Shiva - 1º plantado


Gonçalo Sousa

Recommended Posts

Ora bem, depois de meses a juntar o material e a planear o que queria fazer, finalmente chegou a hora :) . Já tenho outro aquário, mas não houve qualquer planeamento a nivel estético para esse, na altura apenas me preocupei em ler sobre os peixes e as necessidades, saltei um pouco de cabeça. E até porque não fazia ideia do que se podia fazer a nivel de layout com aquários.

 

O projecto é 100% fórum, o material foi comprado ou a patrocinadores. aqui há qualidade!

 

quero deixar um agradecimento público ao sergioveterano, ao kryptical e a um colaborador da naturline (cujo nome não sei infelizmente) que me ajudaram com dicas para o setup, e com a recolha de materiais.

 

Setup:

 

Aquário: 60x40x35 (82L)

 

Iluminação: -4x24W T5 HO (2x 6.500K ; 1x 10.000K; 1x Actinica)

 

Filtro: Eheim 2213

 

Termostato: EHEIM JÄGER 100W

 

Substrato: ELOS Terra Zero

ELOS Bottom Mineral (5L)

Substrato ADA Aquasoil Malaya (9L)

 

CO2 : Válvula solenóide + manómetro + botija 500g

Bubble Counter

Difusor Nano

CO2 drop-checker

 

Inertes: Rochas Seriyou stone

 

Flora:: Eleocharis parvula

Eleocharis accicularis

Rotala rotundifolia

Blyxa japonica (vou plantar daqui a pouco)

Rotala sp "green" (por arranjar)

Hemianthus micranthemoides

Hemianthus calitrichoides "cuba" (está para vir)

 

Fauna: ainda não decidi.. espero sugestões!

 

vamos então agora ao que interessa!

 

 

Para além das fotos da minha montagem, decidi acompanhá-las com algum texto. É importante referir que o que vou aqui escrever, não são verdades universais, são apenas fruto de pesquisas e a forma como procedi na montagem do meu aquário. espero que um dia possa ser útil para alguém.

 

Passo-a-passo:

 

DSC01354.jpg?t=1278868332

 

DSC01357.jpg?t=1278868292

 

Substrato:

 

-O substrato têm um papel importantíssimo num aquário plantado, quer seja para fixação de raízes, fornecimento de nutrientes, fixação de colónias de bactérias ou até simplesmente como elemento decorativo. Podemos dividir o substrato em duas camadas diferentes:

• Fértil

• Inerte

 

Inerte:

- A camada inerte tem como função principal a fixação de raízes das plantas no início da montagem. Neste substrato não existem nutrientes, a prioridade das plantas aqui é conseguirem alojar as raízes e depois ir em busca de um substrato fértil (se existente na montagem) logo na camada abaixo. Outra função importante do substrato inerte é isolar o substrato fértil da coluna de água. Isto é de extrema importância porque se o substrato fértil entra em contacto com a coluna de água, os nutrientes dissolvem-se e ficam disponíveis para as algas e aí temos um “boom” de algas, que ninguém deve apreciar :sign_welcome: .

 

Fértil:

- Feitas as apresentações ao substrato inerte, pouco resta a dizer acerca do fértil. É um substrato rico em nutrientes, que serve para montagens de plantas mais exigentes e que se alimentam maioritariamente pelas raízes.

 

Esquematizando então para se perceber melhor:

 

substratogian1.jpg

http://www.portalnetuno.kit.net/artigos/substratogian1.jpg

 

 

Escolha do substrato:

 

a) Tamanho:

-Na hora da escolha do substrato inerte, será importante olhar à granulometria. Isto porque se a granulometria for inferior a 2 milímetros, corremos o risco do substrato se compactar demasiado estrangulando e atrofiando o crescimento radicular das plantas. Como no meio é que está a virtude, não podemos escolher granulometrias demasiado grandes (acima de 4mm) correndo o risco de o substrato não desempenhar correctamente o seu trabalho de “vedante” do substrato fértil para a coluna de água. Ou seja, substratos com granulações entre os 2 e 4mm serão o ideal.

