Projecto caracois


HomemPeixe

O que faze com os caracois?  

6 votos

  1. 1.

    • Elimina-los?
      1
    • Solta-los no aquário?
      5


Recommended Posts

Esta semana recebi umas plantas com caracois.

 

Estam de quarentena até decidir se quero ter caracois no aquário.

 

Pelo que consegui observar são caracois daqueles que comem algas e por vezes mas com pouca frequência as plantas.

 

Mas são uma praga que depois de instalada é dificil de tirar.

 

Soltar ou não soltar os caracois essa é a questão.

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu optei pela soltura dos caracois mas em casos de existencia de algas e de bastantes restos de comida, porque se nao ouver esses dois factores eles podem comer as plantas.

caso comecem a ser demasiados coloca-se uma folha de couve cozida ao de leve de um dia para o outro e apanham-se algums para controlar a populaçao.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para mim os caracois são de extrema importância, não tanto por comerem algas, que nem é assim tanto, mas por "comerem" materia orgânica em decomposição.

 

Tenho notado que as pragas são ciclicas. Vão e vêm.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOL, a eterna dúvida :wink:

Os caracois comem qq coisa que seja comestivel, plantas, algas, restos de comida, todos os anteriores em fase de decomposição, etc...

Gostam especialmente do que está em decomposição e da maioria das algas ( não apreciam filamentosas, pelo menos os meus ), em ultimo recurso, viram-se para as plantas atacando primeiro as folhas menos saudáveis. Por estas razões, acho que os caracois são um mal ( para quem não gosta deles ) necessário e uma grande ajuda a manter um aquário. Os ciclos deles variam com a dureza da tua água, águas moles não são o seu habitat preferido e não se reproduzem tão depressa.

 

Eu gosto deles e acho que trabalham bem :wink:, o hugosf tem a mesma opinião, mas há pessoas que os odeiam e acham que dão cabo das plantas ( eu acho que essas pessoas não tem plantas saudáveis ). Não há nada como experimentar :shock: afinal a aquariofilia é isso mesmo :roll:

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Já te mandei a minha opinião por mp, mas só queria acrescentar o seguinte.

Esses caracois são dificeis de erradicar, quando tinha o Tubarão Martelo eles desapareceram por completo (isso julgava eu), mas quando o Tubarão martelo morreu (suicidou-se ao saltar fora do aqua) eles voltaram em força.

Neste momento tenho muitas plantas e ainda mais caracois e nunca vi nenhuma planta comida por eles.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu elimino tais caracóis que vem com as plantas pois transmitem doenças aos peixes, ele são ótimos hospedes de protozoários, e outras moléstias, alem de se proliferar muito rápido . Mas sou a favor da Ampulária.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que os vou libertar este fim-de-semana.

 

Os caracois não transmitem doenças aos peixes.

Mas realmente proliferam rapidamente e são dificeis de eliminar.

 

Da ultima vez tive de desmontar os aquários e frever o areão. Coisa que digo sempre para nunca fazerem, mas foi a unica solução.

 

Os gostos esteticos mudam por isso, não sei mesmo.

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuo a necessitar da vossa opinião.

 

Ainda não sei, solto ou não os caracois.

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

Há uns bons meses atrás comprei uma planta que trazia caracóis daqueles pequeninos em que os maiores não terão mais de 5 milimetros.

 

Coloquei a planta com os caracóis e eles reproduziram-se pelo aquário. Não são de modo algum uma praga e inclusivamente dar um ar mais natural.

 

Se os caracóis forem desses aconselho a que fiquem pois não se alimentam das plantas mas dos restos de comida (dos peixes) e folhas em mau estado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Homem-peixe,

 

o meu primeiro aquário quando o montei passado um mês estava cheio de caracois e montes de ovos, como não tinha peixes eles encarregavam~se de fazer a limpeza ás plantas. Descobri que a população deles aumentava de acordo com a oferta de comida, pois eu tinha posto comida de peixe no aqua sem peixes para ciclar mais depressa, aumentando muito a população de caracois, passaram-se três meses e adquiri um bótia, quinze dias depois só existiam os grandalhões, pois o Bótia deu cabe deles, depois disso tive que limpar o filtro com mais frequência, pois estava constantemente cheio de detritos. :)

A lição que tirei é que um aqua sem caracois é como uma casa sem mulher, que normalmente está sempre desarrumada(sem ser machista :) ).

 

Abraços

 

Rui Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É dos caracois que se alimentam de materia vegetal quer sejam plantas ou algas.

 

Existem caracois bons (não tenho aqui os nomes)

 

Desovas faceis de eliminar e exemplares grandes com 5cm quanto se reproduzem. Para os retirar e só apanhar os adultos.

 

Caracois conicos que vivem no areão e que consumem residuos, restos de comida e folhas mortas. Raramente atacam as plantas. Para os eliminar é necessário frever o areão.

 

Os em questão comem tudos teem desovas gelatinosas e transparentes e para os eliminar por completo só desfazendo o aquário por completo. Mas são seres naturais e que existem em quantidades controladas destes que os peixes os comam (nem todas as especies de peixes comem caracois)

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva homem-peixe!

 

Esses que tu tens é melhor não os colocares. :)

 

Se queres mesmo caracóis vai a uma loja e faz a limpeza ;) a uma planta que tenha caracóis dos pequeninos ... dois ou três caracóis são suficientes para começar a comunidade e o comerciante nem dá pela falta deles. hehehe...

 

Além disso estes não fazem as tais desovas gelatinosas. São mais "limpinhos" :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

eu em todos os aquários que tenho, ponho caracóis, porque acho que são muito uteis.

Podemos ver a qualidade da água pelas suas conchas e ainda comem algas :)

 

para além disso acho-os muito bonitos.

Eu tenho dos tais conicos que se enterram no areão, e esses até ficam grandes, tenho uns que ficam pequeninos e a concha é achatada em forma de espiral , tenho uns outros pequenos com conhas abolada mas não em espiral, e ainda tenho lapas de água doce, mas destas só tenho uma e ela não se cruza com os outros, ando a ver se encontro nas lojas plantas com lapas a ver se a minha tem sorte e consegue um(a) parceiro(a).

 

cada vez que compro plantas ou peixes e vejo caracois diferentes nos aquários peço logo uns, os vendedores ficam com uma cara de espantados :) mas eu não me importo.

 

saudações

Sérgio Leal

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fica com um aspecto natural e os peixes maiores podem os comer.

Alem disso quando forem muitos é recolher, esmagar e devolver ao aquário como comida para os peixe.

 

Assim queria perguntar em que lojas de Lisboa sabem onde existem caracois sem ser da especie ampularia.

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tenho a primeira de 4 especies que vou colocar nos aquários.

 

E realmente a unica especie que vi a venda é a ampularia. Assim essa vou obter através de troca ou comprando numa loja.

As outras duas vou procurar atráves do forum que lojas os teem.

 

Mais tarde vou inserir fotos das 4 e dizer quais as que faltam.

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já tive caracóis no meu aqua mas começaram a ser uma praga. Eram mesmo muitos, acabei por decidir comprar um bótia e nunca mais vi caracóis.

 

Se são bons ou maus!?

Não sei bem.

 

Por uma lado sim, por outro lado não. É claro que estou a falar da minha experiencia.

 

O lado positivo é que tinha que limpar muito menos vezes o filtro(como já foi referido), tudo o que era detritos eles comiam(nunca tocaram nas plantas).

 

O lado negativo é só um(se forem dos que não comem as plantas) torna-se inestético quando a sua população dispara para as várias dezenas. Eles estão por todo o lado!!!!

 

Situação ideal: O meio termo. Isto claro se conseguirem :roll: .

 

Um abraço a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já coloquei os caracois que tinha no aquário, vou matar aqueles que conseguir apanhar e obtar por colocar apenas os dois que refiro a seguir:

 

Malaysian trumpet snail

O caracol da Malásia ou Caracol Trombeta, Melanoides tubercularia, é uma criatura interessante uma vez que vive no substracto durante o dia e só sai à noite. A sua concha é um cone perfeito e atinge 2 cm de comprimento. Ô um caracol vivíparo e reproduz-se facilmente. É considerado benéfico para um aquário plantado e não parece danificar as plantas, mesmo quando são em grande número. São difíceis de encontrar à venda. Mas geralmente vêm de graça com as plantas. Se desejável, as Bótias palhaço mantêm-nos e a outros caracóis sob controle.

 

No site

http://www.aquaonline.com.br/invertebrados...invertebrado=18

 

Ampularia (Pomacea sp.)

São um dos tipos mais bonitos de caracóis. Têm uma forma semelhante à espécie Amnicola limnosa, mas a espiral é mais arredondada, e são maiores. Podem atingir o tamanho de uma bola de ténis se forem bem cuidados. Aparecem em muitas variedades. O seu corpo pode ser escuro, ou quase albino (muito pálido com um padrão de manchas de cor laranja vivo). A concha pode ser escura, laranja vivo, albina, ou às riscas e multi-colorida (do mesmo tamanho dos Planorbis). Uma das variedades do género Pomacea possui as riscas multi-coloridas típicas, com um corpo escuro. Em geral estes caracóis não comem plantas vivas. Preferem algas e plantas/animais mortos (dar-lhes espinafre enlatado faz com que eles se tornem grandes).

 

No site

http://www.aquaonline.com.br/invertebrados...invertebrado=12

 

Obrigado a todos o que participaram neste forum até agora, incluindo o autor da mensagem a seguir a esta.

Já tenho as respostas que queria com este tópico :(

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

No meu aquario eu tenho Malaysian trumpet snail, Muitos mesmo e olha eles são bons a comer os restos de comida e as algas .

 

Numa altura em que eu não limpei o vidro de tras e ele ficou com uma camada de 3-4 mm de algas, uma equipa de caracois desses caracois quase deu cabo das algas.

 

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
J

Malaysian trumpet snail  

O caracol da Malásia ou Caracol Trombeta, Melanoides tubercularia, é uma criatura interessante uma vez que vive no substracto durante o dia e só sai à noite. A sua concha é um cone perfeito e atinge 2 cm de comprimento. Ô um caracol vivíparo e reproduz-se facilmente. É considerado benéfico para um aquário plantado e não parece danificar as plantas, mesmo quando são em grande número. São difíceis de encontrar à venda. Mas geralmente vêm de graça com as plantas. Se desejável, as Bótias palhaço mantêm-nos e a outros caracóis sob controle.  

 

No site  

http://www.aquaonline.com.br/invertebrados...invertebrado=18  

 

É, estes eu já me tinha informado que são dos melhorzinhos. Se não os acharmos agradavelmente estéticos, há duas coisas a fazer (além do genocídio :oops: ):

1- Manter o areão bem limpo - para que só saiam mesmo à noite.

2- Ter peixes comedores de caracóis: Todas as espécies de bótias e alguns gouramis. Os Ramirezi também, e penso que são os mais pequenos (5cm), se o aqua. for pequeno...

 

É possível (falo por experiência... :) ) fazer confusão na identificação visual deles. Há 2 espécies relativamente parecidas - uma destas duas é terrível: reproduz-se como ratos e não tem dó nem piedade em comer plantas (não me lembro do nome :( ).

Jean-Dominique Ackle

 

Veja o setup do meu aquário neste tópico e introduza também o seu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi Pessoal

 

Os Aq. são imitações da natureza pelo menos é isso que pertendemos que eles sejam.

Que eu saiba na natureza tambem existem caracóis por isso não vejo qual o problema de os ter se afinal eles são os faxineiros do Aq., se começarem a ser demais dá para apanhar os maiores e controlar a população.

 

Abraços

 

FOCA

Salgados é que esta a dar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá,

 

Só uma coisinha que aqui se disse e que eu achei interessante: POdemos ver a qualidade da água pela concha dos caracóis? o meu caracol ( enorme ) ta com a concha um bocado desfeita, como que raspada, isso é porque? não me digam que a água é calcária?

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Antes pelo contrário, as conchas dos caracóis desfazem-se em águas ácidas, ou seja a tua água é ácida.

 

Os caracóis necessitam de águas calcarias para construir as suas conchas.

O que podes fazer para que a concha não fique com esse aspecto é de tempos a tempos por o caracol de banho numa água calcaria.

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah, tava a ver!!! Obrigado pela resposta. é que já estava a ficar preocupado... sempre pensei que aminha água era acida e mole... e afinal é mesmo: optima para escalares e discus :lol::)

 

Quanto ao caracol não faz mal que continue assim pois não? ou a concha acaba por se desfazer completamente?

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais