Cópia vs Criação


Fernando Freire

Recommended Posts

Após ler os comentários fico desiludido com a falta de criatividade e originalidade que atravessa a malta do Aquascaping...

 

Não interessa nada "copiar" ou procurar inspiração em trabalhos já feitos. Não há nada como sair da nossa casa e ir de encontro à natureza à nossa volta, esta possui a perfeição nas proporções e jogo de volumes que tentamos reproduzir nos nossos aquários.

 

Procurem materiais nos vossos locais de eleição de passeios e vejam como a natureza os moldou com o tempo, procurem nas lojas também materiais que possam partir/cortar para formar conjuntos ainda mais belos (ainda me lembro de cortar um tronco em 3, e de passar 3 horas a partir a a moldar pedra).

 

Se querem melhorar tem de ser a inovar e a pensar por vós próprios, a tentar colocar uma ideia que está na vossa cabeça no aquário.

 

Entristece-me esta situação... O Filipe, o André, etc etc etc, são reconhecidos pelo esforço individual e aplicação das suas ideias e força de vontade. nenhum deles copiou ou inspirou-se noutros aquários para criar os seus. Isso nunca leva a uma evolução natural do Aquascaper, leva sim a uma preguiça mental e frustração para com o hobby por (obviamente) não conseguirem igual. Criem os vossos layouts, criem as vossas ideias e trabalhem muito os materiais para conseguirem reproduzi-las nos aquários.

 

Cumprimentos,

Fernando Freire

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto coaduna-se com o 12º Corolário das Leis de Murphy... "Se uma pessoa puder copiar, irá copiar!". Assim como com a 9a Demonstração da mesma.... "Não cries nada de novo, copia somente algo que te pareça original."

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fernando concordo e não concordo com a tua observação, tens que ter sempre uma base e há fundamentos a serem retidos em relação ao aquarismo, que não tem a ver com a natureza, mas regras basicas de como fazer um layout, não me refiro a filosofias orientais!

 

eu tou a vontade porque pratico o meu estilo de aquariofilia, que vai com o que eu acho que um aquario deve ser, pela minha experiencia de vida. para o meu mais recente aqua (que ainda não mostrei) dependeram muito das pedras e troncos que obtive, e inspirei-me numa foto de montanha, em aquascapers: vi trabalhos de um italiano, um polaco e do Amano.

 

em termos de nacionais, não tenho grande fonte de inspiração, excepto o trabalho do sergioveterano, e o fundamento/relação de pedras e plantas usado, já preexistente. Mas é assim que aprendemos.

 

P.S. Já vi trabalhos de aquascaping do Hugo Silva... que diz nunca ter praticado... aquascaping não é simplesmente um tronco esganizaçado em akadama!

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@ Fernando claro que tens razão, é fácil escrever o que escreveste porque é assim que deve ser mas...

 

tudo tem um mas... a nível de aquascape ou montagem de layouts existem diversos níveis, uns mais avançados que procuram o que tu dizes e outros mais iniciais que tentam aprender e melhorar as suas técnicas e tendem a tentar retirar ideias (é bem diferente de copiar) de outras montagens.

 

A mim não me choca nada que alguém assuma que tentou copiar, reproduzir um aquário já montado e mostrado, o que me chocaria era se falta-se à verdade...

 

@ Quo tens razão, mas quando me referi a aquascaping era no sentido geral de plantas, muitas e belas com altas decorações. É claro que aprendi imenso, aqui e não só e como tal tentei evoluir no meu sentido (tal como tu no teu), isso é uma coisa que me faz muita confusão, muita gente monta um aquário por base nas indicações que vai encontrando mas fico a ter dúvidas se a pessoa fica a gostar do que acaba por montar (Mas isto é outro assunto).

 

 

Eu posso dizer que as primeiras montagens que segui foram do André Silvestre e do FAAO depois é só ir procurando mais algumas coisas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo,

 

Eu li muito sobre o trabalho do Amano, mas no entanto nunca tentei reproduzir nada do que vi nos aquários dele nem no que já estava feito por amigos/colegas Aquascapers! Custa-me que alguém vá comprar ou à procura de materiais para reproduzir o que viu! Imitar técnicas é super natural porque a meu ver são finitas, agora a criação em si de um aquário é infinita!