 

b) Parâmetros do substrato:

- Devemos ter em atenção que existem substratos que podem afectar os parâmetros da água. No meu caso, o substrato escolhido irá alterar os parâmetros da água, mas foi uma escolha intencional, para ser mais propícia a um aquário plantado.

 

Montagem:

 

-Na altura de montagem, a ordem que escolhi foi:

 

a) Substrato fértil:

DSC01371.jpg?t=1278868387

Começo por aplicar uma camada de substrato fértil e preencher uniformemente pela base do aquário e com uma régua ou esquadro vou alisando para se distribuir bem.

DSC01374.jpg?t=1278868447

DSC01373.jpg?t=1278868475

DSC01375.jpg?t=1278868511

 

combinei ELOS Terra Zero e Elos Bottom Mineral, este é o resultado. Ficou aproximadamente com 1cm de altura depois de bem espalhado

DSC01382.jpg?t=1278868543

 

Por capricho posso afastar um pouco o substrato fértil da zona de vidro para que não se notem duas camadas distintas

DSC01384.jpg?t=1278868583

 

b) Substrato inerte:

 

Passo então ao substrato inerte, preencho a base toda, e com a ajuda de um esquadro ou régua, aliso, dando sempre uma maior altura na parte de trás. 4 a 5 cm na frente e 10 a 12 cm na parte de trás. A altura exacta que se dá, e até o próprio alisamento é da vontade do hardscapper, ele terá que decidir o que lhe agrada mais e o que vai de encontro com o que tinha imaginado na cabeça. Mas regra geral, menos altura na frente e mais altura atrás irão gerar uma sensação de profundidade.

 

DSC01385.jpg?t=1278868638

 

 

c) Hardscape:

 

Nesta minha montagem, o hardscape é composto somente por rochas, seriyou. Para esta montagem idealizei a existência de uma rocha principal, a “main stone”, é dela que vai partir o resto da montagem, começo então por colocá-la em primeiro lugar seguindo a regra de ouro. Esta regra consiste em dividir imaginariamente o aquário em 3 partes e colocar no primeiro terço o elemento. Se quisermos ser mais precisos, pegamos no comprimento total do aquário e dividimos por 1,618 e temos a zona de ouro exacta.

DSC01386.jpg?t=1278868670

 

Depois começo por colocar as outras pedras de menores dimensões (mas da mesma “espécie”) para dar um ar natural e uma harmonia ao hardscape.

DSC01387.jpg?t=1278868713

DSC01388.jpg?t=1278868745

DSC01395.jpg?t=1278868788

 

após a finalização do primeiro lado, vou passar ao lado direito, aqui utilizo outra pedra grande, para algum destaque, mas não tão grande como a “main stone”, e depois procedo da mesma forma, coloco pedras de menores dimensões e tento arranjá-las de forma a trazer um aspecto natural.

DSC01396.jpg?t=1278868840

DSC01391.jpg?t=1278868870

DSC01390.jpg?t=1278868891

DSC01393.jpg?t=1278868946

 

 

d) Montagem de equipamentos

 

Filtro:

 

-O coração do nosso aquário, sem ele não há sucesso, por isso é importante escolher o filtro acertado para evitarmos problemas futuros. O filtro possui três tipos de filtragem:

 

• Filtragem Física (ou mecânica) – São utilizadas esponjas ou outros materiais como lã de vidro para filtrar detritos da água.

 

• Filtragem Biológica – Esta secção do filtro destina-se a alojar o maior número possível de colónias de bactérias. Estas bactérias são responsáveis pela manutenção do nosso aquário livre de compostos como Amónia (NH3) e Nitritos (NO2) ciclando estes compostos azotados até ao produto final de Nitratos (NO3).

 

• Filtragem Química – Secção que contém, por exemplo carvão activado. Este é responsável por anular compostos perigosos que a Filtragem Biológica não consegue interconverter, como metais pesados, concentrações de medicamentos após algum tratamento, entre outros.

 

-O filtro deve possuir uma boa capacidade de L/h, fazendo entre 3 a 5 vezes o volume do aquário. No meu caso, tenho um aquário de litragem bruta 80L e o filtro faz 440 L/h; estando acima das 5 vezes.

