60 l, nova montagem


h_saldanha

Recommended Posts

Devagar a parvula lá se vai desenvolvendo ;) Já largou algumas folhas mais velhas e já estão a nascer muitas novas, com um verde muito fixe :D

 

Vai ser um macho para cada uma, para não haver briga, eheh ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 232
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

E espero que isso seja um incentivo para haver muitos ovinhos eheh ;)

 

Ontem estive a fazer experiências e a ideia que tinha de colocar um aquário mais pequeno (que tenho guardado e parado) dentro do móvel para receber os ovos de corysdora não vai ser possível. O aquário não cabe lá... grrr...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia 211

 

Adicionei alguns apontamentos de Fontinalis Antipyrectica para ver o seu desenvolvimento...

A Blyxa Japonica não se aguentou :( Estava a desenvolver-se muito bem, mas de um momento para outro começa a definhar.

 

A próxima alteração deve ser a saida da Limnophila Sessiliflora, já não gosto muito de a ver ali. E deve dar lugar à HZ :D :D

 

Agora as fotos:

 

DSC02499.jpg

 

DSC02501.jpg

 

DSC02502.jpg

 

DSC02506.jpg

 

DSC02507.jpg

 

DSC02518.jpg

 

DSC02512.jpg

 

DSC02513.jpg

 

DSC02521.jpg

 

DSC02524.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As plantas estão com muito bom aspecto! A pedra tem algas?

E as de tapete? Aguentam-se?

E o problema do espaço? Como ficou?

 

AB!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo,

 

As rotalas estão a crescer muito bem. Agora precisam de um pouco de ferro para ficarem vermelhinhas :D

A parvula está a aguentar-se muito bem. Já tem imensas folhas novas e começam a aparecer runners. Mas o areão não ajuda em nada ao seu desenvolvimento.

 

A falta de espaço começa a ser um problema... Por isso é que a Limnophila deve sair para dar lugar à HZ. Até porque o tipo de folha da HZ fica melhor enquadrado no layout :D

O que achas?

 

Olha, já lá tenho o Antipyrectica :D Bem tratadinho e continua verdinho. Introduzi-o hoje...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ahhhhh já me recordo!!! Tem muito bom aspecto!

Quanto à HZ, quando cresce é uma planta muito volumosa pelo que acho que tem MESMO de ficar atrás... ela não te vai dar hipótese! AB!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos ver como se irá desenvolver. É um musgo que gosto bastante e saiu-me muito baratinho ;)

Pois já deu para ver o desenvolvimento da HZ no teu aquário :D Por isso deve ir para o canto, para o lugar da Limnophila.

 

Ando a pensar seriamente no upgrade ao sistema de CO2...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Tive a ler o teu tópico desde o início até agora!

 

Estupendo!

Foi sem dúvida uma grande evolução e as plantas estão muito porreiras e saudáveis!

 

O Co2 é igual ao meu, só que passei a usar as latas da tetra (que se vendem na crystal red) pois são mais baratas do que as que eu arranjava da aquagro.

 

Explica-me lá o que é isso dos "runners"?

 

Obrigado e um abraço,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pelo teu comentário ;)

 

Este aquário tem levado pequenas alterações ao nível da flora, mas sem mexer no resto.

 

Pois, o sistema de CO2 é que já começa a ser fraquinho. Ando a sondar um negócio para um upgrade ;)

 

Os runners são pequenos "caules horizontais" com os quais as plantas se propagam. A explicação é confusa, mas aqui fica uma imagem de runners das minhas valisnerias:

 

DSC02222.jpg

 

Espero que tenhas ficado esclarecido...

 

Abraço e obrigado mais uma vez

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pelo teu comentário ;)

 

Este aquário tem levado pequenas alterações ao nível da flora, mas sem mexer no resto.

 

Pois, o sistema de CO2 é que já começa a ser fraquinho. Ando a sondar um negócio para um upgrade ;)

 

Os runners são pequenos "caules horizontais" com os quais as plantas se propagam. A explicação é confusa, mas aqui fica uma imagem de runners das minhas valisnerias:

 

DSC02222.jpg

 

Espero que tenhas ficado esclarecido...

