Shiva - 1º plantado


Gonçalo Sousa

Recommended Posts

  • Replies 103
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

estive a pensar sobre o que disseste, e pelo que imaginei, a circulação de água é a seguinte:

45334705.jpg

 

assim será mais ou meno como tenho agora, se estiver a ver o aquário de cima. a flauta do filtro não ficou bem desenhada, mas a circulação será algo do género, percorre a superfície bate no vidro e desce, percorre o substrato e volta a entrar na flauta de succção

 

45334705.jpg

 

imaginando como me sugeriste, penso que será isto, a flauta fica do lado esquerdo, leva a corrente de água a percorrer a superficie, bate no vidro e volta a descer. qual será a diferença? :) não tou mesmo a chegar lá

 

Boas.

Só uma pergunta... tu colocas-te a"tampa" estilo "rolha" na ponta da flauta ?

É que sinceramente... quem não está a perceber... sou eu... :wink:

 

Imagina... flauta colocada na lateral esquerda... furos virados às "15 horas"... a agua é projectada... estilo corrente... da esquerda para a direita... bate no vidro do lado direito... dá a volta... e é recolhida pelo "inlet" do filtro.... banana rock

Ficas com a àgua a circular por todo o aquário... e com o difusor de co2 colocado na lateral direita... as micro bolhas "navegam" por todo o aquário... empurradas pela corrente.

 

Mostrando... uma imagem... que dizem... vale mais ... que mil palavras... :dance:

flow.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Só uma pergunta... tu colocas-te a"tampa" estilo "rolha" na ponta da flauta ?

É que sinceramente... quem não está a perceber... sou eu... :wink:

 

Imagina... flauta colocada na lateral esquerda... furos virados às "15 horas"... a agua é projectada... estilo corrente... da esquerda para a direita... bate no vidro do lado direito... dá a volta... e é recolhida pelo "inlet" do filtro.... :)

Ficas com a àgua a circular por todo o aquário... e com o difusor de co2 colocado na lateral direita... as micro bolhas "navegam" por todo o aquário... empurradas pela corrente.

 

Mostrando... uma imagem... que dizem... vale mais ... que mil palavras... banana rock

flow.jpg

 

Certo! já percebi :dance: bom, aquela "rolha" está tirada, retirei-a ontem. e hoje o CO2 ficou a funcionar pela primeira vez (à volta de 2 bolhas por segundo) e via bolhas de CO2 microscópicas a passear por todo o aquário, mas ainda assim vou seguir o conselho, até porque dessa forma mantenho a parte traseira do aquário com uma vista mais "limpa". Sendo assim se meter a saída do filtro do lado esquerdo, meto a tal rolha preta e meto os furos às 15horas, right?

 

já agora, consegues-me aconselhar relativamente aos meus valores? eu achei-os estranhos. já tenho nitratos e não tenho nitritos, será que o ciclo já se fez? tenho adicionado todos dias Seachem Stability e como o meu substrato (se a memória não me falha) produz alguma amónia, penso que as bactérias se alimentaram logo.

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom, eu até agora não tenho razão de queixa nenhuma, mas ainda só comecei a utilizar há poucos dias, por isso não tenho grande opinião formulada.

 

relativamente aos valores ninguém me consegue dar uma achega ? :P

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom, eu até agora não tenho razão de queixa nenhuma, mas ainda só comecei a utilizar há poucos dias, por isso não tenho grande opinião formulada.

 

relativamente aos valores ninguém me consegue dar uma achega ? :P

 

Boas!

Bem acho que devias fertilizar po4 e fazeres um teste para ver com que valores ficas, Só depois mais tarde vires que esta a ser consumido vai começando a fertilizar. Se não esperas ate aparecer algum sintoma nas plantas.

Editado por ricardinhorl

aquanaturept.blogspot.com

 

Notícias sobre o grande mundo da aquariofilia, novos produtos no mercado, aquascaping, vídeos e muito mais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Bem acho que devias fertilizar po4 para ver se são consumidos.

