Darkside


Filipe Simões

Recommended Posts

Pois, é uma pena, qualquer perda o é, mas kribs, para mim que esperei tanto pelos meus, é muito mau :sign_google: mas realmente o inchaço também dava para reparar pelas fotos de lado (como comentei). Pela descrição que tiraste do site, Pop-Eye parece ter sido a razão para a morte do bicho biggrin.png' alt=':biggn:'>

Mas força aí, e não te esqueças de adquirir outro macho para essa fêmea não andar triste :music_singguitar:

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 239
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

  • 2 semanas depois...

Bem...

Acabaram as férias fora de casa e está na hora de começar a "finalizar" o aquário.

Hoje fiz uma TPA de 25% com agua de garrafão com pH 6.10, fiz o teste 2 horas depois e o pH estava na mesma...

Esta semana vou comprar umas plantas e uns peixes. Depois vou actualizando.

Cumps, Filipe Simões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então e já te decidiste para que peixes vais? Já vi que puseste a fêmea krib nas ofertas do fórum, por isso está visto que os kribs já estão fora de questão lol

 

Cmps

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou para a frente com a ideia inicial, os americanos, talvez começe com um casal de rams., uns ancistrus e umas corys.

Mas continuo com o problema do pH. Ja troque 25% da agua(ontem) e hoje o pH está na mesma, não estava à espera que já tivesse baixado para 6 mas pelo menos uns 7.5.

Será que devo trocar 20%ou25% de dois em dois dias? Como faço?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas filipegordo

 

aviso-te já que li o topico um pouco por alto, é muito grande, desculpa lá.

 

No pouco que li encontrei todos os metodos que te puderia aconselhar e que eu mesmo já utilisei. Devo dizer que tbm tenho uma agua da rede de ph alcalino embora nao seja tao elevado quanto o teu ( a mim dá-me 7,5 à saida da torneira)

 

Cá vai, do pouco que sei:

 

-não te aconselho quimicos, não é viavel. É certo que resulta mas é temporario, e essas flutuações repentinas que provocam não são de todo aconselhadas

 

-Turfa no filtro foi a solução que melhor funcionou comigo, passou pra 6,5 o ph. talvez não estejas a usar uma porção suficiente (digo eu, não me lembro de outro motivo)

 

-pedras da praia, eu tirava, nem sequer testava a ver se aumentavam o ph ou nao, de certo que encontras pedras adequadas que não te alterem o ph e mais bonitas provavelmente.

 

-Sendo um aquario amazonico, podes sempre por akadama como substrato, tbm ajuda, mas lá está vai te alterar o arranjo

 

Isto sou eu a tentar ajudar-te com o pouco que sei. NUma situação normal deixava pra quem tem mais experiencia mas como me pediste opinião eu dei

 

Cumps

Simão Santos

Editado por Simaox7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, antes de começar pelo que vim aqui realmente fazer deixa-me dizer-te que estou a gostar bem do teu aquário, nem acho que esteja muito despido (na minha opinião nem deves acrescentar muitas mais coisas), está simples e agradável de ver.

 

Vi no tópico do SimãoX7 ( http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...t=0#entry974908 ), que estás a ter problemas com o PH, não li o tópico todo (apenas umas 2 páginas), mas talvez tenha uma solução para o problema do PH e que vai servir de toca para os ancistrus também, porque não usas tocas feitas em cortiça para os teus peixinhos? (consegues fazer tocas de todos os tamanhos, consoante a grossura do tronco de onde tiraste a cortiça e esta vai-te baixar o PH naturalmente, se isto não chegar podias arranjar um tronco que não te estraga-se o layout do aquário)

 

Espero estar a ajudar.

 

Cumps, Rafael Silva

 

 

PS: Podes ver como fiz as minhas grutas no aquário da minha assinatura. (ainda não está nem perto do resultado final)

Editado por Tankado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom visto que não lerão o tópico todo penso que não tenham chegado a ver que o aquário foi remodelado devido a pedras cálcarias.

Neste momento está assim:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...st&p=961357

 

Tankado se não te importas explica lá isso melhor das tocas em cortiça...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei bem o que queres sabes mas aqui vai:

Basicamente as tocas/grutas que eu fiz, caso não tenhas ir ver o aquário da minha assinatura são assim (vista de frente):

 

15478112.jpg

(depois podes camufla-la tanto com o areao, como com pedras ou vegetação)

 

 

Para a cortiça não flutuar fiz isto:

 

semttulo1q.png

(Depois coloquei o areao por cima da tampa e dentro da gruta (o normal). E é isto como assim está a ser aplicado mais peso no sistema tampa gruta do que estivesse só a gruta, a cortiça não vai ao de cima.)

 

 

A gruta vai baixar o PH (não sei se muito ou pouco, pois isso vai depender de vários factores, mas o que é certo é que o vai baixar, visto a cortiça ser matéria orgânica, tal como os troncos usados nos nossos aquários), e uma coisa é certa, aquários com muitos troncos e matéria orgânica têm sempre o PH mais baixo que o normal (estes PH são obtidos propositadamente para alguns biótopos).

 

Cumps, Rafael Silva

 

PS: Se dissesses ao certo o que queres saber sobre as grutas/cortiça, talvez te pode-se explicar melhor.

Editado por Tankado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra solução que me lembrei agora, poruque não pões folhas secas de carvalho dentro do aquario? (+/- como o habitat do peixe folha tem, claro que não percisas de fazer uma camada daquilo, mas as que lá tiveres ajudam)

 

Tem um aspecto bem natural e até é capaz de ficar bonito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem acho que agora só te faltam os troncos, quer por motivos esteticos inerentes à construção de um amazonico quer por motivos funcionais de abaixamento do ph.

 

Tens um eheim 2213 se não me engano, que tem 3 litros de volume por isso acho que deves ter bem espaço para abusar um pouco na turfa que lá poes, deves ter pouco isto porque ainda nem sequer se nota aquela cor de chá na água que a turfa provoca (isto supondo que já lá tens alguma turfa)

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem acho que agora só te faltam os troncos, quer por motivos esteticos inerentes à construção de um amazonico quer por motivos funcionais de abaixamento do ph.

 

Tens um eheim 2213 se não me engano, que tem 3 litros de volume por isso acho que deves ter bem espaço para abusar um pouco na turfa que lá poes, deves ter pouco isto porque ainda nem sequer se nota aquela cor de chá na água que a turfa provoca (isto supondo que já lá tens alguma turfa)

 

cumps

 

Eu tambem já tinha referido os troncos. xD

 

 

Aqui:

 

Boa noite, antes de começar pelo que vim aqui realmente fazer deixa-me dizer-te que estou a gostar bem do teu aquário, nem acho que esteja muito despido (na minha opinião nem deves acrescentar muitas mais coisas), está simples e agradável de ver.

 

Vi no tópico do SimãoX7 ( http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...t=0#entry974908 ), que estás a ter problemas com o PH, não li o tópico todo (apenas umas 2 páginas), mas talvez tenha uma solução para o problema do PH e que vai servir de toca para os ancistrus também, porque não usas tocas feitas em cortiça para os teus peixinhos? (consegues fazer tocas de todos os tamanhos, consoante a grossura do tronco de onde tiraste a cortiça e esta vai-te baixar o PH naturalmente, se isto não chegar podias arranjar um tronco que não te estraga-se o layout do aquário)

 

Espero estar a ajudar.

 

Cumps, Rafael Silva

 

 

PS: Podes ver como fiz as minhas grutas no aquário da minha assinatura. (ainda não está nem perto do resultado final)

 

 

Cumps, Rafael Silva

 

PS: Eu de momento não me estou a lembrar de mais nada, mas se me surgir alguma coisa digo-te.

Editado por Tankado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tambem já tinha referido os troncos. xD

 

Eu sei bem que já foi dito, interpretas-te me mal, eu só queria dar a entender que o proximo passo seria adquirir troncos visto ainda não ter nenhum.

não estou aqui pra repetir coisas que já foram ditas nem pra roubar ideias.

(só pra esclarecer)

 

Cumps

Editado por Simaox7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com a remodelação fiquei sem espaço para troncos.

Essa das folhas é capaz de ser boa ideia, mas não deixa de fazer efeito ao fim de algum tempo? E não se decompõem?

Tinha metido meia caixa de trufa, ou seja 500gms, mas depois tirei porque não estava a fazer efeito. Baixou o KH para metade mas o pH não.

Editado por filipegordo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com a remodelação fiquei sem espaço para troncos.

Essa das folhas é capaz de ser boa ideia, mas não deixa de fazer efeito ao fim de algum tempo? E não se decompõem?

Tinha metido meia caixa de trufa, ou seja 500gms, mas depois tirei porque não estava a fazer efeito. Baixou o KH para metade mas o pH não.

 

Tenho ideia de ler algures que as folhas de carvalho são das que apodrecem mais lentamente, julgo que aguentam á vontade 6 meses de baixo água e depois é melhor as começares a trocar (mas isso depois vês e vais trocando a medida que fiquem estragadas), não perde o efeito porque é uma coisa natural, vai largando compostos ao longo do tempo.

 

Vê lá mas é se nenhum peixe que ponhas as come se não nada feito. (mas nenhum as deve comer xD)

 

 

Espero estar a ser uma boa ajuda.

 

 

Cumps, Rafael Silva

 

PS:

Se calhar vai ser melhor é colocares no lugar da turfa, carvão activado se vires que a água está a ficar amarelada e não gostares do efeito que faz, contudo se gostares de a água assim (eu até acho que fica bem em amazónicos), não te preocupes pois até é saudável para alguns peixes, pois esse amarelado, não são nada mais que tamidos, tal como os libertados pelos troncos não/mal tratados que também existem no habitat natural deles.

Editado por Tankado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que vou procurar essa folhas de carvalho e continuar a fazer TPAs com agua de garrafão.

As folhas de carvalho posso apanha-las em qualquer sitio certo?

Obrigado pelas ideias.

Editado por filipegordo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que vou procurar essa folhas de carvalho e continuar a fazer TPAs com agua de garrafão.

As folhas de carvalho posso apanha-las em qualquer sitio certo?

Obrigado pelas ideias.

 

Sim, podes apanhar as folhas em qualquer sitio, mas tem atenção tenta apanhar num sitio onde saibas que não levou com químicos em cima, e passa-as sempre por muita água antes mesmo de as colocares dentro de um garrafão (ou outro deposito), para elas irem ao fundo quando as colocares no aquário, ah e as folhas têm de estar secas (não podem estar "vivas", mas podem estar molhadas quando as fores por dentro do aquário xD).

 

Cumps, Rafael Silva

 

PS:

Vou começar a acompanhar o teu topico, para ver as evoluções.

Não tens de agradecer, o forum serve para isto mesmo.

Editado por Tankado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok.

Resta encontrar os carvalhos...

Não estou a ver nenhum aqui ao pé. Folhas secar de outra árvore qualquer também servem?

 

As folhas que se costumam usar são as de árvores do género Quercus como as de sobreiro, carvalho e azinheira, acho que são as árvores assim mais comuns e que vejo o pessoal usar. Atenção não sei qual o tempo que demoram estas folhas a ficar degradadas, o melhor é mesmo ir vendo quando precisão de ser substituídas, contudo são as que duram mais tempo.

Editado por Tankado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Durante a semana vou à caça da folha.

E talvez coloque diferentes tipos de folhas em garrafões para ver quais baixam mais o pH.

Alguma quantidade padrão?

Editado por filipegordo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.