Compra do Casal/Reprodução


navete

Recommended Posts

  • Replies 59
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Como está o ninho? Se não estiver a evoluir, experimenta tirar a fêmea. Coloca-a de novo apenas à vista.

 

Por acaso já tinha reparado que o ninho não estava a evoluir.

 

Pensas que se a femea não estiver ovulada, poderá vir a ficar, dentro do copo, e ao mesmo tempo excita o macho?

 

Quanto tempo é que poderá demorar a femea a ovular?

Bruno Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As fêmeas normalmente estão sempre ovadas. Mas claro, tem um período em que "renovam" os ovos, por assim dizer. Segundo me lembro, penso que apenas não estão ovadas cerca de 5 dias.

 

Mas se tiver inchada, e com o ponto branco bem visível, é porque está ovada.

Editado por 29André
logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As fêmeas normalmente estão sempre ovadas. Mas claro, tem um período em que "renovam" os ovos, por assim dizer. Segundo me lembro, penso que apenas não estão ovadas cerca de 5 dias.

 

Mas se tiver inchada, e com o ponto branco bem visível, é porque está ovada.

 

André, seria um grande azar serem logo estes 5 dias da experiência... :eusathink:

 

O que achas então do macho não estar "excitado" o suficiente?

 

Há pessoal que defende que a femea tambem tem de ter riscas na vertical, a fim de dar sinal ao macho que está para largar os ovos...

 

Então!? Isto tem muita ciência...

Bruno Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, mas as riscas verticais nem sempre são visíveis.

 

Portanto mais tarde ou mais cedo, o abraço vai acontecer!

 

É possivel com um ninho não tão vistoso, ele expreme-la na mesma? Ovos acabarão sempre por sair... certo?

Bruno Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que fizes-te tudo muito rápido. Só a devias ter soltado quando o ninho estivesse mais composto. Ao deixá-los assim só estão a stressar. Retira a fêmea e tenta mais tarde.

 

Retiro a femea, ou meto-a no copo?

Bruno Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não sei o que é o mais acertado a fazer agora. Se fosse eu, retirava a fêmea para outro aqua, longe da vista do macho. Deixava-a um ou dois dias, via como ia evoluindo o ninho, e só depois voltava a juntar, mas dentro do copo numa primeira fase.

 

Isto era eu, se há uma coisa que aprendi com a primeira reprodução que fiz, foi a ter calma e a não apressar as coisa ^^

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não sei o que é o mais acertado a fazer agora. Se fosse eu, retirava a fêmea para outro aqua, longe da vista do macho. Deixava-a um ou dois dias, via como ia evoluindo o ninho, e só depois voltava a juntar, mas dentro do copo numa primeira fase.

 

Isto era eu, se há uma coisa que aprendi com a primeira reprodução que fiz, foi a ter calma e a não apressar as coisa ^^

 

Ok Andre! Para dentro do copo irá.

 

Obrigado. Vou dando noticias.

Bruno Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites!

 

A femea já está de novo dentro do copo, mantem-se calma e inchada.

 

O macho entretanto continua na construção do ninho, se bem que não verifico uma espuma enorme!!!!! Existem tambem algumas bolhas dispersas pelo aqua.

 

Em que altura acharão ideal estar o ninho do macho feito, a fim de soltar a femea?

 

Obrigado.

Bruno Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Umas fotos não há? Ajudava muito...

 

Não há assim uma altura certa, como uma fórmula pela qual nos possamos restringir. É mais ou menos a olho. E também quando o macho acaba a sua obra, vai tentar atrair a fêmea, ou seja, vai começar a fazer viagens mais frequentes entre o local onde se encontra a fêmea e o local do ninho, afim de a atrair para a desova.

Mas uma coisa é certa, a construção do ninho nunca está findada, ele anda sempre a dar uns retoques e a aumenta-lo.

 

PS:

O que eu tinha tentado dizer no post anterior era para que, se fosse eu, teria retirado a fêmea desse aqua, durante uns dias. Mas essa também se está a revelar uma boa opção :confused4:

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os globos são a pior coisa do mundo!!!

Asério, se queres manter um peixe em condições, não optes por um globo, então para uma reprodução...esquece.

 

Se queres um conselho, arranja um aqua, cria condições para manter os teus bettas, e os futuros alevins. Isto pode explicar todas as dificuldades que tens vindo a ter...

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os globos são a pior coisa do mundo!!!

Asério, se queres manter um peixe em condições, não optes por um globo, então para uma reprodução...esquece.