 

segundo o que li, tu fertilizar neste momento pode ser fatal!

para alem de teres metido ELOS Terra Zero e ELOS Bottom Mineral, teoricamente só daqui um mes!

mas vou deixar os :P falarem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Bem acho que devias fertilizar po4 e fazeres um teste para ver com que valores ficas, Só depois mais tarde vires que esta a ser consumido vai começando a fertilizar. Se não esperas ate aparecer algum sintoma nas plantas.

 

pois, eu preferia fazer como dizes, esperar por carencias de alguma planta para depois começar a fertilizar. a questão é, ao deixar os fosfatos a zero e os nitratos a 10ppm, não tou a deixar margem de progressão a algas?

 

outra questão, é não fazer a mais pequena ideia de onde vêm os nitratos, porque nesta altura não tenho nitritos sequer, parece que o ciclo tá feito

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva...muito bom projecto.

Isso tem muitas pernas para andar.

 

Acredito que para ja n tens problemas de falta de nutrientes na coluna de água. O substrato está a encarregar-se disso. Espera mais alguns dias...ate pq as plantas ainda estão a adaptar-se e poucxo consomem.

 

Daqui a uns dias podes começar a fertilizar. Sempre com a ideia (embora haja quem discorde) que excesso de nutrientes não são causa de algas, fertilizas um pouco por excesso e fazes TPA semanal bem generosa. Tens de ter é muito mais cuidado com a iluminação. 4*24w é muito e por agora devias manter-te nas 2*24w e qd estabilizar ires aumentando gradualmente (até provavelmente nunca irias necessitar desses extras). CO2 a bombar e bem distribuido.

 

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva...muito bom projecto.

Isso tem muitas pernas para andar.

 

Acredito que para ja n tens problemas de falta de nutrientes na coluna de água. O substrato está a encarregar-se disso. Espera mais alguns dias...ate pq as plantas ainda estão a adaptar-se e poucxo consomem.

 

Daqui a uns dias podes começar a fertilizar. Sempre com a ideia (embora haja quem discorde) que excesso de nutrientes não são causa de algas, fertilizas um pouco por excesso e fazes TPA semanal bem generosa. Tens de ter é muito mais cuidado com a iluminação. 4*24w é muito e por agora devias manter-te nas 2*24w e qd estabilizar ires aumentando gradualmente (até provavelmente nunca irias necessitar desses extras). CO2 a bombar e bem distribuido.

 

 

Abraços

 

sim, os nitratos mantêm-se sempre no valor de 10 ppm. é estranho.. por isso espero que as plantas estejam a guardar energia para as raízes.

 

quanto à fertilização, concordo contigo, não acho que seja o excesso de nutrientes que causa algas, mas sim a falta de algum deles que impede as plantas de consumir tudo decentemente. quanto à iluminação está só em 2x24W e com 6,5 horas por dia (estou a carregar pouco no acelerador) . de resto, para mal dos meus pecados, a botija de CO2 acabou hoje..

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, os nitratos mantêm-se sempre no valor de 10 ppm. é estranho.. por isso espero que as plantas estejam a guardar energia para as raízes.

 

quanto à fertilização, concordo contigo, não acho que seja o excesso de nutrientes que causa algas, mas sim a falta de algum deles que impede as plantas de consumir tudo decentemente. quanto à iluminação está só em 2x24W e com 6,5 horas por dia (estou a carregar pouco no acelerador) . de resto, para mal dos meus pecados, a botija de CO2 acabou hoje..

 

Trata de resolver isso o mais rápido possível. A falta de CO2 é uma das situações que pode conduzir ao aparecimento de algas, ainda para mais utilizando substrato fértil.

 

Outra coisa que tens que resolver é a falta de plantas no aquário. Tenta arranjar plantas de crescimento rápido e que sejam boas consumidoras de nutrientes... quando o aquario estiver estável podes retirá-las.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Trata de resolver isso o mais rápido possível. A falta de CO2 é uma das situações que pode conduzir ao aparecimento de algas, ainda para mais utilizando substrato fértil.

 

Outra coisa que tens que resolver é a falta de plantas no aquário. Tenta arranjar plantas de crescimento rápido e que sejam boas consumidoras de nutrientes... quando o aquario estiver estável podes retirá-las.

 

Já foi resolvido, e já ficou durante o dia de hoje com CO2 :music_singguitar: o aquário já tem mais plantas, em princípio até ao fim da semana vou receber outro molho. só não tenho arranjado mais porque nas lojas está tudo "seco" delas..