 

O que pretendo com a minha crítica anterior é: Copiem as técnicas, como fazer triangulações e proporções mas sejam originais com o que criam!

 

Cmpts

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No fundo está-se sempre a copiar quer se queira quer não. Ou copias de alguém ou copias da natureza. O principio é o mesmo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Fernando: "Após ler os comentários fico desiludido com a falta de criatividade e originalidade que atravessa a malta do Aquascaping..."

1º Após ler o teu comentário fiquei um pouco desapontado com a falta de interpretação dos mesmos, e isto porque, a inspiração para criar algo, não quer obrigatoriamente dizer que vamos copiar, mas sim motivar e excitar o nosso lado criativo para criarmos algo belo aos nossos olhos e isso acontece vendo a natureza tal como tu muito bem disseste, mas, também ver montagens que considero arte, criados por outros, e não vejo qualquer negativismo ou falta de criatividade nisso!

2º Gostaria, mas não posso me englobar na "malta do Aquascaping", não tenho nem criatividade, nem imaginação, nem o tal "dom" de conseguir criar uma paisagem aquática parecida ou igual a uma da natureza, nem mesmo fazendo "copy, paste" de um aquário de qualquer aquascaper deste forum e do mundo, não tenho jeito e ponto final! Mas agora falando não por experiência propria, mas pelo que vejo de trabalhos feitos por outros, mesmo aqueles que "copiam", encaro-os como aprendizes, aprendendo as técnicas e ganhando experiência nas montagens, acredito que queiram ganhar prática, pratica, pratica e depois sim, lançarem-se em algo puramente criado por eles e ai, erras criticando-os!!!

Também não te esqueças que em qualquer area ou arte, tens as pessoas com um particular "dom para a coisa" e que sao imediatamente reconhecidos, se todos soubessemos esculpir uma obra de arte....o que seria dela! A evolução natural de qualquer arte e incluindo o Aquascaper é ser muito rapido nos seus primeiros tempos de vida, mas tem tendencia a ter uma evolução mais lenta e nota-se isso prefeitamente em campeonatos mundiais, onde se vê muito poucas "coisas diferentes". Lembra-te tambem que o céu é o limite, mas apenas para alguns mais dotados, os outros só se podem sentir inspirados com tal beleza sem terem sequer pinga de frustração pelo hobby.

Estas certissimo quando dizes "Criem os vossos layouts, criem as vossas ideias e trabalhem muito os materiais para conseguirem reproduzi-las nos aquários." Eu proprio o fiz no meu, a unica coisa que tive de comprar foram as plantas e o areão e isto só pelo facto de não ter facilidade em ir apanhar areão negro! Passei semanas a tratar 2 troncos de videira e passei horas a "descasca-los" para ficarem limpos e muitos neste hobby sabem o que isso é.

Tentei inspirar-me pelas técnicas introduzidas no aquascaping e tentar visualizar o que poderia ficar bem ou não dentro de um aquário, o que posso ou não utilizar numa montagem, como cuidam das suas montagens, e fiz-o inspirando-me no que estava mais perto de mim e que mais se enquadrava em certos aspectos ao meu gosto. Se ficou igual? Posso dizer que NUNCA vi aquário igual ao meu, é um caos de troncos e plantas que me trazem tranquilidade quando chego a casa e me sento no meu sofá a contemplar tal beleza abstracta! :thumbup3:

Mas posso-te dizer que continuo sem conseguir sequer aplicar as técnicas quanto mais tentar copiar um layout.

Mas sinceramente te posso dizer uma coisa, se tivesse ao menos o "dom" de saber copiar tal arte, teria outro aquário ao lado certamente com uma replica de um aquário feito por qualquer aquascaper que tivesse visto e ama-se e isso não faz de mim preguiçoso mentalmente, faz de mim um mero apreciador desta especifica arte e que não se importa de ter uma replica já que não consegue ter um original!

