Compra do Casal/Reprodução


navete

Recommended Posts

Boas noites.

 

Comprei esta semana, para um aqua de 220l comunitário, um betta macho e duas bettas fêmeas.

 

Todos eles andam contentes e convivem bem entre eles.

 

Quando o macho vê uma das fêmeas, ele persegue-as, mas elas fogem e escondem-se.

 

Duvida: Já poderei isolar uma delas (parecida c/macho), a fim de tentar a reprodução?

 

Duvida: Se não, quando saber o momento para o fazer?

 

Obrigado.

Bruno Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 59
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas, antes de mais, lê muito sobre a reprodução dos bettas antes de a tentares, só assim diminuirás os erros cometidos durante o processo. Depois, não os podes juntar assim, primeiro, isolas os dois, sem se verem, durante uma semana, e durante esse tempo aproveitas para alimentá-los e prepará-los para o que se aproxima. Depois, tens de ajustar as tuas medidas conforme o que for acontecendo. Mostras a fêmea que queres reproduzir ao macho, e ele deverá começar a fazer o ninho. Se não, podes mostrar outro macho (ou um espelho), para o estimular. Quando houver ninho, juntas a fêmea ao aqua do macho, mas dentro de qualquer coisa, para não haver pancada. Passado um dia ou dois, dependo de como estiver a correr, juntas e deixas "a magia acontecer". Mas isto está muito melhor explicado aqui pelo forum, nomeadamente neste sub-forum dos bettas. Alguma dúvida, é só perguntar ^^

 

Já agora, se poderes coloca aí umas fotos dos animais =D

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado amigo!

 

Realmente existe muita leitura por ai... alguma contradição, algumas duvidas sobre situacões que se calhar nem é nada de especial.

 

Já tirei as fotos. A outra fêmea é mais timida... mas tem cor salmão.

 

Obrigado!

 

Mas... não consigo colar a imagem directamente aqui...!?

Bruno Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

COnsegues, basta ireas a um hoster online, tipo este (eu uso este, mas há muitos mais, e não quero fazer publicidade).

Depois copias o link de onde diz directamente para forum e colas aqui.

 

Queremos ver esses bettas =D

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É pá isso do VT é muito á frente... :( o que é isso?

 

As fêmeas parecem-me inchadas sem duvida, e a cor de salmão, perto do anús está com um ponto branco.

 

Dou-lhes flocos, já que é um aqua comunitário... todos comem do mesmo! ;)

Bruno Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ponto branco é bom, pelo que me lembro! (fiz criação em 2008)

E durante o isolamento entre macho e femea, eles devem poder ver-se, para aumentar o 'desejo', digamos assim.

Depois olha, é um belo espectáculo, tão bonito como com os ciclideos!

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ponto branco, o ovopositor, costuma ser na zona "por baixo das guelras", antes da barbatana inferior. Esse ponto branco perto do ânus não sei o que é.

O ovopositor costuma estar na zona onde a fêmea está inchada.

 

O inchaço pode significar que as fêmeas estão ovadas (nunca vi as minhas tão inchadas) ou então uma doença, como obstipação.

 

AH, VT é veil tail, ou cauda de véu, um dos diversos tipos de cauda dos bettas.

 

Vê isto:

Tipos de Caudas De Bettas

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ponto branco é bom, pelo que me lembro! (fiz criação em 2008)

E durante o isolamento entre macho e femea, eles devem poder ver-se, para aumentar o 'desejo', digamos assim.

Depois olha, é um belo espectáculo, tão bonito como com os ciclideos!

 

Mas Daniel, eles estão num aqua bastante plantado, nem sempre essa fêmea está aos olhos do macho.

 

Quando se cruzam, por acaso ela não foge, mas segue o seu caminho e o macho acaba por desistir.

 

Será que é altura de por esses dois num mini aqua? Para ver se o macho se interessa por ela?

 

Será que esse ponto branco é indiciante que a fêmea está a ovular!?

 

Tem período ideal para "aproveitar" esse ponto branco?

 

Obrigado.

