Potássio com cor estranha?????


nuno_79

Recommended Posts

boas, faço fertilização com pós á cerca de 3 meses, fiz uma encomenda num dos patrocinadores do forum e como o que mais me fazia falta era o potássio e a encomenda demorava alguns dias a chegar fui a uma farmácia e comprei KCl em cristais, fiz a mistura e á partida tudo correu bem, entretanto acabou a dita mistura e fiz uma nova , agora com o KCl da encomenda, para meu espanto deu uma mistura amarelada e com muitos grãos no fundo(parece areia) nada parecida com a primeira que fiz, sei que o KCL em cristais é mais puro(e mais caro) mas será normal a mistura ficar com este aspecto, já está feita á cerca de duas semanas.

 

gallery_14732_1576_320694.jpg

 

gallery_14732_1576_1133348.jpg

 

Peço desculpa pela disposição das fotos, só agora reparei como estavam.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca vi algo identico nem com essas impurezas todas no fundo, os macros ficam sempre quase agua cristalina e sem algum tipo de sujidade no fundo.

 

Eu não adicionava isso ao aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nada como questionar o fornecedor? Qual o grau de pureza anunciado?

 

Em KCL não me parece nada normal. Se fosse KNO3 por vezes o liquido final poderá ter coloração e depósito não preocupante dependendo do método utilizado para a fabricação do mesmo.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, apesar de ter pouca experiencia tambem achei esquesito, e agora? o potássio é um macro que adiciono diariamente, deixo este de lado? tenho mais 2 Kg deste produto! se calhar o melhor é passar pela farmácia e ver se consigo comprar daquele em cristais apesar de muito mais caro! o que acham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nada como questionar o fornecedor? Qual o grau de pureza anunciado?

 

e podes sempre deixar aqui a resposta do mesmo para informação de outros membros.

 

Certo é que já por aqui se discutiu o preço e as implicações de diferentes graus de pureza, e que vários patrocinadores vendem destes produtos, eventualmente com diferentes graus de pureza ( o preço não é tudo quando se escolhem produtos)

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, foi a 1ª vez que comprei, foi na waterevolution, tentei ligar mas ninguem atende, quanto ao grau de pureza só depois de falar com a pessoa responsavel da dita loja, entretanto eu e a minha esposa tivemos a peneirar o pó e a fazer uma nova mistura, apresenta a mesma cor suja embora com menos areias no fundo(pois foi peneirada), acham que é seguro adicionar este produto ao aquario ou passo pela farmacia e compro os cristais de potassio?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não adicionava, primeiro pq esse aspecto não é normal, depois não sabes o que vais estar adicionar, depois pq não sabes se vais adicionar algo que posso prejudicar a fauna.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, pessoal, estive agora a falar com um fornecedor que me disse que o KCL que tenho é o de uso agricola, ele tambem usa, sem problemas no caso dele, só passa a mistura por um filtro de café, será que fiz uma tempestade num copo de agua?

á mais alguem a usar KCl agricola?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pesquisa no forum mas já foi discutido...

 

é so ver quais as impurezas declaradas pelo fabricante.

 

e um filtro de café...não retira contaminantes perigosos dissolvidos, o teu problema não são as areias no fundo...o teu problema é que as areias revelam o grau de pureza do mesmo, que não é a desejada para utilizar em aquário.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!!

 

Comprei o mesmo à water revolution e tive o mesmo resultado. essa mistura amarelada. Adicionei no domingo em 2 aquas e não tive qualquer problema. eventualmente isto poderá é ter concentrações inferiores. Deve ter um excipiente qualquer.

 

Abraços

 

 

BB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alias...como foi vendido pela Water revolution como fertilizante para aquarios, nem sequer me passou pela cabeça que eventualmente pudesse ser impróprio. Não devemos ser os primeiros a usar isto...Digo eu...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alias...como foi vendido pela Water revolution como fertilizante para aquarios, nem sequer me passou pela cabeça que eventualmente pudesse ser impróprio. Não devemos ser os primeiros a usar isto...Digo eu...

