Shiva - 1º plantado


Gonçalo Sousa

Recommended Posts

Simplesmente excelente!! :shocked028:

 

Tenho a certeza que com uma explicação tão detalhada, vais ajudar muita gente a perceber melhor como fertilizar, fazendo nós próprios a mistura.

Incluindo eu ;)

 

Espero ver fotos do teu aqua em breve!! Com tanta dedicação vai ficar fabuloso, não tenho dúvidas.

 

a ver se consigo explicar à medida que eu também vou aprendendo :shocked028:

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 103
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

És tu que escreves estes textos e explicações?

Desde o inicio do post que vens com uns discursos de politico com uma pequena diferença, tu escreves e escreves mas ainda dizes alguma coisa de útil, já um politico...

Agora uma duvida, fizeste a preparação dos fertilizantes em quantidades superiores ás que precisas, ainda que fertilizes diariamente isso vai durar algum tempo. A duvida é, passada uma semana, duas ou três isso vai continuar a fazer o trabalho a 100%?

 

lol sou, limito-me a ir escrevendo o que eu próprio estou a aprender. mas não percebi os discursos de político?

 

quanto aos fertilizantes, eu realmente fiz uma quantidade maior, mas a concentração final mantêm-se a mesma. quer utilizando por exemplo o KCl, em que tenho 50g dissolvidas em 250ml, que é uma concentração de 0,2 g/ml, pus 200g dissolvidas em 1000ml, que dá as mesmas 0,2 g/ml. a concentração é a mesma, a diferença é que não tenho que voltar a fazer as misturas durante algum tempo.

 

e eu não sei ainda se vou fazer fertilização diária ou não, depende da resposta que o aquário der, consoante o consumo das plantas. mas vou fazer TPA's semanais, por isso uma vez por semana os fertilizantes vão sofrer um "reset" e vou ter que colocar de novo aí

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A cena do discurso de politico e mais por para explicares alguma coisa vais buscar muita informação sobre o assunto, isso é bom.

Normalmente os políticos fazem isso mas acabam por não dizer nada(deve haver uma disciplina no "curso" para aprenderem a fazer isso).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e eu não sei ainda se vou fazer fertilização diária ou não, depende da resposta que o aquário der, consoante o consumo das plantas. mas vou fazer TPA's semanais, por isso uma vez por semana os fertilizantes vão sofrer um "reset" e vou ter que colocar de novo aí

 

Gonçalo, talvez me possas esclarecer uma dúvida:

 

no dia das tpa's achas que deva "suspender" a fertilização? Adiciono em maior quantidade? Ou adiciono a quantidade normal diária? :puppydogeyes:

Esta é daquelas coisas que nunca percebi muito bem, porque muita gente não fertiliza nesse dia, mas outros fertilizam...

O que achas?

img8219k.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gonçalo, talvez me possas esclarecer uma dúvida:

 

no dia das tpa's achas que deva "suspender" a fertilização? Adiciono em maior quantidade? Ou adiciono a quantidade normal diária? :puppydogeyes:

Esta é daquelas coisas que nunca percebi muito bem, porque muita gente não fertiliza nesse dia, mas outros fertilizam...

O que achas?

 

 

A pergunta era para o Gonçalo mas eu posso dar a minha opinião, após uma TPA devem-se sempre repor os nutrientes.

 

Uma vez que retirámos 20-50% (consoante a TPA) de quantidade de nutrientes com a introdução de água nova. Sendo assim, depois da TPA devemos repor os níveis de NPK de acordo com as medições de N e P, por exemplo no meu casa, como tenho bastante fauna só preciso de repor o K pois o aquário é auto-suficiente em N e P.

 

Espero ter ajudado,

 

Daniel

Dêem uma vista de olhos...

 

novaimagemx.png

Igapó

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A cena do discurso de politico e mais por para explicares alguma coisa vais buscar muita informação sobre o assunto, isso é bom.

Normalmente os políticos fazem isso mas acabam por não dizer nada(deve haver uma disciplina no "curso" para aprenderem a fazer isso).