 

hoje arranjei os primeiros pequenos do aquário, 4 Ottocinclus affinis, são bem pequenos.

DSC01482.jpg?t=1278869566

DSC01481.jpg?t=1278869668

DSC01480.jpg?t=1278869696

Editado por Gonçalo Sousa

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito boas noticias!

 

boa compra!!

 

eu esta 6a feira vou tratar do meu +.+ amanha vou receber varias plantas, veremos no que vai dar!

 

fico à espera para ver essa montagem :music_singguitar:

 

 

entretanto tenho pensado sobre os meus valores do aquário e decidi não fazer nada por agora (fertilizações entenda-se). os nitratos (NO3) tem-se mantido sempre nos 10 ppm. as principais conclusões que retiro são:

 

-Como tenho um susbtrato bastante fértil e as plantas levaram umas podas, estão a concentrar energias em criar sistemas de raízes para se alimentarem.

 

-Como vejo bolhas de oxigénio a serem produzidas, provavelmente já estarão a ter acesso a estes nutrientes e estão a desenvolver-se.

 

Até agora, o resultado está empatado, Algas 0 x 0 Gonçalo, não há algas, mas também não há grandes diferenças nas plantas.

 

enfim, diariamente vou tentando perceber o que é isto de um aquário plantado, e cada vez mais penso que é um jogo de estratégia

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu estou a pensar montar um aquario de 200 litros plantado mas estou um bocado confuso em relaçao a fertilizaçao.Se usar os substratos (Fertil e inerte), nao necessario usar aquelas esferas que vendem nas lojas?

Podiam-me explicar melhor estas questoes sobre plantas para montar o aqua como deve de ser sff

 

Cumps

aquarii@hotmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quero deixar um agradecimento público ao sergioveterano, ao kryptical e a um colaborador da naturline (cujo nome não sei infelizmente) que me ajudaram com dicas para o setup, e com a recolha de materiais.

 

Boas

 

Só houje é que tive mais tempo para andar a passear um pouco pelos topicos aqui da malta, epá nao tens nada que agradecer , é para isso que aqui estamos , para nos ajudarmos uns aos outros :whocares:

 

E entao , estás a te safar bem ??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu estou a pensar montar um aquario de 200 litros plantado mas estou um bocado confuso em relaçao a fertilizaçao.Se usar os substratos (Fertil e inerte), nao necessario usar aquelas esferas que vendem nas lojas?

Podiam-me explicar melhor estas questoes sobre plantas para montar o aqua como deve de ser sff

 

Cumps

aquarii@hotmail.com

 

Boas aquarii

 

se tiveres substrato fértil não me parece que sejam necessárias capsulas de fertilizantes extra. quanto às questões sobre plantas convém perguntares especificamente o que procuras, porque assim é um pouco vago e teria que começar a desbobinar bastantes coisas :whocares: penso que na parte inicial do meu tópico esclareces algumas questões, o que não souberes pergunta.

 

cumprimentos

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas novidades?

eu tenho!

:P

 

novidades não há jorge, está um pouco parado o projecto, o fundo monetário esgotou-se LOL só para o início do próximo mês é que há festa.

 

Boas

 

Só houje é que tive mais tempo para andar a passear um pouco pelos topicos aqui da malta, epá nao tens nada que agradecer , é para isso que aqui estamos , para nos ajudarmos uns aos outros ;)

 

E entao , estás a te safar bem ??

 

tenho pois, tiveste bastante paciência e as dicas foram úteis, por isso senti que devia agradecer :whocares:

 

ora, acho que me podia estar a safar melhor, tenho notado algum crescimento e "pearling" das rotalas, mas muito pouco. a Hemianthus micranthemoides tambem está mais crescidinha. mas muito pouco, e percebe-se porque, só apanham 6horas e meia de luz por dia. ainda não consegui arranjar o t€mpo para arranjar os fertilizantes e mais plantas, por isso vou segurando o aquário por arames, fazendo TPA's de 25% diariamente e basicamente limpando o aquário para não deixar acumular nada indesejado para fazer aparecer as inimigas. sempre achas que devo avançar com fertilizantes de dissolução em vez dos de embalagem?

