Shiva - 1º plantado


Gonçalo Sousa

Recommended Posts

bom pessoal já agora se me quiserem sugerir alguma espécie para por em cardume, digam-me, ando ainda a pensar em alguma coisa

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 103
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

A malta quer é fotografias ! #food

 

Certamente irás querer alguma espécie de ciclideos e como tal, com essas dimensões, tens de ir para os Neons, ora pela minha experiência, os tetras embora tenham maior escolha, na hora de comer e quando te aproximares do aquário viram isso tudo ao contrário!!

 

 

outras sugestões intressantes são os peixes arco-iris que não cresçam muito, mas mais dificeis de encontrar como a familia Pseudomugil;

 

Mete-lá fotos para entusiasmar o pessoal.

 

Cumprts

José.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A malta quer é fotografias ! #food

 

Certamente irás querer alguma espécie de ciclideos e como tal, com essas dimensões, tens de ir para os Neons, ora pela minha experiência, os tetras embora tenham maior escolha, na hora de comer e quando te aproximares do aquário viram isso tudo ao contrário!!

 

 

outras sugestões intressantes são os peixes arco-iris que não cresçam muito, mas mais dificeis de encontrar como a familia Pseudomugil;

 

Mete-lá fotos para entusiasmar o pessoal.

 

Cumprts

José.Dias

 

Então grande José,

 

sim, estou a rezar para que os A. nijsseni ainda lá estejam quando tiver o aquário mais estabilizado para os ir buscar, mas já me informaram que é bastante difícil de sexá-los com a idade que têm, por isso espero que não corra mal na hora de os trazer para casa..

 

quando dizes que viram tudo ao contrário, o que queres dizer? eu até gosto dos neons, mas não sei, queria algo de diferente se é que me percebes. mas claro, há sempre a dificuldade de encontrar os "diferentes".

 

quanto às fotos, eu até as metia, mas não há nada de diferente. estou à espera de ir buscar mais plantas para compor mais isto e ir aumentado o fotoperiodo e as fertilizações a ver se elas crescem. entretanto a rotala já amoitou bastante, o que me deixa feliz ;)

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nós queremos é fotos! ;)

 

Quanto à fauna, acho que ficavam bem aí uns nariz de bebado ou um cardume grande de neons. #food

 

Olá Sandra ;)

 

eu também gosto de narizes bêbado, acho que os que ia escolher (se escolher) iam ser os Hemigrammus rhodostomus, que penso serem os narizes bêbado "verdadeiros". neste momento estão no topo da lista para possível compra, mas queria pensar bem antes de comprar, porque queria ter poucas espécies diferentes no aquário, para não ser uma grande salganhada.

 

quanto às fotos, é o que disse ao José, não há grandes novidades

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola gonçalo, epa isso ta ai um belo dum projecto, gostei muito mesmo .

podias por ai um valente cardume de neons, ia ficar muita bem .

 

abraço

 

Obrigado enzuh ;D para já não o considero muito bom, considero com potencial, porque ainda falta muita massa vegetal que não tenho conseguido encontrar, vamos a ver se isto se recompõe para a semana que vem.

 

quanto aos neons é a tal coisa, eu gosto deles, mas queria tentar outra coisa.

 

a ver se recebo mais sugestões

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tem pernas para a andar! Muito bem estruturado!

 

sim, estou a rezar para que os A. nijsseni ainda lá estejam quando tiver o aquário mais estabilizado para os ir buscar

 

Não precisas de rezar! Falas com o dono da loja, explicas a situação dizendo que estas à espera de terminar o ciclo e reservas os peixes para ti, chegando o dia vais lá e trazes para casa, é fácil :)

 

quando dizes que viram tudo ao contrário, o que queres dizer?

 

O que ele quer dizer é que os neons na hora de comer ficam tolos e nadam em todas as direcções! Mas nada de grave não te estraga o layout por isso!

 

queria algo de diferente se é que me percebes.

 

Os bêbedos são uma boa opção também, tenho no meu comunitário e nada a dizer muito bons, formam um cardume muito mais coeso que os neons e sempre em movimento, os neons são mais parados!

 

Boa sorte!

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tem pernas para a andar! Muito bem estruturado!

 

Obrigado Paulo! para já ainda está a dar os primeiros passos só.

 

Não precisas de rezar! Falas com o dono da loja, explicas a situação dizendo que estas à espera de terminar o ciclo e reservas os peixes para ti, chegando o dia vais lá e trazes para casa, é fácil :transport027:

 

será que reservam? bom, não perco nada em tentar, como ainda não tinha pensado nisso se calhar é mesmo o que vou fazer!

 

O que ele quer dizer é que os neons na hora de comer ficam tolos e nadam em todas as direcções! Mas nada de grave não te estraga o layout por isso!

 

ahh é relativamente a isso? eu tenho neons rosa num comunitário e eles não ficam assim tão descontrolados, assim que vêm a mão por cima do aquário sobem logo à superfície, e são muito prespicazes quando toca a "caçar" a comida! são umas piranhas em miniatura :)

 

Os bêbedos são uma boa opção também, tenho no meu comunitário e nada a dizer muito bons, formam um cardume muito mais coeso que os neons e sempre em movimento, os neons são mais parados!

 

ora era isso que gostava de saber, experiencia própria de alguém que os tem! o que me podes dizer sobre o comportamento deles?

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

será que reservam? bom, não perco nada em tentar

 

Ora é esse o espírito não perdes nada em tentar! Eu não conheço a loja que estas a falar mas quase de certeza que reservam! A mim pelo menos tinha o meu aqua montado à coisa de mês e pouco e ainda não me sentia preparado para meter discus, queria inserir o primeiro discu aos 2 meses de vida do aqua, mas acontece que tinha mirado um discu antes, falei com o homem da loja, expliquei a situação e ele guardou-me o discu durante 3 semanas, chegando o dia fui lá e trouxe-o para casa, hoje em dia sou cliente assíduo dessa loja e dou-me bem com o dono, basta querer alguma coisa faço uma chamada e faço as minhas reservas, porque infelizmente o meu horário de trabalho só me permite ir ao sábado às lojas e como tal tenho de fazer umas reservas se quero ter alguma coisa em condições senão levam-me tudo :)

 

o que me podes dizer sobre o comportamento deles?

 

É assim tenho neons no meu nano e bêbedos no meu comunitário. Se queres ver um cardume coeso de um lado para o outro compra bêbedos, se quiseres ver um cardume mais parado e afasto compra neons! Vai do que procurares, opinião pessoal aconselho-te um cardume de pelo menos 10 bêbedos! Garanto-te que não te arrependes :transport027:

 

Deixo-te aqui um vídeo para veres o comportamento dos bêbedos,

 

 

Que dizes? Gostas? Eu adoro! Onde vai um vão todos e sempre de um lado para o outro do melhor mesmo!

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

O que ele quer dizer é que os neons na hora de comer ficam tolos e nadam em todas as direcções! Mas nada de grave não te estraga o layout por isso!

Falo dos tetras e recomendo os Neons, e não ao contrário; :transport027: Leiam bem o post. E sim, os Moenkhausia sanctaefilomenae ou conhecidos como tetra olho-de-fogo, viravam-me as plantas e o areão do avesso ( especialmente os maiores) em sprints pelo feitio assustadiço e nervoso que desmonstraram comigo durante 3 longos meses em 100Litros.

 

Os bêbedos são uma boa opção também, tenho no meu comunitário e nada a dizer muito bons, formam um cardume muito mais coeso que os neons e sempre em movimento, os neons são mais parados!

Verdade.

 

Queremos fotos! nem que seja dos caracois ou das algas, ou do mosquito que morreu á superficie.

Queremos ver tudo. :)

 

Boa sorte

Cumprts

José.Dias

 

PS: Belo video, adoro esses cardumes.