 

Abraço e obrigado mais uma vez

 

Boas!

Obrigado pela explicação.

 

Não sabia por acaso o que era isso dos "runners".

Em relação ao co2 utilizo o mesmo sistema que tu. Não percebo nada disso do co2 sob pressão, nem sei se será vantajoso ou não (eu por exemplo também tenho uma pedra doseadora de O2, visto que tenho poucas plantas e os peixes vinham-me á superfície muitas vezes).

 

Obrigado e um abraço,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A principal vantagem dos sistemas de CO2 pressurizados é que fornecem um fluxo do CO2 constante (que pode ser ajustado consoante as necessidades), desde que se liga o sistema até que a botija acabe (desde que sejam bem montados e salvo problemas pontuais).

 

Olha que o facto de os peixes virem à superfície não quer dizer que seja exclusivamente derivado da concentração de CO2. A amónia também poderá causar esse efeito.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A principal vantagem dos sistemas de CO2 pressurizados é que fornecem um fluxo do CO2 constante (que pode ser ajustado consoante as necessidades), desde que se liga o sistema até que a botija acabe (desde que sejam bem montados e salvo problemas pontuais).

 

Olha que o facto de os peixes virem à superfície não quer dizer que seja exclusivamente derivado da concentração de CO2. A amónia também poderá causar esse efeito.

 

Abraço

 

Boas!

Mas a ideia que eu tenho é que o co2 em pressão é mais caro que o normal não é?

Será que compensa?

 

Obrigado e um abraço,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sim é considerávelmente mais caro que os sistemas que usamos, principalmente pelo investimento inicial em equipamentos.

Mas as vantagens compensam ;) E de uma forma geral, o pessoal prefere os sistemas pressurizados.

 

Se virmos bem, a longo prazo, podem tornar-se mais baratos que os sistemas que usamoa actualmente.

 

Aqui no fórum, por vezes conseguem-se muito bons negócios, é uma questão de estar atento aos classificados e ter um bocadinho de sorte.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sim é considerávelmente mais caro que os sistemas que usamos, principalmente pelo investimento inicial em equipamentos.

Mas as vantagens compensam ;) E de uma forma geral, o pessoal prefere os sistemas pressurizados.

 

Se virmos bem, a longo prazo, podem tornar-se mais baratos que os sistemas que usamoa actualmente.

 

Aqui no fórum, por vezes conseguem-se muito bons negócios, é uma questão de estar atento aos classificados e ter um bocadinho de sorte.

 

Abraço

 

Á uns tempos atrás não conseguia ver os classificados, não sei se agora já conseguirei...

No entanto a cena do co2 em garrafa não sei se me convence... depois como encho novamente a cena?

 

É que nas latas é só comprar uma nova e siga...

 

Obrigado e um abraço,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Existem latas de são descartáveis como as que usamos. Vi umas de 95g a cerca de 12€.

 

Mas a melhor solução são mesmo as botijas, tipo extintores (ou mesmo extintores adaptados). Em algumas lojas de aquariofilia é possível fazer a recarga das botijas. E penso que, mas não tenho a certeza, que as lojas que comercializam os ditos extintores também o fazem.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Gosto do aspecto em geral do aquario, so tenho uma coisa a apontar, tenta mudar o mais depressa possível o areao, acredito que tenhas muito mais resultados com as plantas se o fizeres :confused4:

 

Estou a gostar como essa (rotala) tem vindo a crescer, tambem queria ver se arranjava algo parcido mas nao esta facil =P

 

Continuaçao e vai postando actualizaçoes para a malta!

Abraço

<div align='center'></div>

nada2.jpg

Cumprimentos, João Ramos

Plantado "No Side Aquarium"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Muito obrigado pelo comentário ;)

 

Pois, tens muita razão quanto ao areão. Este formato "rolado" não ajuda em nada à fixação das raizes das plantas. Infelizmente só me apercebi disso durante a fase de maturação desta montagem. Agora, já não deverei mudar. Fá-lo-ei para a próxima montagem ;)

 

As rotalas são muito porreiras. As primeiras que tive não desenvolveram muito e as folhas ficaram muito pequeninas. Mas as que o plisboa me ofereceu são excelentes e estão a crescer muito bem ;)

 

Actualizações não vão faltar.

 

Abraço e obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Dia 227

 

Para colmatar a falta de alguns nutrientes, especialmente de potássio, introduzi umas pastilhas da CrystalRed com macro nutrientes e umas cápsulas com micronutrientes + ferro.

Isto fará com que reduza também na fertilização liquida, criando um melhor ambiente para os camarões e restantes habitantes.

 

Agora as fotos:

 

DSC02565.jpg

 

DSC02566.jpg

 

DSC02583.jpg

 

DSC02579.jpg

 

DSC02581.jpg

 

DSC02576.jpg

 

DSC02575.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora sou eu haha

Gosto bastante do aspecto geral, está bem preenchido em termos de flora, na minha opinião so dava uma boa poda a esse musgo de java que parece já se estar a misturar com as outras plantas.

 

Já agora... Ja mandas.te vir algumas coisas da crystalred cert? nunca tives.te problemas? estava a pensar mandar vir umas coisas de lá...

<div align='center'></div>

nada2.jpg

Cumprimentos, João Ramos

Plantado "No Side Aquarium"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia 227

 

227 dias... a ver as plantas crescer... a experimentar esta... e depois aquela.

A perceber quais as que melhor se adaptam as características do nosso aquário... as que se desenvolvem melhor... enfim... sempre a aprender.

 

E agora ????

Que tal... com toda a calma deste mundo... demore 6 meses... demore 1 ano... que tal começares a reunir material para a tua próxima aventura ???

 

Podes e deves... e consegues... fazer algo de diferente... diria mais... "aquascaping"... :P... mais "nature"... :P

 

Com calma... começa a tirar ideias... ver fotos... reunir material... sempre com muita calma.

É preferível demorar...o tempo que for necessário... e procurar logo reunir o melhor material possível… dentro é claro, das nossas possibilidades.

 

Entretanto... vai mostrando ao pessoal... as fotos... e mais fotos.;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora sou eu haha

Gosto bastante do aspecto geral, está bem preenchido em termos de flora, na minha opinião so dava uma boa poda a esse musgo de java que parece já se estar a misturar com as outras plantas.

 

Já agora... Ja mandas.te vir algumas coisas da crystalred cert? nunca tives.te problemas? estava a pensar mandar vir umas coisas de lá...

 

Olá João,

 

Muito obrigado pelo teu comentário ;)

Na verdade não é o musgo que se está a misturar com as outras plantas, pois são as outras plantas que se estão a misturar com o musgo. :D principalmente a valisneria que se enfia por todo o lado.

 

Quanto às compras na CrystalRed, recomendo a 200%. Tudo bem que pode sair um pouco mais caro, mas o atendimento vale a pena. Prefiro pagar mais e ser bem atendido com esclarecimentos e comprar produtos de qualidade do que escolher outras lojas online em que o atendimento e qualidade dos produtos é péssimo (como já me aconteceu).

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

227 dias...

 

E agora ????

 

Olá canito,

 

Antes de mais muito obrigado pelo teu comentário :D

 

De facto, ando a pensar nisso à 226 dias :D Tal como tu dizes, com muita calma...

Mas, por agora, "outros valores mais altos se levantam"...

 

Na verdade, vou deixar esta montagem chegar aos 365 dias, um ano parece-me uma idade engraçada... Depois parto para outra montagem, com o mesmo aquário, com a mesma iluminação (que na verdade são 2x24W T5 e não 2x14W como eu pensava inicialmente), mas talvez com um upgrade ao sistema de CO2.

Mas com um layout totalmente remodelado. Ando na fase dos esboços e estudos de material.

 

Acho que o trabalho mais importante, por agora, já está feito, que é identificar as pontos fracos desta montagem e tentar corrigi-los na próxima.

 

Agradeço-te a forte motivação que me estás a dar: "Podes e deves... e consegues... "

 

As fotos não faltarão, isso é garantido ;)

 

Um grande abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mano tenho que te dizer esta brutal mesmo...tas de parabéns

 

também tenho um aqua de 60L ainda esta a fazer o ciclo se quiseres da uma vista de olhos.

parabéns e continuação de bons projectos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.