer o aqua parecer mais pequeno e no sitio onde esta só num aqua maior que permitisse um tronco tambem bem maior e mais volumoso.Mas tambem não perdes nada em esperar para ver, e no caso de ficar bem serei o primeiro a dar a mão a palmatoria.

 

Cumps

 

José Ferreira

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim acho que tens razão Taz, esta planta fica grande...Mas gosto bastante do formato das folhas...Não existirá uma Saururus Cernus nana?

 

Se tivesse de substitui-la que planta colocariam no seu lugar?

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.