Aquário encastrado.


André Oleiro

Recommended Posts

Setup:

 

Aquario 130x50x60

 

Filtragem: Filtro Eheim 2215+2217

 

Iluminação: 3 pll 54w+36w+24w, 2 t8 36w, 2 “economicas ” 9w efeito moonlight.

 

Aquecimento: -

 

Inertes: Várias pedras recolhidas na natureza.

 

Substrato: 60Kg de areia de filtro de piscina.

 

 

Flora: Anubias e Valisnerias

 

Fauna: 1 casal de Callochromis, 1 suposto casal Altolamprologus calvus, 6 Neolamprologus caudopunctatus (3 casais), 5 Neolamprologus multifasciatus, 8 Cyprichromis leptosoma Mpulungu ainda todos por sexar, Julidochromis transcriptus Gombi.

 

Geral

dsc0020sy.jpg

 

Lado esquerdo

dsc0016h.jpg

 

Lado direito

dsc0017bl.jpg

 

Duas do centro

dsc0018ae.jpg

dsc0019hg.jpg

 

De portas fechadas quem não sabe, só mesmo pelo ruído (mínimo) dos filtros é que desconfia...

roupeiro.jpg

 

Quadro onde estão todas as ligações, relógios temporizadores, controlo de temperatura, ligação da bomba para despejar, ligação das electroválvulas para encher, etc.

quadroa.jpg

 

Aqui podemos ver o quadro geral, caixa de entrada de água, e caixa de saida, tudo controlado por electrovalvulas.

ligaesgeral.jpg

inoutz.jpg

 

A bomba para despejar, infelizmente é muito potente para isto, mas á lá borliu não me posso queixar...

bombab.jpg

 

O pouco espaço que tenho para a manutenção...

Lado direito

cimadir.jpg

 

Lado Esquerdo

cimaesq.jpg

 

A minha calha de iluminação, composta por 3 pll com balastros electronicos (24w+36w+54w), 2 t8 rosas (p/plantas) de 36w, e 2 lampadas de 9w pintadas de azul para fazer o efeito do luar.

calha.jpg

 

De momento só acendo as pll de 36+54w. Quando estiver a funcionar em pleno ficará das 16h ás 17h as t8, das 17h ás 21h as pll, das 21h ás 22h as t8, e das 22h ás 23h as moonlight.

acesae.jpg

 

Um dos filtros, eheim 2217

2217s.jpg

 

O ajudante eheim 2215

2215a.jpg

 

E posteriormente irá entrar mais um 2213.

Filtro UV

22910896.jpg

 

Filtro UV+2215

Não gosto da maneira como ficaram as mangueiras, mas por agora ficam assim.

uv2215.jpg

 

Airpump, se achar que será necessário ligo...

airpump.jpg

 

Para fazer este efeito, tipo turbilhão!!!

bubbles2.jpg

bubbles3q.jpg

 

Quadro já com os termómetros ligados

qtem.jpg

 

Um para medir a temperatura da superficie da água e outro para medir a temperatura ambiente.

tempe.jpg

 

A vista que se tem quando se sobe as escadas... as pessoas vêm conhecer a casa, assim que aqui chegam :luv: já nem se interessam pelo resto...

dsc0046ug.jpg

geralmicro.jpg

vistobaixo.jpg

 

Fauna

 

Callochromis

callo.jpg

 

O casal

callo2.jpg

 

1 dos Altolamprologus calvus , tenho 2, espero que seja 1 casal

calvu.jpg

 

1 dos 6 Neolamprologus caudopunctatus, tenho 3 casais, sei que são demais mas não tinham onde os colocar.

caudo.jpg

dsc0006z.jpg

 

A colónia dos Neolamprologus multifasciatus, são 2 casais e 1 juvenil, 1 dos machos instalou-se na zona das rochas, pois o macho da colónia não o deixa aproximar das conchas.

coloniao.jpg

 

O multi renegado...

multio.jpg

 

1 dos 8 Cyprichromis leptosoma Mpulungu ainda todos por sexar

cypri.jpg

 

1 dos Julidochromis transcriptus Gombi

juliew.jpg

julie2k.jpg

 

Uma geral

dsc0580f.jpg

 

Agora umas dúvidas, pensei que os Multies estivessem sempre em grupo, o que irá acontecer ao que não tem permissão para ir para a colónia???