Cumprimentos,

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lá está. Até porque os estilos são mesmo isso. Alguém teve uma ideia e o resto da malta viu, tirou ideias e seguiu. Quando muita gente segue torna-se um estilo.

 

Num momento ou noutro vamos sempre buscar um bocado de conhecimento a qualquer lado. Caso contrário teriamos de inventa a roda novamente e novamente e novamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Infelizmente admito n ter conhecimentos suficientes para o Aquascaping nem o dom de fazer quadros dos aquarios.

Qual o melhor tapete, melhor musgo que se fixa ali e acolá ... etc etc etc

 

O que tenho feito é fruto da aprendizagem com alguns users ao ver as suas fotos. Desde a bela raiz ao canto ou ao centro como a rara cascata invertida ... não vejo mal numa tentativa de copycat de alguns feitos pelos grandes do meio e por outros users com bom gosto. Tb não ache que se importem muito com isso ... alguns claro !!!

 

Para mim é uma maneira de saber que o trabalho é apreciado e que tenho seguidores para dar a conhecer ainda mais o estilo do Aquascaping.

 

Pena é saber e ver que so alguns users no Aquascaping têm direito a comentarios sobre as triangulações e etc que já li por aqui ... mtos o tentam fazer bons aquarios e nem um olá !!! Será que os trabalhos eram assim tão maus ou a competetividade alta?

 

Eu proprio ao nivel do Sulawesi gostei do aqua do Hugo e da ajuda que ele deu ao Jorge na preparação do dele com dicas importantes.

Aquelas pedras são fantasticas mesmo e admito tirar as ideias dali :tongue:

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como é dificil criar algo novo, a natureza tem inumeras variaveis. O mesmo aquario varia à medida que as plantas crescem, fará aquatesrios diferen. tambem as pedras não são todas iguais nem os troncos e também podes fazer combinações de plantas originais, ou combinações de pedras originais. Com a internet a copia é quase imediata.

.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pena é saber e ver que so alguns users no Aquascaping têm direito a comentarios sobre as triangulações e etc que já li por aqui ... mtos o tentam fazer bons aquarios e nem um olá !!! Será que os trabalhos eram assim tão maus ou a competetividade alta?

 

Boas,

 

Acho que isso é fácil de explicar, eu vejo praticamente todos os tópicos da área fotos e vídeos e comento 1% deles se tanto, será pq conheço as pessoas? Não, simplesmente se não tenho nada de útil para escrever limito-me a ver/ler.

 

Alguns tópicos não precisam sequer de comentários, pois não apresentam dúvidas são somente (não estou a desvalorizar nada disso), montras, quadros que as pessoas resolvem mostrar (e muito bem).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para separar os assuntos, criei este tópico e passei para aqui os tópicos referentes a este tema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu penso que no caso do Aquascaping, nem se pode chamar cópia. Quanto muito pode-se chamar inspiração.

 

Uma coisa é um artista copiar um quadro de Monet, em que utiliza quase que pincelada a pincelada os movimentos do artista original, e, sacrilégio dos sacrilégios, utiliza um nome que não é o seu para obter um lucro de algo que, apesar de lhe pertencer fisicamente, não lhe pertence moralmente, pois a ideia e o brilhantismo é do original.

 

Outra coisa é alguém ver um aquário do Takashi Amano e tentar fazer como ele faz, inspirando-se nas suas ideias. Cada pedra é uma pedra, cada tronco é um tronco, e cada planta cresce individualmente de maneira diferente, dependendo de inúmeros factores, nos aquários do Amano e daquele que nele se inspirou. Não ficará igual.

 

Por isso no fim, não será um aquário do Amano, será de Beltrano, inspirado na maneira como Amano cria os seus aquários.

 

Nada vejo de mal nisso, creio que é uma evolução natural, até que Beltrano consiga criar as suas próprias montagens, baseadas na sua aprendizagem pessoal.