 

ah sim! tenho essa veia, são "tiques" do curso

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sandra :)

 

o stroops já te respondeu e eu concordo com o que ele disse. quando fazemos uma TPA é quase como um "reset" de valores. hoje de manha fiz a TPA e fertilizei logo a seguir com 10N - 0,5P - 10K

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sandra :)

 

o stroops já te respondeu e eu concordo com o que ele disse. quando fazemos uma TPA é quase como um "reset" de valores. hoje de manha fiz a TPA e fertilizei logo a seguir com 10N - 0,5P - 10K

 

Obrigada aos dois! :D

img8219k.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, revê o primeiro post e vê se esta tudo bem com as imagens...

 

lol sim, já tinha reparado nisso, mas não tinha arranjado paciência para modificar tudo, mas agora lá a arranjei e alojei tudo num site decente e assim já não há perigo de alguma das imagens ser realojada. até acabei por adicionar mais umas quantas fotos

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande tópico, sim senhor, dá gosto ler e acompanhar! Obrigado pela boa partilha de informação!

 

Cumps

 

Obrigado Jaime!

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

só para deixar uma pequena actualização, hoje completei o meu trio de nijsseni, tenho agora um macho e duas fêmeas e não foi preciso muito tempo no aquário para estes ciclídeos revelarem a sua personalidade! tanto as fêmeas como o macho estiveram a tirar as medidas uns aos outros. inicialmente foi o macho com as fêmeas, ele abria as barbatanas dorsais, anais, guelras e boca para parecer o maior possivel e ficava a olhá-las nos olhos durante algum tempo e as fêmeas respondiam da mesma forma! depois foi altura das fêmeas se defrontarem, e achei fascinante o "ritual" delas. na altura não tinha nada melhor para filmar que o telemóvel, mas para que gosta de interacções entre ciclídeos anões aqui tem um duelo de fêmeas

 

th_14072010019.jpg

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Gonçalo.

 

São mesmo muito giros os teus apistogrammas, mas receio que não tenhas espaço para manter o trio. Talvez fosse possivel (dificilmente) se tivesses vários esconderijos á disposição para cada fêmea, assim, temo que encontrarás a não-dominante morta num dos cantos brevemente. Esse ritual que partilhas por video é uma disputa territorial em que mais perto do fim do video se entende mordidelas de grande violência. Como o território é curto, a forte personalidade da espécie vai matar o espécime mais fraco.

Equaciona devolver a fêmea que demonstrar menos confiança\actividade urgentemente

 

 

Parabéns

Cumprts

José.Dias

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva José! Tinha pensado fazer isso que me disseste, mas tenho-os observado e parece que as lutas iniciais foi para definirem os territórios, porque agora já não se confrontam. só no caso de algum atravessar o território do outro é que esticam logo as barbatanas para ameaçar mas não passa disso!

 

deixo aqui algumas fotos de como andam eles e o aquário em geral:

DSC02343.jpg?t=1279560731

DSC02328.jpg?t=1279560794

DSC02323.jpg?t=1279560842

 

posição de ataque:

 

DSC02317.jpg?t=1279561026

 

este é o que penso ser macho, nao tem os pretos tão bem definidos como as fêmeas, e parece ter tons mais azulados. mas ultimamente parece que tem ficado mais amarelado, por isso já não sei de nada, digam-me o que acham:

 

de frente:

DSC02308.jpg?t=1279561073

DSC02307.jpg?t=1279561147

de lado:

DSC02311.jpg?t=1279561181

 

 

macho e fêmea a comerem:

DSC02312.jpg?t=1279561286

 

fêmea mais pequenina:

DSC02306.jpg?t=1279561319

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Gonçalo.

 

Quero te tentar ajudar, mas a coisa fica mais fácil quando os animais estão bem estabelecidos e mostram bem as suas cores.

Já deves ter lido, que os Machos adquirem tons azulados enquanto as fêmeas não. Outras coisas que li acerca dos Nijsseni, são:

- a coloração negra no corpo que apenas surge nas fêmeas, sendo que nos machos fica restrita à zona da cabeça.

- A bartana dorsal nos machos desenha-se em linha recta, enquanto que nas femeas á ondulada.

- O pedúnculo caudal é caracterizado por um amarelo pálido e pintado com os raios da nadadeira de azul muito forte.

- Os limites da bardatana caudal são de um vermelho alaranjado muito mais forte nos macho do que nas femeas.