 

Os Callochromis são filtradores de areia certo? Então porque motivo passam grande parte do tempo na coluna de água???

 

Quando tinha os caudo no outro aquário mais pequeno, já tinham os casais formados e os territórios bem definidos, neste momento parecem uns loucos, metem-se em todos os buraquinhos e andam muitas vezes em cardume... é normal este comportamento?

 

Hoje tive a replantar as valisnérias pois já estavam a ficar com as pontas castanhas, aproveitei e coloquei mais rochas, para ter mais esconderijos, pois com 3 espécies de rochículas tem que ser assim.

 

Lembro a todos que este é o meu 1º aquário de africanos, por isso preciso de opiniões e sugestões, para não cometer muitos erros, pois estimo muito a vidas destes pequenotes.

 

Qualquer dúvida perguntem, não se façam rogados eh eh.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi tudo bem, apesar de considerar a montagem no geral boa, apenas gostava de ver as fotos para ser mais critico em relação à montagem.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:D :P;):drool3: :drool3: :drool3: :drool3: :drool3: :drool3: :drool3: :drool3: :drool3:

 

Alguém andou tirando fotos à minha casa, André como foste capaz hem? vou chamar a polícia surprised lol

 

Fora isso, epá dos melhores que já vi por aqui, à sério...

 

A foto-montagem tá muito explícita, muito detalhada e a vista que se tem quando se sobe as escadas ui que maravilha...

 

Não te esqueças, continua a actualizar e sempre que possivel com fotos...

 

Um Abraço aqui das ilhas,

 

Diogo Amaral

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:drool3::drool3: :drool3: :drool3: :drool3: :drool3: :drool3: :drool3: :drool3: :drool3: :drool3: :drool3:

 

Alguém andou tirando fotos à minha casa, André como foste capaz hem? vou chamar a polícia :music_singguitar: lol

 

Fora isso, epá dos melhores que já vi por aqui, à sério...

 

A foto-montagem tá muito explícita, muito detalhada e a vista que se tem quando se sobe as escadas ui que maravilha...

 

Não te esqueças, continua a actualizar e sempre que possivel com fotos...

 

Um Abraço aqui das ilhas,

 

Diogo Amaral

 

 

Obrigado Diogo.

 

só tenho duas palavras, IM PRESIONANTE!!! :)

 

Obrigado :D :D

 

 

 

Venham de la essas criticas pessoal... só com criticas e sugestões se pode melhorar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço aos administradores deste forum que proíbam este forista de abrir tópicos destes, pà, que o pessoal não se aguenta a ver projectos destes ,pá

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, agora já sei onde foram parar as "minhas" valisnérias. Ficam muito bem nesse aqua. Grande projecto... Estava a pensar em fazer algo do genero, mas num 120x40x50... Mas esse teu aqua encastrado não deve ter ficado nada barato, com todo esse equipamento... Mas ao menos ficou cinco estrelas... A manutenção é que talvez fique um pouco difícil, não?

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi tudo bem, apesar de considerar a montagem no geral boa.

os peixes estão muito colcoridos, sinal de bom tratamento, continua.

em relação às plantas, para as valisnérias estarem castanhas talvez seja altura de fertilizações!!!

está tudo bem organizado, gostei.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente demonstração de um excelente projecto...

 

Como já li aqui neste fórum, aproveito para dizer que "esse aquário está muito mal situado, deveria estar em minha casa" :D

 

Os meus parabéns pela montagem.

 

Já que pedes algumas sugestões, penso que deverias colocar mais alguns pés de valisnérias. Podes até adoptar por colocar várias "espécies" de valisnerias, daria um óptimo aspecto.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

espetacular....trabalho muito limpo e resultado 6*

 

Qt as valisnerias...sei que n é um plantado mas dá um toquezinho na fertilização (o Tropica nutrition plus por exemplo). Como deves fazer tpas semanais generosas n vai afectar o sistema e as plantas agradecem.

