A montar aquário de 90 litros


crush

Recommended Posts

Viva, nunca compres nada sem saber o nome, tens ai mais do que uma planta não aquática. Essa que é vermelha debaixo da folha é a Hemigraphis colorata, a verde com o rebordo verde claro é uma Dracaena sp e a de folha larga, por detrás da pedra parece-me ser Syngonium sp.

 

Não tens que conhecer todas as plantas, mas pelo menos aconselho-te a conhecer as que não dão para ficar emersas, já ficas ai com 3 exemplos. A hemigraphis é a que vai morrer primeiro as outras até podem aguentar uns tempos, por isso podes tirá-la já.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiquei algo preocupado com essas observações, por isso fui fazer uma pesquisa, pois acho estranho que plantas que não possam ser para aquários, sejam vendidas como tal e ainda por cima todas com bom aspecto (e sei por facto que já estavam na loja há uns dias) e com um bom desenvolvimento de raízes. E encontrei algumas coisas:

 

Quanto à Hemigraphis colorata, no Aquahobby, ela aparece como sendo uma planta "terrestre", mas que também se dá num aquário.

 

Quanto à Dracaena SP, vi aqui, o mesmo diagnóstico, mas também ela que se aguenta bem em aquários.

 

Quanto à Syngonium, pelo que encontrei, existem várias espécies desta planta, sendo que uma delas é até aquática, a Syngonium podophyllum. Agora, não sei dizer se realmente é ou não essa vertente.

 

Como disse, não percebo nada de plantas, por isso vou estar muito atento ao que se vai passar com as plantas. No caso de elas morrerem imediatamente, irei, obviamente, reclamar na loja, porque me as venderam como sendo plantas aquáticas.

 

Obrigado pela chamada de atenção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tranquilo, estamos cá para ajudar.

 

eu só disse isso, porque já vi essas plantas em aquário, umas semanas, e mortas, neste mesmo forum.

 

PRocura que és capaz de encontrar...

 

A roxa eu tinha quase a certeza, mas tambem fiquei com essa impressao, naquela verde clara.

 

Eu se fosse a ti ia á loja, pedir para trocarem, até porque dizes que o vendedor foi porreiro, por isso compreenderá...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, podes ir já à loja, e volto a reforçar que não são aquáticas, mas a decisão é tua.

 

Já fizeste a pesquisa e afinal são aquáticas, ok, fazer experiências é algo que faz parte do hobbie. Mas repara que se leres bem o link que aqui deixaste tens apenas uma opinião que diz que a planta está a desenvolver bem, mas isso não significa que ele tenha msmo aquela planta.

 

O que acontece com essas plantas é que são usadas em aquaterrários, obviamente emersas, e muitas vezes estão nas lojas porque existe desconhecimento do lojista ou veêm em sortido e é vendida como aquática.

 

Mas repara não há verdades absolutas pode ser que tu tenhas sorte com as plantas.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas mesmo as mais fáceis exigem um pouco de fertilizante. Se não vier do substrato, terá de vir de líquido. O que sai mais barato a longo prazo? O substrato, penso eu...E depois estar a trocar de plantas de pouco em pouco tempo (como acontece comigo), não é barato também...

 

Boas

 

ja agora desculpa a pergunta es de onde?Acho que te posso ajudar eu moro aqui perto do aquachile e conheco algumas lojas com bons precos em aquas.

por exemplo eu comprei um de 23L por 20 euros...se precisares de ajuda manda msg tbm aranjo desconto na ornimundo do vasco da gama...sbestrato tens um fixe da JBL barato eu comprei um de 10L por 19 euros...se opetares por um kit da ornimundo escolhe um que tanha iluminacao T5...

manda msg se quiseres...Eu sou das olaias

 

COMP:PedroMRocha :pompomgirl:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro. Obrigado pela ajuda, mas já tenho tudo comprado.

 

Descontos na Ornimundo do Vasco da Gama parecem-me interessantes, porque é uma das lojas a que vou (eu sou dos Olivais)...lol.

 

Sérgio, eu acredito em ti...De certa forma eu estranhei os preços das plantas (das três, a mais cara foi 1,60, mas eram só pés, não vasos), mas até faz algum sentido agora. Vou só aguardar mais uns dias para ver como corre (tenho 15 dias para devoluções).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As novas aquisições:

 

Cladophora aegagrophila (planta 10)

 

08042010314.th.jpg~

 

Musgo de Java (planta 11):

 

08042010318.th.jpg

 

E estas duas que não anotei o nome:

 

(planta 12)

08042010315.th.jpg

 

(planta 13)

08042010317.th.jpg

 

Para além disso, acrescentou-se já o tronco, só que ele não afundou ainda (apesar de no alguidar já ter baixado) e por isso está com a pedra em cima (temporariamente, como é óbvio):

 

08042010322.th.jpg

 

E por fim, o actual aspecto do aquário.

 

08042010313.th.jpg

 

Por enquanto, as plantas estão todas com bom aspecto. Na realidade, olhando para a foto do primeiro dia do aquário, até estão todas mais arrebitadas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, lá fomos nós devolver as plantas à loja. Eles de lá disseram que o fornecedor deles há 16 anos que os fornece e que têm alguém muito expert e que utilizam até algumas daquelas plantas nos aquários deles...Mas lá :character0050:aceitaram as plantas.

 

Para colmatar, vamos comprar à wate[r]evolution (patrocinadora cá do fórum) quatro plantas:

 

Anubias barteri ''coffeefolia''

Eleocharis parvulus

Alternanthera reineckii var roseifolia

Echinodorus x "Foxtail"

 

Para além disso, vamos também adquirir set de testes da Aquili (pH, NO2, N03, gh e kh). Alguém pode informar sobre a qualidade destes testes? Já procurei e apenas vi um comentário a dizerem que estavam satisfeitos. Se alguém tiver experiência, por favor partilhe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje apareceu uma minhoca com cerca de 3 cm, vermelha no aquário. Presumo que ela tenha vindo no substrato, mas como é possível que tenha sobrevivido à fervura? Que ser vivo aguenta temperaturas superiores a 100º? E não sendo ela de meio aquático, como sobreviveu este tempo todo debaixo de água?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já entraram os primeiros habitantes: 1 ancistrus e 2 ampulárias (ainda pequenas).

 

Tudo a correr bem.

 

Infelizmente as plantas da wate[r]evolution tiveram um problema: enganei-me na morada e vão ter que voltar para trás e como ainda por cima se meteu o fim-de-semana pelo meio, certamente que as plantas morreram ou ficaram bastante danificadas. Amanhã (quando elas estão previstas chegarem à loja novamente), vão-me tirar fotos do estado das plantas.

 

(Só tenho a dizer bem desta loja, são MUITO acessíveis e super prestáveis. Fiquei encantadíssimo e recomendo vivamente).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As plantas estão amaldiçoadas...Depois da falta de morada, eis que agora os Correios lembraram-se de andar a brincar e a entrega atrasou-se. Deveriam ter chegado na quarta, chegaram hoje, sexta, só que como agora apanha o fim-de-semana, só as posso levantar na segunda-feira. Ou seja, 6 dias sem verem a luz do dia...Ai que alguém vai pagar caro por este erro! Se é correio azul, é suposto ser urgente e não demorar 3 dias a chegar! E ainda por cima só fica disponível às 16h00 do dia útil seguinte (o aviso de entrega foi colocado às 14h05).

 

Hoje foram introduzidos 5 peixes: 4 mollys (juvenis) e 1 oto, para ajudar a equipa de limpeza.

 

Assim, a fauna por enquanto é:

 

2 ampulárias

1 ancistrus

4 mollys juvenis (2 machos e 2 fêmeas)

1 oto

 

Vocês acham que faz mal colocar uma molly velifera macho? Na loja recomendaram não meter, mas já tive veliferas no aquário e nunca se deram mal...Sei que é um risco para as fêmeas ter mais machos que fêmeas, mas atendendo ao aquário tão grande, há um risco considerável?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas pessoal.

 

Nesta altura do campeonato, queria que me dessem sugestões de peixes.

 

Neste momento já faz parte da povoação:

- 8 neons verdes

- 4 corydoras (hão-de vir mais, mas introdução gradual)

- 4 mollys juvenis (mais uns 3 alevins que já nasceram agora :puppydogeyes: eu a pensar que aquelas mollys ainda nem tinham idade para se reproduzirem - os machos nem 2cm têm...)

- 2 ampulárias

- 1 ancistrus

 

O pH ronda os 7.0. Parâmetros todos ok ;)

 

Estava a pensar nuns peixes para serem as estrelas da companhia...Pensei em escalares, mas tenho medo que eles se sintam um pouco apertados (80x30x45). Que mais sugestões vocês podem dar? Peixes de cardume não queria muito, porque encheriam o aquário. Estamos a pensar comprar um casal de colisas. Só estamos à espera de ver umas verdadeiramente bonitas para comprar.

 

[edit]: De referir que o oto que falei no post anterior, morreu entretanto, por razões que ainda não percebi...

Editado por crush
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não coloques escalares, vão ficar muito apertados aos crescerem. O aquário não tem comprimento e muito menos altura para lhes permitir o crescimento correcto das barbatanas.

 

Além disso, não me parece muito correcto teres mollys nesse aquário, mesmo com ph neutro. A molly é um peixe de água salobra, gosta de ter sal na água e de um pH ligeiramente alcalino. Apesar de estarem a nascer alevins, a saúde dos animais vai degradar-se aos poucos e elas vão ficar cada vez mais fracas.

 

Tens muitos peixes interessantes para colocar num aquário desses, desde a possibilidade de aumentar o cardume de néons com mais sub-espécies, o que aconselho vivamente, tens serpaes, tetras limão... Tenta escolher espécies que sejam do mesmo tipo de ambiente. Pesquisa um pouco no forúm.

 

Qualquer coisa, pergunta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estas mollys juvenis que estão no aquário, já nasceram num outro aquário idêntico, que por sua vez já vinham de cativeiro...Infelizmente, nós demos cabo da genética da maioria dos peixes, mas a verdade, é que eles já estão habituados aos nossos aquários...Neste momento meter as mollys em água salobra faria pior que melhor, uma vez que nunca viram sal na vida e os seus corpos estão cada vez mais habituados à água doce...

 

Peixes de cardume não estava a pensar em mais...Eventualmente uns barbos cereja...Mas ponderarei mais nessa hipóteses.

 

Eu já andei a ver alguns peixes. Nomeadamente kribensis, peixes paraíso e apistogramas...Mas estou algo indeciso. Queria saber de mais sugestões para peixes para ter o aquário o mais vistoso possível...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma ajudinha...vá lá... :priere::priere::priere::priere::priere:

 

Saudaçoes!

Se eu fosse a ti tirava o carvao e ponha mais material biologico. Eu tenho um aquario igual ao teu e foi o ke fiz.

As caixinhas sao vendidas separadamente.

Uma boa continuação com esse projecto. :thumbup3:

 

Cumprimentos

jp616

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos lá a fazer um update do estado do aquário:

 

Flora

- Cambombas

- Cladophora aegagrophila

- Musgo de Java

- Cryptocoryne wendtii ''verde''

- Hygrophila corymbosa

- Feto de Java

- Anubias barteri ''coffeefolia''

- Eleocharis parvulus (em muito mau estado)

- Echinodorus x "Foxtail"

- Mais uma de crescimento (super) rápido que não sei o nome

- Mais uma que não sei o nome

- Mais dois tipos de plantas flutuantes

 

 

As plantas, à excepção da parvula que veio muito danificada e não consegui recuperá-la, estão-se a dar bastante bem, já com algumas a criarem rebentos.

 

Fauna

- 8 neons verdes

- 4 corydoras bronze (a completar com mais 4 no futuro, mas de espécie diferente ainda por definir)

- 1 escalar

- 1 colisa macho

- 4 mollys (2 machos e 2 fêmeas)

- 1 ramirezzi balão

- 1 ancistrus

- 2 ampulárias

 

Bem sei que está uma caldeirada de peixes, de vários biótipos, mas têm-se dado bem. O aquário está com um pH neutro.

 

A única baixa que houve, foi de um oto, mas julgo ter vindo com algum problema da loja, porque no mesmo dia comprei um outro para um aquário já maduro e também morreu dois dias depois. A ambientação foi feita segundo as "normas", pelo que, atendendo que vieram os dois na mesma altura, da mesma loja e ambos morreram, deveriam vir com algum problema.

 

As mollys já tiveram crias (7 pelo menos, um já foi comido lol) e foram retiradas para um aquário de 20 litros só para elas.

 

A comprar: uma colisa fêmea e 4 corydoras. Eventualmente um ramirezzi fêmea. Vi uns gold e fiquei fascinado (pela beleza) e parvo (pelo preço de 10€).

 

 

Nos entretantos, já se fizeram 2 TPAs de cerca de 25 litros cada uma.

 

Tenho que tirar uma nova foto do aquário para colocar aqui. Estou a acha-lo bastante bonito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

A pedidos de muitas famílias (lool), cá vai uma actualização do estado do aquário:

 

Fauna:

 

6 neons verdes

6 barbos cereja (4 fêmeas e 2 machos)

5 dânios zebra

5 corydoras (4 bronze e 1 verde - as verdes deram-se mal, tendo morrido 3 =/ a que sobrevive é a maior e mais viva de todas)

1 betta fêmea (era para fazer casal com um macho num aquário para eles, fizemos a reserva do macho, mas esquecemos de o ir levantar à loja...há mais de um mês loool)

1 Espada lira fêmea (o macho era liiiindo, mas morreu =/)

1 platti fêmea (os machos passam, mas a fêmea mantém-se)

1 ancistrus (com cerca de 12 cm que é simplesmente o mais lindo que alguma vi!)

 

Aqui vão umas fotos

 

Esta planta foi adquirida no IKEA (imagine-se!) e é fantástica! Cresce a um ritmo alucinante e se não for podada, facilmente ocupa o aquário todo)

21062011011.jpg

 

Este é o musgo de Java, que demorou a pegar (quase um ano), mas agora vai rebentando umas pontinhas verdes e crescendo

21062011012.jpg

 

A anúbia que está linda e muito verdinha (uma das plantas que estiveram 6 dias sem verem a luz do dia por causa de um atraso dos correios, isto depois de ter estado 3 dias fechada por ter voltado à loja por a morada estar errada)

21062011013.jpg

 

E o ancistrus, que não se vê muito bem, que ele gosta de passar o tempo todo ali debaixo do tronco.

21062011014.jpg

 

Vista do aquário

21062011010.jpg

 

 

Ok, ele precisa urgentemente de ser tratado...Está na altura da TPA (já vai atrasada, na realidade...), encomendei novas matérias filtrantes (carvão activo, cerâmicas e lã que estava a acabar) que irei introduzir no aquário gradualmente. As plantas, como se pode ver, precisam de uma poda, que já estão a ocupar o aquário de forma quase dramática...A planta do IKEA cresce de forma espantosa e a que está à esquerda (que não me lembro do nome) também cresce muito.

 

Nota para a Ceratophyllum demersum, que é a planta que está a flutuar no aquário (pode também ser plantada) que sempre cresceu imenso (ela numa semana é capaz de quadriplicar de tamanho, sem exagero!), que andou meses quase morta (um restinho de 10 cm, sem crescer um cm que fosse...) e que de um momento para o outro voltou a multiplicar-se.

 

Relembro que o aquário tem apenas uma lâmpada de 18 watts e que o substrato é simplesmente terra para os vasos de plantas (100% ecológico, sem qualquer tipo de fertilizantes artificiais) e que tem dado bons resultados (aquário montado há 14 meses). Os nutrientes têm sido mais que suficientes (até demasiados, que há algumas algas no aquário) e as plantas têm-se desenvolvido muito bem.

 

Assim que fizer a TPA, vou tirar fotos com o processo todo e mostrar como fica o aquário com uma poda valente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bem, aqui fica uma foto mais recente do aquário, depois de uma valente poda!

 

11.jpg:thumb_76371.jpg

 

Nos últimos dias as coisas não têm estado a correr bem...Julgo que os danios começaram a lutar entre eles (vi algumas perseguições). Um apresenta uma ferida numa lateral e provavelmente isso originou a que uma das corydoras tivesse apanhado aquela infecção do tipo algodão...De momento estão ambas em tratamento com sera sera mycopur e backtopur, bem como com um complemento vitamínico num aquário hospital. A corydora já apresenta francas melhorias, pelo que amanhã em princípio volta para o aquário. Já o danio nem por isso...Vai fazer tratamento mais uns dias...Espero que se safe, porque hoje um outro danio morreu, este com hidropsia. Ainda o transferi para o aquário hospital, mas já estava em mau estado (lento, com olhos um pouco saídos e respiração um bocado ofegante), mas não resistiu. Notei também que a betta também está um pouco gorda (mas não é hidropsia), pelo que estarei atento aos próximos desenvolvimentos. A falta de manutenção no aquário, a pouca variedade de comida dada pela dona (o aquário está na casa da minha namorada e é dela) levaram a isto...Realmente, ou se tem muito cuidado permanente, ou então os peixes começam a apresentar doenças...

 

Amanhã provavelmente entrarão novos habitantes: corydoras para completar o cardume e possivelmente um cardume de neons rosa, mas é um caso para pensar, pois o aquário já está um pouco sobrelotado, pelo que pode haver transferência de peixes para outro mais pequeno...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 11 meses depois...

boas

 

o aquário está a ficar fixe

 

podias era tirar o carvão activo que tens na bio box

provavelmente já está mais que morto..

acho que o carvão só tem um mês de vida e depois começa a libertar tudo o que agarrou e só fica a ocupar espaço..

 

eu também não percebo nada disto, mas é o que tenho lido por aqui, que o carvão só se usa quando metes químicos na agua, tipo medicação ou assim, para limpar os químicos da agua.

de resto é desnecessário e só ocupa espaço.

mete cerâmicas por exemplo.para as bactérias.

 

ganda abraço

Obrigado e cumprimentos!

 

Sandro de Araújo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o melhor ainda era tirares a biobox e meteres um filtro externo..

 

libertavas logo mais espaço para os peixes ou flora..

 

cumps

 

S.A

Obrigado e cumprimentos!

 

Sandro de Araújo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.