- Os machos têm um porte notavelmente maior.

 

Esse Ap. também me parece macho, é possivel indentificar alguma destas caracts. nele, contudo, de forma a conseguirmos confirmar, terá de estar menos stressado, mais crescido e estável.

 

Boa Sorte

cumprts

José.Dias

 

EDIT- : são fantásticos..

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Gonçalo.

 

Quero te tentar ajudar, mas a coisa fica mais fácil quando os animais estão bem estabelecidos e mostram bem as suas cores.

Já deves ter lido, que os Machos adquirem tons azulados enquanto as fêmeas não. Outras coisas que li acerca dos Nijsseni, são:

- a coloração negra no corpo que apenas surge nas fêmeas, sendo que nos machos fica restrita à zona da cabeça.

- A bartana dorsal nos machos desenha-se em linha recta, enquanto que nas femeas á ondulada.

- O pedúnculo caudal é caracterizado por um amarelo pálido e pintado com os raios da nadadeira de azul muito forte.

- Os limites da bardatana caudal são de um vermelho alaranjado muito mais forte nos macho do que nas femeas.

- Os machos têm um porte notavelmente maior.

 

Esse Ap. também me parece macho, é possivel indentificar alguma destas caracts. nele, contudo, de forma a conseguirmos confirmar, terá de estar menos stressado, mais crescido e estável.

 

Boa Sorte

cumprts

José.Dias

 

EDIT- : são fantásticos..

 

obrigado pelas dicas José! mas com isso que me disseste, fico mais confuso ainda, repara aqui, o suposto macho do lado direito e a fêmea do lado esquerdo:

DSC02318.jpg?t=1279576828

a fêmea tem umas cores pretas vivas e o suposto macho não, isso fazia-me inclinar para ser macho, mas depois aqui nesta foto vê-se que tem a barbatana mais ondulada do que recta:

DSC02325.jpg?t=1279576944

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é amigo. Á primeira vista parecem todos fêmeas, mas não te queria fazer eu a defeita e tenho ainda algumas duvidas..

No entanto, deverás conseguir distinguir através do comportamento que é diferente para cada sexo.

Que tamanho têm?

Onde os compraste não havia nenhum exemplar masculino evidente que pudesses comprar com o que adquiriste?

 

Edit:- O Macho deverá circular á vontade pelo aquário, especialmente na parte frontal.

- As fêmeas por sua vez escolhem um local especifico onde passaram grande parte do dia.

Comigo, demoraram algum tempo a definir o seu "canto"

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é amigo. Á primeira vista parecem todos fêmeas, mas não te queria fazer eu a defeita e tenho ainda algumas duvidas..

No entanto, deverás conseguir distinguir através do comportamento que é diferente para cada sexo.

Que tamanho têm?

Onde os compraste não havia nenhum exemplar masculino evidente que pudesses comprar com o que adquiriste?

 

Edit:- O Macho deverá circular á vontade pelo aquário, especialmente na parte frontal.

- As fêmeas por sua vez escolhem um local especifico onde passaram grande parte do dia.

Comigo, demoraram algum tempo a definir o seu "canto"

 

sim, eu do pouco tempo que tenho tido para os observar tenho tentado reparar em diferenças. e realmente noto essas diferenças que falaste. as duas que tenho a certeza de serem fêmeas parece que já tem os seus territórios, nos cantinhos dos aquários, e este suposto macho anda mais pela frente. mas não sei se será coincidência de ter calhado ser aquele o pequeno território.

 

infelizmente eu encomendei pela net os ultimos dois exemplares, porque é bastante difícil de os arranjar por aí e na altura pedi um macho e uma fêmea, não sei se eles se enganaram ou não. quanto ao tamanho, a fêmea que comprei em primeiro lugar tem a volta de 3-4 cm. os outros dois que vieram têm um pouco mais, 4-5 cm. mas não noto grande diferença do porte deles. vou ver se consigo concluir mais alguma coisa

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Não me canso de ver estes animais que o nosso amigo mantêm e embora não actualize o tópico faz algum tempo venho aqui algumas vezes rever as fotos. É pena o espaço ser curto e os esconderijos escassos, ora caso fosse teriamos fotos bem mais engraçadas e expressivas.

 

José.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 2 meses depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.