 

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço aos administradores deste forum que proíbam este forista de abrir tópicos destes, pà, que o pessoal não se aguenta a ver projectos destes ,pá

 

:medieval_mace:

 

Ok, agora já sei onde foram parar as "minhas" valisnérias. Ficam muito bem nesse aqua. Grande projecto... Estava a pensar em fazer algo do genero, mas num 120x40x50... Mas esse teu aqua encastrado não deve ter ficado nada barato, com todo esse equipamento... Mas ao menos ficou cinco estrelas... A manutenção é que talvez fique um pouco difícil, não?

Cumps.

 

Boas, sim a manutenção é um pouco difícil, devido ao pouco espaço que tenho, e pa piorar só tenho acesso ao aquário por a parte de trás, agora imagina fazer toda a decoração pela parte de trás, é um pouco complicado, mas vale a pena. Quanto aos custos até ficou tudo em conta, já que a mão de obra foi 90% minha e 10% oferecida, já o material como trabalho numa empresa que gasta este material, ficou tudo barato, e ainda deu para aproveitar algumas peças em 2ª mão.

 

oi tudo bem, apesar de considerar a montagem no geral boa.

os peixes estão muito colcoridos, sinal de bom tratamento, continua.

em relação às plantas, para as valisnérias estarem castanhas talvez seja altura de fertilizações!!!

está tudo bem organizado, gostei.

 

Pois, as valisnérias já as tive que podar, pois já estavam muito castanhas, fertilizações é que não entendo mesmo nada do assunto, motivo pelo qual desisti dos plantados...

 

Muito bom...Nem sei o que ei de dizer. :P

Isso ao vivo deve ser um espetáculo. :P

 

É sim senhor, podes confiar em mim :D Obrigado

 

Excelente demonstração de um excelente projecto...

 

Como já li aqui neste fórum, aproveito para dizer que "esse aquário está muito mal situado, deveria estar em minha casa" :P

 

Os meus parabéns pela montagem.

 

Já que pedes algumas sugestões, penso que deverias colocar mais alguns pés de valisnérias. Podes até adoptar por colocar várias "espécies" de valisnerias, daria um óptimo aspecto.

 

Abraço

 

Fazes um "buraquinho" numa parede e pões lá o aqua, é simples! Quanto as Valisnérias, tenho que ver isso, mas 1º quero ver se estas se aguentam.

 

um verdadeiro quadro vivo. fauna bem escolhida. isso implicou reduzir a sala, ou foi usada outra divisao?

 

Se reparares numa das fotos vê-se as portas do roupeiro onde está o aqua, na sala o único espaço que reduzi foi só mesmo o espaço da moldura, ou seja nada significativo, fique foi sem um roupeiro, mas como tenho mais 3 não é grave.

 

espetacular....trabalho muito limpo e resultado 6*

 

Qt as valisnerias...sei que n é um plantado mas dá um toquezinho na fertilização (o Tropica nutrition plus por exemplo). Como deves fazer tpas semanais generosas n vai afectar o sistema e as plantas agradecem.

 

 

Abraços

 

Pois, como disse fertilizações não são comigo, mas tenho que ver isso, mas com ainda são uns 300 e poucos litros de água, não deve ficar muito em conta, digo eu sem perceber nada do assunto.

 

Parabéns, pelo belo trabalho.

 

Foi feito por ti ou apenas elaborado?

 

De tudo o que mostro nas fotos, só mesmo o aquário é que foi comprado (vidromoldura), ah e a moldura de resto, desde abrir o buraco, ajudar a rebocar, ajudar a fazer a estrutura, fazer a calha, a iluminação, a instalação da água, etc, fui eu mesmo que fiz.

 

Assim por alto no total deixa ver quanto gastei:

 

-Aqua: +ou- 200€

-Estrutura: +ou- 20€

-calha: +ou- 45€

-Quadro principal: +ou- 50€

-Restantes quadros e componentes: 0€ (2ªmão)

-Moldura: 10€

-Abrir buraco e rebocar: 0€

 

Depois filtros e companhia comprei novo, isso já vocês sabem o preço...

 

 

Obrigado a todos pelos comentários.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

domorou bastante para aparecerem as fotos todas, devias ter dimensionado, mas depois de carregar as fotos valeu bem a pena!5 estrelas a montagem, por vezes simples e melhor, e este aquario e uma prova disso. :medieval_mace:

 

 

crias-te este topico so para meter inveja a um gajo... :D

Editado por heyfishyfishy

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

haiohasgtuasdyi.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens de ver se o site onde alojas as fotos te deixa reduzir no site.

