60 l, nova montagem


h_saldanha

Recommended Posts

  • Replies 232
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Dia 166

 

Boa noite,

 

Estas fotos não são actuais mas foram tiradas no dia 166 desta montagem.

As Valisnerias e a Limnophila começaram a invadir a frente do aquário :) O modo de propagação da Valisneria já conhecia... O que não sabia é que a Limnophila poderia ter o mesmo comportamento...

 

Neste dia, nasceram mais guppys e consegui tirar fotos aos pequenos apenas com alguns minutos de vida :D

 

Aqui vão as fotos:

 

DSC02209.jpg

 

DSC02212.jpg

 

Os pequenos guppys:

 

DSC02214.jpg

 

DSC02218.jpg

 

DSC02235.jpg

 

O pai:

 

DSC02220.jpg

 

DSC02219.jpg

 

A invasão da Valisneria:

 

DSC02222.jpg

 

DSC02224.jpg

 

O crescimento da Parvula:

 

DSC02223.jpg

 

A invasão da Limnophila:

 

DSC02233.jpg

 

Aproveito o tópico para actualizar as informações relativas à iluminação. Afinal não são 2x14W...

 

São sim 2x24W :D :D :D As informações na caixa da calha estavam erradas, eheh...

Editado por h_saldanha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes mesmo crer, estas plantas são autênticas máquinas de crescer :D

Apenas tenho a Hygrophila com buracos devido à falta de Potássio. Tirando isso está tudo a ficar porreirinho ;)

 

Obrigado. Tenho uma Sony Cybershot com 14,1 MPixeis. Uso em modo Macro e não é nada fácil obter fotos focadas, porque a máquina foca automáticamente...

 

Quanto à iluminação, eu nem queria acreditar quando tirei a calha, rodei as lâmpadas e vi a potência correcta. É que estive mesmo quase, quase para comprar uma calha nova (em 2.ª mão claro) :D

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Jorge,

 

Obrigado pelo teu comentário ;)

Por acaso tem menos do que os 60 litros... Eu diria que anda na casa dos 55 litros.

 

Comprei o areão na loja de Aquariofilia aqui de Portalegre.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só não fiz negócio porque o vendedor não conseguiu vender o aquário... No fim de contas tive sorte ;)

 

A minha máquina também é manhosa para focar em macro, mas acho que já lhe conheço a manhã. Mas para tirar 1 foto boa, tiro 10 rascas... Gostava de uma Canon, mas não vou empatar centenas de euros numa máquina "só" para tirar fotos ao aquário ;)

 

Inicialmente pensava que a Valisneria era Spiralis, mas com o seu crescimento revelou-se ser uma Valisneria "normal" ;)

 

Sabes o que está para entrar brevemente???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso não é fauna... Mas sim um acessório e umas plantinhas...

 

Um dia se tiver não vai ser apistos mas sim Ramirezi... Adoro esses... mas antes tinha de passar o marisco para outro lado eheh ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está bom! Cuidado é com a Sessiflora... Que isso facilmente te invade o tanque por completo... Tive a triste ideia de meter Sessiflora no meu tanque de 100litros, fui de férias, e quando voltei, a Sessiflora tinha não só colonizado mais de metade do tanque como tinha morto por falta de luz todas as restantes plantas de caule na zona colonizada...

Cuidado também com a valisnéria...Isso é uma erva daninha=P Corta o Runner o quanto antes para não teres outra invasão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nice! Será que é desta que vamos ter relvado?!

 

Acho que esse túneis são muito bons! Sinceramente nunca percebi porquê, mas vou fazer por ficar a saber! Hehe

 

Espero que sim ;) Amanhã já devem chegar e tratarei de arrancar com o relvado eheh...

Penso que, num comunitário com camarões, esses túneis sejam bastante úteis para protecção e esconderijo dos camarões. Tenho muitas plantas e muito musgo, mas.... não deve ser a mesma coisa ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está bom! Cuidado é com a Sessiflora... Que isso facilmente te invade o tanque por completo... Tive a triste ideia de meter Sessiflora no meu tanque de 100litros, fui de férias, e quando voltei, a Sessiflora tinha não só colonizado mais de metade do tanque como tinha morto por falta de luz todas as restantes plantas de caule na zona colonizada...

Cuidado também com a valisnéria...Isso é uma erva daninha=P Corta o Runner o quanto antes para não teres outra invasão.

 

Obrigado :)

Pois, eu não fazia ideia que a Sessiliflora também se propagava desta forma... Elá já está a invadir a frente e a traseira do aquário. Mas no próximo fim de semana (se não for antes) vou dar-lhe um jeitinho... E à Valisneria também.

Só não o fiz antes porque queria ter pés suficientes para ajudar na nova montagem de um amigo...

 

Vou dar também um jeitinho na pouca Novae-Zelandie que tenho.

