60 l, nova montagem


h_saldanha

Recommended Posts

Realmente é um bocado de batota, eheh :)

Mas não tenho outra hipótese. Tenho mais 3 vasos de plantas de tapete encomendados, em principio só chegam dia 12. Até lá terei de tentar "segurar" esses pequenos pézinhos de parvula.

 

Acho muito bem que coloques fotos :) Tenho o teu tópico assinado, por isso assim que houver novidades fico logo a saber ;)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 232
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas,

 

Sim tenho anúbias do lado esquerdo. O rizoma não está enterrado. Meti-lhe uma pequena pedra por cima para segurar a planta enquanto não cria raizes em condições :)

 

Obrigado :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hello !!

 

Bem, tenho uma sugestao .... Visto que gostavas dos ramirezis, mas nao os vais meter e bem, por causa dos camaroes, entao pq nao optas por apistogrammas ?

Sei que algumas estirpes comem, mas os que mantenho, nao (trifasciata) ... Os reds reproduzem-se na boa e os apistos nao lhes tocam ...

Os teus vieram do river scratched xD

 

É apenas uma sugestao :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

O teu aquário está giro :cry4:

Acho que precisava duma planta colorida para cortar o escuro do fundo mas isso são gostos, né?

Gosto da tua calha ;)

 

Olá Leny,

 

Muito obrigado pelo teu comentário ;)

Tenho uma colorida, uma ludwigia repens, começa a agora a crescer um pouco (esteve duas semanas numa taça e ainda vez uma viagem de Coimbra para Portalegre). Aos poucos irá começar a dar um ar da sua graça...

 

Esta calha é muito fixe, foi uma bela opção que fiz ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hello !!

 

Bem, tenho uma sugestao .... Visto que gostavas dos ramirezis, mas nao os vais meter e bem, por causa dos camaroes, entao pq nao optas por apistogrammas ?

Sei que algumas estirpes comem, mas os que mantenho, nao (trifasciata) ... Os reds reproduzem-se na boa e os apistos nao lhes tocam ...

Os teus vieram do river scratched xD

 

É apenas uma sugestao :cry4:

 

Olá André,

 

Também já pensei nisso, uns apistos. Eles requerem água um pouco ácida certo?

Olha, os meus reds já começaram a mudar o exoesqueleto, estão a ficar bem vermelhinhos. E em breve vou ter pequenos, já falta pouco, já consegui ver os olhinhos nos ovos ;) ;)

 

Mas, tenho sempre a hipótese de meter os camarões no aqua de 15 L.... A minha Maria é que pode não achar muita piada.lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em principio, as novas plantas chegarão hoje (espero bem que sim, porque começo a desesperar :music_singguitar: ).

Assim, irei fazer algumas alterações na disposição da flora e tentar dar um jeitinho nas anúbias e na echinodorus que ficaram com algumas folhas queimadas durante a montagem (deixei-as secar um bocadinho).

 

Estou tentado a adquirir um sistema de CO2 por cerca de 20 €. O seu funcionamento é simples (botija e câmpanula) e relativamente barato. Gostaria de experimentar.

 

Aproveito para dizer que estou a aumentar gradualmente o tempo de iluminação. 30 minutos de 3 em 3 dias. Actualmente está nas 8 horas.

 

Iniciei a fertilização liquida:

- 1 ml de EasyLife Carbo diariamente;

- 2 ml de EasyLife Profito de 2 em 2 dias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado "primo" de Lisboa :puppydogeyes:

 

Ando com umas ideias... Tenho feito uma pesquisa de plantas para substituir as de folha larga do lado esquerdo e acho que já encontrei a ideial.

Mas não sei, ando um bocado indeciso. Por um lado gostava de as mudar, mas por outro não queria desfazer-me das que tenho...

 

Boa, coloca aí fotos e depois diz alguma coisa :chores009:

Editado por h_saldanha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A única coisa que não gosto ou gosto menos é de essa pedra do lado esquerdo ter a parte de cima muito recta.

Mas de resto acho que está bom e gosto da disposição das plantas, quando crescerem vai ficar interessante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A única coisa que não gosto ou gosto menos é de essa pedra do lado esquerdo ter a parte de cima muito recta.

Mas de resto acho que está bom e gosto da disposição das plantas, quando crescerem vai ficar interessante.

 

Obrigado pelo teu comentário.

Aquela pedra já estava guardada à muito tempo para esta montagem. Quando a flora crescer vai ficar bem enquadrada. Mas tens razão, é um bocado bicuda :confused4:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia 13

 

As novas plantas finalmente chegaram :confused4:

 

1 vaso de Ambulia Sessiliflora

2 vasos de Lilaeopsis Novae-Zelandiae

 

Decidi retirar a echinodorus, já não gostava de a ver naquele sitio. E por este andar a anúbia também deve sair. Como têm folha muito grande fazem com que o aquário perca profundidade e espaço, claro.

 

Aqui estão as fotos, espero que gostem e que comentem as mudanças...

 

DSC00990.jpg

 

DSC00991.jpg

 

DSC00992.jpg

 

DSC00994.jpg

 

DSC00995.jpg

 

DSC00996.jpg

 

DSC00997.jpg

 

DSC00998.jpg

 

DSC00999.jpg

 

DSC01002.jpg

 

DSC01004.jpg

 

DSC01005.jpg

 

DSC01007.jpg

 

DSC01012.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Saldanha.

 

Não conhecia o teu aquário, pois só cheguei ontem a casa e não tive acesso a net durante estes dias. Li-o desde o inicío e entendo o entusiasmo que sentes e que por vezes leva-nos a fazer as coisas sem pensar muito bem. Não gosto de trazer más-noticias, mas também não gosto de deixar pessoas cair ao poço sem tentar agarrar-lhe o braço coisa que por este forum reina e por vezes deixa de ser isso mesmo e passa mais por um Chat, e assim sendo vou ser sincero contigo. Não tens setup para o plantado que ambicionas, pelo menos por enquanto, se colocares outra calha igual a essa e Co2 pressurizado sim.. A Parvula não se vai desenvolver e a Lilaeopsis também não. Por carência de luz e nutrientes. 2x14w não chega para um plantado de 60 Litros e esse tipo de plantas mais avançadas gostam de substractos macios e fertéis.

 

Gosto da pedra que tens do lado esquerdo e não gosto nada da do lado direito. O que eu faria era, juntar as duas pedras á esquerda e investia em Cryptocorynes de diferentes sub-espécies, exitem dezenas de diferentes Cryptos, grandes/pequenas, folha larga\fina todas de baixa exigência e deixava esse areão frontal bem á vista, pois é muito bonito por ser preto.

Os apistogrammas apreciam aquários maturados e bem establecidos, esse areão é completamente anti-apisto pois estes gostam de se coçar na areia e cavam buracos para criar maiores esconderijos, deves fazer como o André aconselhou e ir para os Rams, esses sim gostam mais de pedras onde colocam os ovos. Ambos são muito exigentes quanto aos parametros da água e ao layout do aquário, ganha maior experiência e coloca mais uns Neons que esses parece que andam muito sozinhos.

 

Boa Sorte

Cumprts

José.Dias

QQ coisa , apita.

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Spaar,

 

Em primeiro lugar, muito obrigado pela tua frontalidade, sinceridade e acima de tudo bela amizade que demostraste ao dizeres o que está mal. É muito simples quando se diz apenas "está muito bom e bonito" quando na realidade pode não ser bem assim.

 

Eu, ao expor o meu "trabalho" neste fórum foi com o objectivo de dar a conhecer a minha paixão pela aquariofilia, mas acima de tudo para aprender, pois a nível de plantados os meus conhecimentos são bastante diminutos.

 

O meu grande entusiasmo inicial prende-se com o facto de estar a conseguir fazer algo, a pouco e pouco. Se vires a minha primeira montagem, percebes o que quero dizer.

 

Quando iniciei esta nova montagem pesquisei muito acerca do que poderia fazer. Tentei juntar um leque de flora que, à partida, pelo que tenho lido nos sites dos fornecedores e também pelos inúmeros tópicos aqui do fórum, fosse simples de manter e que proporcionasse os efeitos e comportamentos que eu idealizei. Claro que não tenho nenhuma experiência com este tipo de flora e será nesta montagem que irei aprender algumas coisas para aplicar na próxima.