DSC01408.jpg?t=1278869002

 

 

e) Iluminação

-Este considero dos pontos mais importantes, não tem só a função de nos permitir contemplar os habitantes, mas ao fim ao cabo equilibrar o aquário. E como é que isso é feito? Permitindo o crescimento e desenvolvimento das plantas. Quando estas estão de boa saúde, produzem oxigénio, consomem nutrientes da coluna de água (não permitindo espaço para as algas crescerem), entre outros efeitos.

 

Temperatura:

-É medida em Kelvin (K). Indica o espectro de emissão de cada lâmpada.

escalakelvin2.jpg

-A faixa ideal para plantados situa-se entre os 5.000K e os 8.000K, é neste espectro que as plantas apresentam o melhor comportamento e o aquário um aspecto mais natural. Em plantados considero ser importante um equilíbrio de espectros, por isso nesta montagem tentei abranger o espectro mais largo possível, sendo assim tenho duas lâmpadas de 6.500K (que vou futuramente alterar uma para a temperatura de 4.500K) uma de 10.000K, e uma actinica (de cor azul; que em princípio vou alterar para uma de 8.000K). Lãmpadas de espectro mais azulado, promovem o crescimento horizontal das plantas, enquanto que espectros mais avermelhados promovem crescimento mais vertical. Por isso considero importante um equilíbrio de espectros.

 

-Relativamente ao número de W/L, vou ter na maior parte do tempo do fotoperiodo 2x24W (apróx. 0,6W/L) e para fazer picos de luminosidade vou ter 4x24W (apróx. 1,2 W/L).

 

f) Plantação

 

É uma parte de extrema importância, a disposição das plantas, a saúde delas, vão reflectir a beleza ou não de um plantado. Mas para além destes factores, é importante saber como plantar cada espécie. Não basta enterrar no substrato e esperar que cresça.

 

Plantas de roseta: Valisnerias, Cryptocorynes, Echinodorus entre outras, o que se faz primeiro é retirar folhas mortas, amareladas ou atrofiadas e depois enterram-se as raízes de forma a deixar o colo visível. Se possuir um sistema radicular muito grande, pode dar-se um corte antes de plantar.

 

Plantas de caule: Cabombas, Hygrophilas, Limnophilas, Bacopas, Ludwigas, entre outras, basta enterrar alguns nós no substrato. Retiram-se primeiro as folhas que vão ser enterradas e já está. No caso de termos plantas mais frágeis como Hemianthus micranthemoides (como no meu caso) convém plantar em conjuntos de 5 caules para melhor enraizamento e adaptação das plantas.

 

Plantas de rizoma: estas plantas necessitam de uma atenção extra na hora de plantar. Plantas como fetos de java e anubias, não podem ter o rizoma enterrado no substrato, podem por exemplo ser amarradas a troncos ou pedras.

 

Para facilitar a plantação, enchi o aquário de água com este sistema:

DSC01435.jpg?t=1278869107

Ferrei um pequeno tubinho de CO2, e deixei a libertar agua, mas apenas o suficiente para molhar o substrato todo e facilitar a plantação

 

-Agora a pergunta é, onde plantar?

 

• Plantas de frente ou “carpete”: para esta zona do aquário, deve escolher-se uma planta que não cresce muito em altura e que se propaga bem horizontalmente, de varias, escolhi a Hemianthus Callitrichoides “Cuba”.

 

• Plantas para o meio do aquário: esta para mim é a zona mais importante do plantado! São as plantas que fazem a transição da frente para a traseira do aquário e que se misturam com o hardscape. Na minha montagem procurei utilizar as seguintes plantas para transição: Hemianthus micranthemoides (como a folha é parecida com a “cuba”, pensei ser uma boa transição junto às pedras), Blyxa japonica (apesar de crescer bem, estou a contar por uns pequenos pés dela e ir mantendo o crescimento baixinho junto às pedras), Heteranthera zosterifolia (apesar de também crescer bem, a minha ideia é plantá-la atrás de umas pedras e esperar que ela apareça a espreitar por de trás delas, vamos a ver). E escolhi por eleocharis parvula e accicularis, para fazer alguns contornos das pedras, espero que fique como imaginei.

 

• Plantas para a traseira do aquário: neste local colocam-se plantas altas, na minha montagem escolhi Rotala sp. “green” e Rotala rotundifolia, para fazer umas moitas compactas atrás das pedras.

 

 

Infelizmente não consegui arranjar todas as plantas ao mesmo tempo, e como algumas já estavam à demasiado tempo fora do aquário, sem grande luz e sem água aquecida, resolvi montar tudo. depois de cheio nota-se que está bastante despido, as rotalas tenho que ir podá-las agora, (ontem de madrugada já não tava com grande pachorra) e organizá-las melhor.

DSC01463.jpg?t=1278869165

DSC01465.jpg?t=1278869200

DSC01466.jpg?t=1278869235

DSC01461.jpg?t=1278869268

 

Tenho o fotoperiodo estabelecido para 7h diárias, ainda não liguei o CO2 (por ainda não ter tomadas disponíveis haha)

 

bom, por agora é só. fico a aguardar opiniões e sugestões

Editado por Gonçalo Sousa

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 103
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Viva Gonçalo.

 

Tópico extraordinário! Grande explicação, detalhada e fundamentada e bem fotografada. Os meus sinceros parabéns.

 

Em relação ao Aquário, gosto muito da composição e das pedras em si.

Acho que deves podar a Rotala, a meu ver, diminui a sua necessidade nutritiva nesta fase de adaptação e concentra os seus esforços no enraízamento e criação de novos caules, lava-lhe a cara e dentro de duas semanas serás recompensado. Ao mesmo, plantas os novos pés podados, com isto consegues espalhar melhor a planta.

Fazer o mesmo a Eleocharis também me parece possivel.

 

E que estás a pensar de Fauna?

 

Boa Sorte

Cumprts

José.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muitos parabéns Gonçalo! Sabia que ia sair algo especial daí :D

 

Excelente detalhe na explicação dos vários passos e fotos fantásticas!

Mal posso esperar por ver o desenrolar desse projecto.

 

Continua e vai-nos mantendo actualizados ;)

img8219k.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Gonçalo.

 

Tópico extraordinário! Grande explicação, detalhada e fundamentada e bem fotografada. Os meus sinceros parabéns.

 

Em relação ao Aquário, gosto muito da composição e das pedras em si.

Acho que deves podar a Rotala, a meu ver, diminui a sua necessidade nutritiva nesta fase de adaptação e concentra os seus esforços no enraízamento e criação de novos caules, lava-lhe a cara e dentro de duas semanas serás recompensado. Ao mesmo, plantas os novos pés podados, com isto consegues espalhar melhor a planta.

Fazer o mesmo a Eleocharis também me parece possivel.

 

E que estás a pensar de Fauna?

 

Boa Sorte

Cumprts

José.Dias

 

Obrigado José! Fico feliz que tenhas gostado. Pensei em fazer algo mais detalhado porque já outras pessoas o fizeram e ajudou-me a mim, por isso espero que isto possa ajudar alguém.

 

Quanto às plantas não podia estar mais de acordo, mas foi como disse, quando terminei a montagem já era bem tarde e estava cansado. Mas já podei as rotalas e reorganizei um pouco a moita. Mas elas vão precisar de bastantes podas, do aquário onde vieram cresceram muito em altura e pouco em largura, por isso não têm ramificações ainda. Ando é cheio de medo de mexer demasiado no substrato não vá abrir uma brecha e sair fértil para a coluna de água, aí era a morte do artista. Quanto à Eleocharis, tanto a parvula como a accicularis, são plantas bastante frágeis e finas, acho que lhes dou um cortezinho só.

 

Ora quanto à fauna só tenho em mente um casal/trio dos nossos amigos Apistogrammas! Tinha visto uns A. nijsseni lindos, a ver se quando tiver o aquário estável os consigo arranjar. Quanto ao resto da fauna, ainda não sei, espero sugestões!

 

Muitos parabéns Gonçalo! Sabia que ia sair algo especial daí :)

 

Excelente detalhe na explicação dos vários passos e fotos fantásticas!

Mal posso esperar por ver o desenrolar desse projecto.

 

Continua e vai-nos mantendo actualizados ;)

 

Obrigado Sandra! Tu já não precisas das explicações que te safaste optimamente sozinha! :D

 

Espero que continue a correr bem, tanto a mim como a ti!

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estava a ver que não! lol

 

está muito bacano, só 2 reparos a flauta onde é sugada a água corta-a de forma que a curva assente directamente sobre o rebordo do vidro e depois convém que plantes isso mais um bocado mas como me parece que ainda te falta parte da flora digo que estás num óptimo caminho.

 

força ai na maionese! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estava a ver que não! lol

 

está muito bacano, só 2 reparos a flauta onde é sugada a água corta-a de forma que a curva assente directamente sobre o rebordo do vidro e depois convém que plantes isso mais um bocado mas como me parece que ainda te falta parte da flora digo que estás num óptimo caminho.

 

força ai na maionese! :)

 

é verdade! estava difícil para começar! lol

 

eu pensei nisso, mas como era de plástico, não me pareceu fácil de cortar e então não queria fazer porcaria. é na boa cortar? Quanto às plantas, sim, está demasiado despido, eu tenho corrido todas as lojas de aquariofilia da zona de lisboa, mas nenhuma tem as plantas que quero. e outras estou à espera que cheguem por correio de users do fórum!

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pá eu cortei na boa, arranjas uma boa faca de cozinha, afiada, e depois de medires, contando com o espaçamento para colocares o acessório na ponta, deitas a flauta sobre uma mesa ou algo do género e cortas na boa, é um tubo resistente mais ao mesmo tempo permite que o cortes sem partir.

 

já agora.. porquê Shiva? lol isso não tem a ver com os jogos do FF da square enix? xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e tambem, para n teres o preigo de cortar com uma faca, podes cortar com uma folha de serra, daquelas de cortar metal, ate parece manteiga

As coisas que não são iguais a coisa nenhuma são iguais entre si.(PRIMEIRO POSTULADO DO ISOMURFISMO )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Bons pormenores na explicação dos vários passos na montagem, assim como na qualidade das fotos.

Vou seguir atentam. o desenrolar desse aquário.

Continua vai-nos mantendo actualizados.

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Gonçalo.

 

Parabéns pelo bonito aquário, pela escolha do material e pela tua recolha de informação.

Um Tópico interessante... e com alguma informação bastante útil.

 

Para já... e porque o aquário está a nascer... queria dar-te a minha opinião em relação a 2-3 aspectos.

 

-A flauta da saida da agua... muda-a para a lateral esquerda... e com a saida dos furos da agua, apontados "às 15 horas".

Assim... terás uma melhor e mais correcta circulação da agua.

 

-As plantas... conforme te disse o membro Spaar, tem de ser podadas e plantadas com os caules mais curtos.(pelas razões explicadas)

 

-A falta de plantas. Arrancar com um aquário, utilizar um bom substrato fértil... e depois... deixar o aquário vazio... é um erro grave... que te poderá custar a curto prazo... uma valente "tempestade".

Acho que deverias agora ao inicio... colocar algumas plantas rápidas(e umas flutuantes)... para que te consumam os excessos de nutrientes.

 

Espero que te divirtas com o aquário... vai actualizando... e Boa Sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pá eu cortei na boa, arranjas uma boa faca de cozinha, afiada, e depois de medires, contando com o espaçamento para colocares o acessório na ponta, deitas a flauta sobre uma mesa ou algo do género e cortas na boa, é um tubo resistente mais ao mesmo tempo permite que o cortes sem partir.

 

já agora.. porquê Shiva? lol isso não tem a ver com os jogos do FF da square enix? xD

 

e tambem, para n teres o preigo de cortar com uma faca, podes cortar com uma folha de serra, daquelas de cortar metal, ate parece manteiga

 

Hoje ao final da tarde vou tratar disso então! ;D

 

o nome Shiva vem da simbologia da própria figura. Na tradição Hindu Shiva é um Deus, aclamado de Destruidor, mas destrói apenas para construir algo de novo, ao fim ao cabo para transformar. É o que espero que aconteça aqui, uma transformação ao longo do tempo, com cabeça tronco e membros. Depois em termos de simbologia, Shiva possui um tridente, com que se dizia combater a ignorância do ser Humano, é o que quero combater, a minha ignorância de plantados. Cada ponta do tridente representa uma coisa, a inércia, o movimento e o equilíbrio. São mariquices, mas gostei da associação ;D

 

 

Boas.

Bons pormenores na explicação dos vários passos na montagem, assim como na qualidade das fotos.

Vou seguir atentam. o desenrolar desse aquário.

Continua vai-nos mantendo actualizados.

Cumprimentos.

 

Exelente trabalho.

 

Vou ficar atento a este topic.

 

Falta-te ai mais umas plantas, mas é normal no inicio tem de ser conforme se vai arranjando as plantas...

 

Obrigado nes e vale pelo reconhecimento. mas ainda não está nada parecido com o que idealizei, está demasiado despido ainda. mas vou actualizando claro!

Editado por Gonçalo Sousa

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Gonçalo.

 

Parabéns pelo bonito aquário, pela escolha do material e pela tua recolha de informação.

Um Tópico interessante... e com alguma informação bastante útil.

 

Para já... e porque o aquário está a nascer... queria dar-te a minha opinião em relação a 2-3 aspectos.

 

-A flauta da saida da agua... muda-a para a lateral esquerda... e com a saida dos furos da agua, apontados "às 15 horas".

Assim... terás uma melhor e mais correcta circulação da agua.

 

-As plantas... conforme te disse o membro Spaar, tem de ser podadas e plantadas com os caules mais curtos.(pelas razões explicadas)

 

-A falta de plantas. Arrancar com um aquário, utilizar um bom substrato fértil... e depois... deixar o aquário vazio... é um erro grave... que te poderá custar a curto prazo... uma valente "tempestade".

Acho que deverias agora ao inicio... colocar algumas plantas rápidas(e umas flutuantes)... para que te consumam os excessos de nutrientes.

 

Espero que te divirtas com o aquário... vai actualizando... e Boa Sorte.

 

Olá canito,

 

obrigado pelo reconhecimento!

 

quanto ao filtro, porque dizes que assim não circula correctamente? pensei que a saída de agua teria que se colocar daquela forma, para forçar a água a ir contra o vidro, a contornar o aquário de forma circular e a regressar ao outro ponto para ser sugada, como se formasse um circulo de convecção, entedes o que quero dizer?

 

as plantas já tive a tratar delas, hoje vou retocar alguns aspectos delas, mas já não estão tão grandes e já replantei pês bastante próximos uns dos outros

 

quanto à falta de plantas, tambem estou cheio de medo, a verdade é que tive azar, corro várias lojas e nenhuma tem as plantas que quero, estas foram as que arranjei até agora só.. estou a brincar com o fogo desta forma.. acho que vou fazer tpa's até conseguir arranjar maior massa vegetal. a minha ideia é que dessa forma o crescimento das raízes seja estimulado, espero estar a pensar da forma correcta. Que plantas flutuantes me aconselhas e onde as posso arranjar?

 

divertir estou, e não é pouco! :) finalmente estou a dar asas a um projecto que demorou algum tempo a preparar e a pensar

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito bom, em quanto e que vai este aqua?

faltam umas plantas, mas ja li q estas a tratar disso!

cumps vais procurar as plantas a q lojas?

 

obrigado Jorge

 

em quanto como? em termos de orçamento é isso?

 

exacto, estou a ver se componho o resto da massa vegetal, para a semana chegam uns bons vasos (espero eu! porque esta semana algumas lojas não receberam encomendas da tropica, a ver se não volta a falhar). até lá o máximo que posso fazer é adicionar plantas flutuantes, como sugeriu o canito.

 

ora, como são patrocinadores do forum, penso que não há problema em revelar, compro plantas na Aquaplante, na Naturline e no Templo Aquático

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenta falar com os donos da loja e ver se dá para incluirem o teu pedido na próxima compra, o único problema será o número mínimo de vasos que terás de encomendar. ora a nível de orçamento, fazendo as contas por baixo, 400€ :)

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande post e grande explicação e descrição dos processos ...

Quanto ao aqua está muito boa a montagem, parabéns ..

agora é esperar que as plantas comecem a crescer ...

Editado por paulooliveira

o Meu Tanque ... ReefSpot - http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=200969

Aquele Abraço

 

Paulooliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem gonçalo, tens aqui um ganda tópico!! uma grande referencia para quem quer começar nestas andanças, tudo explicadinhoe muito bem fotografado, bem bem mas falando do aquário , ta muito porreiro, com um ar muito limpinho , agora é dar tempo ao tempo e nao deixes este tópico "morrer". Pessoalmente n gosto muito dessas plantas atras da rocha , mas se gostas tudo bem :bs_quesexclaim:

Vai actualizando.

cumprimentos e boa sorte.

Da uma olhada no meu Rock n Salt

Editado por marcospvz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande post e grande explicação e descrição dos processos ...

Quanto ao aqua está muito boa a montagem, parabéns ..

agora é esperar que as plantas comecem a crescer ...

 

Obrigado Paulo! a montagem ainda não está como quero, mas é como dizes, tenho que dar tempo para elas crescerem e adicionar as que ainda me faltam.

 

Bem gonçalo, tens aqui um ganda tópico!! uma grande referencia para quem quer começar nestas andanças, tudo explicadinhoe muito bem fotografado, bem bem mas falando do aquário , ta muito porreiro, com um ar muito limpinho , agora é dar tempo ao tempo e nao deixes este tópico "morrer". Pessoalmente n gosto muito dessas plantas atras da rocha , mas se gostas tudo bem :)

Vai actualizando.

cumprimentos e boa sorte.

Da uma olhada no meu Rock n Salt

 

Obrigado Marco, o objectivo foi mesmo esse, tentar dar um contributo a quem está a iniciar. a quais plantas te referes?

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto uma actualização, já com mais algumas plantas:

 

DSC01468.jpg?t=1278869393

DSC01470.jpg?t=1278869424

DSC01469.jpg?t=1278869453

DSC01472.jpg?t=1278869498

 

a pobre da rotala parece um perú depenado.. houve muitos pés que foram replantados da parte de trás a ver se quando crescerem já estão mais compactos. adicionei tambem uns pés de blyxa e mais um vaso de parvula.

Editado por Gonçalo Sousa

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

-A flauta da saida da agua... muda-a para a lateral esquerda... e com a saida dos furos da agua, apontados "às 15 horas".

Assim... terás uma melhor e mais correcta circulação da agua.

 

estive a pensar sobre o que disseste, e pelo que imaginei, a circulação de água é a seguinte:

45334705.jpg

 

assim será mais ou meno como tenho agora, se estiver a ver o aquário de cima. a flauta do filtro não ficou bem desenhada, mas a circulação será algo do género, percorre a superfície bate no vidro e desce, percorre o substrato e volta a entrar na flauta de succção

 

45334705.jpg

 

imaginando como me sugeriste, penso que será isto, a flauta fica do lado esquerdo, leva a corrente de água a percorrer a superficie, bate no vidro e volta a descer. qual será a diferença? :) não tou mesmo a chegar lá

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estive a pensar sobre o que disseste, e pelo que imaginei, a circulação de água é a seguinte:

45334705.jpg

 

assim será mais ou meno como tenho agora, se estiver a ver o aquário de cima. a flauta do filtro não ficou bem desenhada, mas a circulação será algo do género, percorre a superfície bate no vidro e desce, percorre o substrato e volta a entrar na flauta de succção

 

45334705.jpg

 

imaginando como me sugeriste, penso que será isto, a flauta fica do lado esquerdo, leva a corrente de água a percorrer a superficie, bate no vidro e volta a descer. qual será a diferença? :snipersmile: não tou mesmo a chegar lá

 

Gonçalo, eu também tinha a flauta do meu como tens agora, e mudei-a para a lateral esquerda. Mas isto fiz porque segundo consegui perceber, promove uma melhor distribuição do co2.

Se realmente faz alguma diferença, ainda não tive tempo para perceber.

img8219k.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é capaz de ser isso sim sandra :P

 

entretanto, hoje fiz os primeiros testes do aquário. e pareceram-me um pouco estranhos, a nível de nitratos e nitritos.

 

são estes:

43229805.jpg

 

será que quer dizer que vou ter que começar a fertilizar com fosfatos? acho que estou a começar a notar uma ou outra alguinha..

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.