Quase em desespero....ALGAS PRETAS


NMSGonçalves

Recommended Posts

Boas:

 

O meu aquário tem cerca de 120L e tem uma altura de 40cm.

Como vinha equipado apenas com uma calha de 25W, comprei um daqueles balastros com terminais numa loja de aquariofilia, passando para 50W. ( powerGLO + AquaGLO ).

 

As plantas agradeceram.

Após longas pesquisas aqui no fórum decidi acrescentar 2 lâmpadas de 15W cada uma daquelas compactas ( economizadoras) de 6400K.

Fiquei assim com 80W reais.

Actualmente tenho apenas 50W 10horas por dia.(devido às algas)

 

O meu aquário tem 2 discus, 1 escalar, 4 Serpaes, 4 tetras bueos aires., 1 pleco, 2 ampulárias 2 Ottos.

 

Plantas: Echinodorus, anúbias barteri, hygropylla polysperma rosanerving, musgo de java ( quase preto :P )

 

 

Problema: está tudo minado de algas pretas que parecem pequenos tufos nas pontas dos troncos e plantas que ñão consigo remover sem a respectiva poda das folhas afectadas.

 

O aquário tem os parametros estáveis e todos os peixes estão bem.

 

Faço injecção caseira de CO2 com o difusor da Nutrafin.

 

pH - 6.8

kH - 5

gH - 6

Nitritos - 0

PO4 - não sei mas uso o Seachem Phos Guard ( desde à 2 semanas )

Nitratos - não tenho o teste

Amónia - não tenho o teste

 

Já tentei de tudo:

 

6 dias de completa escuridão, pouca alimentação, mas nada.

 

Hoje falei com o dono da loja onde compro o material e ele disse que talvez os nitritos possam estar a zero mas os nitratos estejam altos.!?!?

 

Faço as tpa´s regularmente mas não consigo erradicar as algas.

 

Peço-vos ajuda pois começo a desesperar e qq dia já não tenho plantas.

 

Obrigado, Nuno

Ferrari, Heptacampeã do Mundo de F1

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tambem tenho disso mas com TPA´s mais frequentes e remoção mecanica das algas (poda de plantas e raspagem da decoração) ja as tenho controladas.

 

Sinceramente nem sei qual o motivo da sua aparição...

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Aqui vão as fotos das ditas algas:

NOTA: as fotos não têm grande qualidade devido à máquina ( ou ao fotógrafo), seja com for, espero a vossa ajuda.

Junto vai uma foto do meu aquário com era à 2 semanas antes de uma poda ( foram para o lixo :) ), e antes da aquisição do meu novo disco.

 

Cá vão:

 

à 2 semanas atrás era assim :

 

Pic_1100_29.jpg

 

 

As algas que me dão cabo do juízo

 

Pic_1100_33.jpg

 

Pic_1100_34.jpg

 

 

Nem os Ottos querem nada com elas :)

 

Pic_1100_35.jpg

 

Pic_1100_36.jpg

 

 

As fotos mais recentes não ponho por vergonha do q se está a passar.

talvez daqui a uns tempos quando isto melhorar.

 

Espero os vossos conselhos.

Obrigado.

Nuno Gonçalves

Ferrari, Heptacampeã do Mundo de F1

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algas pretas? Se fossem castanhas era problema de iluminação.

Só quero dar uma ideia: e se não forem algas?

Que tal sujidade do aquário? Tens a filtração mecânica a funcionar correctamente? Está limpa?

Não introduziste nada (algum medicamento) na água?

 

Feliz Natal

Ho, Ho, Ho

___________

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno,

Na minha opinião os niveis de Nitrato e Fosfatos poderão explicar o aparecimento destas algas. Penso que deverás primeiro comprar estes dois testes. O facto de não teres nitritos não implica de forma nenhuma que não tenhas Nitratos pois se o ciclo de Nitrogenio estiver a ser concluido (Nitrificação) o resultado é amonia a zero, nitrito a zero e nitratos que podem ou não estar a zero. Mesmo com trocas de água frequente pode não ser o suficiente para eliminar os nitratos pois muitas vezes a agua da torneira também tem Nitratos.

Em relação aos fosfatos o facto de utilizares anti-fosfatos não implica que não os tenhas pois estes anti-fosfatos retiram niveis moderados de fosfatos.

Faz primeiro os testes..

 

Abraço,

Miguel

Miguel Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!!!

 

Vê isto!

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...&highlight=alga

 

 

 

Olha, eu tinha o aquario "forradinho" com essas algas mas comprei 12 SAE's e parecia magia! Numa semana deixei de ter essas algas!!

 

Faz o mesmo!

 

Boa sorte!

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno,

 

Obrigado pela ajuda.

 

Por incrível que pareça, o meu aquário tem uns habitantes muito variados.

2 Discus , 1 Pleco (16 cm ), 4 serpaes, 4 tetras buenos aires, 2 ottos, 2 ampulárias.

 

Como podes calcular, nem o pleco quer saber de algas pois a mistura para discus e as larvas sabem-lhe bem melhor!!!

 

 

Vou seguir o teu conselho e procurar uns sae´s para ver se dou cabo destas algas.

 

Abraço, Bom Natal

Ferrari, Heptacampeã do Mundo de F1

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem....algas dessas apareceram-me quando introduzi discos no meu aquario e comecei a alimenta-los com comida congelada.

Tenho uma forte suspeita que a culpa foi dos "congelados".

creio que aumentou os fosfatos pois nitratos e nitritos não acusou nada demais... agora fosfatos nem tenho o teste....

Tambem dás comida congelada aos teus discos?

 

Um abraço

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

precisamente!!!

 

Acho que começaram a partir do momento em que comprei os discus e os comecei a alimentar com "patê" congelado e as larvas de mosquito vermelho!

 

Quanto aos fosfatos e nitratos infelizmente não posso tirar nenhuma conclusão visto não possuir os respectivos testes, pelo que depois de os comprar ( em breve, espero ) poderei com certeza ter opinião.

Uma coisa é certa, tenho cortado na alimentação e na iluminação e nem assim há menos algas. ;)

 

Uma vez mais obrigado pela ajuda.

 

Nuno Gonçalves

Ferrari, Heptacampeã do Mundo de F1

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse tipo de algas são muito complicadas de se eliminar porque se estiverem agarradas a uma folha não saem sem a magoar e depois demoram a desaparecer, mas há uma forma de as eliminar, em primeiro corrigir o fosfato no aquário depois eliminar estas com co2 ou seja abusar mais um pouco no co2 estas irão mudar para uma cor pálida e depois para branco acabando por desaparecer.

Eu próprio fiz isto e funciona! A única desvantagem é a descida do ph, deve ter-se em atenção os habitantes do aquário

 

Espero ter ajudado!

Banner-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também tinha disso... Limitei-m a remodelar o aquário completamente. Aliás... Tou hoje, dia 20 - 12 - 2004 a faze-lo. Eu vou por o passo-a-passo aqui no forum, depois posso-te dar o link.

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

 

|==|================ ================|==|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pela ajuda.

 

A minha remodelação passou por deitar plantas fora, podar outras mais afectadas e pouco mais.

 

Ainda estou para ver o resultado desta atitude, mas logo se vê.

 

 

Fico à espera desse link!!!!!!!!

 

fiquem bem.

Ferrari, Heptacampeã do Mundo de F1

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Experimenta tratar com agua oxigenada. Pesquisa aqui no Forum por este tema e encontras instrucções de como aplicar (quantidade e frequência).

Eu já tive o aquário cheio dessas algas e as plantas quase cobertas (principalmente as anubias e echinodorus) e apliquei H2O2+TPA's (de 3 em 3 dias)e resultou.

 

Cumprimentos,

bannerExpoGuppy.jpg

Carlos

APGuppy#2 //APC#6 //APK#164

Link to comment
Partilhar nas redes sociais