Se não tens de reduzir no pc e substituir pelas que tinhas posto no site e provavelmente voltar a colocar de novo no tópico. Mas não percebo muito do assunto.

Editado por filipegordo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva André...

 

Apenas duas coisas.

1 - relativamente a fertilização para o teu caso seria algo que ficaria pouco dispendioso, pq a flora é pouca e pouco exigente, logo, as necessidade tb são pequenas. Qt ao fertilizante que te tinha falado para as tuas necessidades, metede da dose indicada na bula é mais que suficiente.

 

2 - posta tb o topico na secção dos ciclideos africanos...la o pessoal pode-te ajudar mais facilmente, já que as necessidades dos "africanos" são especificas e por aqui o conhecimento é mais nas "mais couves, hortaliças com bacalhaus" :thumbdown2:

 

 

Abraços e vai mostranto o desenvolvimento. O projecto em si está tão bom como o aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Realmente excelente montagem, muito bom mesmo, parabéns :thumbdown2:

 

Só uma pergunta, estava eu a olhar para as fotos com ar admirado e fiquei a pensar, onde raios está o termostato? Estará em mais uma engenhoca tua?

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e relação às fertilizações como já tinham dito não é necessário muito cuidado....

a falta de potássio ´e o que se nota mais, dependendo do substrato.

podias confimar a potência do motor utilizado na bomba!!!!! são 600W????

qual a corrente nominal do motor???

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens de ver se o site onde alojas as fotos te deixa reduzir no site.

Se não tens de reduzir no pc e substituir pelas que tinhas posto no site e provavelmente voltar a colocar de novo no tópico. Mas não percebo muito do assunto.

 

Boas, mas se houvesse uma maneira de as reduzir sem ter que as substituir é que era bom... obrigado na mesma.

 

viva André...

 

Apenas duas coisas.

1 - relativamente a fertilização para o teu caso seria algo que ficaria pouco dispendioso, pq a flora é pouca e pouco exigente, logo, as necessidade tb são pequenas. Qt ao fertilizante que te tinha falado para as tuas necessidades, metede da dose indicada na bula é mais que suficiente.

 

2 - posta tb o topico na secção dos ciclideos africanos...la o pessoal pode-te ajudar mais facilmente, já que as necessidades dos \"africanos\" são especificas e por aqui o conhecimento é mais nas \"mais couves, hortaliças com bacalhaus\" :)

 

 

Abraços e vai mostranto o desenvolvimento. O projecto em si está tão bom como o aquário.

 

1 - Oi, em relação ao fertilizante vou ver se arranjo um desses liquidos, será que serve para o efeito?

 

2 - Pois, não coloquei lá pois o pessoal não anda muito por aquelas bandas, mas a principal intenção é mesmo mostrar o projecto.

 

Boas,

 

Realmente excelente montagem, muito bom mesmo, parabéns :P

 

Só uma pergunta, estava eu a olhar para as fotos com ar admirado e fiquei a pensar, onde raios está o termostato? Estará em mais uma engenhoca tua?

 

cumpz

 

Obrigado, ora o termostato... ao principio pensei fazer o aquecimento com uma resistência de cordão (6mt), até a coloquei por baixo da areia, mas tal o meu espanto quando a fui ligar e vi que não aquecia... visto ser praticamente impossível retira-la ficou lá na mesma, mas não é grave pois de inverno consigo manter a temperatura a 22ºC, 23ºC graus, o que para os africanos até não é muito mau, agora de verão tenho que tirar diariamente um pouco de água, para colocar água fresca, para manter a 25ºC, 26ºC.

 

e relação às fertilizações como já tinham dito não é necessário muito cuidado....

a falta de potássio ´e o que se nota mais, dependendo do substrato.

podias confimar a potência do motor utilizado na bomba!!!!! são 600W????

qual a corrente nominal do motor???

 

O substrato é areia de filtros de piscinas... Quanto à bomba a única referencia que tenho da mesma é esta:

 

-hp: 0.5

- V: 220

- A: 3

- Hm: 35/8

- QL/1: 63/40

Editado por André Oleiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.