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora era isso que gostava de saber, experiencia própria de alguém que os tem! o que me podes dizer sobre o comportamento deles?

sao um peixe muito giro, andam sempre tds juntos e de um lado para o outro!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora era isso que gostava de saber, experiencia própria de alguém que os tem! o que me podes dizer sobre o comportamento deles?

 

 

Confirmo! Eu tenho um cardume de 6 desde o ciclo do aqua e só tenho a dizer bem. Super bem dispostos, sempre a nadar dum lado pro outro e comem que nem porcos!

São uma comédia. Parece que fazem coreografias tal é a sincronização com que nadam juntos. :)

img8219k.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Confirmo tudo o que já disseram sobre os cardumes de bêbados, em aquário comunitário são muito organizados em cardume, não conheço nenhuma outra espécie assim!

 

O segredo é serem mais de dez espécimes (eu tenho 20!!!) e ainda ter um outro peixe maior ou mais ameaçador que os façam sentir necessidade de formar um cardume! Tipo uns escalares granditos!! Se não houver ameaça a tendência em desfazer o cardume é maior...

Dêem uma vista de olhos...

 

novaimagemx.png

Igapó

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Vou dar os meus 2 bitaites... :P

 

Os nitratos a 10 ppm... é normal. Utilizas um substrato fértil de qualidade... que contem nitrogenio(e restantes macros)... e depois tens o aquário vazio de plantas e ainda a ganhar raizes e a adaptar-se.

Portanto... não tens flora suficiente para consumir. Manter as tpas e introduzir mais plantas é o melhor que podes fazer.

Aliás... conforme os fabricantes desses substratos fertéis anunciam... destinam-se, de preferência, a aquários densamente plantados... :P

 

 

O bitaite 2... os cardumes. Bem... é tudo uma questão de gosto pessoal... mas na minha opinião... os cardinais e os neons... não são peixes de cardume... ou melhor... não tem comportamento... como peixe de cardume.

Seja como for... a escolha do cardinal é sempre uma excelente opção, pois a sua cor azul cria um enorme impacto visual, contrastando com o verde das plantas.

 

Deixo mais uma sugestão (porque a dos bebados já foi dada):

-Na loja de aquariofilia que costumas frequentar, vendem-se umas rasboras... bonitas e acessíveis em termos de preço. As rasboras espei.

Formam um bonito cardume... sempre em movimento.

 

E agora... eu quero fotos... fotos... fotos... fotos.

E de próxima vez... vou gritar... fotos... fotos... fotos.

 

Continua a divertir-te com o aquário... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

 

Ora é esse o espírito não perdes nada em tentar! Eu não conheço a loja que estas a falar mas quase de certeza que reservam! A mim pelo menos tinha o meu aqua montado à coisa de mês e pouco e ainda não me sentia preparado para meter discus, queria inserir o primeiro discu aos 2 meses de vida do aqua, mas acontece que tinha mirado um discu antes, falei com o homem da loja, expliquei a situação e ele guardou-me o discu durante 3 semanas, chegando o dia fui lá e trouxe-o para casa, hoje em dia sou cliente assíduo dessa loja e dou-me bem com o dono, basta querer alguma coisa faço uma chamada e faço as minhas reservas, porque infelizmente o meu horário de trabalho só me permite ir ao sábado às lojas e como tal tenho de fazer umas reservas se quero ter alguma coisa em condições senão levam-me tudo :(

 

vou ver se tenho a tua sorte então :chores009:

 

Deixo-te aqui um vídeo para veres o comportamento dos bêbedos,

Que dizes? Gostas? Eu adoro! Onde vai um vão todos e sempre de um lado para o outro do melhor mesmo!

tenho a dizer-te que me convences-te com esse filme, excelente o comportamento deles mesmo

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queremos fotos! nem que seja dos caracois ou das algas, ou do mosquito que morreu á superficie.

Queremos ver tudo. :(

 

LOL! por acaso caracóis apareceram-me uns quantos, mas muito poucos, lá vão sendo aspirados nas TPA's haha

 

quanto às fotos, por agora estou sem máquina XPTO, a irmã precisou dela para uma viagem, então tenho que esperar que ela regresse

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sao um peixe muito giro, andam sempre tds juntos e de um lado para o outro!!

 

Confirmo! Eu tenho um cardume de 6 desde o ciclo do aqua e só tenho a dizer bem. Super bem dispostos, sempre a nadar dum lado pro outro e comem que nem porcos!

São uma comédia. Parece que fazem coreografias tal é a sincronização com que nadam juntos. :(

 

Confirmo tudo o que já disseram sobre os cardumes de bêbados, em aquário comunitário são muito organizados em cardume, não conheço nenhuma outra espécie assim!

 

O segredo é serem mais de dez espécimes (eu tenho 20!!!) e ainda ter um outro peixe maior ou mais ameaçador que os façam sentir necessidade de formar um cardume! Tipo uns escalares granditos!! Se não houver ameaça a tendência em desfazer o cardume é maior...

 

parece-me que já fiquei convencido com os bêbados :chores009: pelo que percebo existem vários bêbados certo? os verdadeiros são os Hemigrammus rhodostomus não é?

 

quanto a ter peixes de maior porte, como discos ou escalares, bem que gostava, mas neste penico não cabe lá nenhum saudavelmente.. vai ter que ficar para uma banheira a sério :)

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Vou dar os meus 2 bitaites... ;)

 

Os nitratos a 10 ppm... é normal. Utilizas um substrato fértil de qualidade... que contem nitrogenio(e restantes macros)... e depois tens o aquário vazio de plantas e ainda a ganhar raizes e a adaptar-se.

Portanto... não tens flora suficiente para consumir. Manter as tpas e introduzir mais plantas é o melhor que podes fazer.

Aliás... conforme os fabricantes desses substratos fertéis anunciam... destinam-se, de preferência, a aquários densamente plantados... :P

 

 

O bitaite 2... os cardumes. Bem... é tudo uma questão de gosto pessoal... mas na minha opinião... os cardinais e os neons... não são peixes de cardume... ou melhor... não tem comportamento... como peixe de cardume.

Seja como for... a escolha do cardinal é sempre uma excelente opção, pois a sua cor azul cria um enorme impacto visual, contrastando com o verde das plantas.

 

Deixo mais uma sugestão (porque a dos bebados já foi dada):

-Na loja de aquariofilia que costumas frequentar, vendem-se umas rasboras... bonitas e acessíveis em termos de preço. As rasboras espei.

Formam um bonito cardume... sempre em movimento.

 

E agora... eu quero fotos... fotos... fotos... fotos.

E de próxima vez... vou gritar... fotos... fotos... fotos.

 

Continua a divertir-te com o aquário... ;)

 

Ora esta é uma das alturas em que saco do caderno de notas para apontar :chores009:

 

bom, em relação ao primeiro bitaite, totalmente de acordo, tambem era o que tinha pensado fazer. tenho mantido as TPA's, não vejo algas, noto crescimento pequeno das plantas, a rotundifolia já perdeu a cor rosa, mas está a crescer, e a HM que tenho tambem está bem verdinha e com umas folhas mais desenvolvidas. a ver se arranjo as plantinhas.

 

quanto ao bitaite nº2 era uma boa opção, mas já tive a minha experiência com Rasboras arlequim, (trignostigma heteromorpha), gostei deles, mas queria tentar outra coisa :(

 

e as fotos é a tal coisa, estou sem máquina, a irmã rapinou-ma.

 

venham mais desses bitaites :)

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

02072010333.jpg?t=1278869773

 

só para deixar uma pequena actualização, com mais plantas acabadas de plantar

 

um grande obrigado ao Spaar (José) por me ter oferecido tantas plantas e em tão bom estado! ;)

 

a qualidade da foto é que não é muita por ter sido tirada com telemóvel

Editado por Gonçalo Sousa

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

deixo aqui umas fotos da minha pequena. foram é tiradas com o telemóvel, por isso não há muita qualidade:

 

03072010343.jpg?t=1278869816

 

03072010339.jpg?t=1278869843

 

03072010338.jpg?t=1278869872

 

03072010337.jpg?t=1278869908

 

03072010335.jpg?t=1278869937

 

ainda está a recuperar as cores, só chegou ontem ao fim da tarde, por isso acho que ainda tem bastante a dar quando recuperar a 100%. é muito curiosa, não para quieta no aquário, anda a explorar as coisas, prova o areão para ver se não é mesmo comida LOL tenta morder bolhas de O2 que a cuba faz, e ainda está a tentar perceber porque raio é que vive com peixes que passam o dia colado ao vidro, os ottos :D

Editado por Gonçalo Sousa

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Gonçalo.

 

Animal muito interessante! extraordinário apistogramma que adquiriste aí. Pouco sei acerca desta espécie e ao que parece as opiniões dividem-se quanto ao seu comportamento em relação ás outras espécies Apistogramma, podes ver AQUI um tópico criado onde o nosso amigo FAAO foi também proprietário de um casal.

 

Pouco sei, mas acredito que com o desenrolar deste tópico ficaremos a a conhecer melhor!

Falta arranjar um namorado.

 

Parabéns.

Cumprts

José.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, agora que finalmente chegaram os fertilizantes em pó, posso começar a compor melhor este plantado! Os fertilizantes que comprei são:

 

-Cloreto de Potássio (KCl)

-Nitrato de Potássio (KNO3)

-Fosfato Monopotássico (KH2PO4)

 

Este trio vai-me fornecer os Macro nutrientes do meu aquário, Micros e Ferro vou arranjar à parte. Mas estes fertilizantes não vão ser os únicos a fornecer macro nutrientes, pois a comida de peixes e os seus dejectos também entram nas contas. Talvez não sejam tão significativos em aquários com grande litragem, mas em aquários mais pequenos podem desempenhar um papel importante.

 

Fertilização Líquida:

 

-Os seres vivos necessitam de ter acesso a uma variedade enorme de elementos para poderem desempenhar as suas funções metabólicas. Seja para gerar energia (bioenergia) ou para sintetizar compostos que necessitam para a sua sobrevivência (biosíntese). As plantas não são diferentes do resto, como tal, necessitam os seus compostos Bioenergéticos, como a energia gerada pela luz, e o CO2 captado. Recebida esta energia está na altura de a utilizar para (bio)sintetizar o que o organismo necessita. Aí entram o resto dos nutrientes.

 

-Podemos subdividir o leque de nutrientes em dois grupos principais, Macro nutrientes e Micro nutrientes. Todas as plantas precisam deles, algumas absorvem-nos pelas folhas maioritariamente, utilizando as raízes para fixação ao substrato (por exemplo), outras desenvolvem um sistema radicular extenso e compacto para poderem captar os nutrientes a partir daí.

 

Macro nutrientes:

-Azoto (N), Fósforo(P), Potássio(K), Cálcio(Ca), Magnésio (Mg) e Enxofre (S)

 

Sendo que o Azoto, Fósforo e o Potássio se dizem Macro nutrientes primários, e o Cálcio Magnésio e Enxofre Macro nutrientes secundários.

 

Micro nutrientes:

 

-Ferro (Fe), Cobre (Cu), Manganês (Mn) , Zinco (Zn), Molibdénio (Mo), Boro (B), e Cloro (Cl)

 

 

-Como indica o nome, os macro nutrientes são consumidos em maior escala do que os micro nutrientes, mas tanto uns como outros não devem faltar às plantas, caso contrário elas não conseguem manter os seus níveis de crescimento e as algas aproveitam-se da oportunidade. Mas não se deve simplesmente deitar o frasco de fertilização dentro do aquário e dizer-lhes para crescer. É importante manter um equilíbrio, entre o que é produzido pelo aquário naturalmente (pelos peixes e pela comida que lhes damos) e o que temos de adicionar extra.

 

-Para descobrir esse ponto de equilíbrio, vou começar as minhas fertilizações “por baixo”, ou seja, administrando pouco e ver qual a reacção do aquário. Desde que iniciei a montagem, mantive as plantas apenas com trocas parciais de água diárias, com CO2 e uma iluminação boa, mas de foto período curto, assim, quando coloquei os primeiros peixes, consegui perceber que efeito é que os seus “produtos secundários” tinham nos valores do meu aquário e a partir daí traçar um plano de fertilizações. Vou começar então por medir os valores do meu aquário antes do foto período e no final do foto período para ir percebendo o que é consumido, o que é gerado e o que tem de ser adicionado.

 

Preparação de fertilizantes de dissolução:

 

-Vou tentar explicar o melhor que posso esta parte, porque isto realmente não é física quântica, é bastante simples, espero é não me ter enganado em nenhum cálculo :discuss_gathering: Antes de encomendar os fertilizantes informei-me sobre o seu grau de pureza. Isto vai ser importante para conseguir calcular as diluições e quantas ppm vou adicionar ao aquário de determinado nutriente.

 

Concentrações da solução:

 

-No KCl por exemplo, este Cloreto de Potássio é de pureza farmacêutica, se dissolver 50 g em 250ml de água e depois adicionar 1 ml dessa mistura, vou aumentar em 1 ppm o nível de potássio em 100L de aquário.

 

-Para me facilitar a tarefa, vou preparar a solução para 1L de água, só preciso de quadruplicar a concentração de KCl, fica então 200g de KCl em 1L de água mantendo-se assim a mesma concentração. Para os outros faz-se o mesmo.

 

Pesagem e dissolução:

 

-Para a pesagem dos reagentes, utilizo uma pequena técnica, que não é nada por aí alem, mas pode ajudar.

 

1º) corta-se um quadrado pequeno de papel e dobram-se os lados para fazer uma espécie de caixinha

 

09072010348.jpg?t=1278870003

09072010349.jpg?t=1278870072

 

2º) tara-se a balança com o papel colocado e começamos a colocar o reagente até à quantidade desejada

 

 

3º) depois de chegar à quantidade desejada, pega-se em duas das quatro pontinhas da caixa e dobra-se formando um triangulo para deitar tudo no recipiente onde vamos fazer a mistura.

09072010350.jpg?t=1278870096

09072010352.jpg?t=1278870120

 

 

-Hoje medi os valores do meu aquário e tinha 5 ppm de NO3 e 0 ppm de PO4 antes de iniciar o foto período, posto isto, amanha antes de iniciar o foto período, vou fazer uma TPA e vou começar a fertilizar 10 ppm de NO3, 0,5 ppm de PO4 e 10 ppm de K. e no final do dia vejo o que foi consumido. vou tambem subir o foto periodo de 6horas e meia para 7horas e meia.

 

o que vos parece?

Editado por Gonçalo Sousa

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Simplesmente excelente!! :P

 

Tenho a certeza que com uma explicação tão detalhada, vais ajudar muita gente a perceber melhor como fertilizar, fazendo nós próprios a mistura.

Incluindo eu :D

 

Espero ver fotos do teu aqua em breve!! Com tanta dedicação vai ficar fabuloso, não tenho dúvidas.

Editado por soulgirl
img8219k.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

És tu que escreves estes textos e explicações?

Desde o inicio do post que vens com uns discursos de politico com uma pequena diferença, tu escreves e escreves mas ainda dizes alguma coisa de útil, já um politico...

Agora uma duvida, fizeste a preparação dos fertilizantes em quantidades superiores ás que precisas, ainda que fertilizes diariamente isso vai durar algum tempo. A duvida é, passada uma semana, duas ou três isso vai continuar a fazer o trabalho a 100%?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.