Darkside


Filipe Simões

Recommended Posts

Ric.Gomes

Obrigado, não quis por mais nada no meio para ganhar mais espaço que me vai fazer falta se daqui a uns tempos quiser por os discus que era a ideia inicial.

Já vi que fizeste uma grande mudança, só acho que tens lá uma parte do tronco que se note muito que foi cortada por ali, podias tapar com musgo.

 

jp616

Acho que vou optar pela agua de garrafão, ou isso ou turfa.

Mas abocado testei uma ideia do Ricardo, a tecnica do limão, testei num cubo vodafone cheio de pedras iguais à quelas que podem ser calcárias e o pH ficou por volta dos 6.5 e o KH nos 5 ou seja continuo a ter um bom tampão, amanha vou ver se ainda se mantém.

Se se mantiver tenho a prove de que não são calcárias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 239
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Fui à Naturline para comprar turfa mas entretanto pus me a ver as plantas e trouxe também uma anubia nana.

Coloquei mais ao menos a olho cerca de 300gms de turfa, e descobri que se fosse hoje tinha comprado o filtro com torneiras e também um filtro que tivesse aquela alavanca para ferrar o filtro.

Aquilo dá uma trabalheira do...

Logo à noite, quando só se vir a luz do aquário, posto uma foto.

Editado por filipegordo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabei de descobrir que tenho 2 habitantes.

Reparei em dois caracóis muito pequenos e castanhos agarrados a uma ventosa.

Provavelmente vieram com a anubia visto que só raparei neles hoje, mas podem estar lá à algum tempo.

Editado por filipegordo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2º Dia com Turfa:

-Agua um pouco amarela mas não muito

-pH continua nos 8

Hoje já vou fazer o teste ás pedras com o ácido muriático(não sei se esta bem escrito) para ter a certeza de que as pedras não são calcárias.

Alguém me sabe dizer quanto tempo a turfa demora a actuar e se as 300/400 gramas que coloquei são suficientes para os 100litros úteis do meu aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A unica coisa que o acido fez na pedra foi deitar fumo coisa que estava a fazer desde que abri a garrafa.

As pedras não são calcárias!

Então porque é que o pH não baixa?

Acho que vou meter mais turfa mas primeiro gostava que alguém me dissesse quanto tempo a turfa leva a fazer efeito.

Editado por filipegordo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja expereimentaste colocar um tronco/raiz no aqua?

li que baixa o ph

As coisas que não são iguais a coisa nenhuma são iguais entre si.(PRIMEIRO POSTULADO DO ISOMURFISMO )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja expereimentaste colocar um tronco/raiz no aqua?

li que baixa o ph

 

Eu também li isso mas para além de a turfa também o fazer, ou pelo menos devia, para colocar um tronco teria de mudar o layout.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje coloquei mais turfa no filtro porque o pH continua nos 8.

Não sei o que possa estar a acontecer visto que as pedras não são calcárias.

Volto a perguntar quanto tempo leva a turfa a fazer efeito.?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho isso da turfa desnecessario... já mediste o ph que vem da torneira. se o pH no teu aqua é maior que o da torneira é porque algo no teu aquario aumenta o pH!

 

Depois o teu aquario é muito novo, logo é normal ser muito alcalino, se bem que pH de 8 indica que algo não esta bem, mas como és da zona de Lisboa, pode ser normal nessa zona haver pH tao alto na água da companhia. mesmo aqui temos pH de 7.5 na rede.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O pH da rede sai a 8 logo acho que não há nada a subi-lo e também acho que não vai baixar sozinho.

Vou ter de arranjar uma solução para quando for preciso fazer TPAs.

Ontem testei as pedras com acido muriatico e não houve reacção, por isso acho que o problema não está na decoração.

Editado por filipegordo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com esses valores... nem que injectes Kilos de co2 e nem com Turfa.

-Verifica as pedras que tens.

-Verifica a agua que usas na tpa`s.

 

Hoje coloquei mais turfa no filtro porque o pH continua nos 8.

Não sei o que possa estar a acontecer visto que as pedras não são calcárias.

Volto a perguntar quanto tempo leva a turfa a fazer efeito.?

 

Boas.

Eu já te tinha dito (antes de utilizares a turfa)... que com esse ph... nem que metas "uma tonelada" de turfa dentro desse aquário.

 

Volto a repetir... verifica as pedras... se não for das pedras... então tens de fazer tpa`s com agua mais macia.

A outra alternativa.... é aproveitares a agua que tens... e montares um aquário com uns brevis.

 

Mas eu quase que apostava que são as pedras.... mas prontos...

 

Com turfa não vais lá... e buffers e quimicos... é andar a inventar...

 

Desculpa se fui demasiado directo... :roflroll2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu testei as pedras com ácido muriatico.

Mas a turfa não serve para baixar o pH? Na caixa diz pH - e KH -.

Quer dizer que enquanto a água da rede for 8 vou ter de andar a fazer TPAs com água de garrafão...?

Já agora não sei o que chamam fazer reacção nas pedras, mas a única coisa que aconteceu foi deitar fumo coisa que estava a fazer desde que abri a garrafa.

E se o meu pH da torneira é 8 e se as pedras fossem calcárias o pH não deveria estar ainda mais alto?

Editado por filipegordo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém sabe um sitio na zona de Sintra onde possa apanhar uns calhaus para o aquário, e que não sejam calcários?

Queria escuro, preto de preferência.

Em principio vou a Algés caçar basaltos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem...

Como sabem, se não sabem ficam a saber, tive um problema com umas pedras calcárias o que levou a ficar apenas com uma rocha vulcânica no aquário, e por isso vou ter de fazer uma remodelação após duas semanas da montagem.

E visto que as rochas são de borla vou poder fazer qualquer coisa mais natural.

Vou aproveitar para fazer uns esconderijo e não deixar o aquário tão vazio.

As rochas que vou usar são basaltos(pelo menos disseram-me que sim), INERTES!

Provavelmente vou comprar também algumas plantas porque duvido que as higrofolias durem muito mais tempo, e como não percebo muito de plantas venho pedir opinião sobre quais colocar, tendo em conta o hardscape e as condições:

 

Aquário - 80x40x40, 100lts úteis

Iluminação - 2x21W em breve 3x21W

CO2 - Diy

Substrato - Inerte Negro

Decoração - Basaltos

 

Como o Hardscape é escuro penso que a cor das plantas fica realçada, queria plantas que cobrissem a parte traseira do aquário.

Aceito sugestões, até ao fim de semana que é quando penso começar a remodelação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

porque nao tentas usar o produto ph-ninus a mim ajudou a estabilizar o meu aqua noa 7.2 por isso ate pode ser uma soluçao depois e acrescentar conforme as tpas usando agua da torneira e o que faço ponho a agua num garrafao de 25 ltr e controlo la o ph ate ficar pronto para o proximo tpa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.