Bruno Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ovopositor é no sitio do anus! É assim em todos os peixes, menos naqueles que teem um sistema digestivo e reprodutos simples, com os orgaos todos perto da cabeça. como é o caso do apteronotus albifrons

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ele devia persegui-la... É como te digo, experimenta separá-los, para ele ir fazendo o ninho, mas sempre de forma a que seja possivel ver a fêmea. Como a fêmea já está ovada, meio processo já está!

Quanto a ter um periodo ideal, não sei, não sei se os ovos desaparecem, isso não sei porque comigo foi logo, e só o fiz uma vez. A tentar aprende se mais ;) E é bem mais interessante!

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ponto branco, o ovopositor, costuma ser na zona "por baixo das guelras", antes da barbatana inferior. Esse ponto branco perto do ânus não sei o que é.

O ovopositor costuma estar na zona onde a fêmea está inchada.

 

O inchaço pode significar que as fêmeas estão ovadas (nunca vi as minhas tão inchadas) ou então uma doença, como obstipação.

 

AH, VT é veil tail, ou cauda de véu, um dos diversos tipos de cauda dos bettas.

 

Vê isto:

Tipos de Caudas De Bettas

 

Sim é um VT.

 

E nas fêmeas como se vê? Para efeitos de cruzamento...

 

Não sei se isole estes dois...

Bruno Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nas fêmeas é mais difícil, porque as barbatanas são mais pequenas =S

 

Pois.

 

Realmente esse ponto branco É AÍ

 

Vou arriscar!! O resto está no youtube ;)

 

Obrigado! Vou dando noticias.

Bruno Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

O André referiu que os teus Bettas parecem inchados e que poderiam ser duas coisas. E tem quase toda a razão. Digo quase, pois na minha opinião podem ser 3 coisas.

 

De facto nas fêmeas estarem inchadas poderá ser por estarem ovadas ou com "obstipação intestinal", mas na pior das hipóteses poderiam estar com hidropsia, embora neste caso o inchaço, só se note mais na fase final e hajam mais sintomas agregados, tais como escamas eriçadas. A ver pelas fotos só podem ser as duas primeiras. Logo excluímos a hidropsia. Na minha opinião o inchaço das tuas bettas é uma mistura das duas.

 

Agora vamos aos machos, quando um macho está inchado, só podem ser duas coisas "obstipação intestinal" ou então na pior das hipóteses hidropsia, como já expliquei atrás.

O teu macho parece ligeiramente inchado, e facilmente se conclui que com a alimentação que lhes estás a dar os teus bettas possam estar já com uma ligeira obstipação. Mas pronto não é grave, nada que não passe com dois ou três dias de fome.

 

Aconselho-te a variares a alimentação não só dos teus bettas, mas também dos restantes peixes. Artémia congelada e larvas de mosquito são óptimos para todos eles e não causam obstipação intestinal. (A não ser que sejam alimentados em excesso)

 

Tudo o que mencionei é baseado em experiência própria durante mais de um ano em que tive bettas em aquário comunitário e sou franco contigo, enquanto os alimentei apenas com flocos, praticamente todos os meses retirava uma betta com algum problema, fosse ele obstipação, hidropsia ou problemas na bexiga natatória. Os restantes peixes, não me davam qq problema.

 

P.S. Bettas em comunitário não é tarefa fácil!!! Pelo menos eu não acho!!!

 

Boa sorte com os teus Bettas e qualquer dúvida sobre a reprodução vai perguntando.

Editado por Rúben Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas! São de extrema importancia nos primeiros passos.

 

Desde a ultima vez que aqui vim, separei o casal, pus a femea com o ponto branco dentro do copo para excitar o macho.

 

Hoje, já com algumas bolhas juntas ao esferovite, soltei a femea...

 

O macho cansou a femea, ela está submissa neste momento... Se já não lesse algo sobre estes peixes diria que estava morta ou para morrer.

 

E agora? O macho irá continuar a construção do ninho e, quando ele achar q a femea está pronta "espreme-a"?

 

O ponto branco mantem-se. Volta e meia vem à superficie respirar.

Bruno Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me parece ter existido algum abraço...

 

A femea está parada e a "bocejar"... deverá estar cansada!?

 

O macho por vezes chega-se ao pé dela e abre um "vêu" que tem nas gelrras, não a ataca!

Bruno Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais