Darkside


Filipe Simões

Recommended Posts

devias ter deixado a válvula para controlar o fluxo. mas se não tiveres difusor as bolhas não se difundem muito na água, por isso não sobem assim tanto os níveis de CO2 na água. o pH neste momento já deve ter sido alterado. se estiver demasiado baixo, sobe um pouco a "mangueirinha" do CO2, para não ficar tão fundo e não alterar tanto o pH

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 239
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas,

 

Sabes que o co2 caseiro não é a mesma coisa que o de botija! O de botija é sempre a mesma quantidade e regulas o fluxo, com o co2 caseiro torna-se mais difícil controlar as coisas! Esperas mais um dia ou dois porque baixar o ph demora o seu tempo e quanto maior for a litragem pior ainda! Podias era meter mais madeira para dentro sempre ajuda um bocado! Pelo que sei subir o ph é simples agora descer já é mais complicado, mas tem um pouco mais de paciência que isso desce!

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem como não tenho alteração no ph suponho que o CO2 não esteja a ser correctamente dissolvido na água, por isso fiz uma alteração do sitio onde a pedra difusora está colocada.

Antes estava no canto feito pelo vidro traseiro e lateral e as bolhas ião directamente para a superfície.

Pic_18914_38.jpg

 

Agora está no canto formado pelo vidro lateral e frontal e as bolhas vão na diagonal até ao topo do aquário.

Pic_18914_37.jpg

 

Na maior parte das vezes o pessoal mete o difusor como tenho agora e a verdade é que assim as bolhas fazem um percurso maior e teoricamente como passam mais tempo dentro de água existe uma maior dissolução de CO2.

Estou correcto?

Editado por filipegordo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em minha opinião, sim!

Tinha um difusor de rede e agora tenho um de cerâmica que me custou cerca de 18 euros.

O difusor de cerâmica faz microbolhas o que resultará numa maior dissolução na água, especialmente se estiver a subir debaixo da entrada de água no aqua pois o fluxo obriga as bolhas a descerem, percebes?

 

Já vi difusores de cerâmica à venda na Ornimundo por menos de 9 euros... da boyu.

 

Tb já li por aqui que o difusor de cerâmica é desaconselhado a quem usa CO2 caseiro pois este gás é mais 'pastoso' que o de botija, lavando a que a cerâmica fique com uma camada pastosa...

 

Confesso que provei isso mesmo uma vez que tinha a botija cheia, com manómetros e valvula solenoide à espera que chegasse a valvula de agulha que veio (mt lentamente) da Malásia e, entretanto, fui usado o CO2 com a receita de gelatina.

Hoje, quando fui montar o sistema de botija, tive de escovar a cerâmica pois já se notava uma pelicula amarelada...

 

Espero ter ajudado :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cerca de 20 dias aprox (em constante fornceimento pk é o sistema caseiro)...

 

próximas aquisições são o indicador no nível de CO2 na agua e o contador de bolhas. :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a ver uns diy e amanha vou testar um difusor de lápis que acabei de fazer.

Depois digo como são as bolhas.

Assim tinha de limpar isso mais de uma vez num mês(dependendo do resultado).

Editado por filipegordo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Troquei agora a clássica pedra difusora por um diy aqui do fórum, um lápis. Tenho de esperar que a pressão volte a aumentar na garrafa mas só para ver como eram as bolhas apertei a garrafa e realmente são muito pequenas e são poucas as que chegam à superfície.

Alguém que tenha tido problemas com isto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho o aquário montado desde dia 23.06 e estou a adicionar comida todos os dias desde dia 25.06 e continuo sem amónia, tenho um teste constante da sachem e está sempre no amarelo = -0,02ppm.

Vou agora efectuar os outros testes e já meto aqui.

Mas será normal? Não devia já ter amónia?

 

 

 

Já agora, nos testes de gotas, tenho melhores resultados se virar o liquido para o sol ou se o encostar ao papel com as várias cores?

Editado por filipegordo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estão aqui os testes feitos agora.

 

No2 - algo entre os 1,0mg/l e os 2,0mg/l, nem era uma cor nem outra eu diria 1,5mg/l

No3 - 75mg/l

Amónia - -0,02ppm

Ao que parece o ciclo está a ser feito mas não dei pela subida e descida da amónia.

Só faço os testes de pH e durezas logo à noite ou amanhã para ver se o pH baixou com o CO2.

O que acham destes resultados?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estão aqui os testes feitos agora.

 

No3 - 75mg/l

Amónia - -0,02ppm

 

Viva Filipe.

 

Com os Nitratos a 75mg/l , em principio, significa o pico de Nitratos ou seja o fim do Ciclo.

 

Boa Sorte

Cumprts

José.Dias

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Filipe.

 

Com os Nitratos a 75mg/l , em principio, significa o pico de Nitratos ou seja o fim do Ciclo.

 

Boa Sorte

Cumprts

José.Dias

 

O FIM DO CICLO!???

Nesse caso deve haver algum problema, o aquário tem uma semana.

Ainda que seja o fim, tenho de esperar pelos nitritos perto dos zero mg/l certo?

Editado por filipegordo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu pH continua a 8 mesmo com injecção de CO2.

Não deveria já ter baixado nem que fosse para 7.5?

Tá igual ao que sai da torneira.

Poderá ser das durezas(vou medir novamente agora)?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou postar os primeiros testes que fiz juntamente com os que fiz agora para alguém me puder dizer o que se passa aqui.

 

Testes Feitos no dia 23.06.2010:

 

pH - 8

KH - 7/8

GH - 10/11

 

Testes Feitos no dia 30.06.2010(com o CO2 a funcionar há uns dias):

 

pH - 8

KH - 7/8

GH - 12/13

 

Estou a ver que por este andar o pH não vai baixar. Não queria usar químicos porque tenho ouvido dizer que em vez de baixarem, criam flutuações que ainda é pior que pH alto.

Alguém sabe o que se passa aqui?

As rochas não são calcárias, voltei a fazer o teste do limão/vinagre com umas que sobraram.

Editado por filipegordo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Filipe.

Já sabes que a malta gosta é de mais fotos e menos conversa, podes esclarecer as tuas duvidas em tópicos já existentes ou abrindo novos tópicos caso não exista ainda.

 

O FIM DO CICLO!???

Nesse caso deve haver algum problema, o aquário tem uma semana.

Ainda que seja o fim, tenho de esperar pelos nitritos perto dos zero mg/l certo?

 

Sim, tens de esperar que esses valores estejam a zero.

 

 

Ninguém tem uma opinião?

O que posso usar para baixar o pH sem flutuações?

 

Eu usei "Super Peat" (Turfa) da Sera, e 100g (1\5 do media adquirido, sendo que traz 500g) desceram o PH de 7 para 6.2 e o KH de valor desconhecido para 1, em 7 dias,onde se tem mantido estável desde então.

O producto é este:

serapeat.jpg

 

link

 

Boa sorte

Cumptrs

José.Dias

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.