Depois de tudo arranjadinho e controlado plantarei a Parvula eheh :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Realmente o teu aquário está espectacular, gosto imenso da disposição das plantas, está bem conseguido, eu estou-me a iniciar neste hobby, ainda estou a fazer muita pesquisa, estou na parte das plantas, quero ver se compro algumas plantas, como ja te disse num post anterior gostei muito do teu areao, o meu tb é preto, mas o meu parece mais miudo comparado com o teu, tive a ver as fotos deste post,, gostei tb da tua calha, qual é a marca para eu pesquisar, daqui uns tempos ainda te estou a comprar o aquario :)

 

Cumps,

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Jorge,

 

Obrigado pelo teu comentário ;)

As plantas requerem muita pesquisa, mas só com experiências práticas é que ficas a saber realmente o seu comportamento. Começa pelas mais "fáceis" e à medida que ganhes experiência, vai tentando outras.

 

Pois, o meu areão começa a revelar-se um bocadinho grande demais :S Esperemos que "sirva" para a Parvula se desenvolver bem, caso contrário terei de optar por outro..... para a próxima eheh

 

A minha calha é uma SunSun 2x24 W T5 (inicialmente pensava que era 2x14W eheh).

 

Humm, olha que daqui a uns tempos pode estar à venda eheh.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia 178

 

Já existem novidades :D Mas por agora vou só mostrar algumas fotos. Tenho que tirar uma geral, para que se tenha a noção do crescimento de toda a flora e do tapete que estou a tentar criar.

 

Agora é só mesmo um cheirinho... eheh

 

DSC02331.jpg

 

DSC02336.jpg

 

DSC02337.jpg

 

DSC02338.jpg

 

DSC02345.jpg

 

Este é "Made in RVanjo", muito bom mesmo :D

 

DSC02347.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia 179

 

Como o prometido é devido, seguem mais umas quantas fotos, já com panorâmica e tal... ;)

 

Então as novidades são as seguintes:

Consegui mais 3 vasos e Eleocharis Parvula, aos quais juntei um bom molho de Parvula gentilmente cedida pelo Sr. João Milhinhos do Peixanário de Portalegre. Como esse molho proveio de uma limpeza de outro aqua, é de salientar que a Parvula vinha completamente embaraçada. Conclusão, estive mais de uma hora a separar todos os pés e a fazer pequenos molhos.

Entraram também 3 pés de Blyxa Japonica. Um deles ainda não está no sitio certo, terá de levar uns ajustes.

 

Agora as fotos gerais:

 

DSC02371.jpg

 

DSC02360.jpg

 

DSC02361.jpg

 

DSC02362.jpg

 

DSC02363.jpg

 

DSC02364.jpg

 

DSC02366.jpg

 

DSC02367.jpg

 

DSC02368.jpg

 

 

As próximas fotos são dedicadas ao Francisco :D Afinal não é só ele que consegue domar os camarões... E logo 3 de uma só vez eheh

 

DSC02359.jpg

 

DSC02358.jpg

 

DSC02356.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eheh, por acaso tive sorte, estava a repor alguma água para tirar a tal foto panorâmica, quando eles vieram ter comigo. Tive que chamar logo a Maria para ir buscar a máquina...

 

Agora quero que a parvula cresca. Ainda está na fase de ambientação, algumas folhas amarelas, mas existem zonas com runners a aparecer e com novas folhinhas. Por isso é mesmo esperar e esperar ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também conheço esse método. Cortei um pouco das pontas sim, mas não cortei muito. Agora é esperar para ver no que dá. Sempre poderei reforçar algumas zonas, principalmente do lado esquerdo com bolas de fertilizante.

 

Claro que foi sorte, tu é que és o master aqui da zona eheh ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso as corys até não estragam a parvula, nem os runners. Elas destroiram-me foi a Novae-Zelandie, fiquei com muito poucos pés, não os consegui aproveitar.

Já pensei em trocar as corys, mas como foram os meus primeiros peixes de água quente, não consigo ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ando a equacionar a hipótese de adquirir mais uma cory, um macho, já que tenho 2 fêmeas Bronze e uma albina. Ao menos assim elas deviam ficar contentes, eheh. Tenho de aproveitar enquanto ainda há. E pode ser que tenha a sorte de uma criação bem sucedida.

 

Quando tiveste a postura de corys como fizeste?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente Francisco, muito obrigado pela informação.

Realmente até parece "fácil", ou seja, não existem procedimentos muito complicados ;)

 

Vou tentar, esta semana, ir buscar o macho. Tenho 2 fêmeas, achas que só um macho não chega?

É que não posso ter muito mais peixes, eheh. Com os guppys a criar tão depressa já sabes como é... Este fim de semana, lá encontrei mais uma "fornada" de alevins.

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado amigo :D

 

Só tenho pena de uma coisa: a Ludwigia Repens partiu-se quando estava a fazer TPA, daí ter ficado com aquele tamanho :S Pelo que vi, é uma planta um pouco exigente, talvez demais para as condições que o meu aquário lhe consegue proporcionar, por agora...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eheh, goste dessa do "Macho Latino" ;)

Sendo assim vou seguir o teu conselho e vou tentar arranjar dois machos. Espero que ainda haja na loja, a última vez que lá fui só havia um...

 

Se houver posturas, espero encontrar os ovos no meio de tanta planta ;)

 

Obrigado :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Brutal :D Deve ser bastante interessante ver esse comportamento ao vivo. Acho que já me "convenceste"... Lá tenho eu de ir ver de dois machos, eheh... Espero que ainda haja... Se conseguir vou lá ainda hoje ;)

 

Obrigado pelos esclarecimentos ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.