Darkside


Filipe Simões

Recommended Posts

Algum problema?

Continuo sem resultados.

E com 11gms de fermento.

 

vou te dar a minha numa garrafa de 1,5L 400gr de açucar, depois meto 1 a 2 colheres de bicabornato e a mesma quantidade de fermento, fermento é o fermipan do ping

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 239
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

11 gramas de fermento é muito! não tiras rendimento nenhum daí! se queres saber se o fermento que tens é orgânico ou nao, vais à caixa e procuras os "ingredientes" são: Saccharomyces cerevisiae , se for, optimo. é a espécie dos fungos que fazem fermentação (não bactérias :whocares:). eu numa garrafa de 1,5L, utilizo 1/4 de açucar, uma colher de chá de bicarbonato e uma colher de cá de leveduras, e dura um mes e tal.

 

quanto ao aquário, a minha sugestão ia para não misturares pedras diferentes, pelo menos pessoalmente não gosto. de resto, é plantar mais isso e ir mostrando

 

boa sorte!

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tinha seguido a receita conforme a do link.

Passado bem mais de hora e meia ainda não tinha reacção nenhuma, peguei na garrafa e deitei o resto do pacote.

Sim o fermento tem esse ingrediente.

Se amanha ainda não existir Co2 retiro e volto a fazer.

O que é que chamas a 1/4 de acucar???250gms?

Editado por filipegordo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um quarto da garrafa com açucar, imaginas a garrafa dividida em quatro, e enches um desses quartos. comigo resulta bem

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom parece que durante o jantar aconteceu qualquer coisa.

Basicamente tenho espuma e não é pouca. Agora estou preocupado que se a espuma continuar a subir vá até ao aquário.

É costume isto acontecer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, numa garrafa de litro e meio. tens garrafa ao nível do aquário, ou acima dele?

 

o que te está a acontecer, é que como deitaste tantas leveduras, vais ter uma fermentação super rápida, mas de curtíssimo tempo. é o mesmo que teres uma mesa cheia de comida, o que tu fizeste foi meter mais pessoas a comer, isso vai fazer com que a comida desapareça mais rapidamente. (foi a única analogia que me ocorreu lol)

Editado por Gonçalo Sousa

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se está abaixo o que pode acontecer é entrar um pouco de água do aquário lá, mas como tens valvula anti-retorno, não acontece. podes é ter problemas a nível de pressão, o CO2 pode não ter pressão suficiente para chegar lá acima, daí teres que esperar mais

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ás pedras diferentes, gosto de ver o aquário assim. E conforme as plantas forem crescendo vou podando e replantando para ficar com mais volume(acho que já tinha dito isto).

Já que tens um plantado, sabes de algum fertelizante barato que possa p^r só para as plantas não perderem a cor, ou com o Co2 isto resolve-se?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom, é verdade que também tenho um plantado, mas estou ainda a aprender, por isso o que te posso dizer, será sempre baseado em pesquisas e não em experiência própria.

 

como tens pouca luz para o volume do aquário, não vai haver grande absorção de nutrientes por parte das plantas, ainda por cima são poucas (tens de ver se resolves isso, mais massa vegetal). já estas a notar carências pelo que li, mas elas ficaram com esses sintomas depois de as pores no aquário, ou já vinham assim? é que não deveriam já estar a mostrar carências em tão pouco tempo e com uma luz com poucos watts.

 

o CO2 não consegue substituir a fertilização, o que ele faz é entrar na fotossíntese das plantas, que é através da fotossíntese que a planta obtêm energia para fabricar o que necessita para ela. mas precisa igualmente dos nutrientes.

 

eu ainda não tenho fertilizantes comprados para o meu aquário, mas ao que tudo indica, vou alinhar por fertilizantes de dissolução, para fertilizar certos nutrientes em específico e não de uma forma geral

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Elas foram-me oferecidas mas antes de as colocar no aquário estiveram umas semanas numa caixa vodafone.

Quanto ao Co2 ainda sem "bolhas" mas a ideia que me dá é que não tem força para chegar ao aquário porque à pouco veio-me à cabeça que a mangueira pudesse ter alguma fuga então apertei a garrafa para ver se saia ar por algum lado, mas o único lado por onde saiu foi pela pedra difusora, como é óbvio a garrafa ficou comprimida mas passado um pouco já estava novamente inchada ou seja o Co2 está a ser fabricado.

Mas que raio se passa aqui?

Já agora quando aperto a garrafa o gás que se liberta para a água é o Co2 certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece que tinha uma fuga!

Tenho andado a apertar a garrafa e numa das vezes reparei que no furo da tampa estava um furo que nem um alfinete conseguia fazer, selei com cola quente e quando abanei a garrafa soltaram se uma boa quantidade de bolhas. Mas só quando abano, vou esperar que a pressão aumente.