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

disseste bem Vasco, só que uma coisa são técnicas (triangulação, U, ilha, plantas vs troncos, plantas vs pedras, troncos vs pedras, plantas vs plantas, pedras vs pedras e troncos vs troncos, são várias técnicas que precisam de ser aprendidas) e outras são cópias literais de trabalhos, isso ocorre muito, claro que nunca ficará igual, mas nota-se perfeitamente quando um aquário é copiado. Também se nota quando aplicam num aquario tecnicas e quando não se aplicam.

 

O que eu disse acima em "modo rumbling" que a copia hoje em dia é rápida, é à velocidade da luz. Ou seja uma ideia é colocada na internet, e rapidamente alastra. A partilha de conhecimentos é um bem da Internet e não o mal como muitas vezes certas empresas nos fazem crer, e que só vem ajudar, e muito, a HUMANIDADE a progredir. Daqui se pode tirar elações que o actual sistema capitalista é cada vez mais um instrumento para manter o homem na idade das trevas, acontece isso também na exploração espacial, com os custos a fazerem com que o homem páre. A aquariofilia é um dos saberes, entre muitos outros, que tem alastrado e progredido graças à rede.

 

Contudo, certa vez cheguei a ver no forum aquários todos seguidos com o mesmo tronco, colocado nas mesmas posições, com o mesmo substrato, as mesmas plantas e os mesmos peixes. Na altura até imaginei que eles enviavam o hardscape uns aos outros por correio. Isso penso que é um pouco demais...

 

Em condições normais, é muito dificil haver dois aquários iguais, pela variedade e inumeras variaveis que existem na natureza. E, a aquariofilia de água doce está tão desenvolvida, tem tanta diversidade de fauna e flora e técnicas, que torna pouco atraente as pessoas prosseguirem para os salgados, que dizem no forum ser a progressão natural do aquariofilista, nada mais falso. seria porque todos começamos por querer imitar o mar no aquário, mas depois acabamos por ter o que queremos e ainda mais, podemos fazer a natureza como a imaginamos em casa, é fantastico. E muitas vezes não é simplesmente fotografia, os aquarios são mesmo uma janela maravilhosa para a natureza, se bem que idealizada, é claro.

 

também pensei que o fazerem uma floresta de troncos era algo original, e fui ver trabalhos, era o que mais havia e coisas muito bem elaboradas pelos asiáticos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha opinião acerca da "cópia" de hardscape, materiais, fauna, flora, etc é simples: o português, regra geral, gosta de jogar pelo seguro!

 

Se determinada combinação funciona na pessoa Y, terá maior probabilidade de também funcionar comigo. É um raciocínio simples e lógico. E até o considero benéfico para quem se inicia. Assim pode ganhar prática na manutenção de um aquário com sucesso logo nas primeiras tentativas, passando por cima daquelas fases de desmotivação quando tudo corre mal.

 

Claro que para evoluir, depois o aquariofilista terá de arriscar. Experimentar materiais diferentes, novas espécies, diferentes disposições decorativas. E associadas a estas experiências vem muitas vezes o erro. E parece-me ser esse "erro" que nem todos estão dispostos a aceitar, pelo que jogam seguro e baseiam-se em montagens de sucesso.

 

Mas com isto não quero dizer que a copia / imitação / inspiração deva ser condenada. Simplesmente é um maneira de estar na aquariofilia, em particular no aquascaping. Para quem apenas quer um aquário altamente decorativo, não se interessando por concursos nem por experiencias com hardscape, nem layouts e afins, a copia acaba por ser uma excelente opção. :)

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha experiência pessoal na aquariofilia, primeiro interessei-me por peixes, sendo as plantas segundo plano ou inexistentes. Depois veio o fascínio pelas plantas, e os peixes passaram para segundo plano.

 

Dentro do plantados, primeiro interessei-me por manter as plantas vivas, o "layout" era algo secundário, pois para quê ter um "layout" se as plantas não se mantinham?...