 

Se queres um conselho, arranja um aqua, cria condições para manter os teus bettas, e os futuros alevins. Isto pode explicar todas as dificuldades que tens vindo a ter...

 

Por isso é que eu gosto de foruns. Onde existem pessoas que já fizeram e fazem.

 

Pequenas duvidas que podem ser sérias dificuldades.

 

Pronto André! Está explicado.

 

O aqua tem que ter cantos.

 

Para hoje amigo? Mando os dois para o aqua comunitario? Mando só um? Espero até ter esse aqua para fazer a transf?

Bruno Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes mandar os dois, mas o ideal era alimentar muito bem ambos, e para isso o comunitário é complicado.

E um aquário para a reprodução era capaz de ajudar :medieval_mace:

 

Obrigado Andre. Já está feito. A coitada da femea escondeu-se logo entre a densa "floresta". :(

 

Curioso foi observar a outra femea, que andava toda contente "á mostra", de repente ficou com riscas na horizontal (sinal de stress) assim que viu o macho.

 

Vou esperar então, por sinais mais claros nisto da multiplicação dos bettas.

 

Entretanto tive aqui um ataque brincalhão de um peixe leopardo a um neon... Picou-lhe uma barbatana...

 

Obrigado mais uma vez!

Bruno Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes.

 

Para quem tem acompanhado este tópico, é para informar que a femea que estava junta com o macho que tinha disponivel, está com a barriga inchada (ainda), ovopositor exposto (ainda) mas na parte do ventre, por ser cor de salmão, nota-se pequenos grãos. Uns mais cinzentos que outros... Mas não tem as listas, nem verticais nem horizontais, e quando encontra o macho, foge dele.

 

Estão num aqua comunitário com algum movimento de aqua, portanto mesmo que o macho queira fazer algum tipo de ninho, não consegue.

 

Portanto... Que fazer agora? Que se passa com a femea?

Bruno Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A fêmea passa aí uns 90% do tempo ovada, ou seja, com o ovopositor visível e inchada.

As riscas verticais, apenas visíveis em alguns espécimes, significam que está pronta para o acasalamento.

As riscas horizontais significam que o animal está stressado.

 

Agora, como já disse o Rúben Ferreira, é bastante complicado manter os machos em comunitários, principalmente por serem muito territoriais, e assim vão haver sempre perseguições e pequenas rixas.

Quer isto dizer que os peixes não vão viver decentemente, vão andar sempre stressados.

 

Com a fêmea acho que não se passa nada, está simplesmente a fugir do "agressor".

 

Se estás a equacionar uma desova num comunitário, vai ser complicado...

Mesmo que o macho faça o ninho, mesmo que se dê o abraço e que a fêmea desove, e mesmo que os alevins nasçam, vão acabar por morrer ou por serem sugados pelo filtro ou comido pelos demais habitantes.

 

Já arranjas-te um aqua só para a reprodução?

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A fêmea passa aí uns 90% do tempo ovada, ou seja, com o ovopositor visível e inchada.

As riscas verticais, apenas visíveis em alguns espécimes, significam que está pronta para o acasalamento.

As riscas horizontais significam que o animal está stressado.

 

Agora, como já disse o Rúben Ferreira, é bastante complicado manter os machos em comunitários, principalmente por serem muito territoriais, e assim vão haver sempre perseguições e pequenas rixas.

Quer isto dizer que os peixes não vão viver decentemente, vão andar sempre stressados.

 

Com a fêmea acho que não se passa nada, está simplesmente a fugir do "agressor".

 

Se estás a equacionar uma desova num comunitário, vai ser complicado...

Mesmo que o macho faça o ninho, mesmo que se dê o abraço e que a fêmea desove, e mesmo que os alevins nasçam, vão acabar por morrer ou por serem sugados pelo filtro ou comido pelos demais habitantes.

 

Já arranjas-te um aqua só para a reprodução?

 

Olá.

 

Ainda não.

 

Outra ideia.... Uma caixa rectangular em plastico de cor, mas tem os cantos ligeiramente redondos... tem a litragem de 25litros. Dá?

 

É estilo uma caixa de arrumação.

Bruno Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, as caixas de arrumação costumam ser usadas nas reproduções.

Os cantos podem ser redondos, não é por isso que os globos não são grande coisa.

 

EDIT:

Mas precisas de outras coisas essenciais, como plantas e fundamentalmente um termostato.

Editado por 29André
logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais