Novinho em folha


marksuey

Recommended Posts

Boas,

Faz uns 3 anos comecei a ganhar o gosto pela aquariofilia, comprei um aqua de 50Lts e meti la uns peixinhos e umas pedrinhas e coisas dessas.

Agora decidi passar para aquario de agua mais quentinha :) em seguida deixo o setup do mm e brevemente ponho mais fotos, visto ainda nao ter habitantes.

 

SETUP:

 

Aqua:100x40x30 120Lts

 

Filtro: EHEIM 2215

 

Termo: EHEIM Jager 100

 

Flora:

 

1 Anubia barteri var. nana

 

4 Cabonda Caroliniana

 

5 Lobelia Cardilalis

 

2 (ainda nao descobri o nome)

 

 

Fauna:

 

10 Neon (paracheirodon innesi)

 

3 Guppy (Poecilia reticulata)

 

 

 

 

gallery_50708_2549_471835.jpg

 

 

 

Desde ja agradeço todas as criticas.

Ass: Mark

Editado por marksuey

Mark

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vá Lá pessoal vamos dar uma opinião sobre o aquário deste membro recém-chegado.

 

BEM VINDO E FORÇA COM ESTE TEU NOVO PROJECTO

 

 

Boas, acho que o teu aquário está muito bonito. A rocha é muito bonita, as plantinhas também estão saudáveis. Falta agora ecolheres uma fauna, para dar outra cor e vida ao aquário. Vai atualizando. Boa sorte.

Editado por Tânia Filipa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Tania, a verdade é que ja estava um pouco triste de nao receber opinioes.

Os peixinhos vao ficar para dentro de 2 semanas, a agua ainda nao esta a ponto de receber inquilinos :)

E tb tenho um tronco de molho que depois vou por no centro do aquario.

Tenho de por mais umas fotitos quando estiver finalizado.

 

Ass:Mark

Mark

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá marksuey,

 

Vejo que é novo no fórum, seja bem vindo, espero que esteja sendo bem atendido. Seu aquário esta muito bunito, a pedra à esquerda me chama a atenção, muito bom mesmo. Acredito que as plantas encontradas no canto inferior direito e em frente a pedra, na foto, são Anubias Anãs (mas não tenho certeza, penso também que possam ser Cryptocoryne x willisii), acredito também que as que se encontram atrás do barco e da pedra sejam Cabombas-Verdes e as avermelhadas próximas ao vidro não tenho certeza, pois nunca tive nenhuma planta parecida com elas.

 

Está realmente bunito seu aquário, alguma idéia para as espécies de habitantes deste aquário? Vejo ai uma grande oportunidade de criar um ambiente bunito com peixes pequenos váriados misturados com alguns camarões, mas esta é apenas a minha idéia.

 

Boa sorte com o projeto e com seus futuros peixes. Aguardo por mais fotos.

SmylleAndré.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apenas um pequeno registo.... tens flora ai que n é aquática.

Essas duas plantas altas que tens ao pé do "rio" e do lado direito vão apodrecer se ai continuarem. Mas pensa assim, num vaso ficam às mil maravilhas! :(

 

Qt ao resto e continuares...aprenderes e de certeza melhorar.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, fico contente por terem feito criticas constructivas ao meu aquario.

So posso contar com a vossa opiniao visto que eu vivo em Andorra e aqui nao ha muita gente dedicada ao mundo dos aqua.

 

SmylleAndré, sim, tenho uma anubia ana, as outras nao sei o nome mas quando voltar a loja ja perguntarei que especies comprei :)

Quanto aos peixes pensei em por uns quanto neons, assim como uns camaroes, e uns discus, um limpa fundos e logo verei se fica com espaço para por uma outra especie. nao sei qual de momento, so nao quero ter peixes que depois comam os outros ahahaha.

 

 

Ptuga, estas flora que referes é aquatica, embora se pareça e mt com umas plantas que tenho ca em casa hehehe, tb tive a mm duvida que tu, kaundo as vi na loja, mas o homenzito la me disse o nome mostrou-me num livrinho e tudo, mas eu nao decorei o nome. Mas se vir que começam a apodrecer saltam logo fora :( ahah

Mark

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Ainda acerca das plantas tenho uma parecida/igual que cortei directamente de um daqueles bonitos bambus que estão em voga. Está no aquário à mais de 6 meses e não deu problema nenhum. É resistente e bonita.

O aquário está bastante fixe, actualiza depois com a fauna.

 

p.s.: Este é o meu primeiro post e brevemente espero colocar foto do meu aquário também mas fui pai à pouco tempo de 12 guppies por isso ando ocupado na maternidade ;)

Editado por shotgun
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Mark! Olha, em relação as aquários plantados, devo dizer-te que em primeiro lugar está a Fauna! He he! E a tua Fauna parece estar com grande saúde! Eu também gosto muito mais de ter apenas um peixe de cardume, e o teu de Néons é muito bonito!

 

Quanto ao aqua, não aprecio a pedra, acho que esse aqua ficava bem melhor com umas pedras apanhadas por ti. Podiam ser eixos de rio, e neste caso podiam ser seixos de diferentes cores, ou pedras do género basalto, irregulares, e aqui acho que fica melhor apenas um só tipo de pedra e uma só cor. Um plantado deve ser o mais natural possivel, sendo que fica muito mais parecido com a Natureza se apenas tiver elementos naturais, pelo que se fosse eu retirava o barco e colocava troncos por exemplo.

 

A separação de substratos que fazes, penso que ficava mais natural se em vez de colocares um feixe de substrato branco a direito, o colocasses com curvas, e ladeasses o "rio" com pedras mais pequenas que podes partir de algumas pedras maiores.

 

Outra coisa: o equipamento deve estar o mais escondido possivel, tenta esconder o tubo de saida de água, tenta colocá-lo na lateral, pois na parede do fundo fica inestético, e o termostato mais direito de modo a não se ver tanto.

 

Mas continua, com o tempo vais melhorando aqui e ali, e verás que depois tudo faz mais sentido! E o principal agora é manteres as plantas saudáveis, e parece que estão sim senhor! Vai colocando actualizações!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Vasco pelas tua opiniao. Quanto a pedra nao vou fazer nada pk gosto mt dela ;) , o plantado ainda nao esta acabado, aqui em Andorra so ha uma loja de aquas o que me torna diicil comprar coisas pk nem sempre ha. estou a espera que cheguem mais plantas para colocar na parte traseira que depois ja tapam tanto o termostato como o tudo de saida de agua. O rio que criei no meio vou aceitar a tua sugestao e vou polo mais inclinado e com uma curva. De momento o barco tb vai ficar por aki. tenho os troncos de molho para que saia toda a porcaria dentro de uma semana ja os ponho. Um abraço e mais uma vez mt obrigado pela critica :crazyeyes:

Ass: Mark

Mark

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

estas a iniciar, ja tens o material para evoluir agora é ir vendo e aprendendo.

 

1º ai discus... nao caias na asneira. o meu aquario é do mesmo tamanho que o teu, ja tentei colocar discus umas 2 vezes e sempre correu mal... o aquario é pequeno mesmo para discus pequenos. o ideal é meteres uns 6 discus mesmo sendo como os que ja tive com 6/7cm o maximo metes 4... mas é so a minha opiniao.

 

tens ai cabomba e um anubia, de resto como ja foi dito parece-me tudo plantas semi aquaticas. ou seja podem estar na agua mas vao acabar por morrer... sao ideais para aquaterrarios ou paludarios. no inicio tambem me aconteceu o mesmo.

 

essa pedra é bonita, mas nao vai alterar os valores da agua ?

 

mas é como disse.... tipo para 1ª experiencia nao esta mau.... mas tens o material para evoluir, tens o aqua, tens um bom filtro, bom termostato.... so me parece faltar uma melhor luz :chair:

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não querendo estar a gerar polémica, eu tenho qs qs a certeza que essas duas plantas que ai tens são da espécie Dracaena Sanderiana, que não é aquática. Tolera periodos de encharcamento mas se continuar dentro de água vai apodrecer.

 

Googla e tira as tuas conclusões.

 

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, quanto aos Discus também concordo com o Luis Alves. 120L brutos, ou seja tens ai uns 100L reais, é claramente insuficiente para colocares um Discus sequer. Escalares e Discus são peixes grandes, para aquários acima dos 200 litros.

 

Quanto à pedra não altera os valores da água pois não é uma pedra real, é uma imitação que se compra nas lojas de animais, própria para pôr em aquários.

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas:

Ola Luis Alves, antes de mais obrigado pelo post, sempre pensei nos Discus porque gosto mt da especie, embora seja mt dificil de manter estes sao mt sensiveis a amonia e requerem sempre agua muito limpa. Ora, eu espero mantelos neste aquario durante a sua etapa mais jovem enquanto teem entre 8 a 14cm pois no futuro ja lhes tenho reservado um aqua de mais de 250L.

As plantas que me dizem que nao sao 100% aquaticas tenho confirmado cada dia se alteram o seu estado de cor, se realmente apodrecem retiro-as do aqua(PTuga). A pedra nao altera os valores da agua, pelo menos ate a data e sim é mm pedra (Vasco).

 

Obrigado a todos e mais uma vez conto com a ajuda de todos para evoluir na aquariofilia, so posso aprender dos meus erros e das vossas opinioes.

Gostava que me respondessem a uma coisa.

Ja sabem que vivo em Andorra e que aqui é muito dificil arranjar qq coisa para aquas, eu todas as semanas vou a Barcelona passar os meus 2 dias de folga, ai sim ha lojas de animais espectaculares com peixes que nunca tinha visto na vida :) nao sei se posso comprar ai e fazer uma viagem de 250km com os ditos peixes no carro. O que acham?

Mark

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas:

Ola Luis Alves, antes de mais obrigado pelo post, sempre pensei nos Discus porque gosto mt da especie, embora seja mt dificil de manter estes sao mt sensiveis a amonia e requerem sempre agua muito limpa. Ora, eu espero mantelos neste aquario durante a sua etapa mais jovem enquanto teem entre 8 a 14cm pois no futuro ja lhes tenho reservado um aqua de mais de 250L.

As plantas que me dizem que nao sao 100% aquaticas tenho confirmado cada dia se alteram o seu estado de cor, se realmente apodrecem retiro-as do aqua(PTuga). A pedra nao altera os valores da agua, pelo menos ate a data e sim é mm pedra (Vasco).

 

Obrigado a todos e mais uma vez conto com a ajuda de todos para evoluir na aquariofilia, so posso aprender dos meus erros e das vossas opinioes.

Gostava que me respondessem a uma coisa.

Ja sabem que vivo em Andorra e que aqui é muito dificil arranjar qq coisa para aquas, eu todas as semanas vou a Barcelona passar os meus 2 dias de folga, ai sim ha lojas de animais espectaculares com peixes que nunca tinha visto na vida :) nao sei se posso comprar ai e fazer uma viagem de 250km com os ditos peixes no carro. O que acham?

 

eh pah... 250km eu penso que sim... tipo se for sempre siga... directo... que demoras 3 ou 4 horas nem tanto, isto falando em uma velocidade ... sem ser louca... se fizeres a 120 km/h fazes isso em pouco mais de 2h.

 

agora quanto aos discus... cuidado.

se tens um aqua de 250L é preferivel mete-los logo la... se nao tens e pensas depois arranja-lo quando tiveres e se tiveres discus grandes.... eu nao me metia nisso.

 

repara....

 

o aqua tem 40 cm de altura, certo ? imagina um discu com 14 cm la....

e mais tem 30 de largura ? imagina um discu com metade do tamanho la....

 

agora imagina um grupo deles ? ....

 

imagina tu num quarto de 4 por 4 ? sempre fechado.... agora imagina um grupo de pessoas.

 

atençao que nao condeno experimentares nem nada... eu proprio ja experimentei... conclusao? queimar dinheiro e pior morte dos discus.

 

mesmo eles com uns 7 cm o aqua parece enorme para eles, mas com stress eles iam de uma ponta a outra em milesimos de segundo... e batiam com tal força no vidro, que bem para eles deve doer....

 

é so um alerta...

 

ate porque montei o meu aqua de novo e como imagino no futuro se ficar como imagino uns discus ali era um must.... mas ja consegui resistir.... nao me vou meter nisso. devo optar por um casalito ou trio de ciclideos anoes... ou uns escalares mt pequenos, mas la esta quando crescerem muito tenho de os vender...

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não querendo estar a gerar polémica, eu tenho qs qs a certeza que essas duas plantas que ai tens são da espécie Dracaena Sanderiana, que não é aquática. Tolera periodos de encharcamento mas se continuar dentro de água vai apodrecer.

 

Googla e tira as tuas conclusões.

 

 

Abraços

 

 

A mais pequena é uma lobelia cardinalis...sem stress

Editado por José Cruz Silva

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente marksuey,

 

Muito bonito seu cardume de Paracheirodon innesi. Pretendes tentar fazer com que eles se reproduzam? Consegui diferenciar (dentre os peixes que aparece de perfil na foto) prováveis 4 machos e 2 fêmeas. Estou esperando para ver seu trio de guppys. Acho que provávelmente não convem criar um Acará Disco (Symphysodon aequifasciatus/discus) em seu aquário, devido à litragem do mesmo, mas não desanime caso pretenda ter um, apenas informe-se bem com o pessoal expert em discos aqui no fórum.

 

Nota 100 seu aquário. Aguardo por mais respostas (e novidades).

SmylleAndré.

Editado por SmylleAndre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola SmylleAndre, nao faço ideia se tenho neons macho ou femea, actualmente sao todos iguas para mim :P

Agora vou postar umas fotos dos Guppys estes sim sei qual é o macho e as duas femeas. nao da para enganar ahahahah

 

 

gallery_50708_2550_958196.jpg

 

gallery_50708_2550_283877.jpg

Mark

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente marksuey,

 

Muito bonito seu cardume de Paracheirodon innesi. Pretendes tentar fazer com que eles se reproduzam? Consegui diferenciar (dentre os peixes que aparece de perfil na foto) prováveis 4 machos e 2 fêmeas. Estou esperando para ver seu trio de guppys. Acho que provávelmente não convem criar um Acará Disco (Symphysodon aequifasciatus/discus) em seu aquário, devido à litragem do mesmo, mas não desanime caso pretenda ter um, apenas informe-se bem com o pessoal expert em discos aqui no fórum.

 

Nota 100 seu aquário. Aguardo por mais respostas (e novidades).

SmylleAndré.

 

Como é que consegues diferenciar un neon macho de un femea???

Mark

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.