 

A Parvula já vem um bocado debilitada da anterior montagem, porque estava numa zona sem substrato fértil e mesmo assim começou a lançar runners. Mas em termos de crescimento, foi muito pouco. por isso decidi mantê-la para ver a sua evolução com substrato fértil e com uma melhor fertilização liquida.

 

Quanto à Lilaeopsis, foi uma ideia que sempre tive em mente. Gosto bastante do tipo de folha que apresenta e gostava de poder ver o seu comportamento.

 

Nunca me ocorreu que estas plantas necessitassem de tanta iluminação. Actualmente tenho um pouco mais de 0,5 W/l (o aquário não tem os 60 litros reais).

 

Estou a pensar introduzir CO2. Uma botija de AquaGro (AquaGro Starter Kit), conheces este equipamento? Que me podes dizer quanto aos seus resultados?

 

Quanto às pedras, sinceramente não encontrei maneira de as conjugar, daí terem ficado assim. E na altura não tinha mais nehuma que se enquadrasse decentemente. Mas poderei fazer algumas experiências.

 

Actualmente tenho 9 néons, eu evito de os apanhar nas fotos :D Achas que deva introduzir mais? É que ainda tenho alguns alevins de guppy e por isso queria ver o seu crescimento sem estar sujeito a sobrelotar o aquário.

 

Para nova fauna, vou mesmo fazer o que dizes, ganhar mais experiência e deixar este aquário maturar devidamente. Só depois optarei por fauna mais exigente.

 

Mais uma vez te agradeço as palavras sinceras :animal_fish:

Acredita que é bastante reconfortante quando se obtêm criticas construtivas.

 

Um grande abraço e continua a acompanhar esta montagem.

 

P.S.: Sempre que precisar vou-te chatear e muito, eheh :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

O teu aquario tambem está muito porreiro! :animal_fish:

Só uma opiniao, ja experimentaste por uma cartolina na parte de tras do aqua pa tapar o filtro e os fios??

Assim tambem realçava as plantas e a cor dos peixes!

De resto está excelente e continuaçao de um bom projecto!

 

Cumprimentos

jp616

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Saldanha

 

Fico contente que tenhas compreendido o meu comentário e o tenhas lido de uma forma positiva e construtiva.

 

Nunca me ocorreu que estas plantas necessitassem de tanta iluminação. Actualmente tenho um pouco mais de 0,5 W/l (o aquário não tem os 60 litros reais).

 

Estou a pensar introduzir CO2. Uma botija de AquaGro (AquaGro Starter Kit), conheces este equipamento? Que me podes dizer quanto aos seus resultados?

 

Sim plantas para tapete precisam de média\alta, já tive em tempos um aquário muito semelhante ao teu também com JBL balls e sem Co2 e os resultados deixaram muito a desejar, quanto ao AquaGro, o meu irmão utiliza num aquário identico ao teu excepto no substracto onde ele usou Aquasoil Amazonia e os resultados foram positivamente surpreendentes quando colocou o difusor numa zona de forte circulação.

 

Quanto às pedras, sinceramente não encontrei maneira de as conjugar, daí terem ficado assim. E na altura não tinha mais nehuma que se enquadrasse decentemente. Mas poderei fazer algumas experiências.

 

Ainda vais a tempo..

 

Actualmente tenho 9 néons, eu evito de os apanhar nas fotos :animal_fish: Achas que deva introduzir mais? É que ainda tenho alguns alevins de guppy e por isso queria ver o seu crescimento sem estar sujeito a sobrelotar o aquário.

 

Não me pareceu que tivesses 9, talvez te estejas a referir diferentes espécies, se assim for, tenta trocar na loja onde os adquiriste por exemplo os chineses pelo mesmo numero em Cardinais\Neons de forma a que fique mais homogéneo, na minha opinião fica melhor e eles também preferem.

 

Boa Sorte

Cumptrs

José.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

O teu aquario tambem está muito porreiro! :animal_fish:

Só uma opiniao, ja experimentaste por uma cartolina na parte de tras do aqua pa tapar o filtro e os fios??

Assim tambem realçava as plantas e a cor dos peixes!

De resto está excelente e continuaçao de um bom projecto!

