Aqua 140L


Hugo Coelho

Recommended Posts

Aquário: 70x45x45 (140L aprox.)

 

iluminação: 3 x 24w T5 (4200k, 6500k e 10.000k)

 

filtro: eheim 2013

 

manutenção: TPA's de 20L uma vez por semana.

 

 

Fauna actual:

 

- 5 neons chineses (Tanichthys albonubes)

- 1 corydoras pygmaeus

- Red cherry

- 2 LDA 25

- 2 SAE's

 

 

flora actual:

 

- Anubias barteri var. nana

- Anubias barteri var. nana "petit"

- Anubias barteri coffelia

- Microsorum pteropus 'Narrow' (feto de java 'narrow leaf')

- Pogostemon helferi

- Pogostemon stellata (Eusteralis)

- Nymphaea lotus red

- Staurogyne sp.

- fissidens fontanus

- Glossostigma elatinoides

 

Boas, esta montagem tem 2 semanas e pretendo que ela seja simples de manter, nada de plantas muito complicadas, tirando a glosso e a stellata todas as outras são de crescimento lento ou relativamente lento, foi montada a pensar em manter um casalinho de ramirezis.

 

Montagem do hardscape:

Fotos225.jpg

Fotos226.jpg

 

 

Depois de cheio e com algumas plantas:

Fotos228.jpg

 

 

Ao fim de uma semana e com a glosso acabadinha de plantar:

Fotos234.jpg

 

 

Quando montei este aquário usei água de outro aquário para o encher quase na totalidade para acelerar o ciclo e passado uma semana foi colocada a fauna acima descrita, tenho mais neons chineses e mais alguns corydoras pygmaeus noutro aquário para lá colocar.

Ainda não comprei os ramirezis pois pretendo que as plantas cresçam mais um bocado e que o aquário esteja completamente estabelecido para depois os colocar, sem pressas.

Vou ainda colocar mini pellia (Riccardia chamedryfolia) sobre algumas das pedras, Vallisneria nana no fundo do aquário e juntar Echinodorus tenellus á glosso para o tapete não ficar com um ar demasiado certinho e pouco natural.

 

Comentário, criticas, sugestões são bem vindos, estejam á vontade.

 

Hugo.

Editado por Hugo Coelho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta a ficar bem bonito, porque não metes na parede do aquário do fundo uma cartolina preta e não mudas o termóstato para um canto.

cumps

Susana

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

se fosse a ti metia um casal dominante tipo ramirezis ,kribensis ou appistogramas

 

Miguel a ideia é colocar um casal de ramirezis, este aquário foi montado com esse propósito, mas vou deixar passar mais algum tempo até colocar os rams.

 

Esta a ficar bem bonito, porque não metes na parede do aquário do fundo uma cartolina preta e não mudas o termóstato para um canto.

cumps

Susana

 

Susana a cartolina preta já está colocada e o termostáto já está noutro sitio, estas fotos foram tiradas uns dias a seguir á montagem e nessa altura ainda faltava tratar de alguns detalhes, assim que tirar mais fotos actualizo o post.

 

Hugo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas,

 

vim actualizar o tópico, o aqua não tem dado problemas, apenas tenho algumas algas nas folhas mais velhas das anubias que já vinham quando este aquário foi montado, nada de preocupante, as folhas novas estão limpinhas.

Coloquei um casal de ramirezis à umas semanas atrás e já têm ovinhos, fizeram a sua 1ª postura numa folha do lotus, mas ainda não tirei fotos da postura, a ver se logo já tiro fotos e coloco aqui.

 

as fotos:

DSC00570.jpg

 

DSC00572.jpg

 

DSC00565.jpg

 

 

A vista que tenho deitado no sofá

DSC00582.jpg

 

Staurogyne sp.

DSC00583.jpg

 

fissidens fontanus

DSC00551.jpg

 

Os LDA 25, olha tão amiguinhos que eles são

DSC00547.jpg

 

O casal de ramirezis

DSC00545.jpg

 

A fêmea

DSC00549.jpg

 

O macho

DSC00550.jpg

 

DSC00554.jpg

 

foi nessa folha de lotus atrás da pedra que foi feita a postura, logo meto fotos da postura.

Esta postura não deve dar em nada, os ramirezis ainda são muito jovens e inexperientes, e tenho muitos outros peixes que vão adorar dar umas trincas nos alevins, isto se a postura vingar.

DSC00576.jpg

 

 

Espero que gostem

DSC00573.jpg

 

 

 

Criticas, conselhos, comentários e sugestões são bem vindos, força nisso.

 

Hugo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Hugo

Criticar mesmo o quê?

 

hehehe

 

Mto bom do melhor que tenho visto por ai.

Os meus parabens agora é continuar e ires actualizando isso.

Ficar aguardar as fotos dos bebes.

 

Fauna fizeste bem em meter mais umas corys.

Força com isso.

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito intressante. Boa composição.

Não conhecia esse recentemente descoberto musgo fissidens fontanus, que também é muito intressante. fico curioso para ver como vai ficar mais desenvolvido.

Boa sorte com essa Glosso no fundo, que eu não estou com muita. Ao que parece apreciam um boa corrente de fundo de forma a terem acesso aos nutrientes da coluna de água para se desenvolverem.

 

cumprts

José.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Muito intressante. Boa composição.

Não conhecia esse recentemente descoberto musgo fissidens fontanus, que também é muito intressante. fico curioso para ver como vai ficar mais desenvolvido.

Boa sorte com essa Glosso no fundo, que eu não estou com muita. Ao que parece apreciam um boa corrente de fundo de forma a terem acesso aos nutrientes da coluna de água para se desenvolverem.

 

cumprts

José.Dias

 

 

José: O fissidens fontanus é espectacular, tem um crescimento muito mais lento que o tipico musgo de java e por isso é mais fácil manteres montagem como queres, sem teres musgo a surgir em sitio que não estavas á espera, além de que, na minha opinião, é muito mais bonito.

De resto é tão fácil de cuidar como os restantes musgos.

Não tenho tido problemas com a glosso, a minha por vezes tem tendência a crescer para cima porque tenho pouca luz, ela aprecia uma iluminação mais forte, mas sempre que uma ponta cresce para cima eu podo e logo retoma o seu trajecto rasteirinho.

Todas as plantas apreciam alguma corrente de forma a terem acesso aos nutriente da coluna d'água, pontos mortos na corrente podem levar ao aparecimento de vários tipos de algas.

 

 

Obrigado aos restantes membros pelos comentários.

 

 

Hugo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

a 1ª postura dos ramirezis não vingou, assim que os ovos eclodiram os pais comeram os alevins, mas... hoje vi o macho a guardar uma nova postura :D .

 

Não deve vingar porque o aquário tem peixes a mais para se reproduzir como deve ser ramirezis, era melhor que o aquário fosse só para eles, mas há sempre uma secreta esperança que dê certo, vamos ver como corre :confused4: .

 

Hugo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 9 meses depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.