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu ainda não tenho fertilizantes comprados para o meu aquário, mas ao que tudo indica, vou alinhar por fertilizantes de dissolução, para fertilizar certos nutrientes em específico e não de uma forma geral

 

Já te respondeste a ti propio :music_singguitar:

 

Isto na minha opnião pessoal prefiro de dissoluçao , duram mais , sai mais barato e fertilizas só o que necessitas no aquario. :laugh:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já te respondeste a ti propio :music_singguitar:

 

Isto na minha opnião pessoal prefiro de dissoluçao , duram mais , sai mais barato e fertilizas só o que necessitas no aquario. :o

 

certo :laugh: para semana, se tudo correr bem, encomendo os fertilizantes, mais uns vasos de plantas, e vou começar então a dita fertilização.

 

se bem me lembro seriam então:

 

5ppm de N

 

0,5ppm de P

 

10ppm de K

 

diários não é? e no dia seguinte a ter fertilizado, antes de se ligarem as luzes, meço os valores para perceber o que foi consumido? será esta a lógica?

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim , isso é apenas um ponto de partida.

 

Ao que leio parece que tens nitratos na agua e escusas de fertiliza-lo , fertilizas apenas P e K e vais controlando se sao consumidos e se o N desce.

 

Depois vais sempre repondo os fertilizantes em falta e chegas a um ponto em que já tens uma rotina e sabes os consumos mais ou menos e fertilizas a olho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

parabéns pela montagem, parece-me que tem tudo para correr bem!!

 

Quanto às fertilizantes por dissolução acho que é a melhor opção pois saem muito mais baratos e acabas por perceber melhor o que se passa com o teu aquário, e mal ele estabilize vais ver que só precisas de fertilizar Potássio (K), Micros e Ferro.

 

-Relativamente ao número de W/L, vou ter na maior parte do tempo do fotoperiodo 2x24W (apróx. 0,6W/L) e para fazer picos de luminosidade vou ter 4x24W (apróx. 1,2 W/L).

 

Podes me explicar o porquê dos picos de luminosidade? É só para as fotos ou informaste-te sobre isso e sobre algum beneficio para as plantas?

 

Abraço,

 

Daniel

Dêem uma vista de olhos...

 

novaimagemx.png

Igapó

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim , isso é apenas um ponto de partida.

 

Ao que leio parece que tens nitratos na agua e escusas de fertiliza-lo , fertilizas apenas P e K e vais controlando se sao consumidos e se o N desce.

 

Depois vais sempre repondo os fertilizantes em falta e chegas a um ponto em que já tens uma rotina e sabes os consumos mais ou menos e fertilizas a olho.

 

Okay!

 

sim, o substrato mantêm-me os níveis de NO3 em 10 ppm (pelo menos é o que tem estado) . então sendo assim, se fertilizar com P e K é de esperar que estes valores baixem, incluíndo o N, se não ocorrer será mau certo?

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

parabéns pela montagem, parece-me que tem tudo para correr bem!!

 

Quanto às fertilizantes por dissolução acho que é a melhor opção pois saem muito mais baratos e acabas por perceber melhor o que se passa com o teu aquário, e mal ele estabilize vais ver que só precisas de fertilizar Potássio (K), Micros e Ferro.

 

 

 

Podes me explicar o porquê dos picos de luminosidade? É só para as fotos ou informaste-te sobre isso e sobre algum beneficio para as plantas?

 

Abraço,

 

Daniel

 

Obrigado Daniel!

 

sim, daqui a um tempo pode só ser necessário o K, micros e ferro, quando já tiver ali os carapaus a nadarem :P até lá, vou ter que ir contrabalançando.

 

Relativamente aos picos de luminosidade, foi o krypticall que me sugeriu e eu achei boa ideia. na natureza existe sempre um pico de luminosidade, pensei em reproduzi-lo também. o benefício que espero (teoricamente tudo, porque ainda não o pus em prática) é que durante esse pico, as plantas accelerem o metabolismo, absorvam mais nutrientes, e acelerem o crescimento. dando aquele aspecto luxurioso. pelo menos é o que estou à espera de ver. mas vou experimentar e depois vou detalhando tudo aqui ;D

 

abraço

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.