 

Cumprimentos

jp616

 

Boas,

 

Muito obrigado pelo teu comentário. Com calma a coisa vai lá :D

Vou experimentar cartolina preta e branca para ver qual fica melhor. Mas ainda nem as comprei.

Obrigado, vai acompanhando a evolução.

 

Abraço,

Hugo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Saldanha

 

Fico contente que tenhas compreendido o meu comentário e o tenhas lido de uma forma positiva e construtiva.

 

Sim plantas para tapete precisam de média\alta, já tive em tempos um aquário muito semelhante ao teu também com JBL balls e sem Co2 e os resultados deixaram muito a desejar, quanto ao AquaGro, o meu irmão utiliza num aquário identico ao teu excepto no substracto onde ele usou Aquasoil Amazonia e os resultados foram positivamente surpreendentes quando colocou o difusor numa zona de forte circulação.

 

Ainda vais a tempo..

 

Não me pareceu que tivesses 9, talvez te estejas a referir diferentes espécies, se assim for, tenta trocar na loja onde os adquiriste por exemplo os chineses pelo mesmo numero em Cardinais\Neons de forma a que fique mais homogéneo, na minha opinião fica melhor e eles também preferem.

 

Boa Sorte

Cumptrs

José.Dias

 

Viva Spaar,

 

Seria um parvo se não o fizesse ;) Obrigado mais uma vez :)

 

Eu ainda tenho JBL Florapol, ao qual juntei algumas das balls, partidas aos bocadinhos e bem espalhadas. Fiquei com 4 de reserva caso seja preciso reforçar alguma zona.

Vou experimentar esse kit. Já agora, qual seria a melhor zona para o colocar? Poderei sempre deslocar o filtro, mas só no vidro traseiro porque não tenho espaço para o colocar nas laterais.

O kit vem com uma câmpanula de difusão, devo substitui-la por um difusor? Seria melhor?

 

Quando tiver um tempinho irei tentar alterar as pedras, mas ainda queria ir apanhar mais umas iguais para fazer novas conjugações.

 

Tenho 9 neóns azuis e um neón chinês. Se calhar vou tentar trocar esse. De resto tenho 3 corydoras, um guppy adulto e vários alevins, e muitos camarões ;)

 

Obrigado mesmo ;)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Sim tambem podes optar pela cartolina branca, ha quem ponha mas como eu gosto mais da preta pronto.

Agora depende dos teus gostos e veres como fica melhor!

Sim eu vou acompanhando a evoluçao!

força nisso! :)

 

Cumprimentos

jp616

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ainda tenho JBL Florapol, ao qual juntei algumas das balls, partidas aos bocadinhos e bem espalhadas. Fiquei com 4 de reserva caso seja preciso reforçar alguma zona.

Vou experimentar esse kit. Já agora, qual seria a melhor zona para o colocar? Poderei sempre deslocar o filtro, mas só no vidro traseiro porque não tenho espaço para o colocar nas laterais.

O kit vem com uma câmpanula de difusão, devo substitui-la por um difusor? Seria melhor?

 

Sim , usa a Câmpanula porque sem botija não podes usar difusor que trabalha com pressão.

 

Em relação ao posicionamento, não tens muita escolha e terá de ser em baixo do filtro onde a corrente á maior.

 

Boa Sorte

Cumprts

José.Dias

 

EDIT: podes também comprar um filtro interno ( aqueles de 6\8 euros ) mais pequeno que encontrares, tiras a "barriga\mochila" de media, e usas como bomba de água para ajudar a Câmpanula a dispersar o CO2, creio que isto será o melhor.

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

EDIT: podes também comprar um filtro interno ( aqueles de 6\8 euros ) mais pequeno que encontrares, tiras a "barriga\mochila" de media, e usas como bomba de água para ajudar a Câmpanula a dispersar o CO2, creio que isto será o melhor.

 

Então vou ver se arranjo um kit desses. Penso que na loja de Portalegre ainda há.

Coloco a câmpanula ao lado da entrada do filtro, talvez do lado direito.

 

Eu tenho um filtro desses, vinha com o kit do aquário, actualmente está "parado". Posso sempre utilizá-lo para experimentar. Assim colocáva-o, por exemplo, entre o filtro e a câmpanula. Achas que ficaria bem?

 

Obrigado pela ajuda #food

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.