Agora digam é normal aquilo cheirar a azedo???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ah então tá explicado! uma fuga. isso é suficiente para te acabar com a pressão toda e o CO2 não chegar ao aquário. Quanto ao gás que sai, sim é CO2, quanto ao cheiro, é normal :P a fermentação é o consumo de açucares, com produção de alcool e CO2. o cheiro estranho é a mistura de alcool com açúcar. uma forma de perceberes que a mistura precisa de ser renovada, é veres o tom da mistura com um tom bastante mais transparente, e se cheirares, cheira bastante a alcool. e chega a um ponto em que as leveduras morrem alcoolizadas no seu próprio alcool lol

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, mas desfiz tudo e retirei uma válvula para controlar o fluxo que para além de também não ser estanque não serve para nada.

Meti 1/4 de acucar, uma colher de chá de bicarbonato de soda, uma colher de chá de fermento e um litro de água e até agora nada(foi feito por volta da 1H55min. Será que tem fuga outra vez???

Tome a passar com esta m****!

Editado por filipegordo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

calma rapaz. isto é um hobby de pacienciaa. se refizeste a mistura não mexas mais hoje, amanha olha pra isso e logo ves. deixa o tudo dentro de água, e amanha já vai tar a fazer bolhinhas

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Está um pouco despido, vamos lá a encher esse aqua :P

 

Ok, mas desfiz tudo e retirei uma válvula para controlar o fluxo que para além de também não ser estanque não serve para nada.

Meti 1/4 de acucar, uma colher de chá de bicarbonato de soda, uma colher de chá de fermento e um litro de água e até agora nada(foi feito por volta da 1H55min. Será que tem fuga outra vez???

Tome a passar com esta m****!

 

Bem faz com esta receita que resulta sempre é certinho :thumbup3:

 

"

Ora bem precisas de uma mangueira, pedra difusora ou de vidro, uma valvula anti retorno, uma garrafa de coca-cola com rolha, cola quente, bicarbonato de sódio (vais à banca dos temperos margão está lá é um pó branco), fermento de padeiro, uma saca de açucar, um funil e fita isoladora...

 

1º passo: pegas na rolha da garrafa e furas com uma faca o suficiente para passar a mangueira

1.1º passo: cortas a magueira a uns 30 cm da rolha e metes a valvula anti retorno (arranjas em qualquer loja de aquariofilia pedes no balcão que eles dão-te logo) eu comprei um pack de 2 da trixie e paguei 2 € compra o mais barato que existe pois isso é caro 1€ um bocado de plástico é um roubo

2º passo: pegas na cola quente (ou noutra que achas que faça o mesmo efeito eu usei cola quente) e colas a mangueira à rolha metes a mangueira 1 cm dentro da rolha e chegas-lhe cola para vedar

3º passo: enquanto deixas a cola a secar metes açucar dentro da garrafa ai no fim do relevo perto de 500gramas

4º passo: depois deitas um bocado de água, se meteres morna melhor para acelerar o processo e agitas a garrafa para dissolver o açucar quando tiver dissolvido está bom

5º passo: pegas no fermento de padeiro (vais a uma padaria e pedes um bocado que eles nem te levam dinheiro por isso) metes ai como se fosse 5 mentos lá para dentro e tornas a adicionar mais um bocado de água morna de preferência e agita outra vez muito bem agitado para ficar tudo bem diluido

6º passo: adicionas o bicarbonato de sódio ai umas 3 colheres de café cheias novamente água morna até 1 cm acima do rotulo de publicidade a faltar uns 5 cm até à rolha e agitas até te doer os braços, ou seja mesmo muito bem

7º passo: fechas a garrafa com toda a força que tiveres e depois isolas muito bem com a fita isoladora

8º passo: pousas a garrafa dentro do móvel ou num sitio escondido eu por exemplo tenho dentro do móvel ao lado do filtro, difusor dentro de água e mais tardar no dia a seguir já se encontrará a bombar depois quando vires que está a abrandar é só renovar a receita com os ingredientes o resto é sempre o mesmo material"

 

Espero que tenha ajudado :thumbup3:

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Saudaçoes!

 

Uma boa maneira para veres se tens alguma fuga é pores a garrafa e o resto do material ja montado dentro de agua e ver se ha alguma fuga!

Força nisso!

 

Ve se que ha metaleiro aqui! :thumbup3:

 

:P

 

Cumprimentos!

 

jp616

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom hoje já tenho Co2 em boa quantidade, não consigo contar as bolhas por segundo.

Quanto ao aquário estar despido, volto a dizer que conforme as plantas forem crescendo vou podando e replantando.

´Humm...Metaleiro...Talvez mas porquê?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora cheguei a casa e vi que a coisa acalmou, ainda assim acho que está dentro do normal, devo ter uma média de 6/8 bolhas por segundo(esta contagem foi a olho e é capaz de ser um pouco menos).

Quanto tempo o Co2 tem de estar a ser injectado para que se note diferenças no pH?

Só pude responder agora, estive o dia todo num almoço.

Editado por filipegordo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.