 

Descodificada a maneira de manter plantas vivas, comecei a interessar-me por escolher "hardscape" à altura, de modo a que houvesse uma maior harmonia. Só depois destas fases veio o interesse em dominar a arte da poda, e aqui me mantenho.

 

Depois de conseguir dominar a arte da poda, um dia voltar-me-ei para a colocação do "hardscape" em pontos estratégicos, de modo que, com as plantas vivas e bem podadas, consiga inventar os meus próprios "layout".

 

Tudo isto para dizer que um aquariofilista passa por fases, e se alguém tem a perícia de "imitar" alguém de renome mundial nesta arte, pelo menos já consegue manter a Fauna viva, e só por isso, está a um pequeno passo de fazer os seus próprios modelos e chegar à parte divertida da questão.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Creio que esta será a minha última intervenção neste tópico devido a motivos pessoas como profissionais.

 

Vamos ver umas coisas:

 

sergioveterano

Registado em: 14-July 03

 

Kebras

Registado em: 21-June 04

 

André Silvestre

Registado em: 20-July 04

 

FAAO

Registado em: 19-November 04

 

Marc

Registado: 27-January 05

 

krypticall

Registado em: 19-November 06

 

canito

Registado em: 16-November 07

 

Ricardo B. Rosa

Registado em: 20-September 07

 

Creio que estes foram os grandes Aquascapers que apareceram no fórum desde o seu início, falta ainda o space cowboy, Pedro Nuno, Ramirezi... bem como mais um e outro aos quais peço desculpa por não referir, e o que têm todos em comum? vejam desde que ano é que eles apareceram! Desde quase à 3 anos que não aparece uma grande referência no Aquascaping como estes que enumero aqui. Pelo menos neste fórum que é considerado o maior de Portugal.

 

Têm de admitir que tenho alguma razão, mesmo que desde à 2/3 anos que há mais materiais e de melhor qualidade no nosso mercado, e onde as vendas de materiais de qualidade (Inertes, ELOS, ADA, etc etc) estão cada vez mais espalhados pelas nossas lojas da especialidade, mas mesmo assim não se verifica um aumento na qualidade das montagens.

 

Como são capazes de dizer que "não é bem assim"? Contra factos não há argumentos! No entanto tem aparecido uma ou outra pessoa recentemente que tenho gostado de ver o trabalho desenvolvido (por exemplo a Soulgirl e o spaar). Mas na minha opinião para a facilidade de adquirir certos materiais bem como com a quantidade de informação disponível, creio que deveria aparecer mais gente com melhor qualidade nas montagens do que se tem visto!!

 

Resumindo, continua-se a viver desde à 3 anos na "sombra" de grandes Aquascapers...

 

Um abraço, e pensem bem nisto!

Fernando Freire

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fernando freire como deves calcular a tua opiniao do que são grandes aquascapers é a tua opinião, não me parece que sejas juri em dizer quem é e quem não é. Rsumindo o que dizes, na minha opinião, não tem fundamento algum. Podes dizer que gostas de tal e tal, mas deves apresenta-lo assim dessa forma.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes a todos,

 

Depois de ler todas as intervenções não posso deixar de concordar com muitas das observações do Fernando, mas como tudo na vida, a mesma experiência para 2 pessoas, por vezes é interpretada de forma diferente.

 

Sobre a ausencia de grandes aquascapers nestes últimos anos, não faço a inima ideia porque apenas tomei conhecimento desta prática à ano e meio, e estou ainda numa fase de aprendizagem, apesar de ter aquários há mais de 8 anos, exactamente como o Vasco, passei por diversas fases, até que hoje estou a preparar um aquário para apresentar em competições, mas tudo leva o seu tempo e dinheiro e cada um corre conforme a sua capacidade criativa, financeira e capacidade de dispensa de tempo pessoal para esta prática.

 

Gostos, capacidades, inspirações depende sempre de cada um, por isso, para muitas pessoas, aprender é copiar algo que gostam e se identificam, para outros é aprender técnicas e usar a sua inspiração, quer num aquascaper de referência ou na natureza ou em outra forma qualquer.

Mas existe sempre uma grande diferênça, só é considerado um grande aquascaper quem consegue inovar, explorar e melhorar o que já existe, e isso a cada dia que passa é muito dificil, somos um país pequeno e com muito poucos recursos financeiros para apresentar muita criação ou trabalhos, mesmos os que existem é com muito esforço financeiro e pessoal, e para mais que existem alguns que nem são reconhecidos aqui em Portugal, mas sim no estrangeiro, porque temos um mau hábito de dizer mal do que é nacional...

 

Cump. a todos

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas existe sempre uma grande diferênça, só é considerado um grande aquascaper quem consegue inovar, explorar e melhorar o que já existe, e isso a cada dia que passa é muito dificil

 

o mesmo poderia ser dito há anos atrás sobre o estilo holandês, ou uns anos mais tarde, tendo em conta os aquarios Amano e o seu estilo, no entanto continua a exisitir evolução.

 

Seguindo o mesmo raciocinio, a pintura já devia estar esgotada de criatividade há muito tempo, ou a literatura, ou a música.

 

Evoluir não é fazer o que beltrano fez mas melhor, e chegar a um limite teorico onde não é possivel progredir.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pegando nesta frase...

 

Evoluir não é fazer o que beltrano fez mas melhor, e chegar a um limite teorico onde não é possivel progredir.

 

E em que ponto se encontra o aquascaping? Ainda terá por onde progredir?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Se me permitem.

 

seria porque todos começamos por querer imitar o mar no aquário, mas depois acabamos por ter o que queremos e ainda mais, podemos fazer a natureza como a imaginamos em casa, é fantastico.

 

Este é o principal pensamento que leva ás varias interpretações da aquariofilia, sem excepções.

Penso que a criatividade é isso mesmo, a nossa interpretação visual, do meio junto com aquilo que queremos modificar ou reinterpretar.

Não tirando a parte estética, mesmo esta questionavel, o Aquascaping de hoje, nunca será o de amanhã.

As concepções de hoje mudarão, como em outra coisa qualquer, por isso será sempre um processo evolutivo, eventualmente circular.

Basta olhar para outras artes criativas, pintura, escultura... para verificarmos que todas as novas linhas criativas têm raizes em quaisquer das formas antecedentes.

Como tal, pessoalmente tenho alguma dificuldade em entender essas conotações de "grandes Aquascapers", sem tirar naturalmente o valor ás suas montagens, apenas não consigo julgar sob que parametros uma montagem é melhor que a outra, nem quais os parâmetros em que tal se julga.

Para mim são expressões plásticas de uma interpretação ou uma visão, mais ou menos conseguidas, mas o meu gosto não tem de ser o dos outros.

As montagens que procuram pontos nos concursos, seguem todas as linhas que neste momento se valorizam e isso a meu ver, deturpa a criatividade.

Consigo ficar maravilhado com algumas montagens que não são premiadas e não gostar de outras que o são.

Provavel será, que algum aquascaper "minor" de agora, seja um dos melhores dentro de alguns anos mantendo a mesma linha de criatividade, o que mudará será a "moda" (visualmente falando).

Já que mencionaram o estilo Holandês, que valor terá uma montagem premiada há 10 anos, segundo a apreciação de hoje?

 

Cumprimentos

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Resumindo, continua-se a viver desde à 3 anos na "sombra" de grandes Aquascapers...

 

Pegando neste argumento, recuemos há 3 anos atrás e vejam alguns dos aquários que figuram na galeria do Naturchallenge desse mesmo ano.

 

E comparemos com o último concurso que se realizou aqui no forum, organizado pela Elos: 2º Concurso Melhor Layout Plantado.

 

Em primeiro lugar, nível sinceramente não me substancialmente diferente, embora talvez ligeiramente menor no segundo.

 

Verificamos também que quase nenhum dos participantes de há 3 anos antes participou no concurso da Elos (a única excepção parece ser o Tiago Rocha). Isto leva-nos a crer que os participantes de há 3 anos, ou desistiram do hobby, ou então deixaram de ser (tão) participativos. E aqui me parece residir o maior problema, havendo muitos aquascapers promissores que acabam por deixar o hobby, ou pelo menos dando-lhe menos atenção antes de poderem efectivamente evoluir para o nível seguinte. E os novos aquascapers ainda estão a evoluir para substituir os que se foram gradualmente retirando, daí aparentar haver um nível tão baixo de criatividade aqui pelo forum...

 

Um bom case study é o do Ricardo B. Rosa.

Surgiu e em um mês ou dois já estava com o "Raquel" montado e vários nanos de grande classe! Mas teve de se afastar temporariamente do hobby logo quando estava a começar a mostrar novas criações.

 

Há ainda o caso da falta de participação. Se as novas montagens não forem postadas no forum, parece que não estão a ser feitos novos trabalhos. Eu próprio tenho estado com baixa motivação para vir aqui mostrar as montagens, nem fiz tópico para a montagem que enviei para o IAPLC nem para a nova montagem que estou a tentar ter pronta a tempo para o AGA.

 

Não acho que o aquascaping em Portugal esteja num grande nível, mas também acho que o cenário não é assim tão negro!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Just me :

Seguindo o mesmo raciocinio, a pintura já devia estar esgotada de criatividade há muito tempo, ou a literatura, ou a música.
, o que eu escrevi refere a inovação; exploração e melhoramento do que já existe! Portanto estamos de acordo!? Como se vê, a interpretação do que está escrito difere para 2 pessoas...

 

Consigo ficar maravilhado com algumas montagens que não são premiadas e não gostar de outras que o são.

Provavel será, que algum aquascaper "minor" de agora, seja um dos melhores dentro de alguns anos mantendo a mesma linha de criatividade, o que mudará será a "moda" (visualmente falando).

Já que mencionaram o estilo Holandês, que valor terá uma montagem premiada há 10 anos, segundo a apreciação de hoje?

Isso é o gosto, nunca poderemos impor nada a ninguem, a tendência é o gosto da maioria representativa da classe, e a classificação num concurso deve-se a vários factores,

1º o gosto pessoal do juri, atendendo a regras de composição de layouts

2º o objectivo do concurso perante a classe e

3º os objectivos dos patrocinadores,

Tudo tem uma razão para a qual existe e se impõe. As minorias de hoje podem ser a maioria de amanhã.

 

Não acho que o aquascaping em Portugal esteja num grande nível, mas também acho que o cenário não é assim tão negro!

Concordo plenamente, nunca nos poderemos comparar com os paises asiáticos ou paises maiores que o nosso, sem esqueçer os problemas financeiros que atravessam Portugal. Quer se queira quer não, isto é uma prática dispendiosa em dinheiro e tempo e ninguem tira rendimento suficiente para viver do aquascaping

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

Tenho acompanhado a discussão deste tema, no entanto não tenho participado, dou aqui os meus dois cêntimos.

 

Para além do que foi dito e das razões apresentadas, penso que existe ainda uma que penso não foi referida, no entanto será porventura igualmente uma das razões para a ausência de algumas novidades, que é a formação dos novos aquariofilistas.

 

A formação em que aspecto?

 

A questão do ABC do aquascaping, que apareceu agora sobre a forma de sub-forum no nosso fórum, no entanto faz falta mais eventos que promovam esse aspecto da aquariofilia, workshops, exposições, debates, etc.

 

É claro que são aspectos muito complicados de serem organizados pelo aspecto humano, logístico e financeiro que a maioria conhece, no entanto é passando conhecimento que o aquariofilista, futuro aquascaper poderá crescer como tal.

 

Este (a net) é um espaço primordial para o inicio dessa divulgação/aprendizagem.

 

Esta é, para mim, a área da aquariofilia que exigirá um maior investimento, não só inicial, como ao longo do percurso de criação onde a experiencia e o erro estão de mãos dadas.

 

No entanto e quanto mais formação o aquariófilo tiver neste ramo, para além do esforço financeiro necessário, mais facilmente poderá criar e evoluir.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.