Ora bem, se eu nunca tive-se usado potássio antes se calhar também comia e calava, mas como uso o da farmácia que é incolor ia desconfiar como tu fizes-te, nada mais normal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui há uns tempos um membro comprou uma grande quantidade (formou um grupo).

 

O KCl tem cristais claros (tipo açúcar) e a água continua incolor.

 

A ideia que tenho é de um elevado grau de pureza, mas já não me recordo do valor. (esse sal não me parece que seja difícil obter com pureza elevada e é barato)

 

Deve ter sido a cerca de 5€/kg!

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nem me importo de usar um KCL com menor grau de pureza, desde que os excipientes sejam inócuos (aparentemente sao). gostava era de saber se essa diferença é muito significativa. Ainda para mais que, sem testes, tem mesmo que se confiar na info do fabricante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que me preocupa não é a curto prazo mas sim a médio/longo prazo, o menbro JUSTME explica isso num tópico antigo, pois ao não saber ao certo o que faz parte do pó podemos tar a introduzir amônia e outros elementos nocivos, apesar de fazer TPA de 40/50 % todas as semanas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno.

 

Sinceramente, não vejo qualquer problema em continuares a usar esse potassio.Aliás... já o usas há algum tempo... e sem problemas. As plantas crescem e os peixes vivem saudáveis.

Mas... a questão é o grau de pureza... e a concentração do mesmo.

 

O ideal... é utilizares um potassio mais puro... sendo que a sua cor... é sempre o branco cristalino. E a farmacia é sempre um local seguro para fazermos a compra do potassio.

Editado por canito
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Como te disse e bem o forneçedor esse KCL é de uso agricola pelo que deve ter um grau de impurezas maior que no Kcl Farmaceutico!!

Se essas impurezas não forem de origem carbonica ou toxica! Não vejo nenhum problema em usares!

E se mais pessoas já usaram esse KCL (incluindo eu) e nunca tiveram problemas, acho que não é motivo para Alarmes!!!

Ou voltamos a velhinha maxima do que é barato não presta??

Acho sim que é de louvar estas pessoas que se preocupam com os nossos bolso (atenção que não tenho nada a haver com a Wate[R] evolution!!! Sou apenas um cliente satisfeito!)

 

Não é uma questão de alarmes, é uma questão técnica. O método "sintetizar" ou obter o KCL é muitas vezes diferente em função de:

 

-grau de pureza pretendido

-tipo de contaminantes que podem ou não estar presentes

-limites máximos de alguns contaminantes que podem estar presentes para diversas aplicações.

 

ou seja, dois quimicos com o mesmo grau de pureza podem ter especificações diferentes quanto ao tipo de contaminantes que podem estar presentes para cada aplicação, dai que em vários fornecedores de quimicos industriais podes encontrar graus de pureza semelhantes ou iguais mas com diferentes especificações. existem vários graus de pureza para além de agricola e farmaceutico, como o técnico, o alimentar, para biotecnologia, etc...

 

exemplificando, (não necessariamente para o KCL), um dos métodos de fabrico/processamento , pode ter como contaminantes conhecidos amónia ou ureia, nenhum destes contaminantes é impeditivo para a agricultura, sendo até bem vindos, no entanto para aplicações farmaceuticas por exemplo esses contaminantes podem ser totalmente indesejados.

 

vejamos por exemplo, na sigma aldrich só alguns dos produtos com pureza 99%

 

http://www.sigmaaldrich.com/catalog/Lookup...0&F=PR#test

 

onde diz potassium chloride são oferecidos 23 produtos e só contando com graus de pureza elevados. Se abrirem a ficha de alguns dos produtos reparam que os testes efectuados, e os niveis de contaminantes são bastante diferentes apesar da mesma pureza.

 

molecular biology >= 99%

http://www.sigmaaldrich.com/catalog/Produc..._KEY&F=SPEC

bioxtra >=99%

http

://www.sigmaaldrich.com/catalog/Produc...KEY&F=SPEC

 

etc...

 

 

 

 

 

Eu nem me importo de usar um KCL com menor grau de pureza, desde que os excipientes sejam inócuos (aparentemente sao). gostava era de saber se essa diferença é muito significativa. Ainda para mais que, sem testes, tem mesmo que se confiar na info do fabricante.

 

porque dizem que aparentemente são? porque não morreram todos os peixes em 5 minutos?

 

 

Viva,

 

No meu plantado, tenho conseguido os mesmos resustados que conseguia com os KCL que comprava na farmaçia!!

Por isso acho que este produto é de confiança!!!

 

eu também posso achar muita coisa, ter certezas é que é mais dificil.

 

é que atrás só falei de amónia e ureia, mas desde cobre a aluminio passando por chumbo ou arsénico desde que em niveis aceitaveis para agricultura tudo é válido, para aquariofilia é que pode ser problemático a longo termo.

 

Não estou a dizer para comprarem na farmácia, ou que o da farmácia é o unico que é bom, mas perguntar qual o grau de pureza, e os contaminantes declarados no exames não faz mal a ninguem. Se existe mais barato e de qualidade online, comprem online. Claro que se verificarem facilmente que o anunciado é diferente do que receberam, devem reclamar, acho eu...

 

Comprar sabendo o que se compra é para isto como para qualquer outra coisa melhor do que comprar sem saber o que se compra...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

porque dizem que aparentemente são? porque não morreram todos os peixes em 5 minutos?

 

 

Boas

 

Digo que aparentemente são porque os comprei na water evolution e (vou partir do principio que) eles devem saber minimamente o que vendem e as consequências disso. Não foi propriamente na drogaria da esquina.

 

Pelo preço que foi ja sabia que não era propriamente kosher, mas daí até isto conter elementos prejudiciais, é grave . Eu não vou usar mais até ter a certeza do que é isto.

 

 

de qualquer maneira, obrigado pelos esclarecimentos!

 

Um abraço

 

Bruno Branco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não gosto de comentar patrocinadores, ou lojas, especialmente porque o faria sem conhecimento directo de causa, mas sim em observações feitas por outros, e portanto não o faço.

 

Numa apreciação geral para qualquer quimico, as especificações para agricultura, não são, na minha opinião informada, adequadas para utilizar em aquário.

 

Para dar um exemplo mais concreto o processo mais usual de produção de nitrato de potássio (quimico muito utilizado para subir nitratos em aquario) é através da oxidação de amónia. Obviamente que a probabilidade de um valor preocupante de sais de amónia (nitrato de amónia, p.ex.) em nitrato de potássio agricola é muito mais elevado que em nitratos tecnicos, farmaceuticos, alimentares, purum, puriss, etc...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu no meu caso não volto a arriscar, já tenho encomendado na farmácia o cloreto de potássio, que até vem a um preço interessante e já tenho comigo o nitrato de potássio, até fiquei admirado com o preço, 4,95 um Kg da MAIALAB, na minha opinião não vale a pena arriscar tal como o JUSTME referiu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Viva,

 

Como podem ver na area de patoçinio, na respota pela dita loja!!!

O Cloreto de Potassio tem apenas (2%) de impurezas (pós/areias e pedras)!

Daí a cor acastanhada e as impurezas no forum!!!!

Mais uma vez fizeram um pé de vento de um coisinha de nada!!!

Batava esperarem pela resposta da Loja!!!

Apenas 2%...??

Se calhar o grande problema está nesses 2%... E como é que sabes que não faz mal aos habitantes de um aquário? Porque a loja pura e simplesmente escreveu: "Não fazem mal"?

 

Mais até... se dizem que o KCl deles tem areias e pedras, uma coisa é certa: Ou esse KCl é o extraído directamente das minas e nem é purificado, ou alguém anda a misturar areia e pedras no fertilizante a ver se ganha uns trocos...

 

Pessoalmente, não me cheira... Não sei o preço a que foi vendido, mas acho que é mais fácil e seguro comprar algo com pureza maior, mesmo que seja mais caro, e usar com mais confiança.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais